Escolha certa!
Como tudo na vida, o futebol também é feito de erros e acertos. E o presidente do Sampaio Corrêa, Sérgio Frota, acertou em cheio ao contratar o treinador cearense Flávio Araújo, 49 anos, para substituir Josué Teixeira, que entregou o cargo no fim da semana passada. A vida inteira defendi a tese de que os clubes de futebol deveriam observar a relação custo-benefício antes de efetivar a contratação de algum treinador ou jogador. Neste caso, acredito que o investimento vai valer cada centavo investido.
O Flávio Araújo tem dois acessos na carreira é um treinador da região e que conhece os times e os estádios onde o Sampaio jogará no Campeonato Brasileiro da Série D. Além do mais o Josué Teixeira não tinha mais clima para continuar e a mudança foi realizada no momento certo para não desgastar o Josué e nem o clube.
Muita gente acha que o Sampaio está em crise. Principalmente tendo em vista a desclassificação vergonhosa na semifinal do primeiro turno do Estadual, onde tinha uma baita vantagem, para o modesto Viana. Mas penso diferente. Acho que o atual campeão brasileiro tem tudo para dar a volta por cima. O elenco é qualificado. Só fiquei impressionado comas duas derrotas para o Leão da Baixada e pela atitude de alguns jogadores, que no jogo de volta deram a impressão que fizeram corpo mole para derrubar o Josué Teixeira, que diga se de passagem é o treinador mais vitorioso da gestão Sérgio Frota.
O assunto é recorrente. Vira e mexe vem à tona essa história de que jogador faz corpo mole para derrubar treinador. E se perguntarem para 10 jogadores na ativa, todos dirão que isso não existe. Chamarão de lenda. Lógico, né? O vai-e-vem nos clubes de treinadores e jogadores é tão grande que ninguém quer arriscar ficar marcado por isso.
Afinal como explicar a repentina queda de rendimento do Sampaio tendo um elenco tão qualificado? Por mais que os caras relutem em não assumir a bronca, era evidente que por alguma razão não queriam mais o Josué Teixeira no comando. Vocês podem esperar, que assim que o Flávio Araújo assumir o time, ele voltara ao caminho das vitórias. Uns preferem acreditar que o cara é milagreiro. Eu não.
E acho que o presidente Sérgio Frota também não, porque hoje ouvi da boca dele que os cabeças do motim serão punidos independente de quem sejam e que tem nome de gente conhecida e até querida da torcida. E acho que ele está muito certo nesta tomada de decisão, porque o clube não pode ter esse tipo de poder paralelo, que por não gostar do treinador tira o time da final do Estadual.
Se a ordem voltar ao Sampaio não tenho duvida que o clube conquistará o tricampeonato estadual e o acesso a Série C.