Apesar da mentalidade dos dirigentes de futebol estar mudando gradativamente, muitos clubes ainda seguem com a mania de achar que a solução dos maus resultados é a troca de treinador. Como se isso mudasse muita coisa. Estamos na 5ª rodada do segundo turno da Copa União e 4 técnico foram substituídos. Os times trocaram foram Moto, Santa Quitéria, São José e Cordino. O Papão foi o que mais mudou, pois já está indo para o terceiro comandante na mesma competição.
Após perder para o São José, que trocou o técnico Castelo Branco por Raimundinho, por 2 x 0, o treinador Moto,Oliveira Canindé, que substitui Sandow Feques, entregou o cargo ainda no vestiário. Canindé volta para o futebol cearense para assumir o comando do Icasa para a temporada de 2012. Junto com o ele vão embora também os laterais Roberto Baiano e Zada, além do zagueiro Braga, que não deixarão a menor saudade.
Nas últimas rodadas a instabilidade no time do Moto tem sido terrível. Por isso, fui contra a saída do Sandow Feques, pois o cara iniciou o trabalho e tinha entrosamento com o time e não precisa mexer. Era só dar tempo ao tempo. Momentos ruins fazem parte de qualquer campanha. O que os dirigentes do Moto fizeram? Aproveitaram a grana do Viva Nota e trouxeram um treinador de fora como se ele fosse milagreiro.
Com o elenco for formado por pernas-de-pau do Moto, só Jesus Cristo salva. Com isso, é mais um ano perdido para o Papão, que em 2012, de novo, não disputará nenhuma competição nacional.
A verdade é que a única pessoa na terra que fez milagre foi Jesus Cristo. Por isso sou totalmente contra mudanças repentinas. É claro que a exceção é feita quando o cara não dá liga com o clube. Briga com jogador, essas coisas, como aconteceu no São José, onde o Fernando Castelo Branco não tinha mais clima para trabalhar e a mudança por Raimundinho foi positiva. O mesmo aconteceu no Santa Quitéria, que no início da Copa União, trouxe um técnico cearense igual ao do Moto e o time não ganhava ninguém e foi só repatriar o Meinha para que a equipe assumisse a liderança isolada da competição.
Portanto, de uma maneira geral, tenho a convicção de que no início da temporada o dirigente tem que estudar muito bem suas ações. Desde a formação do elenco até a contratação de um bom treinador. A partir dali é confiança. Tem que se tentar agir muito mais com a razão que a emoção.
EU ATÉ CONCORDO QUE TÉCNICO DE FUTEBOL NÃO É MILAGREIRO, O EXEMPLO É SANDOW QUE FEZ UMA CAMPANHA RAZOAVEL COM UM TIME QUE FOI FORMADO UMA SEMANA ANTES DO INIO DA COPA UNIÃO UM TIME CONSIDERADO BEM PIOR DO QUE O ATUAL PELOS ENTENDIDOS DE FUTEBOL E SÓ SAIU DAS DISPUTAS DO PRIMEIRO TURNO PORQUE ENCONTROU NO JOGO DECISIVO O SAMPAIO, QUE ESTÁ A ANOS LUZ LONGE DO MOTO EM FORMA DE ADMINISTRAÇÃO E TIME DE FUTEBOL, O SANDOW PERDEU PARA O SAMPAIO O QUE ERA ESPERADO POR TODOS AQUELES TORCEDORES CONCIENTES, CHEGOU O CANINDÉ, TIROU QUEM VINHA JOGANDO DO TIME COLOCOU OS QUE TROUXE CONSIGO QUE NÃO SÃO MELHORES DOS QUE AQUI ESTAVAM E SÓ FEZ BESTEIRA, COM SANDOW SE OLHAVA UM TIME BEM POSICIONADO EM CAMPO, COM O CANINDÉ NEM ESQUEMA TÁTICO O TIME TINHA PARECIA UM NADA DENTRO DE CAMPO, RESULTADO A BUCHA SOBROU PARA O PC, QUE É CRAQUE MAIS NÃO É MILAGREIRO, CULPA DE QUEM? DO AMADORISMO DA DIRETORIA DO MOTO, UM CONSELHO! É MUITO MELHOR DEIXAR O MOTO PARADO DO QUE PASSAR VERGONHA, JÁ É TEMPO CHEGAR ALGUÉM NO MOTO E FAZER COMO O SERGIO FROTA FEZ NO SAMPAIO OU SEJA AFASTAR AQUELES QUE NÃO FAZEM NADA PELO PAPÃO QUE SÓ SERVEM PARA SECAR O TRABALHO DE QUEM REALMENTE AMA O PAPÃO. FORA COM FALSOS PATRONOS, SÓ APARECEM PARA FAZER MÉDIA QUE SEJAM AFASTADOS LOGO AGORA PORQUE ESTÁ CHEGANDO 2012 ESTÁ BEM AÍ PERTINHO LOGO LOGO ELES MOSTRARAO A CARA COMO SALVADORES DA PATRIA E DESAPARECERÃO E RESSUCITARÃO EM 2014. PIOR COM APOIO DE ALGUNS MEMBROS DA IMPRENSA APAIXONADOS PERDIDAMENTE POR ESSAS MALAS SEM ALÇA AS AZAS NEGRAS DO PARA SEMPRE HEXA-CAMPÉÃO MARANHENSE E ETERNAMENTE PAPÃO DO NORTE.