Lobão Filho propõe criar IFMA para o sul maranhense

Plenário do SenadoO senador Lobão Filho (PMDB), candidato ao Governo do Maranhão, apresentou no Senado projeto de lei que cria o Instituto Federal do Sul do Maranhão. Segundo o parlamentar o Maranhão, com uma área superior a 330 mil quilômetros, necessita de Centros de Capacitação Profissional espalhados por todas as suas regiões.

“O Maranhão possui uma rica biodiversidade, oportunidades de negócios e de trabalho muitos peculiares em cada uma de suas regiões. Portanto, cada centro deve estar antenado às vocações econômicas a que estão inseridos para assegurar ingresso fácil ao mercado de trabalho de jovens que buscam uma oportunidade e acreditam em um Maranhão melhor para todos nós”, disse Lobão Filho.

O peemedebista candidato ao governo estadual diz que acredita na excelência da oferta de educação profissional de nível técnico e tecnológico, no desenvolvimento e da transferência de tecnologias como instrumentos realmente vigorosos da construção e resgate da cidadania e da transformação social com a instalação de novos Ifmas no Maranhão.

De acordo com Lobão Filho, estão previstos para a região Sul do Maranhão seis empreendimentos empresariais que integram uma carteira de investimentos de R$ 120 bilhões que vão transformar o perfil do Maranhão de mero exportador de matéria-prima em produtor de bens de alto valor agregado.

“Os empreendimentos estão localizados nos municípios de São Luís, Porto Franco, Balsas, Açailândia e Vargem Grande e respondem pela criação de cerca de 10.400 empregos diretos e indiretos. Estas oportunidades de trabalho devem ser ocupadas por nossos jovens”, defende o candidato a governador.

A criação do Ifma do Sul maranhense atenderia os municípios das regiões Oeste e Centro Sul, onde se localizam os municípios de Imperatriz, Açailândia, Porto Franco, Balsas, Grajaú e Barra do Corda estão surgindo novas oportunidades no agronegócio. “Os nossos jovens precisam estarem capacitados para essas novas oportunidades e postos de trabalho que estão surgindo e que vão aparecer”, declarou Lobão Filho.

De acordo ainda com o projeto do senador Lobão Filho o Instituto Federal do Sul do Maranhão (IFSMA) encamparia os campi e polos do Ifma localizados em Açailândia, Barra do Corda, Buriticupu, Carolina, Grajaú, Imperatriz, Porto Franco, Presidente Dutra, São João dos Patos e São Raimundo das Mangabeiras. Na proposição, o novo IFSMA terá sua reitoria na cidade de Imperatriz.

Prefeitura modifica sinalização e fiscalização eletrônica em vias de grande fluxo

Sinalizacao_Avenida_Litoranea_100714_Foto_FabricioCunha_ (3)A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT), fortalece as ações de disciplinamento do trânsito com a instalação de novos equipamentos de fiscalização eletrônica. Os novos radares e barreiras eletrônicas já foram instalados e estão em fase de teste. Eles vão contribuir para o processo de conscientização dos condutores no respeito às leis de trânsito. Também estão sendo intensificadas as ações de sinalização vertical e horizontal nas principais vias.
“O reaparelhamento do nosso sistema de fiscalização viária, a partir do uso de tecnologias mais avançadas, nos permitirá ter um controle maior do tráfego, colaborando ao mesmo tempo para a fluidez no trânsito e para a redução do índice de acidentes”, disse o prefeito Edivaldo.
Através de estudos técnicos realizados nas principais avenidas da cidade foram definidos os locais para a instalação dos novos equipamentos. Além do radar fixo que mede a velocidade, radares mistos foram implantados em pontos estratégicos, próximos aos semáforos. Os equipamentos captam o avanço do sinal, a parada sobre a faixa de pedestre e a velocidade ao ultrapassar o sinal verde acima dos 60 km/h permitidos na via.
Para informar o condutor, estão sendo instaladas placas indicativas de fiscalização e velocidade simultaneamente à colocação dos radares e barreiras eletrônicas. Em avenidas como Holandeses, Daniel de La Touche, Litorânea, São Luís Rei de França, Colares Moreira e Africanos, os radares e as placas informativas já foram instalados. No total, 20 equipamentos estão em fase de teste e a operação continua com estudos para implantação em outras áreas.
O reforço da sinalização horizontal está sendo realizado paralelamente aos serviços de instalação da sinalização eletrônica viária. Na Avenida Litorânea, por exemplo, está em fase de conclusão a pintura e reavivamento das faixas de pedestre.
“Para promover a paz no trânsito e compor o conjunto de melhorias do setor, o prefeito Edivaldo tem investido no reforço da fiscalização. Com a campanha educativa e a troca dos radares e das placas de sinalização, os condutores e pedestres já perceberão importantes avanços”, afirmou o titular da SMTT, Canindé Barros.
Os radares, por meio de um sistema inteligente, permitem ainda o acesso online da SMTT à quantidade de veículos que transitaram pela avenida, facilitando assim o estudo do fluxo na via para a implantação de melhorias no trânsito. A tecnologia dos novos equipamentos resulta ainda em uma apuração mais eficaz das ocorrências, pois os chips instalados nas câmeras permitem o acesso online aos registros realizados.
O secretário destacou que as ações fazem parte do Plano Estratégico de Melhorias para o Trânsito e do Plano de Educação para o Trânsito. Este último foi apresentado pelo prefeito Edivaldo ao fim do mês passado e tem como meta alcançar índices seguros para o trânsito na capital, as ações são baseadas no tripé: engenharia, fiscalização e educação.Sinalizacao_Holandeses_080714_Foto_FabricioCunha_ (3)

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima