A importância de se ter um estádio
Acho que os clubes maranhenses não tem estádio por uma questão cultural, pois o maranhense prefere ter um carro luxuosos que morar em uma boa casa. O mesmo acontece com os times. Há pouco tempo, o Moto, um dos maiores times do Estado, sequer tinha endereço. O Sampaio durante uma transição de diretoria teve a sede depredada. E o MAC só tem aquele patrimônio porque os sócios estão lá todo dia vigiando.
Por falar no MAC, dos três é o que tem a mais chances de ter um estádio próprio, pois o clube é dono de terreno enorme em uma área nobre de São Luís. Porém, seus dirigentes estão trocando boa parte deste espaço físico (o melhor) pela promessa de independência financeira que poderá vir por meio de um repasse de um shopping e um condomínio que estão sendo construídos. Em minha opinião, o pessoal do Maranhão deveria ter feito como o Náutico (PE) que trocou parte de seu terreno em uma área nobre do Recife por um Estádio e um CT na periferia da cidade.
Sinceramente, acho que o dinheiro que entrará deste negócio do MAC não vai tirar o time da condição que se encontra, jogando todo ano apenas para não cair, pois os dirigentes já venderam uma parte do terreno e nada aconteceu. Porém, se tivessem construído um estádio ali na Cohama, hoje, o time teria renda e teria até como atrais torcedores nos bairros vizinhos.
Felizmente nem todos os times pensam da mesma forma que os dirigentes do MAC, pois a diretoria do Sampaio já estuda a construção de uma arena para 5 mil torcedores. Acho que pode ser o caminho para jogos contra times pequenos, pois um estádio ajuda muito, pois o time deixa de pagar aluguel e ainda pode alugar o prédio para outros clubes e para eventos.