Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros...
A Prefeitura de São Luís decretou ponto facultativo durante o período de carnaval nos órgãos da administração direta, indireta, autárquica e funcional do poder executivo municipal. A decisão abrange a segunda (3) e quarta-feira de Cinzas (5). O expediente voltará ao normal nos órgãos municipais na quinta-feira (6).
Durante feriados municipais e ponto facultativo, os serviços públicos considerados essenciais – como saúde, limpeza pública, guarda municipal, fiscalização de trânsito e terminais de integração de passageiros – devem garantir o atendimento por meio de escalas de serviço ou plantão. Neste feriado também será mantido o funcionamento do setor de protocolo da Comissão Permanente de Licitação (CPL).
PLANTÃO
Durante o carnaval, a Superintendência de Limpeza Pública da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) disponibilizará equipes para coleta de resíduos, varrição e lavagem após o encerramento das programações.
As demandas referentes à iluminação pública serão atendidas por grupos de monitoramento. A Semosp lembra ainda que qualquer sugestão, crítica ou informação referente à iluminação pública pode ser feita pelo número 0800 284 8082.
Uma boa notícia para os foliões da Capital. A Prefeitura de São Luís antecipou para esta quinta-feira (27) o pagamento dos salários referentes ao mês de fevereiro dos servidores públicos da administração municipal e o Carnaval para os barnabés municipais começa mais cedo. O pagamento em dia reforça o compromisso do prefeito Edivaldo Holanda Júnior de pagar os salários ainda dentro do mês.
Os servidores municipais podem ter acesso às informações dos seus vencimentos pelo portal da Prefeitura de São Luís (www.saoluis.ma.gov.br), na sessão dedicada aos servidores, informando a matrícula e a senha. Ou também em todos os terminais de auto-atendimento do Banco do Brasil, por meio do contracheque eletrônico. Basta acessar a opção Outros Serviços, escolher Contracheque BB e depois informar o número da matrícula e o mês desejado do documento.
A Federação Maranhense de Jiu Jitsu Esportivo, tem a satisfação em convidar sua agremiação à participar do evento, que será realizado em São Luis-MA. Local: Ginásio da Praça da Juventude, nos dias 15 e 16 de março de 2014.
Este campeonato integrará os atletas da região norte e nordeste do Brasil, tendo como objetivo divulgar este esporte à sociedade, em alusão ao desenvolvimento da modalidade.
REGULAMENTO
Os combates serão conduzidos pelas regras da CBJJE – CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE JIU JITSU ESPORTIVO – www.cbjje.com.br.
CRONOGRAMA
Dia 15/03/2014.
Categorias: Preta / Marrom / Absoluto Preta/ Absoluto marrom/Roxa/Adulto azul masculino.
Categorias:Absoluto roxa /Absoluto adulto azul/Juvenil azul/Adulto feminino Azul e Roxa todas as categorias.
Dia 16/03/2014
Categorias:Faixa colorida/ Mirim/Infantil/Infanto-juvenil/ juvenil branca Masculino e Feminino .
Categorias:Adulto Branca, masculino e feminino/Absoluto juvenil colorida/ Absoluto Adulto Branca Masculino e feminino.
Término previsto para as 17:00 horas.
Obs.:Todos os atletas, deverão chegar no horário previsto para o começo da competição, caso contrário, serão desclassificados por W.O.
INSCRIÇÕES
As inscrições deverão ser feitas IMPRETERIVELMENTE, até o dia 10/03/2014.
Taxas no Valor de:
R$ 35,00 Categoria + R$ 25,00 do absoluto + 1 Kg de Alimento não perecivel.
As listas de atletas deverão ser enviadas ao e-mail da federação – [email protected] – até a data limite (10/03/2014).
Os depósitos dos atletas inscritos via e-mail deverão ser realizados na conta a baixo (enviados junto com o comprovante das inscrições. OBS: Não será aceito deposito em caixa eletrônico) e os comprovantes devem ser apresentados no dia da competição, e retirarem suas camisetas do evento.
Obs.:Não Serão aceitas inscrições, via FACEBOOK, CELULAR ou outro e-mail, que não seja o da federação.
BRADESCO
Agência: 1123-1
Conta: 0621969-1
Favorecido: Jairo Vidal de Abreu
PESAGEM
A PESAGEM OFICIAL, SERÁ REALIZADA UMA ÚNICA VEZ, NO ATO DA 1ª LUTA, O ATLETA QUE EXCEDER O PESO DE SUA CATEGORIA, SERÁ AUTOMATICAMENTE DESCLASSIFICADO, SEM DIREITO A RECURSO.
OS ATLETAS DEVERÃO COMPARECER A BALANÇA, PORTANDO SUA CARTEIRINHA DA FEDERAÇÃO (FMJJE), OU DOCUMENTO DE IDENTIDADE (RG).
OUTROS
O atleta será responsável por suas condições de sanidade física e mental, responsabilizando-se integralmente por quaisquer acidentes que venham a acontecer durante a competição, ficando por sua conta as despesas médicas e hospitalares.
A competição será acompanhada por uma equipe do Corpo de Bombeiros, a qual poderá prestar os primeiros socorros necessários aos atletas.
OBSERVAÇÕES
O árbitro é autoridade máxima na luta.
Não será aceita nenhuma reclamação.
Caso seja necessário, o aluno e/ou sua entidade, seus técnicos, serão punidos na forma do regulamento da CBJJE.
Professores e/ou atletas que não estejam competindo estão sujeitos às mesmas penalidades.
COMBATES
O atleta estará sob a autoridade do árbitro central no decorrer do combate.
A duração de cada luta será de acordo com suas respectivas categorias.
O atleta que não comparecer ao local e hora de sua luta será desclassificado por W.O, sem direito a recurso.
PARA CATEGORIA ABSOLUTO, SÓ SERÃO ACEITOS 02 (DOIS) ATLETAS POR EQUIPE EM CADA FAIXA.
Contagem de pontos para a classificação geral das academias.
CAMPEÃO 09 (NOVE PONTOS)
VICE-CAMPEÃO 03 (TRÊS PONTOS)
TERCEIRO LUGAR 01 (UM PONTO)
OBS: O atleta que for campeão por W.O. Não contará ponto para a Academia.
Categorias com atletas de uma só agremiação não contarão pontos.
Com certeza a bola cheia do clássico Sampaio 2 x 2 Moto, de ontem, à tarde no Castelão, foi a postura do Papão, que voltou a se comportar como um time grande. Embora o time rubro-negro não tenha conquistado o titulo do primeiro turno, o comportamento dos jogadores e da torcida foi de clube de Série A. O retorno do Moto como uma equipe competitiva é bom para os seus torcedores e para o futebol maranhense, que tem de volta uma equipe de massa.
Como eu sempre digo: “o Moto não tem que ser um time querido, mas sim temido”. Os bolivianos não podem desejar encontrar o Papão na final só porque é um time de grande tradição e que leva muitos torcedores ao estádio. Eles têm é que temer encontrar a equipe rubro-negra pela frente. E muito do que foi visto ontem em campo tem o dedo do treinador Edson Porto, um cavalheiro na essência da palavra, que após levar dois gols, colocou dois meninos Ítalo e Vitor para incendiar a partida. Em um passado recente, o que vimos foi um técnico mandar jogador se jogar no chão para não perde de muito.
É claro que não poderia deixar exaltar o papel da torcida motense, que assim como o Edson Porto e os jogadores acreditaram no título até o último segundo, torcendo de forma ordeira como se fosse torcida de clube da Europa. Alias, alguém sentiu falta das organizadas? Acho que não. Voltando ao assunto, a massa motense está de parabéns e isso ajuda muito o time no returno do estadual que começa amanhã.
A bola murcha do clássico Sampaio 2 x 2 Moto com certeza foi a Federação Maranhense de Futebol (FMF) que inventou de confeccionar ingressos para o jogo em pleno estádio. Em todos estes anos em que cubro futebol nunca vi algo tão idiota como colocar para vender apenas a metade da capacidade de público de um estádio com a promessa de que se acaba a gente faz mais. Isso é surreal. É uma economia burra para não dizer coisa pior. O resultado não poderia ser outro: tumulto nas bilheterias e torcedor indo embora do estádio para nunca mais voltar.
Ao levar a maquina de fazer ingressos para o Castelão, a FMF não apenas está agindo como amadora, mas como uma entidade que torce contra o nosso o futebol. No momento em que se leva o maior classifico do futebol maranhense para o Castelão espera-se ter o maior número possível de torcedores no jogo. Então, porque não colocaram a venda a capacidade máxima do estádio? Se isso não é apostar no fracasso então alguém me dê alguma explicação.
É por isso que o torcedor maranhense se afasta dos estádios nas competições locais. A prova disso está na média de público dos jogos das competições nacionais como Copa do Brasil e Campeonatos Brasileiros. A grande torcida tem verdadeira ojeriza a toda e qualquer competição organizada pela FMF e tem total razão.
No dia 13 de fevereiro, no auditório do Campus Imperatriz, às 19h30, médicos, enfermeiros, gestores e demais profissionais que atuam no sistema de saúde de Imperatriz e da região, além dos professores do Curso de Medicina participaram da apresentação do projeto pedagógico do curso de Medicina da Universidade Ceuma, realizada pelo coordenador, Prof. Dr. Alexandre Freire e pelo Prof. Éfrem Maranhão.
O momento foi de relevância, pois a criação de um curso de Medicina na região é importante e objetiva atender a uma demanda no atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), tendo em vista que o Maranhão é carente de cursos nesta área, o que deixa o Estado em último lugar na relação médicos por habitantes, seguido do Pará e do Amapá. Apenas 0,7 médicos por 1.000 habitantes, quando a média nacional é de dois médicos por 1.000 habitantes. Os dados são do Conselho Federal de Medicina.
Em Imperatriz, o curso será pioneiro, e sua proposta está inserida na perspectiva pedagógica institucional que propõe a exploração do conhecimento para geração de autonomia, uma fundamentação humanístico-técnico-científica com formação crítico-reflexiva, a articulação ensino-serviço para aprender a lidar com a realidade, o incentivo à pesquisa, o desenvolvimento de competências éticas e de responsabilidade social. “O Curso busca contribuir para o desenvolvimento regional a partir da leitura das necessidades da população, o desenvolvimento de intervenções pertinentes no âmbito acadêmico e a cooperação técnica com a rede de saúde local e regional”, definiu a Presidente da Comissão Própria da Avaliação da Universidade, Profª. Me. Fabiana Lobato.
A Universidade Ceuma e a Prefeitura Municipal de Imperatriz firmaram parceria, tendo em vista a instalação do Curso. Essa articulação se faz mais que necessária, e, neste sentido, também está sendo proposto o fortalecimento da parceria através da qualificação de recursos humanos da rede municipal de saúde, entre outras propostas.
De acordo com o Prof. Dr. Alexandre Freire, serão utilizados dois métodos no curso de Medicina: o PBL (Problem-Based Learning) será o método responsável pelo ensino das bases teóricas da medicina e o TBL (Team Based Learning) é uma forma de aprendizagem em pequenos grupos. “A ideia é que o projeto de Imperatriz seja misto, Ele contempla o que há de bom no método tradicional dos cursos de Medicina e o melhor da aprendizagem ativa que é o PBL e o TBL. A grande dificuldade do curso é a falta de titulação dos médicos professores. Por causa disso, a Universidade Ceuma está oferecendo um curso de pós-graduação e, para os que o concluírem, passarão para o mestrado”, explicou.
O Curso de Medicina receberá a Comissão de especialista do MEC, em breve, para vistoria das instalações, do corpo docente e do Projeto Político Pedagógico, visando uma possível autorização ainda este ano, o que poderia propiciar iniciar o curso, em agosto de 2014, ou fevereiro de 2015.
O Projeto Casarão das Artes recebe nesta quinta-feira (20), às 17 horas, o espetáculo “Um Telefone Toca…”, um texto de Luís Fernando Veríssimo. Com duração de 10 minutos, o espetáculo tem a supervisão da professora Estrelinha, e traz os atores Ana Cleide Silva e Marcos Marcelo Martins.
De forma cômica, a peça revela um fenômeno que acontece diariamente com muitas pessoas, uma ligação errada, mas especial, que caba ligando duas pessoas que se divorciaram recentemente. Veríssimo é um escritor brasileiro muito conhecido por suas crônicas e textos de humor, mais precisamente de sátiras de costumes, publicados diariamente em vários jornais brasileiros.
O ‘Casarão das Artes’ é realizado pelo Laborarte com o objetivo de oferecer ao público espetáculos em diferentes períodos do ano. Até meados de 2014, o Laborarte abrigará uma programação permanente, com preços populares, nas linguagens de teatro, dança e circo, composta por apresentações, oficinas, troca de experiências, entre outros, que somadas às demais atividades do grupo proporcionarão uma programação regular e variada de arte para São Luís.
O projeto foi contemplado no Prêmio Pró-Cultura de Estimulo ao Circo, Dança e Teatro na Categoria B – Programação de Espaços Cênicos, da FUNARTE, e tem dois eixos centrais: a promoção do espaço alternativo do Laborarte e oportunizar o encontro da classe artística local.
O Laborarte fica localizado na Rua Jansen Muller, 42, Centro. Mais informações: (98) 3222-7570/ 8789-6987.
GUT – É um projeto de extensão da UFMA. Foi criado em 1996 e visa aproximar a comunidade da universidade através das artes cênicas. Em seus dezoito anos de existência, o Grupo já montou vários espetáculos, como: “O Castigo do Santo” (1996), de Aldo leite; “O Tribunal dos Divórcios” (1997), de Miguel de Cervantes; “Piquinique no Front” (1997), de Fernando Arrabal; “A Filha de Pai Francisco” (1998), de Lenita Estrela de Sá; “O Amor de Dom Perlimplim com Belisa em seu Jardim” (1999), de Fernando Garcia Lorca; “Hoje a Banda Não Sai” (2001), de Severino Tavares; entre outros.
Além dos espetáculos, o Grupo oferece estudos, seminários e cursos frequentes de Improvisação, Expressão Corporal e Vocal, Interpretação e Apresentação de Leituras Dramáticas, promovendo o Encontro de Teatro de São Luis, para incentivar a reciclagem de iniciados e iniciantes das Artes Cênicas.
O “Movimento por um Futebol Melhor” se reuniu para comemorar o primeiro ano de existência e apresentar as novidades de 2014, na segunda-feira à noite, no Museu Brasileiro da Escultura (Mube), em São Paulo, mas quem ganhou o presente surpresa foi o Sampaio Corrêa, que passou a integrar o programa. O movimento tem como objetivo alavancar os programas de sócio-torcedor dos clubes no Brasil, por meio do oferecimento de descontos em produtos e serviços de diversas marcas aos participantes e ajudar financeiramente os times participantes. Cinco novas empresas passam a oferecer benefícios e, a partir de agora, os associados irão também concorrer a carro, ingressos para a Copa do Mundo, vale-compras, vale-combustível e muito mais.
O evento, que reuniu dirigentes de 23 clubes brasileiros, além do técnico da Seleção, Luiz Felipe Scolari, e do presidente do Santos Laguna, do México, Alejandro Irarragorri. O presidente do Sampaio Corrêa, Sérgio Frota, que aderiu este ano no movimento, disse que não recebeu o convite porque ele foi endereçado a sede do clube, mas está muito otimista em relação a participação do clube no programa. “Aquele pessoal que trabalha na sede não sabe me entregar correspondência. Agora, falando do movimento, fui convidado pela direção da Ambev para participa para conseguir melhorias na sede do clube, mas não imaginava se tratar de algo tão grandioso. Acho que toda e qualquer ajuda para o Sampaio será muito bem vinda. Agora, depende apenas do nosso torcedor se associar e usufruir dos benefícios”, explicou.
O programa sócio torcedor do Sampaio Corrêa tem cerca de 2.700 sócios, divididos em três categorias que contribuem mensalmente com importância de R$20, R$30 e R$ 50. O presidente Sérgio Frota ainda não sabe quando os bolivianos poderão usufruir das vantagens do movimento. “Ainda não fui informado, mas assim que me passem mais detalhes farei uma grande campanha para dizer onde o torcedor poderá ter descontos”, afirmou.
Desde a sua criação, em janeiro de 2013, até agora, segundo dados do movimento, o número de clubes participantes passou de 15 para 45 times. Antes do programa, os clubes, somados, tinham 158 mil sócios. Agora, são 700 mil. Além disso, os clubes ganharam uma receita adicional de R$ 100 milhões, apenas com a entrada de novos sócios.
“Esse ano é especial pra gente, ano de Copa do Mundo, o futebol está voltando pra casa. E nós queremos que em 2015, quando a Copa tiver saído do Brasil, a gente possa ter o futebol ficando aqui, e ficando aqui glorioso, grande, superavitário. Ganho para todo mundo, sócio feliz, clubes mais fortes e as empresas patrocinadoras felizes. Vamos fazer de 2014 um ano incrível”, disse o presidente da Ambev, João Castro Neves, um dos idealizadores do evento.
Ao todo, as empresas que fazem parte do Movimento concederam R$ 25 milhões em descontos em centenas de produtos e serviços. Em média, o sócio-torcedor obteve R$ 30 de desconto por mês. Isso equivale ao valor médio da mensalidade dos planos dos clubes. Ou seja, quem utilizou os benefícios recebeu de volta o valor pago, ou muitas vezes em quantias maiores, com descontos em produtos e serviços das empresas parceiras (os preços dos sócios-torcedores são variados).
“Muito importante para todos os clubes. A parceria é muito importante para proporcionar aos seus torcedores e associados benefícios não apenas dentro de campo, mas que possa usufruir de outras situações por meio da empresas envolvidas. E dá para nós dirigentes condições melhor de gerir o clube”, avaliou o presidente do Vasco da Gama, Roberto Dinamite.
A meta inicial é fazer os clubes igualarem o percentual do Internacional, que tem 2,3% da sua torcida como sócia, o que representaria um acréscimo de R$ 1,2 bilhão nas receitas. No momento, o Colorado lidera o ranking de sócios, com 112 mil, e o Flamengo foi o clube que mais cresceu no último ano, com 58 mil novas adesões.
A segunda meta é fazer os clubes brasileiros igualarem o desempenho de sócios do Benfica, que tem 4% de seus torcedores como associados. Nesse panorama, o crescimento da receita superaria os R$ 2 bilhões.
Além do Sampaio Corrêa, os outros 44 clubes participantes são os seguintes: Internacional, Grêmio, Flamengo, Santos, Cruzeiro, Corinthians, Palmeiras, Atlético-MG, Sport, Fluminense, Bahia, São Paulo, Santa Cruz, Vasco, Botafogo, Grêmio de Osasco, Joinville, Ceará, Figueirense, ABC FC, Ponte Preta, Vitória, Avaí, Fortaleza, Brasil de Pelotas, América de Natal, Ferroviário CE, Náutico, Remo, CSA, Guarani, Portuguesa, América-MG, Vila Nova, Botafogo PB, Campinense, Confiança, Operário, Londrina, Vitória da Conquista, Ferroviária, Democrata de Sete Lagoas, Treze FC e Sertãozinho.
Uma das novidades para 2014 é a criação do “caminhão de prêmios”, em que os participantes concorrem a um carro por mês, vale-combustível, vale-compras e ingressos para a Copa do Mundo. Os participantes ainda concorrerão a prêmios que passarão a ser sorteados em 60 dias: um carro por mês, vale-combustível, vale-compras e par de ingressos para a Copa do Mundo (oferecidos pela Brahma).
O movimento também criou um aplicativo disponível para aparelhos com sistemas iOS e Android. Para ter acesso aos diversos descontos, o torcedor precisa apenas informar seu CPF na hora do pagamento dos produtos, já que os sistemas das lojas estará integrado aos clubes.
As novas empresas são: Shell, Multiplus, OPTe+, Editora Abril e BIC. Elas agora formam o time de grandes empresas do Movimento, ao lado de Ambev, Unilever, Danone, Bradesco, Burger King, Pepsico, Netshoes, SKY e TIM. Entrada de novas redes de supermercado (agora são mais de 2.700 postos de venda em todo o país): Big, Bom Preço, Mercadorama, Nacional, Shibata e Nordestão.
“A BIC acredita no crescimento sustentável do relacionamento entre torcedores e clubes e, por isso, uniu-se às demais empresas participantes para fazer o Movimento dar ainda mais certo. Ao mesmo tempo que oferecemos descontos aos nossos consumidores, temos um retorno de imagem muito forte relacionando nossa marca com um projeto vencedor. O associado ajuda seu time do coração e economiza nas compras do dia a dia”, comentou o presidente da BIC no Brasil, Fernando Moller, um dos novos integrantes do movimento.
O sócio-torcedor de qualquer um dos 45 clubes que fazem parte do movimento para usufruir de todos os benefícios e promoções precisa apenas mostrar a carteirinha de sócio do seu teime.
O secretário da Fazenda do Estado do Maranhão, Cláudio Trinchão, presente na cerimônia de posse da nova diretoria do Sindicato do Grupo Tributação, Arrecadação e Fiscalização da Fazenda Estadual (Sintaf), ressaltou em seu o discurso a adesão dos sindicatos dos funcionários da Sefaz em prol do fortalecimento da instituição e das categorias. A tônica do discurso de Trinchão, a favor da união das sindicâncias, foi disseminada pelos novos e antigos membros do Sintaf, durante a solenidade realizada na noite da última quinta-feira (13), na sede da Associação Comercial do Maranhão, onde foram empossados 16 novos delegados sindicais, eleitos para o triênio 2014-2016.
Em um primeiro momento, o presidente do Sintaf, Jorge José Farah Rios, no exercício do mandato no período do triênio 2011-2013, declarou oficialmente a abertura do evento. Em seguida, o pronunciamento foi feito pelo secretário Cláudio Trinchão, que expôs a satisfação em poder acompanhar o momento de transição das diretorias, situação inédita, quando se trata da participação de um secretário da Fazenda envolvido no movimento dos sindicatos. Representante da categoria, Trinchão, antes de assumir a pasta, ocupava, por meio da aprovação no concurso, o cargo de auditor fiscal da Receita Estadual da Sefaz, o que lhe rendeu capacitação para assumir tecnicamente a Secretaria.
Engajado por melhorias para o servidor fazendário, o secretário, explanou, e deu como exemplo a importância de fortalecer e unir os sindicatos para o crescimento da instituição e consequentemente a valorização do profissional. A atual gestão da Sefaz instituiu a gratificação por titulação, incentivando a qualificação dos servidores.
Além de difundir a renovação da secretaria com profissionais gabaritados, Trinchão lutou pela reestruturação do espaço físico e pelo investimento em tecnologia de primeira. “Nós conseguimos mudar a realidade da nossa Secretaria. Hoje possuímos uma sede estruturada e equipada com aparelhos de alta tecnologia, além da aquisição de dezenas de veículos automotivos. Nós alcançamos inúmeros resultados positivos, como, o reconhecimento das carreiras do técnico da Sefaz e auditor fiscal como sendo essenciais para o Estado, conseguimos o adicional Noturno, entre outros benefícios conquistados paralelamente aos citados”, disse Trinchão.
Compactuando com o discurso do secretário, o técnico da Receita Estaudal, José Oliveira Ataídes, foi empossado ao cargo de presidente do Sintaf, eleito pela Chapa 1 com aproximadamente 600 votos, contra 299 da concorrente. Ataídes fez questão de se manifestar aos presentes, após o cumprimento oficial do juramento. “É com imensa honra que me sinto presidente do sindicato. Agradeço a todos que votaram em mim, e também a quem não votou, pois temos que nos unir para conquistar os nossos objetivos. Acredito que só iremos avançar com a união de todos. Unidos nós iremos vencer as barreiras. Neste momento, eu convido a todos a participar dessa corrente de união”, pontuou o presidente.
O ex-presidente do sindicato, Jorge José Farah Rios, passou o posto para Ataídes, mas segue como diretor administrativo do Sintaf. “Eu me sinto orgulhoso em participar da chapa dirigida pelo nosso colega Oliveira Ataídes. Muito me honra ter sido presidente, e ter deixado ações estruturadas. Vamos continuar colaborando com o nosso sindicato”, comentou.
A técnica da Sefaz, Loury Ferraz, empossada como delegada sindical, falou da importância do ato de unir as forças para lutar em prol da instituição e dos funcionários. “Nós, servidores da Sefaz, somos o verdadeiro patrimônio da instituição. Temos que despertar o talento guardado dentro de cada um, temos uma marca a ser trabalhada em prol da instituição e de nós mesmo, aproveitando os incentivos dado pela secretária na gestão de Dr Trinchão. Essa eleição revelou, e vai revelar muito mais de alguns dos nossos talentos escondidos. Não temos que ter receio de abraçar as lutas. Isso é fundamental para avançarmos”, afirmou.
Além do presidente da Sintaf, foram empossados o 1º presidente, Luíz Gonzaga de Oliveira, o 2º presidente, Alberto Jorge Tavares de Lima, e mais 13 delegados sindicais. Estiveram presentes no evento, também o ex- secretário de Fazenda do Maranhão, Raimundo Nonato Carvalho Ribeiro, o atual secretário adjunto, Akio Valente e o representante do Senafisco, Firmino Lopes de Brito.
No salão do Patrimônio Show, adereços e alegorias de fofões acenavam que a noite de quinta-feira (13) teria a alegria da tradição que não pode faltar a cada ano durante o período de Carnaval: a escolha da Corte de Momo. Até o dia 04 de março será ela que representará a Prefeitura em forma de alegoria carnavalesca. O Baile da Corte foi promovido pela Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação de Cultura (Func).
Às 21h, a festa começou ao som do DJ Mica, tocando repertório de músicas de festa e carnaval. Aos poucos, componentes do grupo Amigos do Samba foram se reunindo no palco e deram seu recado executando com maestria chorinhos, marchinhas carnavalescas e muito samba. Espontaneamente, a Corte de Momo da Melhor Idade tomou conta do espaço demonstrando que para a folia não tem idade.
No camarim, as candidatas preparavam-se ansiosas. Entre elas, o clima era de expectativa e nervosismo. Aos poucos, plumas e paetês iam dando forma e colorido aos corpos exuberantes e enfeitados de purpurina.
Por volta das 23h, o público começou a vibrar com a entrada triunfal das candidatas ao posto de Rainha e Princesas do Carnaval 2014. Entrando na passarela, uma a uma, elas tiveram que mostrar muita simpatia, desembaraço e domínio na arte de sambar para tentar impressionar a Comissão Julgadora, formada pelos carnavalescos Wilson Bozó e Wendel Rodrigues, o figurinista Kladson Flabert, o presidente da União dos Moradores do Desterro Denis Cutrim, os jornalistas José Raimundo Rodrigues e Jairon Martins e a Rainha do Carnaval 2013, Raiana Moraes.
Após apresentação da coreografia, elas foram questionadas sobre os preparativos, as expectativas, a responsabilidade de ser Rainha de Carnaval. Nas respostas, palavras como “simplicidade”, “humildade”, “alegria”, “atitude” e “samba no pé” foram repetidas pelas candidatas.
E, sob os aplausos e muita agitação das torcidas organizadas foi anunciado o quarteto coroado para reinar no Carnaval de São Luís: o Rei Momo Cosme Bruno, a Rainha Nina Gracyellle e as princesas Tina Turner e Marlete Soares. “A mensagem que eu deixo à população é que, em nome da Corte, vamos promover um carnaval de paz, sem confusão”, declarou o Rei Momo.
A Rainha do Carnaval 2013 passou a coroa para a Rainha deste ano. “Ser Rainha é um privilégio. Eu me esforcei bastante no ano passado. A gente acaba tendo um reconhecimento da população. Fica um sentimento de alegria”, disse emocionada.
PREMIAÇÃO
O Rei Momo foi coroado pelo presidente da Func, Francisco Gonçalves. Já a Rainha foi coroada pelo coordenador de eventos da Func, Ribamar Moraes. Ambos receberam o cheque simbólico no valor de R$ 5 mil. As Princesas foram premiadas com cheque no valor de R$ 3,5 mil, cada uma. O encerramento da festa ficou por conta da Bateria da Turma do Quinto.
BAILES
A Prefeitura de São Luís programou, para todo o final de semana, os mais badalados e já tradicionais bailes carnavalescos da cidade. No sábado (15), a partir das 21 horas, um cortejo sairá da concentração do Bloco da Imprensa, na Praça dos Catraeiros, até o Patrimônio Show, onde acontecerá o Baile dos Artistas.
Por lá, o público será recepcionado pela Banda da Confraria. O ápice da festa será a eleição (simbólica) da Rainha do Baile e o Príncipe Consorte, os quais deverão ser escolhidos por votação aberta. Vale lembrar que o concurso será aberto e pode concorrer qualquer pessoa que se sentir à vontade.
DOMINGO DE FOLIA
Com o intuito de valorizar e prestigiar o público da terceira idade, no domingo (16), às 9h, será a vez do Baile da FelizIdade, também no Patrimônio Show, com a realização de concurso de fantasia e show com Smith Jr. e apresentação da Turma dos Fuzileiros da Fuzarca.
Depois, às 17h, será a vez da criançada se divertir no vesperal infantil mais conhecido e prestigiado da cidade, o Baile do Erê. A animação fica por conta da Banda Curumim Peralta. O ponto alto será a eleição do Rei Momo e Rainhas mirins, também por voto aberto durante a festa.