Planejamento tem que ter Série D como meta
Passada a euforia pela conquista da Copa União, que para o Sampaio não significou nada, é hora de pensar a temporada 2012. O presidente do Tricolor, Sérgio Frota, anunciou os nomes dos jogadores que interessam e os que devem ser dispensados. Não houve nenhuma surpresa entre os nomes de quem serve e quem não tem serventia. Sinceramente só espero que ele monte uma equipe melhor que a de 2011. Nomes como os de Rodrigo Ramos, Arlindo Maracanã, Luiz Maranhão, Eloir e Edgar, devem ficar. Para as outras posições espero que o dirigente traga atletas do mesmo nível ou melhor.
Com todo respeito ao presidente Frota e os atletas que estão saindo ou ficando no Sampaio, é preciso que seja montada uma equipe para a Série D de 2012. O futebol maranhense só voltará ao cenário nacional quando tivermos um time na Série B, pois do contrário estaremos renegados ao limbo do esporte. Não adianta o Tricolor ganhar Campeonato Maranhense e nem Copa União, porque a torcida não está nem ai para estas disputas.
O Campeonato Maranhense 2012 que começa em 23 de janeiro servirá ao Sampaio apenas de laboratório para a disputa da Série D, porque duvido que o torcedor maranhense deixará de assistir ao Campeonato Carioca para ver os jogos daqui. A Federação Maranhense de futebol pelo menos fez a parte dela e publicou o calendário da temporada inteira dando aos dirigentes do Tricolor oportunidade para que possam se programas para a disputa da Quarta Divisão.
É preciso que haja uma mobilização geral do Estado do Município e da iniciativa privada para tentarmos colocar um time na Série B, pois do contrario o Maranhão continuará dos grandes espetáculos e dos grandes eventos futebolísticos. Com a entrada na Segunda Divisão, o futebol maranhense deixará de ser deficitário economicamente, porque entrará a grana dos direitos de TV e de patrocinadores.