Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros...
Atual bicampeão Maranhense, campeão da Copa União e o único representante do Estado no Campeonato Brasileiro da Série D, o Sampaio manteve praticamente todo o elenco para esta temporada. Tem um sistema defensivo sólido, um dos melhores treinadores da região e dois grandes craques: Cleitinho e Edgar. Caras que realmente fazem a diferença. Além disso, o Tricolor está invicto há 13 jogos, sendo que vem de três vitória consecutivas.
E agora pessoal? Fico pensando o que serão esses jogos contra o Maranhão, hein? Que baita partida! Digna de uma final de Campeonato Maranhense como não se via há 4 anos, quando dois times grandes decidiram um Estadual. Acho que o André Baratz vai se ressentir do Locatelli, que ainda se recupera de uma lesão na coxa. Mesmo assim tem todas as condições de bater o arquirrival e ser campeão. Embora para mim o favorito é Tricolor pela campanha, vantagem de jogar pelos dois empates e pelo elenco que tem. Só que MAC é MAC! Adora decisão e cresce nesses momentos. E por isso, tem o apelido de “Demolidor de Cartaz”.
É muito claro que para mim será o duelo da força defensiva do MAC, uma das melhoras da competição, que em 22 partidas levou 35 gols, contra o melhor ataque da competição, o do Tricolor com 50 gols marcados em 24 partidas. Tudo pode acontecer. Dois jogos para encher estádios, bater recorde de audiência na TV e tirar o sono de muita gente.
Nunca fui muito afeito a política. Mas sou obrigado a opinar nesse caso da CBF. Até porque isso envolve diretamente o futuro do futebol maranhense. Não tenho a menor dúvida, por exemplo, que o presidente da José Maria Marín, o Zé das Medalhas, não está dando a mínima para este imbróglio envolvendo a terceira e quarta divisões. Sou capaz de apostar que para ele toda esta confusão foi a melhor coisa que pôde ter acontecido ao esporte nacional, porque abre precedente para acabar com as duas divisões que dão prejuízo para a entidade.
Acho uma tremenda sacanagem o que estão fazendo com o Sampaio e os demais times das Séries C e D, porque os clubes se prepararam para a competição e na véspera do início as competições foram adiadas por causa de um problema que vem se arrastando há seis meses. É brincadeira, né? A CBF está fazendo os presidentes dos 20 times da Terceira Divisão e as 40 equipes da Quarta Divisão de palhaços.
Todo mundo sabe que time não pode entrar na Justiça Comum, porque o país dele pode ser descredenciado da FIFA, mas o Zé das Medalhas está se lixando paras os clubes das series C e D, porque na sua grande maioria, são pobres e as competições dão prejuízo para a CBF. Então porque ele não cria coragem para vir a público cancelar pelo menos uma delas? Mas por questões políticas, pois ainda está tentando manter-se no cargo que herdou de Ricardo Teixeira, José Maria Marín não é homem para peitar os dirigentes de federações, que alias estão p. da vida com ele.
Agora fica a pergunta, quem é que vai arcar com o prejuízo? O Sampaio iria estrear contra o Mixto (MT), que ainda está montando o seu time e o novo treinador sequer conhece todos os jogadores. E o prior é que o Tricolor está com o time monatadinho e só não vai perder ritmo de jogo por causa das finais do Estadual que acontecem nos dias 31 de maio e 7 de junho.
Para quem não se lembra, o José Maria Marín é aquele que convidado para ajudar na premiação dos atletas dos Corinthians que venceram a Copa São Paulo, deste ano, simplesmente colocou no bolso uma das medalhas. Por causa do que poderíamos dizer ato falho do dirigente, o goleiro titular corintiano, Matheus, último da fila, ficou sem recebê-la. Que absurdo! Ainda bem que o troféu é grande, porque senão vai saber, né? Marin, que também foi Governador de São Paulo entre 82 e 83, poderia ter o guardado também por engano, não é verdade?
O seu primeiro ato como presidente da CBF, José Maria Marin, aumentou, em menos de dois meses no cargo, o seu próprio salário e o dos principais integrantes da cúpula da entidade. Ele recebe R$ 160 mil mensais desde abril, seu antecessor, Ricardo Teixeira, ganhava R$ 98 mil, o que dizer de uma pessoa assim?.
Longe de mim querer fazer apologia ao Ricardo Teixeira, que para mim já estava passando da hora de sair da CBF, mas com os desmandos do Zé das Medalhas, começo a sentir saudades dele!
Enquanto os jogadores do Sampaio dão o sangue dentro de campo, uma bateria de beldades deu o que falar nos bastidores do futebol. Na semana passada, o Sampaio, que ainda nem estreou na Série D do Campeonato Brasileiro, mas fora de campo mostra que está batendo um bolão, pelo menos nas passarelas, ao promoveu a eleição da sua 1ª musa. Entre oito finalistas, Wennia Batista, 22 anos, 1,59m e 56 kg, foi escolhida como a representante do clube por meio dos votos dos jurados e dos internautas que votaram na musa da torcida no site do clube e acabou unificando os títulos.
Achei bem bacana a iniciativa do presidente do Sampaio, Sérgio Frota, de promover a eleição da Musa do Tricolor, porque está ação de marketing mobilizou a imprensa e a torcida do clube, na semana passada, que não teve jogo. Além disso, todo clube que se preze tem uma garota que o representa. As garotas que participaram do concurso foram muito bem escolhidas, que deu um trabalho enorme para os jurados. Alias, quero aproveitar para agradecer a Sara Castele da Virtual Eventos, pelo convite para fazer parte do júri do evento. A festa foi muito bem organizada, a casa estava cheia e a torcida compareceu.
Com a realização da Musa do Sampaio, o presidente Sérgio Frota, comprovou que de futebol entende um pouquinho, mas de mulher o cara é uma autoridade. As 8 garotas finalistas: Wennia Batista, Erika Cordeiro, Thalyane Mondego, Eduarda Moraes, Ianny Gonçalves, Renata Morais, Lianna Sanches e Alexsandra Nunes, é um time de primeira divisão. E convidada especial, Layla Motta, a ex-musa do São Paulo, comprovou que o dirigente sabe buscar reforço para o clube fora do Estado.
Se dentro das quatro linhas, o Sampaio segue os preparativos para disputar as finais do Campeonato Estadual e o Brasileiro da Série D, fora de campo o time está muito bem representado.
Parabéns, Wennia Batista, pela eleição da musa e sucesso como representa do clube na eleição do Musa do Brasileira da Série D, que será promovido pelo site Futebol do Interior.
Preciso dar meus parabéns ao presidente da Federação Maranhense de Futebol (FMF), Antônio Américo, pela agilidade com que ele resolveu o impasse sobre as datas da final do Campeonato Maranhense 2012. Sem demagogia. Não é porque critico o cara, que não vou reconhecer quando ele faz algo importante pelo futebol. Com bom senso, tranqüilidade e o mais importante, sem causar prejuízo financeiro aos clubes, ficou acertado que as finais serão nos dias 31 de maio e 7 de junho. Em clima de descontração, onde predominou o bom-senso, os dirigentes de Sampaio e Maranhão puderam finalmente definir as melhores datas para a realização da final do Estadual.
O presidente do MAC, Antônio Macedo, gostaria que fossem mantidas as datas iniciais sugeridas pelo Departamento de Competições da FMF, nos dias 24 e 29 de maio, porque os contratos de 10 atletas com o clube terminam no dia 30 do corrente. Porém, o presidente do Tricolor, Sérgio Frota, lembrou que no dia 26 deste mês sua equipe estréia no Campeonato Brasileiro da Série D, contra o Mixto (MT), em Cuiabá, e não poderia fazer quatro jogos em oito dias. A segunda proposta da FMF, que fosse disputada a final nos dias 29 e 31 do corrente, foi descartada pelos dois clubes.
Com o objetivo de por fim ao impasse, Antônio Américo, sugeriu que fossem adotadas as datas de 31 de maio e 7 de junho, que foi aceita pelos dirigentes de ambos os times. Havia uma duvida se o Maranhão poderia fazer uma nova prorrogação do registro dos seus jogadores, mas o Dr. Virgílio Elísio (presidente do Departamento de Competições da CBF) confirmou que é possível e o custo destes valores que seriam para o FMF, a entidade abriu mão para que o MAC não tenha prejuízo.
Com a anistia do debito que poderia ser ocasionado por uma segunda renovação de contrato dos jogadores do Maranhão, o presidente do MAC, Antônio Macedo, aceitou a sugestão da FMF, apesar do maquenao fanático, Robson Vasconcelos, ficar buzinando no ouvido dele para não aceitar, só de birra.
A aprovação das novas datas da final do Campeonato Maranhense agradou ao presidente do Sampaio, Sérgio Frota, que não terá que fazer quatro jogos em oito dias, e o dirigente ainda lembrou que no segundo jogo haverá o show da Banda Sacode, que promete lotar o Nhozinho Santos.
É esta postura que as pessoas ligadas ao futebol querem do presidente Antônio Américo. Que ele tenha sempre agilidade na solução dos problemas e sem custo para os já combalidos dirigentes dos clubes, que não agüentam mais meter a mão no bolso para colocar seus times para jogar.
É verdade que no Campeonato Maranhense ficou fácil apontar o time campeão. Principalmente pelos resultados da primeira partida das finais. Para mim é óbvio que os sampaínos serão tricampeões. O Sampaio é muito superior tecnicamente ao Cordino. Tanto é que venceu o primeiro jogo por 4 x 1 em pleno Leandrão, lotado pela torcida de Barra do Corda. Agora no jogo de volta segunda-feira no Nhozinho Santos, o Tricolor apenas cumprirá tabela. Vou logo adiantando que o Maranhão, campeão do primeiro turno, também não tem time para bater o Tubarão. Parabéns ao Flávio Araújo pelo trabalho. Comemorem! Mas depois é bom manter a concentração, porque o duelo contra o Mixto (MT) no Campeonato Brasileiro da Série D será casca grossa.
Aliás, o Sampaio está sobrando no Campeonato Maranhense. É verdade, que o time deu uma caída depois da eliminação na Copa do Brasil para o Atlético (PR). Mas que isso? O Tricolor perdeu para o campeão paranaense, que eliminou o Cruzeiro e pode tirar o Palmeiras da competição. E após a mudança na comissão técnica, o time vem fazendo uma campanha sensacional no Estadual. O Tubarão está há 11 jogos invictos. E mesmo assim tem cara chato que pega no pé do presidente Sérgio Frota. Parabéns pelo título do returno! Em especial ao treinador Flávio Araújo.
A propósito, também gostaria também de aproveitar para valorizar o trabalho do Flávio Araújo, que faz uma baita campanha no segundo turno do Estadual. Ele pode perder por até três gols de diferença que será campeão do primeiro turno e decidirá com o Maranhão. Porém, já me arrisco em dar o palpite que o Tricolor será tricampeão maranhense.
O Tricolor é disparado a melhor equipe do Estado.
Se o campeonato fosse de pontos corridos já seria campeão, porque na classificação geral tem49 pontos, 15 a mais que o MAC, que se for campeão é até uma injustiça.
Só que para mim não há duvidas, o Sampaio já bateu o Maranhão duas vezes no Estadual e se continuar jogando o final da bola, certamente baterá mais duas vezes na final.
Acabei de receber a notícia de que o Moto tentará no TAPETÃO escapar do rebaixamento. Vai ter um monte de motense zangado comigo, mas gostaria que pusessem a mão na consciência e fizessem uma reflexão dessa campanha pífia que o Papão fez no Campeonato Maranhense. Agora, me diga o time rubro-negro merece ficar na primeira divisão? De 18 jogos, ele só venceu cinco. A campanha deles foi um vexame atrás do outro, com greve de jogadores por causa de salários atrasados, torcedor levando comida para jogador no CT Pereira do Santos e até ameaça de despejo do treinador e de jogadores do hotel onde estavam hospedados. E ainda querem que esse time continue na primeira divisão? É brincadeira, né?
Que o torcedor é completamente passional e muitas vezes nutre uma paixão irracional, isso eu já sabia desde que comecei a trabalhar no jornal O Estado do Maranhão há 11 anos. Mas querer manter o Moto na primeira divisão a força é demais.
Muito mais ridícula que a campanha do Papão no Estadual é o argumento utilizado para se manter na primeira divisão. Estão alegando que existem dois regulamentos, mas eles só viram isso agora? Alegar que houve mudança de regulamento depois que foi time foi rebaixado é o no mínimo imoral, para não dizer outra coisa.
Sei que a Federação Maranhense de Futebol (FMF) tem feito muita besteira neste Estadual, mas não houve mudança de regulamento com a competição em andamento. O que há é um livro que foi distribuído no ano passado com uma proposta de regulamento para o Campeonato Maranhense. O verdadeiro regulamento foi aprovado 10 dias depois pelos dirigentes dos 10 clubes em uma reunião do conselho arbitral ou o presidente do Moto não lê o que assina? Só para refrescar um pouco a memória, o Papão perdeu seis pontos, que o poderiam ter livrado do rebaixamento, justamente porque seus dirigentes não ter leram o regulamento.
Os dirigentes do Moto precisam reconhecer o rebaixamento e aproveitar o tempo que ficará parado para reciclar as idéias dos seus cartolas, pois tentar tomar a vaga do Cordino na primeira divisão no tapetão é pura sacanagem, com o futebol maranhense que luta para resgatar sua credibilidade.
Alguns torcedores motenses ficam chateados comigo porque acham que estou querendo debochar da campanha desastrosa do clube no Estadual de 2012 que culminou com o seu rebaixamento. Respeito a opinião de todo mundo. Mas sou profissional e não posso omitir informações. Não consigo fazer isso. Esses dias, por exemplo, falei sobre a bagunça que se transformou a administração do Papão. Com isso, o rebaixamento do Moto pela segunda vez em apenas quatro anos foi a mais perfeita tradução de uma tragédia anunciada.
Quando o Sampaio venceu o Moto pela última rodada do Campeonato Maranhense e colocou o papão matematicamente bem perto do rebaixamento muito torcedor entrou no meu blog para me xingar. A maioria ofensas pesadas. E tudo só porque dei um simples palpite que achava que o rubro-negro seria rebaixado. Nada contra o clube, que por sinal tem uma força impressionante em sua torcida, mas há muito tempo vem em uma ‘nhaca’ danada. Colecionado campanhas vergonhosas.
Uns diriam até azar, mas como não acredito nisso, acho que a incompetência predomina em todos os setores no clube. Inclusive na presidência com Sarney Neto. Vou ser sincero que gosto muito dele como pessoa e vi nitidamente que ele se esforçou demais para acertar. Contratou jogadores e técnico indicado pelo empresário do futebol Artur Neto. Só que infelizmente nada que ele fez deu liga. E não se sabe o porquê? O exemplo clássico disso é o Kléber Pereira. Ele arrebentou em todos os clubes por onde passou, mas no Papão não jogou nada e como não perdoou ninguém, foi ele o primeiro a cair na vergonhosa saída de campo contra o Sampaio. Sou amigo do Sarará e acho que ele pisou feio na bola naquele jogo. Ele estava visivelmente descontrolado, pisou na cabeça do Edgar, que é fã dele, tentou arrumar briga depois da partida e ainda falou um monte de bobagem depois do jogo.
Só que para mim muito pior que o time jogando um futebol pífio, é a diretoria presidida pelo Sarney Neto, que por sinal sumiu, ter aceitado tudo passivamente. Ou seja, se a equipe não está jogando nada, e mesmo assim passam a mão na sua cabeça, dizer o que? Cada um fazia o que queria lá no CT Pereira dos Santos. Ninguém tinha moral pra falar nada. O treinador Bira Lopes se achava mais importante que o clube e aceitava passivamente tudo.
Por sinal isso só pode ser reflexo de um clube que ainda aceita um sujeito anti-profissional como o Bira Lopes como treinador. O cara estava muito mais preocupado com a imagem dele do que com o clube, tanto que abdicou de jogar contra o Sampaio com medo de ser goleada e ainda mandou os jogadores se atirar no chão para acabar o jogo mais cedo. E ele ainda teve a cara-de-pau de tirar os caras que realmente estavam jogando para colocar o bando de pé de rato que ele indicou. Como é o caso do goleiro Tony, que sem explicação foi substituído pelo mão-de-alface do Gomes. E aquele argentino que só sabe dar porrada, que não tem moral nem para engraxa a chuteira do Cacá. É brincadeira, né?
Portanto, o torcedor que não se iluda que mudando a diretoria as coisas vão mudar, por a várzea já tomou conta do Papão! Em 99,9% dos casos quando existe muita bagunça no trabalho o resultado fatalmente é o rebaixamento. Agora, o Moto está de volta para o lugar de onde não deveria ter voltado (a série B), porque todo time que é rebaixado, quando volta vem melhor, mas o Rubro-Negro conseguiu retornar ainda pior.
Uma eliminação precoce no segundo turno do Campeonato Maranhense, assim como aconteceu com o Moto Clube no primeiro turno, pode ser considerada sinal de fracasso de planejamento logo de cara. Afinal, o time rubro-negro foi feito nas coxas. E agora não adianta culpar só o Sarney Neto pela campanha ridícula no Estadual e o risco iminente de rebaixamento. Quando a presidência do clube foi empurrada goela abaixo dele, teve muito dirigente que prometeu ajudar, mas duas semanas depois o cara estava sozinho. Acho covardia culpar, exclusivamente, o Neto e o árbitro Juscelino Sousa, pela palhaçada protagonizadas pelo técnico Bira Lopes e os jogadores no Nhozinho Santos.
O que achei pior naquela palhaçada que se transformou o clássico Sampaio x Moto é que as cenas deprimentes protagonizadas pelos jogadores e o treinador do Moto foram transmitidas via satélite para todo Estado. Há mais de 10 anos não via algo tão ridículo no futebol local. Sinceramente, acreditava que nunca mais viria cai-cai no futebol local. Agora, como que um dirigente do Papão terá coragem de pedir patrocínio? Como que os dirigentes vão pedir para o torcedor ir a campo? E os torcedores que foram ainda tem o direito de pedir na justiça o ressarcimento, porque eles pagaram para assistir uma partida de futebol que tem duração de 90 minutos e o jogo parou aos 32 do segundo tempo.
Só que para mim muito pior que o Moto jogando um futebol pífio, é a diretoria presidida pelo Sarney Neto, que aceita tudo passivamente. Ou seja, boleiro que se recusa a treinar e viajar, sem dar explicações, e mesmo assim passam a mão na sua cabeça, dizer o que? Cada um faz o que quer lá no CT Pereira dos Santos. Ninguém tem moral para falar nada. O único que se salva até o momento é o Kleber Pereira, que tem feito muitos gols importantes.
E não adiante vim com essa história que os jogadores foram abandonados pela diretoria, porque quem foi contratado, principalmente, os atletas trazidos pelo diretor de futebol Artur Carvalho Neto, sabiam onde estavam se metendo. Hoje, com a Internet e o celular, todo atleta se informa sobre a situação do clube antes de assinar contrato. Só que eles poderiam ter um pouquinho mais de profissionalismo, terminado o jogo contra o Sampaio e não atender aos apelos do treinador Bira Lopes para se jogarem no chão.
Por sinal isso só pode ser reflexo de um clube que ainda aceita jogadores e treinador anti-profissional como os que foram contratados. Acho até que o Moto já foi rebaixado moralmente depois do vexame que deu diante das câmeras de TV. O torcedor que não se iluda que o time escapará da degola, porque o São José não tem time para ganhar do Codino em Barra do Corda. Em 99,9% dos casos quando existe muita bagunça no trabalho o resultado fatalmente é o fracasso.
É vergonhoso como tudo no futebol é 100% dinheiro, não? A tal da Federação Maranhense de Futebol (FMF), que se sente a proprietária do futebol no Estado, decidiu por si só que a nona rodada do segundo turno do Campeonato Maranhense que definira os quatro classificados para a semifinal e os dois rebaixados teria jogos e em horários e dias diferentes. Como pode? Quanto desrespeito com os times, principalmente, do interior! Quanto desrespeito com a torcida destas equipes. A entidade vai alegar que os clubes assinaram previamente o contrato com a tal TV que está transmitindo os jogos e dando uma graninha para aliviar os prejuízos da competição deficitária. Mas e daí? Pouco importa!
Fico tentando imaginar o que passa na cabeça destes dirigentes da Federação, porque em toda competição seriamente organizada os jogos decisivos acontecem sempre no mesmo dia e horário, mas aqui, o Moto entrará em campo já sabendo o que precisa fazer, assim como aconteceu com o Viana. O presidente do Santa Quitéria, Manin Leal, está uma fera com o presidente da FMF, Antônio Américo, porque se os jogos fossem no mesmo horário talvez o Leão da Baixada não teria vencido o MAC por 4 x 0 e se classificado.
Porque será que em 2011, os jogos da última rodada aconteceram no mesmo dia e horário? Porque ninguém inventou moda naquela ocasião? E só passou um ano! Seria algum envolvimento comercial? Principalmente pela presença da TV? Sei lá! É ridícula a decisão! Só beneficia o Moto! Essa história dos times estarem quebrados e precisando de grana é papinho furado! Quem vai se dar bem nessa história é só a Federação. O resto é conversa fiada!
Pensei que nunca diria isso na vida, mas já começo a sentir saudades de Alberto Ferreira!