Estar na liderança do Campeonato Maranhense de 2010 nunca foi tão importante como agora, pois a competição com 9 clubes tem apenas G1, porque só há uma vaga para o vencedor disputar a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro da Série D do próximo ano. Por isso, é bom os times, principalmente os grandes, se concentrarem na disputa desde o início para depois não reclamar que o certame perdeu a graça porque determinada equipe disparou.
O sistema de pontos corridos premia os mais competentes, no caso do Maranhense 2010 o mais competente, pois só premiação para o vencedor. Em competições com sistema não há lugar para o improviso ou circunstância do destino, isto é, uma equipe ser última colocada no primeiro turno e vencer o returno e ser campeã.
O 1º Campeonato Maranhense disputado no sistema de pontos corridos da história tem como líder o Maranhão, que venceu o Iape, por 1 x 0, na noite de quinta-feira, no Estádio Nhozinho Santos. São José de Rimar e Viana ficaram no 1 x 1.
O Sampaio ainda não estreou na disputa, pois está jogando o Campeonato Brasileiro da Série D, mas quando jogar não pode priorizar uma competição, porque corre sério risco de perder as duas.
Por tanto, times maranhenses encarem cada jogo como se fosse uma decisão, pois no sistema de pontos corridos o título é conquistado a cada jogo e sempre vence o melhor.