Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros...
Com o objetivo de dar mais agilidade e transparência às atividades das escolas da rede municipal de ensino, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior assinou na manhã desta sexta-feira (27) convênio com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD). A solenidade contou com a presença das secretárias municipais Tati Lima (Informação e Tecnologia), Simone Paiva (em exercício, Educação) e Kariádine Maia (adjunta de Educação).
“A educação é prioridade de nossa gestão e este é mais um importante passo para que possamos informatizar a rede de ensino do município e disponibilizar a melhor estrutura possível para gestores, professores e alunos”, afirmou o prefeito Edivaldo.
A CPqD é uma empresa com referência mundial no campo de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e através do convênio será possível realizar a rematrícula automática dos estudantes, transferências online e haverá mais rapidez na atualização das informações do Censo Escolar, entre outras vantagens.
A secretária de Educação em exercício, Simone Paiva, parabenizou o prefeito Edivaldo Holanda Júnior pela iniciativa e o titular da pasta, Geraldo Castro, que acompanhou desde o início os tramites para formalização do convênio. “Realizações como essa garantirão a fidedignidade dos dados e facilitarão o acesso preciso às informações referentes aos alunos. Todos estão de parabéns”, ressaltou.
Exemplo dos benefícios é a digitalização de informações sobre os alunos que antes eram arquivadas em fichas manuscritas. Com a nova tecnologia, as informações sobre os estudantes de todas as 252 escolas da capital serão acessadas online agilizando processos como a consulta por disponibilidade de vaga em uma escola.
Outra consequência positiva com a implantação do sistema informatizado diz respeito à coleta das informações para o Censo Escolar. O procedimento que era realizado manualmente agora poderá ser automático, já que todas as informações solicitadas pelo censo estarão disponíveis no sistema. Com isso, o tempo para coleta e organização dos dados, que hoje chega a quase um mês, passará para apenas dois dias.
“Temos certeza de que esse convênio vai aumentar a produtividade e trará uma melhoria na área da Educação. Para nós é uma alegria muito grande ver que o que fazemos traz um benefício para a sociedade”, comemorou o presidente do CPqD, Hélio Graciosa.
MATRÍCULAS ONLINE
Para assegurar a agilidade do processo de matrícula, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu um treinamento, entre os dias 18 e 20 deste mês, para capacitar os funcionários, garantindo que todos estejam aptos a lidar com o sistema.
A primeira etapa da capacitação foi direcionada aos técnicos da Semed e uma nova etapa será realizada no dia 6 de janeiro com gestores das escolas e demais servidores envolvidos no processo de matrícula. A implantação do sistema informatizado de matrículas está sendo realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Informação e Tecnologia (Semit).
“Preparamos todo estudo e modelagem de tecnologia para que a Secretaria de Educação fizesse a escolha do melhor processo. A matrícula on-line é o primeiro produto deste processo”, explicou a titular da Semit, Tati Lima.
SOBRE O CPqD
Fundado há 36 anos, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Telecomunicações (CPqD) é uma instituição com foco em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). As soluções pensadas por esse instituto são amplamente utilizadas com excelentes resultados no Brasil e em outros países. Além da administração pública, a atuação do CPqD contempla os setores corporativo, industrial e financeiro.
Uma boa notícia para os barnabés. O prefeito Edivaldo Holanda Júnior determinou a antecipação do pagamento dos salários referentes ao mês de dezembro dos servidores públicos da administração municipal. Com a decisão, a Prefeitura de São Luís pagará o funcionalismo nesta quarta-feira (25), reforçando o compromisso do prefeito Edivaldo de pagar os proventos ainda dentro do mês.
Este ano, a Prefeitura de São Luís efetuou o pagamento de 14 folhas, incluindo os salários de dezembro de 2012, atrasados pela gestão anterior, e o 13º salário.
“Apesar das dificuldades, conseguimos honrar os compromissos com os servidores ao longo do ano e agora antecipamos o pagamento de dezembro mostrando que é possível governar em aliança com todos os servidores. Desde o primeiro momento temos conversado com as representações sindicais, construindo soluções de forma coletiva”, afirmou o prefeito.
Os servidores municipais podem ter acesso às informações dos seus vencimentos em todos os terminais de auto-atendimento do Banco do Brasil, por meio do contracheque eletrônico. Basta acessar a opção Outros Serviços, escolher Contracheque BB e depois informar o número da matrícula e o mês desejado do documento. Ou também pelo portal da Prefeitura de São Luís (www.saoluis.ma.gov.br), na área do servidor, informando a matrícula e a senha.
PAGAMENTO EM DIA
Desde o primeiro mês de governo, o prefeito Edivaldo priorizou o diálogo com os servidores visando oferecer melhores condições de trabalho. O primeiro compromisso da atual gestão assumido e cumprido com representantes das diversas categorias do funcionalismo público foi regularizar o pagamento dos salários de dezembro do ano anterior. Desde então, os servidores municipais têm recebido seus proventos regularmente.
A antecipação da parcela do 13º para maio reforçou o compromisso do prefeito Edivaldo Holanda Júnior com a valorização do servidor público. A segunda parcela foi paga no último dia 16.
A Copa Cidade de São Luís acabou e temporada 2013 também, com isso, os torcedores começam a voltar suas atenções para seus clubes no próximo ano. Enquanto uns se preocupam com o Campeonato Maranhense outros pensam na Copa do Brasil e mo Brasileiro da Série B. Mas se o Torneio não rendeu mais uma estrela na camisa do Maranhão, ao menos uma lição pôde ser tirada da campanha do time atleticano: não há reforço maior para o adversário que ter o cantor Zeca Baleiro, torcendo para o Bode.
O cantor atleticano assumido foi visto ao lado de torcedores na partida decisiva. No jogo que o MAC precisava de apenas um empate diante do Sampaio, que em quatro jogos no torneio não havia vencido nenhum dos maqueanos, para ser campeão. O Maranhão ainda fez 1 x 0 no primeiro tempo, mas na etapa final o Tricolor virou o placar e foi campeão da competição.
Então a presença do torcedor ilustre do MAC me fez lembrar de outro cantor que gosta muito de futebol, mas que tem um “pé-frio” semelhante, o líder dos Rolling Stones, Mick Jagger.
Fã de futebol, ele esteve em evidência nos últimos anos após ganhar fama de torcedor “pé-frio”, e sua imagem chegou até a ser usada em arquibancadas para provocar rivais. Apesar da paixão pelo esporte, porém, Jagger nunca revelou seu time de coração.
O estigma de azarado surgiu na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, quando o rock star acompanhou diversos jogos nas arquibancadas dos novíssimos estádios do país. Sempre vestindo cachecóis com as cores da seleção que apoiava na ocasião, ele mostrou muita animação durante o Mundial, mas foi considerado “responsável direto” pela eliminação de diversos times, assim como a bola Jabulani.
Jagger foi ver, por exemplo, sua Inglaterra natal enfrentar a Alemanha nas oitavas de final da Copa, em Bloemfontein. O azar foi tanto que os britânicos levaram um inapelável 4 x 1 e foram eliminados. O astro dos Rolling Stones também “eliminou” os Estados Unidos contra Gana, novamente nas oitavas. Na ocasião, ele assistiu à partida ao lado do ex-presidente Bill Clinton, e se chateou com a derrota por 2 x 1 para os africanos, na prorrogação.
Voltando para o futebol local, após a derrota do MAC para o Sampaio e a consquente perda do título, teve muito torcedor comparando os dois cantores e chegando a conclusão, que ambos são “pé-frio”.
O curso de Direito da Universidade Ceuma mais uma vez foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) por sua qualidade. Desta vez, destacando-se com um 1° lugar geral, no Maranhão, atingindo a única nota 4 na avaliação do Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 2012 . Como o próprio nome diz, é um indicador prévio da situação dos cursos de graduação no país, que vai de 1 a 5.
O Conceito Preliminar de Curso é composto por diferentes variáveis, que traduzem resultados da avaliação de desempenho de estudantes, infraestrutura e instalações, recursos didático-pedagógicos e corpo docente. As variáveis utilizadas em sua composição foram retiradas do Enade, incluindo o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) e o questionário socioeconômico e do Cadastro de Docentes 2007.
Para o coordenador geral do curso de Direito da Universidade Ceuma, João Luciano, o resultado é uma conquista de relevância imensurável e um feito inédito, considerando-se o pouco tempo enquanto Universidade. “Este conceito é fruto da proposta pedagógica do curso que privilegia uma formação não só intelectual, mas também humana, interdisciplinar, embasada numa ideologia crítica do Direito, refletida em seus grupos de estudo e pesquisa de caráter inter e transdisciplinar, além da preocupação do curso com a responsabilidade social e do comprometimento do corpo docente, que não se restringe à sala de aula, mas em parceria com a coordenação, a reitoria e a pró-reitoria de graduação, realiza diversas atividades de pesquisa e extensão”, afirmou.
Com vistas a esse resultado brilhante para a Universidade Ceuma e toda comunidade acadêmica, o Pró-reitor de Graduação, Jorge Leite, disse estar orgulhoso e muito satisfeito com os resultados. “Gostaria de parabenizar todos que, direta ou indiretamente, contribuíram para que este resultado acontecesse. Em especial, ao corpo docente do curso de Direito, seus coordenadores, e, principalmente, nossos alunos”, disse.
O grupo Dimensão reuniu nesta quarta-feira jornalistas, radialistas e blogueiros para um almoço de confraternização de fim de ano e o humilde blogueiro estava entre os convidados. O encontro aconteceu em uma churrascaria na avenida dos Holandeses, e foi em clima de alegria e descontração. O evento marca o início de uma reformulação na política de comunicação externa do grupo, que abrange construtoras, incorporadoras, imobiliária, distribuidora de derivados de petróleo, venda de produtos metalúrgicos, locação de maquinário pesado e indústria de aço. O último empreendimento do grupo, uma fábrica de aço será a mais moderna do norte e nordeste, com capacidade de produção inicial de 240 mil toneladas de aço plano por ano.
O grupo Dimensão é resultado de um trabalho de mais de 21 anos, idealizado e construído pelo maranhense Antonio Barbosa Alencar. No setor imobiliário, a Dimensão é a maior empresa do mercado maranhense, com mais 25 mil imóveis construídos e entregues. O grupo gera mais de 4,5 mil empregos diretos e indiretos.
Para dar mais visibilidade aos seus empreendimentos, a partir de janeiro, o grupo Dimensão lançará um novo portal de comunicação na internet, mais dinâmico, com mais informações sobre as ações das suas empresas. “O nosso projeto para 2014 é estar mais próximo das pessoas e intensificar as nossas ações sociais e de apoio à cultura maranhense”, declara Murillo Palácio, diretor do grupo. No começo do mês, o grupo Dimensão fez uma doação considerável em recursos para a fundação Antônio Jorge Dino, que desenvolve trabalho de prevenção e combate ao câncer.
No encontro com jornalistas estiveram presentes representantes de jornais, rádios e TVs de São Luis, além de blogueiros, que divulgam ações do setor da construção civil e economia.
O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, decretou ponto facultativo nos órgãos da administração direta, indireta, autárquica e fundacional do poder executivo municipal, nos próximos dias 24 (véspera de Natal) e 31 (véspera de Ano Novo).
O decreto 44.883 preserva o funcionamento dos serviços essenciais das áreas de urgência (saúde, limpeza pública, guarda municipal, fiscalização de trânsito e terminais da integração de passageiros).
O prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves (PSB), perdeu a cabeça e resolveu tacar um beijo à força na juíza Larissa Tupinambá. Automaticamente, a magistrada deu voz de prisão ao gestor municipal. A juíza diz ter sido supostamente assediada sexualmente durante audiência na cidade.
Larrissa Tupinambá é esposa do atual secretário de Educação de São Luís, professor Geraldo Castro Sobrinho (PCdoB), que ainda está tomando pé da situação desconfortável.
O prefeito Ribamar Alves negou, ao blog do Gilberto Leda, que tenha assediado a juíza. Ele disse que esteve com ela rapidamente pela manhã, para tratar de sua quitação eleitoral e que desconhece a denúncia.
A Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA) vem a público repudiar a atitude reprovável, sob todos os aspectos, do Prefeito Municipal de Santa Inês, José Ribamar Alves, que, nesta quinta-feira (19), a pretexto de tratar de assuntos relacionados à municipalidade, procurou a Juíza da 2ª Vara daquela Comarca, Larissa Tupinambá Castro, sendo por ela recebido no seu gabinete, oportunidade em que, ultrapassando todos os limites da ética e da moralidade, assediou a magistrada e, em seguida, segurando-a, à força, desferiu-lhe um beijo, tendo sido imediatamente repelido.
Após a intervenção dos funcionários, alertados pelo pedido de socorro da magistrada, o fato foi levado imediatamente ao conhecimento da autoridade policial que já instaurou o procedimento para apuração da conduta delituosa, com a consequente adoção das demais medidas legais.
Trata-se de questão de gênero, onde a magistrada foi atingida em sua dignidade, merecendo, a exemplo de situações assemelhadas de que são vítimas inúmeras mulheres, rigorosa punição.
A AMMA se solidariaza com a sua associada Larissa Tupinambá Castro, a quem prestará a assistência jurídica necessária e acompanhará o caso no âmbito da esfera competente.
Mais um detento foi assassinato dentro do Sistema Prisional da capital. Fábio Ramos Galvão, conhecido como “Ceguinho”, foi encontrado enforcado no início da noite desta terça-feira (17). Eles estava no Pavilhão externo, cela 4, na Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ) do Anil.
Este é o quinto caso de preso assassinado nesta terça-feira. Quatro detentos foram mortos nesta manhã, no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pedrinhas. Três foram decapitados e um esfaqueado.
Uma briga entre membros de uma mesma facção criminosas, registrada no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pedrinhas, resultou na morte de quatro presos. Três deles foram decapitados. Em nota, a Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) informou que a rebelião foi controlada por homens do Grupo Especial de Operações Penitenciárias (Geop), com apoio da Força Nacional.
Com informações do Imirante
Pode soltar os foguetes Carioca, por quatro votos a dois, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão cassou agora há pouco o mandato do vereador de São Luís Beto Castro (PRTB), e determinou que o suplente Paulo Roberto (PRTB), conhecido como Carioca, assuma o mandato.
O parlamentar, dono de pelo menos dois CPFs, dois títulos de eleitor e dois RGs agora abrirá espaços para o suplente assumir o posto. Trata-se de Paulo Roberto Pinto, o Carioca (PRTB), que ingressou com duas ações na Justiça Eleitoral contra o adversário.
Beto, no entanto, ingressará com embargos de declaração, e até que sejam apreciados, permanecerá no cargo. Carioca já prepara o terno para assumir a cadeira.
Uma operação coordenada pela Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC), com o apoio da Supervisão de Áreas Integradas de Segurança Pública (SAISP) Oeste, ocorrida nesta terça-feira (17), por volta das 9h, resultou na condução de 20 pessoas com suspeitas de atuarem de forma irregular na profissão de guardador legal na região do Centro de São Luís.
A operação foi coordenada pelo delegado Joviano Furtado da Saisp Oeste, e contou com a participação de oito policiais, quatro viaturas e um micro-ônibus. Os trabalhos consistiam em identificar e retirar das ruas os suspeitos de exercerem a profissão de guardador legal sem a devida qualificação.
As equipes percorreram as principais ruas e avenidas do Centro e adjacências, bem como as Praças D. Pedro II e João Lisboa. O delegado Joviano ressaltou que “os detidos serão levados para a Saisp e sendo comprovada a situação irregular, a pessoa será notificada e feito os procedimentos de registro de ocorrência. Vamos ainda ouvi-los e orientá-los a não exercerem a profissão indevidamente”, informou o delegado.
O delegado adiantou, ainda, que todos serão submetidos à notificação administrativa, autuados no Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pela prática ilegal da profissão e posteriormente liberados, caso não respondam por outro crime.
Ele disse que essas ações devem continuar, visando dar segurança e tranquilidade para a população, especialmente nesta época do ano, em que aumenta consideravelmente o movimento de pessoas na região do comércio na capital.
A SPCC deverá também providenciar novos coletes e material de identificação, para que estes profissionais possam estar mais bem identificados e aptos ao trabalho.