Afonso Manuel denuncia traíragem de colegas

0comentário

afonsoNa terça-feira (29), o deputado estadual Afonso Manoel (PMDB) foi a Tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão e chutou o balde durante o seu discurso. O parlamentar acusou dois colegas parlamentares de traíragem.
“Eu vou só dizer para vocês terem cuidado, pois tem aqui um companheiro nosso, que todo dia me abraça, só falta me beijar e chegou para o Trinchão (presidente estadual do PSD) e disse que eu não era mais candidato. O Trinchão me ligou assustado perguntando se isso era verdade, mas claro que desmenti”, declarou Afonso Manoel.
O peemedebista também reclamou de um assédio que o ex-prefeito de Ribamar, Julinho, estava recebendo de outro deputado estadual da base governista.
“Julinho marcha comigo há 12 anos e no domingo ele é surpreendido por um deputado estadual que fez parte do governo da governadora Roseana Sarney. Além disso, eu sou tio da esposa do Julinho. Estou alertando para terem cuidado com esses deputados de má fé, que não tem ética, não sabem o que é amor ao próximo, não sabe o que é companheirismo”, finalizou Afonso Manoel, sem declinar nome ou nomes, apesar do apelo de alguns colegas deputados.
Informações do Blog de Jorge Aragão

sem comentário »

Time do Sampaio pegou no tranco

0comentário

20140128091923_89O Sampaio Corrêa teve uma semana complicada internamente, logo após o jogo contra o Paraná na sexta-feira da semana passada, o presidente Sérgio Frota chutou o balde em uma entrevista polêmica. No decorrer da semana mais problemas, uma reunião com todo o grupo foi lavada a roupa suja, na quinta-feira a expulsão de Edgar da delegação que viajaria para Juazeiro do Norte (CE). A torcida apoiou as declarações do dirigente, e a bronca parece ter dado certo, na noite da última sexta-feira o Tricolor goleou o Icasa por 3 x 0, no Romeirão.
Sérgio Frota exaltou que a vitória fora de casa contra um grande adversário, em um momento importante em que outro tropeço poderia resultar na falta de apoio do torcedor, algo desastroso para o planejamento da diretoria. Entretanto ele lembrou que foi fundamental a conversa dura que teve com o grupo na segunda-feira, mostrando que a entrega, comprometimento, atitude, disciplina e sobretudo respeito a quem está no comando, são itens imprescindíveis para que o time alcançasse lugar de destaque no cenário do futebol nacional. “Dei uma esculhambação geral neles na segunda-feira. Disse que dispensaria e contrataria quantos fossem necessários”, disse o dirigente.
O dirigente disse ainda que as cobranças vão continuar custe o que custa. “Minha missão como Presidente é, além de oferecer condições de trabalho (logística e financeira), buscar o máximo de cada um mesmo que algumas vezes isso contrarie interesses; o sucesso só é possível com a colaboração entre partes e indivíduos que formam o todo. Vou seguir com essa convicção sem buscar popularidade e sim o melhor para o Sampaio Corrêa”, bradou. “Tem alguns mal acostumados se achando, mas como disse antes eu sei como resolver”, pontuou.

sem comentário »

Prefeito Edivaldo Jr. inaugura primeira unidade especializada em Neurocirurgia de São Luís

0comentário

O prefeito Edivaldo Júnior inaugurou onteminauguração lab a primeira unidade especializada em Neurocirurgia da rede municipal de saúde, no Hospital da Mulher. Acompanhado da secretária de Saúde, Helena Duailibe, ele também abriu o “Dia D” da vacinação contra gripe no Centro de Saúde Yves Parga, na Vila Maranhão, e estendeu a agenda de avanços na saúde entregando à comunidade o Laboratório de Análises Clínicas do Centro de Saúde Yves Parga.
“Esse é um momento importante com mais um avanço na área da saúde. A implantação desta unidade exclusiva de neurocirurgia vai melhorar o atendimento prestado à população e desafogar os Socorrões, além de mantermos todas as especialidades já disponibilizadas para as mulheres no hospital. Enfim. é mais um passo de muitos que temos dado na concretização de medidas efetivas para a melhor gestão da saúde de nossa cidade”, disse Edivaldo Júnior.
O atendimento especializado e de alta complexidade em Neurocirurgia conta com quatro salas de enfermaria e 11 leitos, além de cinco leitos de unidade de cuidados intermediários e centro cirúrgico. Equipamentos modernos e ambiente totalmente climatizado garantem o conforto e a segurança dos pacientes.
Helena Duailibe acredita que a ação trará resultados em curto prazo. “Estamos inaugurando hoje o serviço de neurocirurgia de alta complexidade no Hospital da Mulher para tirar os pacientes com aneurisma, tumores cerebrais, traumatismo raquimedulares dos Socorrões, ampliando nossa rede de retaguarda”, destacou a secretária Helena. Ela destacou também as parcerias com a Santa Casa e Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão na abertura de leitos de retaguarda.

LABORATÓRIO
Na Vila Maranhão, Edivaldo Júnior reinaugurou o Laboratório de Análises Clínicas do Centro de Saúde Yves Parga. Com a entrega da nova estrutura, o laboratório vai atender até 160 pessoas por dia e receberá a demanda do Laboratório Central. O Centro de Saúde Yves Parga oferecerá exames clínicos de sangue, urina, fezes e glicemia, além de nebulização, clínica geral, imunização, aferição de pressão e odontologia com limpeza, extração e obturação.
O centro, localizado na zona rural de São Luís, atende ao menos oito comunidades, como Vila Maranhão, Alto Bonito, Sitinho, Sítio São Benedito, Taim, Limoeiro, entre outros.
A secretária Helena Duailibe entende o Laboratório do centro Yves Parga como mais um passo no avanço da melhoria dos serviços da saúde ofertada pelo município pela facilitação do acesso. “As pessoas vão poder coletar o material perto de sua casa para realizar exames. Esse é um avanço muito importante na reorganização do sistema de saúde, principalmente, na atenção primária”, orientou Duailibe. “Trata-se de uma população que necessita de serviços como este e isso passará a ser feito com maior agilidade e rapidez”, acrescentou o diretor do centro de saúde, Firmino Cunha.

Durante esta primeira semana os servidores do centro passarão por cursos de capacitação. Nos casos em que os exames não sejam disponíveis, serão encaminhados pela a Central de Marcação de Consultas (Cemarc).

VACINAÇÃO
No “Dia D” da vacinação contra gripe, o prefeito conclamou os pais, mães e pessoas de grupos específicos da cobertura para procurar os postos de vacinação e garantiu que há vacinas suficientes para cobrir a meta do Ministério da Saúde. A meta da vacinação em São Luís é imunizar contra a H1N1, 205.893 pessoas.
A campanha de vacinação, iniciada no dia 22 de abril, se estenderá até o dia 9 de maio. No “Dia D”, a Semus instalou 225 postos de vacinação no município de São Luís, incluindo shoppings, terminais rodoviários, escolas e em pontos abertos em parcerias que se dispuseram a colaborar com o alcance da meta. Até o término da campanha, 66 postos estarão funcionando regularmente durante a semana, das 8h às 12h, e das 14h às 18h.
“Esse é a saúde que nós queremos. É a saúde preventiva que precisa ser cada vez mais incentivada. Esse é um passo importante hoje porque sabemos que a vacinação contra gripe é importantíssima para evitar pneumonia e hospitalização”, ressaltou a secretária Helena Duailibe.
Pela terceira vez Antonia Severa Oliveira, 64 anos, moradora do Sitinho, procurou o Centro de Saúde Yves Parga para se imunizar contra a gripe H1N1. “Todo ano eu tomo e nunca fico gripada”, exaltou Antonia.
Também acompanharam o prefeito nas solenidades o secretário Robson Paz (Comunicação), o presidente do Impur, Luiz Carlos Borralho, as diretoras do Hospital da Mulher, Natália Ribeiro Mandarino e Francisca Supero Duarte, o ex-prefeito de Paço do Lumiar, Raimundo Filho, os vereadores Osmar Filho (PSB), Edmilson Jansen (PTC), Manoel Rêgo (PTdoB) e Josué Pinheiro (PSDC), além do vereador luminense Miau (PCdoB).

sem comentário »

A Universidade Ceuma é um dos parceiros do Ação Global

0comentário

 Foto – Alunos de enfermagem fazendo aferimento de pressão arterial

Foto – Alunos de enfermagem fazendo aferimento de pressão arterial
Compromisso social é um dos Pilares Estratégicos da Universidade Ceuma e, seguindo a premissa, a Instituição participa de mais uma edição da Ação Global Nacional. Alunos e professores de diferentes cursos da instituição oferecerão atendimentos nas áreas de saúde, educação, lazer, cultura e cidadania. A 21ª edição do Ação Global ocorre neste sábado, dia 26, das 8h às 17h, na Cidade Universitária da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Bacanga.
Criado em 1995, o evento é um projeto do SESI e da Rede Globo e conta com a parceira da Universidade Ceuma, o Ação Global tem o intuito de melhoria da qualidade de vida e resgate da cidadania da população. A expectativa da organização é de que 40 mil pessoas sejam atendidas este ano. “A realização desta atividade vem ao encontro de uma necessidade do Ceuma e do Sistema Mirante de Comunicação em buscar formas de interação e promoção de ações junto às muitas comunidades em torno da nossa cidade e do nosso estado”, disse o reitor da Universidade Ceuma, Marcos Barros.
O evento oferecerá gratuitamente ao público serviços em diversas áreas direcionados para a qualidade de vida e bem-estar social. Entre os serviços gratuitos que serão oferecidos no Ação Global estão: clínica médica, ginecologia, odontologia, beleza e estética entre outros. Além disso, serão oferecidos cursos profissionalizantes, serviços de cidadania, emissão de Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), segunda via de Título de Eleitor, entre outros serviços. Para facilitar os atendimentos, grande parte dos serviços em saúde estará concentrada no Colégio Universitário (Colun) e no novo Centro de Convenções da UFMA. Na programação, também estão incluídos a realização de minicursos, oficinas, manifestações culturais e a realização de diversas outras atividades lúdicas.
No ano passado, aproximadamente 37 mil pessoas foram atendidas no Ação Global e a expectativa é que esse número aumente para mais de 40 mil, porque a estrutura montada para esta edição também foi ampliada.
Confira abaixo a lista completa de cursos participantes e atividades vinculadas:
Medicina e Enfermagem – atendimentos do Circuito Saúde, com aferição de pressão arterial, glicemia, realização de exame preventivo na unidade móvel de ginecologia do SESI;
Farmácia – suporte aos atendimentos realizados pelos alunos de Medicina e Enfermagem, além da orientação sobre o uso de medicamento e plantas medicinais;
Nutrição – orientação nutricional, em parceria com a unidade móvel da Cozinha Brasil – SESI;
Radiologia – orientação à comunidade sobre a prevenção do câncer de mama, colo de útero, além de orientação sobre osteoporose;
Fisioterapia – avaliação postural;
Educação Física – atividades de recreação no circuito de lazer do evento e diversos atendimentos no circuito saúde;
Odontologia – participará do escovódromo, em parceria com o SESI na educação bucal com distribuição de kits;
Terapia Ocupacional – diferentes tipos de avaliação;
Ciências Biológicas – Oficina de Reciclagem;
Psicologia – Oficina de confecção de currículos e estratégias de inserção no mercado de trabalho, juntamente com o setor de Empregabilidade;
Pedagogia – parceria com a brinquedoteca desenvolvendo atividades lúdicas de contação de histórias, desenho e pintura;
Serviço Social – auxiliará o serviço de confecção do Cartão SUS.

sem comentário »

47 apenados que não voltaram da saída temporária da Páscoa são considerados foragidos

0comentário

pedrinhasOs 47 apenados beneficiados com a saída temporária da Páscoa e que não retornaram às unidades prisionais de origem dentro do prazo estabelecido (até as 18h da segunda-feira, 21) já são considerados foragidos. Desses, 40 cumprem pena no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, sendo 32 da Penitenciária, 04 do Centro de Detenção Provisória e 04 da Penitenciária São Luís 2. Além desses, figuram entre os que não retornaram 03 apenados da UPR (Unidade Prisional de Ressocialização) do Olho D’Água e mais 02 da UPR do Monte Castelo. Outros dois apenados do CCPJ (Centro de Custódia de Presos de Justiça) do Anil integram a relação. A saída temporária da Páscoa contemplou 230 presos.
Segundo a titular da 1ª Vara de Execuções Penais da capital, juíza Ana Maria Almeida Vieira, as providências para a expedição do mandado de prisão dos presos já estão sendo tomadas.
Lei de Execuções Penais – Autorizada através de portaria conjunta assinada pelas juízas Ana Maria Almeida Vieira e Sara Fernanda Gama, respectivamente titular e auxiliar da 1ª Vara de Execuções Penais, a saída temporária da Páscoa teve início no último dia 15. O prazo para o retorno dos beneficiados se esgotou às 18h do dia 21.
O benefício da saída temporária tem base na Lei de Execuções Penais (artigos 122 a 125). De acordo com a LEP, “a autorização será concedida por ato motivado do juiz da execução, ouvidos o Ministério Público e a Administração Penitenciária e cumpridos os seguintes requisitos: comportamento adequado; cumprimento mínimo de um sexto da pena, se o condenado for primário, e um quarto, se reincidente; compatibilidade do benefício com os objetivos da pena”.
Marta Barros
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça

sem comentário »

ALÔ, SEMOSP! Moradores reclamam que tapa-buracos foi abandonado no Turu

0comentário

20140423_132204Moradores dos condomínios da rua projeta S/N do Turu reclamam que um serviço de tapa-buracos iniciado no bairro há pouco mais de um mês foi abandonado pelas equipes contratadas pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).
De acordo com um morador, a Semosp alargou os buracos existentes, mas abandonou o serviço, sem dar qualquer satisfação aos moradores. “Eles começaram a fazer o serviço, mas abandonaram. Agora, a rua está precisando é de um recapeamento”, criticou.
Hoje, uma equipe da Semosp está realizando serviços de tapa buracos na Avenida Rei de França. Acho que não custa nada, eles darem uma passada por lá e melhorar a vida de milhares de moradores que utilizam a via.

Alô, Semosp!!!

sem comentário »

Edinho Lobão é recebido com festa no Aeroporto

1comentário

Lobão Filho é abraçado pela Juventude do PMDB ao surgir no saguão do aeroporto (Fotos: Biné Morais/O Estado)
Lobão Filho é abraçado pela Juventude do PMDB ao surgir no saguão do aeroporto (Fotos: Biné Morais/O Estado)
O pré-candidato ao governo do Maranhão pelo PMDB,o senador Edinho Lobão, chegou ao aeroporto de São Luís, no início da tarde desta quarta-feira (23), para o lançamento oficial de seu nome ao Palácio dos Leões de forma apoteótica. Uma grande concentração popular aguarda ansiosamente o candidato, que tem muita identificação com as classes populares.
Do Aeroporto Edinho Lobão seguiu para a Assembleia Legislativa do Maranhão, onde concedeu entrevista coletiva e falou dos seus planos para o Governo do Estado. Com participação destaca na Senado, Edinho mostra-se um candidato maduro e com propostas reais para manter o Maranhão no caminho do desenvolvimento.
Dezesseis partidos políticos já indicam apoio à candidatura do senador Edinho Lobão ao Governo do Estado. As legendas compõem a base governista no Legislativo Estadual e são as mesmas que apoiavam, no grupo, a pré-candidatura do ex-secretário de estado da Infraestrutura, Luis Fernando Silva (PMDB).
O objetivo do candidato, agora, é ampliar esta base, em conversas com o PR e o PP, que ainda não definiram oficialmente que caminho seguirão no Maranhão.
Hoje, representantes destes partidos participarão do lançamento oficial da pré-candidatura do peemedebista. A governadora Roseana Sarney (PMDB) também participará do ato, no auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa.
Os partidos que têm representantes na Assembleia e que acompanham a pré-candidatura de Lobão Filho são o PMDB, PT, PTB, PSD, DEM, PV, PHS, PMN, PRB, PRP, PEN, PRTB, PSL, PTN, PSC, e PTdoB.

1 comentário »

Justiça e Paz

0comentário

decio-missaHá exatos dois anos, a imprensa do Maranhão, em particular o jornal O Estado, foi atingida por um fato brutal: o assassinato do jornalista Décio Sá, um dos profissionais mais destacados da sua geração e que, com coragem pessoal e competência profissional, alterou alguns parâmetros do fazer jornalístico, principalmente no segmento internet, como blogueiro. Décio Sá foi executado por um assassino de aluguel, contratado por chefões de uma máfia movida a agiotagem e extorsão e com atuação na seara dos municípios. Um crime hediondo, pela sua natureza cruel e covarde.

Não há como definir o sentimento que assolou corações e mentes de jornalistas na noite do dia 23 de maio de 2012. No final de uma jornada de mais um dia de trabalho duro e comprometido com a apuração e a divulgação de boas informações, Décio Sá deixou a Redação de O Estado pouco depois das 21h. Deslocou-se para o restaurante Estrela do Mar, que costumava freqüentar, onde chegou, acomodou-se, fez um pedido e, como sempre agia, usou o telefone – um dos números mais cobiçados e chamados por políticos, dirigentes públicos de todos os escalões, empresários, jornalistas, enfim, um amplo universo gerador e consumidor de informação.

Momentos depois, o pistoleiro Jhonatan de Sousa Silva desceu da garupa de uma moto, entrou no restaurante e, com a frieza dos facínoras, o executou a tiros de pistola na cabeça, sem dar-lhe tempo de sequer esboçar uma reação. E como fazem os covardes fugiu em seguida. A notícia do assassinato de Décio Sá acordou o Maranhão e o Brasil, que já dormiam tal o impacto causado pela perda de um homem de imprensa da sua estatura. As reações foram da perplexidade à indignação. A notícia ganhou o país e o mundo levando os mesmos sentimentos, porque é absurdo que um garimpeiro de informações do quilate do repórter de O Estado tivesse sido executado a tiros. Décio Sé se encontrava gozando de plena juventude, construindo uma família e consolidando cada vez mais, a cada dia, uma trajetória profissional que muitas contribuições ainda teria a dar ao jornalismo maranhense. Mais do que um crime, seu assassinato foi uma injustiça covarde.

Mas as verdades que publicara acerca da agiotagem que vinha extorquindo impunemente municípios pobres, reduzindo drasticamente os já minguados recursos destinados principalmente a educação, por serem escandalosas e inaceitáveis, causaram a ira dos bandidos, que decidiram sentenciá-lo à morte. Com a decisão, os canalhas pretenderam calá-lo e espalhar o medo na imprensa e a incerteza na sociedade. Executaram o plano torpe e brutal, mas erraram no segundo objetivo, porque a imprensa não se intimidou nem a Polícia cruzou os braços. Em pouco tempo assassino, mandantes e comparsas estavam atrás das grades.

Muitas maquinações e chicanas judiciais foram tentadas para livrar a pele do assassino, proteger mandantes e comparsas da mão pesada da Justiça, mas não funcionou. O executor e seu apoio já foram julgados e condenados. Os demais tentam de todas as maneiras fugir do júri popular, mas pelo visto não conseguirão. Nos próximos dias, a desembargadora Ângela Salazar deve se pronunciar sobre os vários recursos dos bandidos e tudo indica que ela confirmará o pedido do Ministério Público no sentido de que todos eles sentarão no banco dos réus e responderão por seu crime. Os familiares, os amigos, os jornalistas e a sociedade como um todo esperam que esse seja o rumo do caso.

De resto, permanece a lembrança do colega brincalhão e zoadento, que agitava a Redação com alegres provocações sobre política e futebol, sempre que adentrava nos finais de tarde; se mantém a imagem do profissional correto e eficiente, referência entre os colegas; alimenta-se a lembrança do blogueiro bem informado e destemido, que contribuiu decisivamente para valorizar esse canal da internet; aumenta, enfim, a certeza de que sua morte consolidou a realidade segundo a qual, por mais selvagem que tenha sido, o crime não será páreo para uma imprensa livre e comprometida com a verdade.

Editorial publicado nesta quarta-feira em O Estado do Maranhão.

sem comentário »

Feriadão começa violento em São Luís

0comentário

Socorrista do Samu atende bandido baleado no assalto (Foto: Douglas Júnior)
Socorrista do Samu atende bandido baleado no assalto (Foto: Douglas Júnior)
A Semana Santa começou do jeito que o “diabo” gosta. Em um assalto praticado no início da noite de ontem por uma quadrilha à casa lotérica Nossa Senhora de Fátima, na Avenida São Luís Rei de França, teve como salto um bandido morto e dois policiais e uma jornalista baleados. Um segundo bandido foi alvejado por três tiros e está internado em estado grave. Outro criminoso, identificado como Nicolas, foi preso, enquanto o quarto integrante do bando, de nome Breno, conseguiu fugir.
O assaltante morto no assalto à lotérica, localizada no Posto Ipiranga da Av. Rei de França, foi identificado como Erick, apelidado de Buriti. Seu comparsa, conhecido como Ribinha, levou três tiros e está internado em estado grave no Socorrão II.
Um dos policiais baleados foi o cabo PM Adeilson, atingido de raspão em um dos braços, mas não corre perigo. O outro, um civil, foi alvejado em um dos pés.
Jornalista
A jornalista Daniele Bello, que integra a equipe da Assessoria de Comunicação da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), estava dentro da casa lotérica na hora do assalto. No tiroteio, ela foi atingida de raspão no pescoço e foi encaminhada imediatamente ao Hospital Geral, onde passa bem.
Os quatro criminosos estavam sendo monitorados desde o fim da tarde, após uma tentativa assalto à agência dos Correios do conjunto Bequimão, o que possibilitou a ação imediata da polícia.
Pelo visto, as forças de segurança pública terão que intensificar o patrulhamento, já que a bandidagem parece disposta a tocar o terror na Ilha neste feriado prolongado.

sem comentário »

Prefeitura inicia venda de pescado na Semana Santa

0comentário

peixe prefeituraDezenas de pessoas da região Itaqui-Bacanga, da Cohab e do Cohatrac fizeram filas para comprar pescados do projeto “Peixe na Mesa”, idealizado pela Prefeitura de São Luís. A comercialização foi iniciada nesta segunda-feira (14), pelo bairro Anjo da Guarda, e regula os preços do produto durante a Semana Santa, estipulando, em média, valores 25% inferiores aos do mercado local.
Mais de 60 toneladas de peixe foram adquiridas pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) para abastecer o projeto. “Vamos levar o peixe com preços mais baratos para a mesa da população carente, seguindo a determinação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, de promover acesso facilitado a este importante alimento”, informou o secretário Marcelo Coêlho, da Semapa.
Amélia Almeida Cantanhede, 72 anos, é dona de casa e moradora do Anjo da Guarda. Ela foi uma das primeiras a chegar ao Viva, local da abertura do projeto “Peixe na Mesa”. “Fiquei sabendo pelo rádio e decidi vir logo cedo para garantir minha compra. Acho que com o preço baixo vai dar para comprar o suficiente para minha família”, disse Amélia, que aguardava a chegada do “Caminhão do Peixe” acompanhada de uma neta.
No bairro da Cohab, a pescada amarela – vendida a R$ 21 o quilo – foi o peixe mais procurado, repetindo a preferência da maioria dos consumidores do eixo Itaqui-Bacanga. Renato Villelo, morador do Cohatrac, soube no meio da tarde da realização da feira. Ele escolheu pescada amarela e anchova. “O preço está bem em conta. É bom que a Prefeitura realize feiras deste tipo para evitar a exploração do mercado neste período”, elogiou.
PROGRAMAÇÃO
Nesta terça-feira (15), o “Peixe na Mesa” – coordenado pela Semapa -, tem continuidade em três locais: no bairro do Coroadinho, ao lado da Fundação Bradesco; no Turu, em frente à antiga Cobal; e no Vinhais, nas proximidades do Posto Brasil. Com exceção do Coroadinho, onde a venda do peixe começa às 9h, o comércio do produto será realizado entre 15h e 19h nos demais bairros. Até quinta-feira (17), o “Peixe na Mesa” deve alcançar outras localidades, como Madre Deus, São Francisco, Cidade Operária, São Raimundo e Itapera.

“PEIXE NA MESA”

Pescada Amarela – R$ 21
Anchova – R$ 10
Uritinga – R$ 9
Palombeta – R$ 8
Corvina Cobra – R$ 12
Jaraqui – R$ 4,50

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/marciohenrique/wp-admin/
Twitter Facebook RSS