Canindé Baros não é mais o mesmo!

Secretário-Canindé-BarrosEm sua terceira passagem pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), o engenheiro Francisco Canindé Barros parece não estar disposto a fazer uma gestão transparente. Responsável por duas áreas extremamente problemáticas e que carecem de intervenções urgentes, o secretário frequentemente se recusa a atender a imprensa quando solicitado e só vem a público com discursos ensaiados, nos quais anuncia melhorias que na prática quase nunca se concretizam.

O inacessível Canindé se nega a falar, pelo menos publicamente, da suspeita de vício na licitação vencida pela empresa Arco-Íris Sinalização Viária LTDA., denunciada por uma concorrente ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). Contratada por R$ 8 milhões para instalar 36 fotossenssores e 15 barreiras eletrônicas em avenidas da capital, a permissionária interrompeu a montagem dos equipamentos após as primeiras acusações. Resultado: desde o fim do ano passado, a malha viária da cidade deixou de dispor de instrumentos capazes de fiscalizar e coibir a imprudência no trânsito, que assim torna-se a cada dia mais perigoso.

O referido certame foi realizado na gestão do também engenheiro Carlos Rogério Araújo, antecessor de Canindé na SMTT, mas o novo titular parece não querer nem ouvir falar do assunto, apesar do transtorno causado à população de São Luís.

O secretário também vem tratando como tabu a questão dos táxis-lotação. Assim que assumiu o cargo, no início de abril, ele jogou duro para cima dos piratas, mas recuou depois que os clandestinos fizeram um protesto, interditando algumas ruas do Centro. Em meio à polêmica, Canindé chegou a anunciar a possibilidade de regularizá-los, medida que não encontraria amparo no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O certo é que hoje a exploração do serviço de táxi-lotação é um tema indigesto para o titular da SMTT, que passou a fazer vista grossa para a ilegalidade.

Na manhã desta segunda-feira, Canindé Barros se reuniu a portas fechadas, em seu gabinete, com donos de empresas de ônibus, que na última sexta-feira receberam do Sindicato dos Rodoviários uma notificação de greve, cujo início está marcado para a próxima quarta-feira. O impressionante é que nem mesmo o risco de nova paralisação do transporte público foi capaz de levá-lo a agir com transparência. Diante do silêncio, fica a dúvida sobre o seu empenho ou mesmo competência para evitar o pior.

A população de São Luís sofre diariamente com o caos no trânsito e no transporte público. Apesar dos transtornos, o secretário, mesmo do alto da sua experiência, prefere o isolamento e só aparece quando lhe convém. Seria o caso, então, de abrir espaço para gente com novas ideias e procedimentos?

Com informações do blog de Daniel Matos

Moto leva azar e cai no grupo da morte da Série D

campeonato_maranhense-moto_club_x_maranhaoAfastado das competições nacionais desde 2009, que sofreu o primeiro dos dois rebaixamentos para a Segunda Divisão do Campeonato Maranhense, o Moto Clube deu azar e caiu no grupo da morte do Campeonato Brasileiro da Série D.
Apesar do bom início de ano, quando conquistou o vice-campeonato maranhense e garantiu vagas para Copa do Nordeste 2015 e copa do Brasil 2015 e também vaga na Série D de 2014, o Moto enfrentará o grupo teoricamente mais complicado da Quarta Divisão. Os rubro negros caíram no grupo 2, ao lado do Remo (PA), Interporto (TO), Guarany de Sobral (CE), e o campeão do Piauí, que está entre River e Piauí. Desta chave de 5 clube, apenas dois se classificam para a próxima fase do torneio.
Classificado como: Finalista do Paraense 2014 (o Paysandu, que briga para ser o outro finalista, já está na disputa da Série C), o Remo entra na disputa da Série D como um dos favoritos ao acesso. Afinal de contas, o Leão Azul chega credenciado pela boa campanha no Estadual, onde faturou o primeiro turno e garantiu vaga na decisão do returno. Treinador por Roberto Fernandes, o time tem como destaques os meias Eduardo Ramos e Thiago Potiguar. O zagueiro Carlinho Rech, que subiu com o Sampaio na Série D de 2012, também faz parte do elenco remista.
Quarto colocado do Cearense 2014 (o campeão Ceará e o terceiro colocado Icasa disputam a Série B, enquanto o vice-campeão Fortaleza joga a Série C), o guarany fez uma boa campanha na Copa do Nordeste, chegando até as quartas de final, mas acabou fazendo um Campeonato Cearense bem irregular, sendo eliminado pelo campeão Ceará. Guarany é único clube do futebol cearense a conquistar um título brasileiro (a Série D de 2010).
Vencedor do Tocantinense na última temporada e semifinalista do torneio em 2014, o Tigre de Porto Nacional foi apresentado aos maranhenses durante a Copa do Brasil, quando fez dois jogos contra o Sampaio Corrêa e acabou eliminado após um empate no Tocantins e uma derrota no Castelão. A base do time que enfrentou o Tricolor permanece, com destaque para o zagueiro Eraldo e os atacantes Lourival e Fábio Bala. No banco de reservas, Carlos Magno substitui Roberto Oliveira.
Enquanto Moto, Remo, Guarany de Sobral e Interporto já garantiram suas vagas na Série D, o representante do Piauí sairá do confronto entre Piauí (campeão do primeiro turno) e River (vencedor do returno), que decidem o título e a vaga na Série D nos dias 18 e 25 de maio. Enquanto o Piauí confia na experiência do técnico Paulo Moroni para vencer, o River se apoia na experiência do atacante Marciano e do treinador Josué Teixeira, com passagens por Sampaio Corrêa e São José de Ribamar.
Apesar das dificuldades, o time não vai deixar de lutar. Qualquer resultado positivo será visto como lucro. “Temos a expectativa de fazer uma boa competição”, disse o técnico do Edson Porto.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima