A Prefeitura de São Luís e a Câmara Municipal de São Luís realizaram nesta quarta-feira (30) a solenidade de lançamento da “Frente Parlamentar de Combate à Tuberculose”. A ação reforça a integração dos poderes Executivo e Legislativo municipais para aplicação de políticas públicas de qualidade na cidade, seguindo a diretriz de governo do prefeito Edivaldo Júnior de fortalecimento das parcerias institucionais.
A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, esteve na Câmara representando o executivo e elencou as ações planejadas pela Prefeitura para aplicação na área. Ela anunciou que para combater o avanço da doença na capital será feita a descentralização do exame.
“O diagnóstico é fundamental. E deve ser feito perto da casa das pessoas. Por isso estamos descentralizando para fazer com agilidade o exame de escarro. A partir de maio, o Hospital da Criança passa a ser a referência principal e o Centro de Saúde do Bairro de Fátima e a Unidade Mista do Bequimão passam a ser referências secundárias”, disse Helena. O programa está implantado em 56 unidades de saúde.
O vereador Josué Pinheiro (PSDC), idealizador da audiência, disse que o assunto deve ser tratado de forma intensa, uma vez que a doença ainda assola não só o Maranhão, mas o país. “No Maranhão, são notificados mais de dois mil casos novos de tuberculose. A frente será fundamental para enfrentarmos o problema, principalmente em relação ao tratamento. Temos que agradecer a equipe que está empenhada para termos um resultado positivo. Saímos daqui com o sentimento de que seremos colaboradores para que estes índices sejam melhores no ano que vem”, analisou.
A Prefeitura tem buscado novas estratégias para combater a doença e uma das ações mais importantes será a implantação – no segundo semestre – do teste rápido molecular que faz a detecção da tuberculose em duas horas, possibilitando o diagnóstico precoce.
A rede municipal de saúde oferece diagnóstico e tratamento para a tuberculose. Apesar disso, a taxa de mortalidade na capital maranhense ainda é de 4%, devido ao alto índice de abandono do tratamento. “É uma doença 100% curável. Com medicamento disponível. Precisamos é do diagnóstico e da manutenção do tratamento. As ações que estamos fazendo de referenciar e de aumentar a atuação do Programa Saúde da Família irão trazer muitos avanços”, explica Duailibe.
O vereador Pavão Filho (PDT), que presidiu a sessão, enalteceu o trabalho que vem sendo feito pela Prefeitura e garantiu que a frente parlamentar irá realizar todos os esforços para ajudar no combate da doença em São Luís. “Esta é a arrancada para a luta de erradicar definitivamente a tuberculose. Temos que agradecer ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior por ter convidado a secretária Helena para esta pasta. Vamos fazer uma grande revolução na saúde com o empenho da secretária”, finalizou.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca
Perfil
Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…
Posts recentes
Posts recentes
Arquivos
Arquivos
Mais Blogs
Blogs
O Grupo
Contato
- (98) 3215-5050
- (98) 99999-9999
- [email protected]
- Av. Ana Jansen, 200 - São Francisco São Luís - MA