Apresentação do projeto pedagógico do curso de Medicina no Campus Imperatriz da Universidade Ceuma

Foto - Coordenador do curso de Medicina, Prof. Dr. Alexandre Freire
Foto – Coordenador do curso de Medicina, Prof. Dr. Alexandre Freire
No dia 13 de fevereiro, no auditório do Campus Imperatriz, às 19h30, médicos, enfermeiros, gestores e demais profissionais que atuam no sistema de saúde de Imperatriz e da região, além dos professores do Curso de Medicina participaram da apresentação do projeto pedagógico do curso de Medicina da Universidade Ceuma, realizada pelo coordenador, Prof. Dr. Alexandre Freire e pelo Prof. Éfrem Maranhão.

O momento foi de relevância, pois a criação de um curso de Medicina na região é importante e objetiva atender a uma demanda no atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), tendo em vista que o Maranhão é carente de cursos nesta área, o que deixa o Estado em último lugar na relação médicos por habitantes, seguido do Pará e do Amapá. Apenas 0,7 médicos por 1.000 habitantes, quando a média nacional é de dois médicos por 1.000 habitantes. Os dados são do Conselho Federal de Medicina.

Em Imperatriz, o curso será pioneiro, e sua proposta está inserida na perspectiva pedagógica institucional que propõe a exploração do conhecimento para geração de autonomia, uma fundamentação humanístico-técnico-científica com formação crítico-reflexiva, a articulação ensino-serviço para aprender a lidar com a realidade, o incentivo à pesquisa, o desenvolvimento de competências éticas e de responsabilidade social. “O Curso busca contribuir para o desenvolvimento regional a partir da leitura das necessidades da população, o desenvolvimento de intervenções pertinentes no âmbito acadêmico e a cooperação técnica com a rede de saúde local e regional”, definiu a Presidente da Comissão Própria da Avaliação da Universidade, Profª. Me. Fabiana Lobato.

A Universidade Ceuma e a Prefeitura Municipal de Imperatriz firmaram parceria, tendo em vista a instalação do Curso. Essa articulação se faz mais que necessária, e, neste sentido, também está sendo proposto o fortalecimento da parceria através da qualificação de recursos humanos da rede municipal de saúde, entre outras propostas.

De acordo com o Prof. Dr. Alexandre Freire, serão utilizados dois métodos no curso de Medicina: o PBL (Problem-Based Learning) será o método responsável pelo ensino das bases teóricas da medicina e o TBL (Team Based Learning) é uma forma de aprendizagem em pequenos grupos. “A ideia é que o projeto de Imperatriz seja misto, Ele contempla o que há de bom no método tradicional dos cursos de Medicina e o melhor da aprendizagem ativa que é o PBL e o TBL. A grande dificuldade do curso é a falta de titulação dos médicos professores. Por causa disso, a Universidade Ceuma está oferecendo um curso de pós-graduação e, para os que o concluírem, passarão para o mestrado”, explicou.

O Curso de Medicina receberá a Comissão de especialista do MEC, em breve, para vistoria das instalações, do corpo docente e do Projeto Político Pedagógico, visando uma possível autorização ainda este ano, o que poderia propiciar iniciar o curso, em agosto de 2014, ou fevereiro de 2015.

GUT apresenta espetáculo nesta quinta-feira no Casarão das Artes

O Projeto Casarão das Artes recebe nesta quinta-feira (20), às 17 horas, o espetáculo “Um Telefone Toca…”, um texto de Luís Fernando Veríssimo. Com duração de 10 minutos, o espetáculo tem a supervisão da professora Estrelinha, e traz os atores Ana Cleide Silva e Marcos Marcelo Martins.
linhacruzada
De forma cômica, a peça revela um fenômeno que acontece diariamente com muitas pessoas, uma ligação errada, mas especial, que caba ligando duas pessoas que se divorciaram recentemente. Veríssimo é um escritor brasileiro muito conhecido por suas crônicas e textos de humor, mais precisamente de sátiras de costumes, publicados diariamente em vários jornais brasileiros.

O ‘Casarão das Artes’ é realizado pelo Laborarte com o objetivo de oferecer ao público espetáculos em diferentes períodos do ano. Até meados de 2014, o Laborarte abrigará uma programação permanente, com preços populares, nas linguagens de teatro, dança e circo, composta por apresentações, oficinas, troca de experiências, entre outros, que somadas às demais atividades do grupo proporcionarão uma programação regular e variada de arte para São Luís.

O projeto foi contemplado no Prêmio Pró-Cultura de Estimulo ao Circo, Dança e Teatro na Categoria B – Programação de Espaços Cênicos, da FUNARTE, e tem dois eixos centrais: a promoção do espaço alternativo do Laborarte e oportunizar o encontro da classe artística local.

O Laborarte fica localizado na Rua Jansen Muller, 42, Centro. Mais informações: (98) 3222-7570/ 8789-6987.

GUT – É um projeto de extensão da UFMA. Foi criado em 1996 e visa aproximar a comunidade da universidade através das artes cênicas. Em seus dezoito anos de existência, o Grupo já montou vários espetáculos, como: “O Castigo do Santo” (1996), de Aldo leite; “O Tribunal dos Divórcios” (1997), de Miguel de Cervantes; “Piquinique no Front” (1997), de Fernando Arrabal; “A Filha de Pai Francisco” (1998), de Lenita Estrela de Sá; “O Amor de Dom Perlimplim com Belisa em seu Jardim” (1999), de Fernando Garcia Lorca; “Hoje a Banda Não Sai” (2001), de Severino Tavares; entre outros.

Além dos espetáculos, o Grupo oferece estudos, seminários e cursos frequentes de Improvisação, Expressão Corporal e Vocal, Interpretação e Apresentação de Leituras Dramáticas, promovendo o Encontro de Teatro de São Luis, para incentivar a reciclagem de iniciados e iniciantes das Artes Cênicas.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima