Só Deus tira este título do Sampaio!

13comentários

Foto -Biaman Prado / Técnico do Sampaio, Josué Teixeira conta os minutos para ser campeão
Não adianta essa conversa fiada de que não ganhou nada. O Sampaio é o campeão maranhense 2011. Só Deus tiras esse título do Tricolor! Faltam cinco jogos para acabar o Estadual e o Tubarão tem 8 pontos de vantagem para o segundo colocado. Não tem como, um time que só perdeu um jogo em 11 partidas perder cinco vezes seguida. Nas minha opinião, eles já deviam está preocupado com o Brasileiro da Série D, pois o Maranhense já está no saco.

Há quem diga que campeonato de pontos corridos não tem graça, justamente, por isso, um time disparar e vencer a competições com vários rodadas de antecipação. Porém, está é a competição mais justa que existe e por isso foi adotada nos grandes centros, pois só vence o melhor, aquele que somou mais pontos. E não tem aquela coisa de um time que está em quarto como o Moto com 15 pontos em 10 jogos vencer dois jogos na final e ser campeão.

Aliás, cometi uma injustiça em um dos meus comentários. Ao dizer que a diretoria do Papão se resume a Dadá, Rocha Neto e a Motofolia, pois apenas o diretor de futebol e torcida organizada estão administrando o clube. Tanto o presidente quanto o vice-presidente do rubro-negro sumiram e largaram tudo nas mãos do Dadá.
A propósito, está ai um bom nome para reforçar o Sampaio na Série D, pois desde que Evandro Marques deixou a Bolívia lá nunca mais teve um diretor de futebol e o Dadá seria um excelente nome para o cargo.

Como estava dizendo, no campeonato de pontos corridos vence quem for melhor organizado dentro e fora de campo, quem tem comissão técnica e jogadores de qualidade e acima de tudo quem for melhor. É por isso, que o Sampaio está apenas contando as horas para ser campeão!

13 comentários »

Cadê o presidente do Moto, Gildo Moraes?

5comentários

Tinha prometido a mim mesmo que não comentaria mais nada sobre o Moto, pois tenho muitos amigos motenses e por causa de uns torcedores imbecis que acham que por eu ser boliviano estou tentando “avacalhar” ainda mais o Papão. Porém, os últimos acontecimentos me deixaram p. da vida. Acreditem, que os três reforços contratados para melhorar o time, que é muito fraquinho, ainda não jogaram porque a “diretoria virtual” não pagou as taxas de regularização na Federação Maranhense de Futebol (FMF)? É brincadeira né?

O meia Jadinho e o atacante Joãozinho estão treinando há quase um mês não jogaram contra o Sampaio há duas semanas, porque ninguém tinha dinheiro para regularizar o atleta. E agora, o lateral-esquerdo Rian,contratado pela torcida Motofolia,está arriscado de não jogar contra o Imperatriz, amanhã, pelo mesmo motivo. Acho que no mínimo a diretoria motense está brincando de fazer futebol.

É desse jeito que a diretoria do Moto quer repatriar o Kléber? O cara já dispensou até salário para jogar no Papão, mas até agora ninguém falou nada com ele. Como, o Sarará não joga só, vai ver que a diretoria vai pedir para ele pagar os salários dos outros atletas.

O que mais me irrita é que o presidente do Moto, Gildo Moraes, simplesmente sumiu. Estou sabendo até que a mulher dele já tomou o seu talão de cheque para não gastar mais nenhum centavo como time. Quero apostar que quando sair o dinheiro do Viva Nota, ele será o primeiro a aparecer para receber o cheque do governo. Assim é fácil, administrar futebol com o dinheiro dos outros.

Se Gildo Moraes não tem condição de tocar o time é melhor largar. Pior é ficar esperando por dinheiro do Viva Nota para começar a trabalhar. Enquanto isso, o vice-presidente Rocha Neto,o diretor de futebol Dadá e até a Motofolia, na total demonstração de inversão de valor,estão fazendo a parte dele!

5 comentários »

Santa Quitéria, o adversário a ser batido!

7comentários

Foto / Biaman Prado - Equipe do Santa Quitéria é a única que pode atrapalhar o bi do Sampaio
Nem Maranhão e muito menos o Moto, o adversário a ser batido pelo Sampaio no Campeonato Maranhense é o Santa Quitéria. O único time que pode ameaçar o bicampeonato do Tricolor é a Raposa, pois é a única equipe invicta na competição e com chances reais de encostar no líder Tubarão.

Porém, a missão não será fácil, pois o confronto direto entre Sampaio e Santa Quitéria acontece já neste domingo e será no Nhozinho Santos, atual casa do Tricolor na temporada. A Raposa tem um bom elenco, mas não acredito que seja capaz de arrancar mais que um empate diante no municipal.

Agora, se o Sampaio vencer o Santa Quitéia, ele já será campeão faltando cinco rodas para acabar a competição, pois com ninguém alcançará o Tricolor com uma vantagem tão grande com uma quantidade tão pequena de jogos.

Sinceramente, acho que o Sampaio já é campeão, pois dificilmente alguém o alcançará. E o Tricolor é vencedor não apenas pelos pontos somados, mas pela sua organização fora de campo e pela estrutura montada pela sua diretoria, muito superior a de todos os outros times juntos.

7 comentários »

Quando a torcida atrapalha…

10comentários

O papel da torcida no estádio é torcer
Por causa de torcedores imbecis que jogaram objetos no campo, o Sampaio não poderá jogar contra o Trem, do Amapá, no dia 24 de julho, no Nhozinho Santos. O Tricolor foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com a perda de um mando de campo e multa de R$ 1,6mil, por causa de objetos que foram arremessados no campo, no jogo contra Guarany-CE, pela Série D, do ano passado. Na ocasião, o Tubarão empatou por 1×1 e foi eliminado da competição e o árbitro Sandro Meira Ricci carregou a súmula contra o time maranhense, que foi condenado no dia 27 de outubro 2010.

Quem perde com isso, além da torcida, é o próprio clube, pois os times daqui só ganham dinheiro com renda em competições nacionais, pois a torcida daqui já não acredita nas competições locais há muito tempo. O presidente do Sampaio, Sérgio Frota, prometeu recorrer da punição, mas não conseguir ser perdoado pelo STJD deverá jogar no Correão, em Bacabal, ou Renê Bayma, em Codó. E lá vai mais dinheiro com advogado e provavelmente com viagem e hospedagem desnecessários que poderiam ser usados para pagar jogadores melhores.

Por causa das denúncias, o Sampaio foi enquadrado no artigo 213 e acabou punido com a perda de um mando de campo. Foi mais uma punição por causa de sua torcida. Em 2009, no jogo contra o Paysandu, quando o tricolor acabou sendo rebaixado para a Série D, os torcedores atiraram vários objetos no campo e o Tubarão perdeu três mandos de campo. A punição foi cumprida na primeira fase da Série D, de 2010, quando jogou em Codó e no Albertão, em Teresina.

Quero saber até quando estes idiotas que se dizem torcedores vão continuar freqüentando o estádio e prejudicando o time? Enquanto não punirem de forma severa estas “bestas”, o Tricolor continuará sofre punições, pois todo jogo é a mesma coisa ou então se muda de vez para Codó ou Bacabal, onde o torcedor não joga nem papel em campo.

Estes torcedores idiotas deveria se espelhar no exemplo da Motofolia, que sensibilizada com a situação financeira precária do Moto Club, contrataram o lateral-esquerdo Rian para reforçar o time. Os torcedores serão responsáveis pelo pagamento do atleta que será trazido para o restante do Campeonato Maranhense 2011. O jogador se apresentará segunda-feira à tarde, no Centro de Treinamento Pereira dos Santos, no Paranã.

Agora, só resta torcer para que nenhum idiota jogue mais nada no campo e atrapalhe o time ainda mais na Série D.

10 comentários »

Quem não chora não mama e Imperatriz ameaça sair do Estadual

2comentários

Imperatriz pode ser o próximo a deixar o Estadual

No Big Brother que virou o Campeonato Maranhense 2011, o Imperatriz é o emparedado da vez. Sem dinheiro para pagar os salários dos jogadores, atrasados há mais de três meses e sem dinheiro para viajar para cumprir os jogos fora de casa do returno do Estadual, o Cavalo de Aço a qualquer momento pode pedir para sair da disputa. Embora, para mim,a ameaça de desistência não passa de uma forma de pressionar a prefeitura da cidade para patrocinar o time.

Infelizmente nem todo mundo obedece aquele ditado popular: quem não pode com pote não pega na rodilha, pois a crise do Imperatriz é o reflexo da irresponsabilidade dos dirigentes de clubes locais, que apesar de não ter dinheiro contratam jogadores e comissão técnica e colocam times em competição.

Não é vergonha nenhuma admitir que não tem condições de disputar uma competição e pedir para sair dela, o que é feio é enganar o profissionais que contrata e a torcida. Esse tipo de comportamento é visto em praticamente todos os times. O único que teve coragem para admitir foi o Gildo Moraes, mas foi coagido por Alberto Ferreira a entrar, que para eu é o grande culpado de tudo.

Foi Alberto Ferreira o culpado pelo Nacional ter sido excluído da disputa por não pagar as taxas de arbitragem, pois se quisesse teria ajudado o time. E apesar da saída do Iape do Estadual ter sido por questões políticas do seu presidente Pereirinha,a FMF tem culpa, pois deveria cobrar critérios mais rígidos para entrar no Estadual.

E sabem porque a culpa de toda esta bagunça que está acontecendo no Estadual de 2011 é de Alberto Ferreira? Por que ele não administra a competição, não se preocupa com os participantes e não está nem ai para os torcedores.

Porém, para a sorte dos torcedores não acredito que o Imperatriz deixará o Estadual, pois ninguém no time admitiu está hipótese. Eles só estão tentando pressionar a prefeitura a patrocinar o time, como acontece em toda equipe do interior.

Mas fica o alerta, fica a desconfiança e acima de tudo exposição negativa na imprensa do nosso combalido futebol…

2 comentários »

O grupo é fácil, mas o Sampaio precisa fazer time…

9comentários

Foto/Biné Morais - Time do Sampaio precisa melhorar muito para sonhar com Série C...
Apesar do grupo do Sampaio no Campeonato Brasileiro da Série D não está completo, pois faltam os representantes do Pará e Piauí, considero muito fácil a chave que tem ainda São Raimundo (PA) e Trem (AP). Porém, será preciso montar um time, pois o atual elenco do Tricolor é inferior aquele que ficou no quase em 2010.
Sem bairrismo, mas não dá para a gente ficar com medinho de time do Pará, Piauí e muito menos o Amapá. Se a diretoria do Sampaio conseguir montar um time no mínimo um pouquinho melhor que o do ano passado, com certeza conseguirá o acesso a Série C, que não grandes coisas, mas pelo menos fica mais perto da B e da A.

Porém, sem time não é possível ganhar nem campeonato de bairro. Embora o Sampaio seja o líder do Estadual, que não é parâmetro para nada, o time não conseguiu sequer ganhar as “camisas” do Moto. A diretoria do Tricolor aposta em jogadores que só atuam aqui, pois não conseguem se firmar em equipe nenhuma lá fora. Não vou citar nomes para não constranger ninguém.

O Sampaio já tem meio caminho andado para conseguir o acesso para a Série C: a estrutura e organização, falta apenas a montagem de um time competitivo. É preciso o presidente Frota acabar com este paternalismo exacerbado por alguns jogadores e pensar no bem maior, o acesso.

Atualmente, o Sampaio está cheio de jogador que agem como funcionário do clube, quando deveria está cheio de executivos da bola usando o peso da camisa para se projetar no esporte. Percebem a diferença? É só comparar: quantos jogadores têm no departamento médico e quantos tinham na época de Arnaldo Lira ou quantos atletas deste grupo foram sondados por grandes times e quantos daquele grupo de 2010 estão empregados em grandes equipes.

Ainda há tempo de montar um bom time competitivo e o momento é este, pois os melhores estaduais estão acabando. Falta apenas, ter vontade…

9 comentários »

Danilo é o ‘cara’ do Papão!

3comentários

Foto/Biné Moraes - Danilo sofreu forte marcação de Vinícius no classico, mas foi o melhor jogador da partida
Quando Kléber começou a treinar no CT Pereira dos Santos foi tratado como um Deus. E até com certa razão por tudo o que fez no Moto e no futebol brasileiro. Só que o marketing do Papão acabou não sendo tão efetivo quanto se imaginava. Explorou menos do que deveria a imagem dele. Principalmente no quesito patrocinador. Até dá para entender porque ele ainda não assinou contrato, pois ainda espera uma proposta do Atlético (PR), mas é estranho. No mínimo o planejamento acabou sendo mal executado. Em contrapartida a diretoria acertou na contratação do meia, Danilo, o D10, que vem sendo decisivo e atuante.

Danilo é alagoano e tem 23 anos, mas já jogou no Viana a Copa União. No Moto, foi contratado como salvação para o meio de campo, que não criava nada. O mérito de ter trazido o D10 para o Papão é do diretor de futebol Dadá e tem contrato com o clube até o final do Campeonato Maranhense. E desde que ele jogue bola e corresponda dentro de campo, não importa onde ele jogará depois.

O bom futebol de Danilo já está chamando a atenção de outros clubes, inclusive, o Sampaio. Soube de uma fonte que o presidente Sérgio Frota já teria feito até uma proposta para D10 jogar a Série D, mas seus empresários dizem que ele tem convite para disputar a Série B. Coisa que não duvido.

Atualmente para mim ele é a grande estrela dessa equipe. Tem sido decisivo nos principais jogos do Moto nessa temporada. Não sei se o Papão será campeão do Campeonato Maranhense, até porque acho que Sampaio e o Maranhão também estão fortes nessa briga, mas se chegar, vai ser pela qualidade desse rapaz.

3 comentários »

Rindo a toa…

4comentários

Arnaldo Lira serve para o Bahia de Feira, mas não serve para o Sampaio...
O técnico Bahia de Feira de Santana, Arnaldo Lira, deve está rindo a toa não só pela conquista do inédito campeonato baiano, mas da cara dos dirigentes do Sampaio que o dispensaram após classificar a equipe para a segunda fase da Série D de 2010. Agora, duvido que ele volte para o Tricolor, pois a conquista do Baianão com o modesto Bahia de Feira, Lira está supervalorizado no mercado e dificilmente aceitaria um convite para disputar Quarta Divisão.

Por causa de meia dúzia de jornalista de meia tigela, que acusaram Arnaldo Lira de ser empresário de jogador, o presidente do Sampaio, Sergio Frota, o dispensou. Agora, com certeza deve estar arrependido, pois o técnico trouxe para substituí-lo, Flávio Campos, foi um verdadeiro desastre.

É por isso que digo que o futebol do Maranhão caminha na contramão do mundo, pois Arnaldo Lira montou um time com atletas indicados por ele que vieram para o Sampaio para ganhar projeção e não simplesmente para ganhar dinheiro, mas teve muita gente que disse que os caras eram piores do que os daqui. Grande engano, pois na conquista do Campeonato Baiano, cinco deles estavam em campo: Edson, Paulo Paraíba, Diones, Bruninho e João Neto.
Nas conversas que tive com Lira, ele me fez uma observação importante; “repara quantos jogadores que eu trouxe estão no departamento médico e quantos dos estavam aqui só vivem contundidos?”. Os atletas trazidos sequer queriam morar em hotel e prefiram até morar na sede, pois vieram ao Maranhão a trabalho e não a passeio. Percebem a diferença?

É como um ex-diretor do Sampaio me disse: “é incrível que um time com uma folha de pagamento de mais de R$ 150 mil não consegue vencer o Moto, que tem uma folha de R$ 30 mil e ainda está atrasada”.

Depois que foi dispensado do Sampaio, para a sua felicidade, Lira estava trabalhar no Hercílio Luz, de Santa Catarina, mas por indicação de dirigentes do Vitória (BA) foi contratado pelo Bahia de Feira. Com ele foram vários jogadores, entre eles o Wesclei, que foi artilheiro do Sampaio no Estadual de 2010. Nas finais do Baiannão, o Bahia empatou o primeiro jogo contra o Vitória por 2 x 2 com o Vitória. E no segundo jogo, na casa do Vitória (Barradão) bateu o rubro negro por 2 x 1, e conquistou seu primeiro título baiano.

Aos 50 anos, José Arnaldo Lira, que é alagoano de Junqueiro, mas radicado no em Fortaleza (CE) trabalhou em várias equipes de todo Brasil, como Fortaleza, Ceará, Ferroviário – CE, Paysandu-PA, Ituano, ABC-RN, Maranhão, Sampaio Corrêa, Moto Club, Criciúma-SC, CRB, ASA de Arapiraca e Treze de Campina Grande, entre outros. Lira foi bi campeão maranhense em 1994 e 1995 e cearense em 1999.

Sinceramente não acredito que Josué Teixeira será o técnico do Sampaio na Série D, porém, espero que Sérgio Frota traga um treinador com o mesmo espírito de Arnaldo Lira…

4 comentários »

Empate com cara de derrota para o Sampaio

11comentários

Sampaio sofreu para empatar com o moto por 1 x 1
Não é porque sou tricolor, mas o empate com o Moto Club por 1x 1 teve gosto de derrota para o Sampaio Corrêa. Pela estrutura e pelo elenco que tem o Tricolor, ele deveria ter saído de campo com a vitória, pois o Papão jogou só com as camisas. E não adiante vir com essa conversa fiada, que em clássico não favorito, pois eu acredito é competência e foi justamente o que faltou no jogo para o Tubarão.

Não é de hoje que o Sampaio está jogando mal. O ex-técnico do extinto Iape, Paulo Cabrera, já havia alertado que o Tricolor é um time de uma jogada só: bola levantada na área para o homens de frente tentar concluir.

Confesso que não sou de criticar o trabalho de ninguém, mas desde que o técnico Josué Teixeira assumiu o Sampaio,tirando o jogo contra o Cordino vencido por 3 x 1, nas duas últimas partidas a equipe venceu com placar apertado de 1 x 0 contra o Maranhão e contra o Iape e por último, empatou com a camisas do Moto por 1 x 1.

Com Josué Teixeira, a equipe parece que perdeu poder ofensivo e está muito mais preocupada em se defender que marcar gols. O único jogador indicado por ele para o meio de campo, Marcos Vinícius, em nada melhorou o time e acho até que ele está no nível dos estão aqui e se é este o time que ele está formando para disputar a Serie D, acho que o tricolor será eliminado na primeira fase.

Quanto ao Moto, acho que tanto o técnico Celinho como os jogadores são uns heróis, pois o time rubro-negro está passando por uma “draga” terrível e ainda tem motense que vai para o estádio encher o saco deles. É brincadeira né! O Papão deu o maior o calor no Sampaio e só não venceu o jogo porque cansou no segundo tempo.
Como o próprio atacante do Moto, Gilson, artilheiro da equipe na temporada, disse após o jogo contra o Iape “a defesa do Moto não existe” e mesmo assim, o Sampaio só conseguiu fazer um gol de bate-rebate quase no final do segundo tempo. É por isso, que digo que faltou ao Tricolor competência para vencer a partida.

Sou daqueles que não acredita em azar e sorte, o que existe é competência e outras coisas… Percebem a diferença? É justamente por isso, que digo o empate para o Sampaio, neste jogo contra o Moto, foi uma derrota.

11 comentários »

Reforço de peso: Kléber encerrará carreira no Moto

3comentários

Kléber deve acertar com o Moto
Não apenas por estar um pouco gordinho, mas por um dos maiores craques do futebol brasileiro, que acredito que Kléber Pereira será um reforço de peso para a equipe do Moto Club. Apesar de ainda esperar por uma proposta do Atlético (PR), acredito que ele deve mesmo assinar com o Papão. Acho que possível o retorno do Sarará para o futebol local será a melhor notícia do esporte maranhense em 2011.

Desde que Paulo César deixou de jogar, que o futebol maranhense carece de um craque na essência da palavra, pois o futebol daqui, atualmente, não tem um jogador diferenciado que decida uma partida. O que temos aqui, é muita correria e atletas início de carreira ou ex-jogadores em atividade.

O Kléber, pois esse negócio de Kléber Pereira é invenção de Vanderlei Luxemburgo, é um dos melhores atacantes que esta terra já produziu. E embora esteja com 36 anos, acho que ele ainda tem muito a oferecer para o futebol.

O Sarará é aquele jogar da era “romântica”, que não entra em campo só por dinheiro, tanto que se acertar com o Moto receberá apenas um salário mínimo como manda a Lei, pois por ele jogaria de graça. Ele é tão motense que recusou jogar pelo rival Sampaio na Copa do Brasil deste ano.

Só lamento, que ele só deva jogar no Moto no segundo semestre, pois está muito tempo parado e precisa recuperar a forma física, porque talento ele tem muito e isso, não se desaprende.

E vou concluir o post de hoje com uma boa notícia para os motenses e para quem gosta de futebol, o Kléber é meu amigo e por razões que ele me pediu para não revelar, o cara vai mesmo fechar com o Moto. “Vou jogar dois meses e depois paro”.
Parabéns Moto.

3 comentários »
https://www.blogsoestado.com/marciohenrique/wp-admin/
Twitter Facebook RSS