Até quando os dirigentes do futebol maranhense continuarão insistindo em concorrer com o futebol na TV. Com os times que temos e com as competições organizadas pela Federação Maranhense de Futebol (FMF) é praticamente impossível trazer de volta aos estádios os torcedores que preferem acompanhar pela televisão os jogos dos grandes clubes do futebol brasileiro.
Os dirigentes que duvidam desta realidade é só visitar os bares da cidade nas tardes de domingo, que vai constatar que os locais que transmitem jogos de Flamengo, Vasco, Fluminense, Botafogo, Corinthians, Palmeiras, São Paulo estão todos lotados e pasmem, com torcidas organizadas. Com o início dos Campeonatos Brasileiros este êxodo dos estádios só tende a crescer. E pelo visto este quadro não será mudado enquanto um de nossos clubes não volte pelo menos para a Série B.
As pessoas que dirigem o futebol local precisam criar novos dias e horários para os jogos, fugindo da concorrência da TV aos domingos, pois infelizmente não há como ir contra esta triste realidade. Aqueles que insistem em concorrer com televisão por conservadorismo ou falta de visão ou extrema burrice, estarão fadados ao fracasso.
Uma solução pode ser antecipar os jogos de domingo para o período da manhã, pois além de fugir da concorrência da TV possibilitará que os torcedores que moram em locais mais distantes possam levar a família para assistir aos jogos e em seguida ir desfrutar as maravilhosas praias de São Luís. Com isso, o torcedor terá um dia inteiro de lazer.
Há ainda alternativa mais drástica e que está em voga, transferir os jogos de domingo à tarde para segunda-feira à noite, mas ai fica mais difícil para os pais levar seus filhos aos estádios, porém, não há concorrência com a TV.
Somente com uma boa jogada de marketing será possível despertar no público consumidor o interesse pelo produto: futebol maranhense. A solução é mudar não apenas os jogos de domingo, mas os de quarta-feira à noite e sábado à tarde, para diais e horários alternativos.