Por Márcio Henrique • quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
Foto: Douglas Júnior
Agora vai. Depois de ser anunciado como reforço pelo Cruzeiro (MG), Atlético (MG), Vasco (RJ) e Fluminense (RJ), o atacante maranhense Kleber Pereira de 34 anos assinará contrato com o Internacional (RS). Aos 34 anos, o goleador teve dificuldades para encontrar um clube para jogar no Brasil, pois os dirigentes não queriam pagar o que ele merece.
Porém, o preparador de goleiros do Internacional, Clemer, entrou em contato com o jogar e fez o meio de campo entre ele e a diretoria do Inter. Com elogios do tipo: bom caráter, jogador de grupo e goleador, o atacante Kleber Pereira foi recomendado aos dirigentes do pelos amigos que hoje estão no colorado o lateral-esquerdo Kleber e o zagueiro Fabiano Eller. E ele ainda teve a chancela do técnico do clube Jorge Fossati.
Bom para o jogador que estará em um grande time e disputando a sua quarta Libertadores. Pior para os clubes que o consideraram caro, pois não souberam medir a relação custo benefício. Agora, preparem-se, pois o Kleber vermelho vem ai…
Categoria Sem categoria
Por Márcio Henrique • quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
Foto: Biné Moraes
A governadora do Estado do Maranhão, Roseana Sarney, confirmou que o projeto Viva Nota sairá do papel logo após o Carnaval. Porém, a chefe do executivo exigirá que os times melhorem e que o futebol maranhense volte a ocupar um lugar de destaque no cenário nacional. De acordo o programa, o torcedor trocará notas fiscais por ingressos de jogos e os times receberão um percentual. Com a medida, o estado tende a aumentar a arrecadação de impostos.
Ouvi pessoalmente da governadora Roseana Sarney durante a confraternização do partido Democratas que o Viva Nota está em fase conclusiva.“O projeto está em fase de estudo bastante adiantado com o secretário de fazenda já na complementação”, afirmou.
A governadora não me precisou a data de lançamento do Viva Nota, mas afirmou que será em breve. “Estamos deixando para fazer todos lançamentos de projetos após o Carnaval”, disse.
Como uma das metas de seu governo é tornar o povo mais feliz, a governadora Roseana Sarney quer levar lazer a população através do Viva Nota e ajudar os clubes de futebol. No entanto, a chefe do executivo fará uma exigência aos times que fizerem parte do programa. “Nós sempre ajudamos o esporte. Nós vamos ajudar mais uma vez os clubes, mas em compensação queremos que os nossos times melhores suas posições em campeonatos nacionais e estaduais para que possamos exportar nosso futebol para todo Brasil”, completou.
O Viva Nota será muito parecido com o programa Nota na Mão. O projeto foi um sucesso e foi o responsável pelo recorde de público em uma partida de futebol no Maranhão, cerca de 100 mil pessoas na partida Sampaio x Santos, no Estádio Castelão.
Agora, espero que os dirigentes dos clubes maranhenses, com exceção do Sampaio e JV Lideral, que já montaram seus elencos e estão investindo em jogadores, percam o medo e monte equipes competitivas para a disputa da Copa União.
Espero que os dirigentes do futebol maranhense captem o recado da governadora e formem times competitivos para que os estádios voltem a ficar lotados e que nos atletas possam ser exportados para os grandes clubes do país e do mundo.
Categoria Sem categoria
Por Márcio Henrique • quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
O presidente do Iape, Isaias Pereira, o Pereirinha, firmou uma parceria com a Associação Esportiva e Recreativa Carajás (Aerca) e deixou o Sampaio sem local para fazer treinamentos coletivos. Com a atitude, Pereirinha solucionou seu problema de falta de sede e ainda provocou o presidente do Tricolor, Sérgio Frota, de quem é desafeto.
Não sou advogado de Pereirinha, mas ele não fez nada de ilegal e aproveitou-se de uma falta de planejamento do Sampaio para provocar o desafeto. O Tricolor tinha um contrato de “boca” com a Aerca e o dirigente do Iape colocou tudo no papel e agora pode gozar de toda a estrutura do clube que tem ainda piscina e ginásio.
No ano passado, o Sampaio de Sérgio Frota tirou do Iape o zagueiro Johíldo e na atual temporada tiraram o zagueiro Mímica o volante Cláudio André. Acho que Pereirinha está apenas indo à forra com o desafeto.
Só espero que os dois dirigentes mantenham a rivalidade apenas no campo, mas com certeza a provocação por parte de Pereirinha terá volta de Frota.
Categoria Sem categoria
Por Márcio Henrique • terça-feira, 26 de janeiro de 2010
Os dirigentes do Moto devem estar desesperados para colocar o clube na Primeira Divisão para chegar o ridículo de sugerir a Federação Maranhense de Futebol (FMF) que acabe com a Segunda Divisão. De todas as manobras para colocar o papão pela janela, essa é disparada a mais estúpida.
Espanta-me que a idéia excêntrica tenha partido do advogado do Moto, Willans Dourado. Pior foi o argumento por ele utilizado: copiar o Piauí onde a competição teria sido extinta. Mentira! A Segundona piauiense não foi realizada por falta de times interessados em disputá-la e estão com esse problema até na Primeira Divisão deles.
O interesse do advogado é garantir o Moto na Primeira Divisão, pois o clube perdeu o prazo legal para recorrer da sentença da Comissão Disciplinar, que desconsiderou a participação do Papão na Série B. Como o time não recorreu na instância imediatamente superior o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) não poderá levar o caso para o Supremo Tribunal de Justiça Desportivo (STJD).
É preciso acabar com essa história de virada mesa, pois o futebol atual não comporta mais esse tipo de coisa. Pela moralidade do futebol maranhense, o Moto deve disputar a Segunda Divisão.
Categoria Sem categoria
Por Márcio Henrique • segunda-feira, 25 de janeiro de 2010
Por incrível que pareça o artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2008 com 21 gols, Kleber pereira, não foi contratado por nenhum time brasileiro. Após sair do Santos (SP), o jogador maranhense de 34 anos deve retornar ao Monterrey do México, que disputara Copa Libertadores da América.
O atacante Kleber Pereira até que tentou jogar este ano no Brasil, mas não conseguiu chagar a um acordo financeiro com nenhum time nacional.Entre os clubes que o atleta maranhense negociou estão: São Paulo, Cruzeiro, Atlético (MG), Palmeiras, Vasco e por último o Fluminense.
O que me causa espanto é que o Atlético (MG) não ter acertado com Kleber e ter anunciado Obina, que com todo respeito não engraxa nem as chuteiras do jogador maranhense. Outro, foi o Flamengo e Palmeira brigando por Wagner Love que nunca foi artilheiro de nada.
Acho que Kleber Pereira não ficou em nenhum time nacional por puro preconceito por ser nordestino, pois Brasil quem não nasce no Sudeste é brasileiro de 2ª classe. E isso é uma grande injustiça com o atacante que recusou se naturalizar mexicano para um dia vestir a camisa canarinho, coisa que nunca aconteceu.
Porém, nada como um campeonato depois do outro. Tenho certeza que Kleber fará uma excelente Libertadores da América e possa eliminar alguns destes times que o desprezaram. Por isso, que este ano sou Monterrey desde criancinha.
Categoria Sem categoria
Por Márcio Henrique • quinta-feira, 21 de janeiro de 2010
Vou incluir mais um time para a minha lista das equipes desorganizadas do futebol Maranhense, o Bacabal Esporte Clube (BEC). O Leão do Mearim botou muita “banca” para entrar na Copa União, mas até o momento, sequer montou o elenco e ainda está arriscado a perder o técnico Dentinho, insatisfeito com a falta de profissionalismo dos seus dirigentes.
A menos de um mês para o início da Copa União, a equipe do Bacabal não tem preparador físico, preparador de goleiros e nem plantel definido. O pior é que a diretoria do BEC quer montar um time só com jogadores selecionados e peneira e que o técnico Dentinho assuma também as atribuições de treinador de goleiros e fisicultor. Preocupado com a falta profissionalismo, o treinador já disse que não ficará de não forem contratados reforços e montada uma comissão técnica.
Devido ao amadorismo de sua diretoria, o Bacabal faz parte do grupo dos times desorganizados que apenas farão número na Copa União.
Categoria Sem categoria
Por Márcio Henrique • quinta-feira, 21 de janeiro de 2010
A diretoria do Sampaio reconheceu a falha a tempo e está à procura de um atacante mais experiente. O jogador deve ser indicado pelo técnico do tricolor, Edson Porto, que também indicou a maioria dos atletas contratados como reforços para a temporada de 2010.
Esta é apenas uma das vantagens de começar o trabalho com antecedência. Juntamente com JV Lideral e Iape, o Sampaio foi um dos primeiro times do estado a iniciar sua pré-temporada. Fez jogos amistosos e chegou à conclusão que está precisando de um atacante de referência, pois o Jurandir vem de uma cirurgia delicada no joelho. Apesar da intervenção medica ter sido feito pelo maior especialista do estado, Dr. José Carlos Amaral, o tempo de recuperação dele será um pouco longo.
Quanto à indicação, acredito que o técnico Edson Porto deva trazer para o Sampaio um jogador do nível do volante Edinho Costa e do zagueiro Mauro Pinto, que chegaram para serem titulares. Aliás, o Edinho me disse algo interessante sobre contratação: “quem chega para somar é calculadora, pois vim para ser titular e não sair mais do time”. Realmente, jogador para fazer número só serve para onerar a folha de pagamento e criar confusão para o treinador.
Espero que o novo dono da camisa 9 do Sampaio seja um jogador do nível de Tico Mineiro ou Marcelo Baron para o bem da torcida e desespero dos adversários.
Categoria Sem categoria
Por Márcio Henrique • quarta-feira, 20 de janeiro de 2010
A diretoria do Moto realmente não fala a mesma língua. O advogado Willans Dourados deixou o cargo de diretor financeiro, mas permanecerá na Junta Governativa que administra o clube. O dirigente já havia pedido para deixar a junta por não ter participado da eleição que elevou Arimateia Viegas presidente da comissão.
Willans Dourado teria ficado aborrecido e preocupado por não estar tendo acesso as finanças da junta governativa e por isso, entregou o cargo, porém, permanece na junta governativa. O fato que levou a saída de Dourado é grave, pois demonstra falta de transparência na prestação de contas das pessoas que estão administrando o Moto.
Outro que também deixou a junta, voltou, mas vive ameaçando sair de vez é o diretor de futebol Biné Borges, que também se entende com o presidente Arimateia Viegas. O último desentendimento da dupla aconteceu no último domingo, quando Viegas queria apresentar o novo time à torcida em um jogo amistoso com atletas selecionados em uma peneira, mas Borges não atendeu ao pedido, pois temeu pela integridade física dos jogadores em início de temporada.
Com as brigas, o que deveria ser um grupo unido para ajudar a tirar o Moto do fundo poço em que está mergulhado, virou uma “Torre de Babel” na qual ninguém se entende e maior prejudicado com certeza será o clube.
Categoria Sem categoria
Por Márcio Henrique • quarta-feira, 20 de janeiro de 2010
A diretoria do Maranhão substituiu o técnico Hiltinho Soares por Arlindo Azevedo, mas é preciso dar as condições necessárias para o novo treinador trabalhar. O professor Arlindo é um dos melhores profissionais do Estado, mas não é “milagreiro”, isto é, se os dirigentes do MAC não derem jogadores de qualidade ele não poderá fazer nada com pelo time.
Todo mundo sabe que o Arlindo Azevedo é um técnico que gosta de trabalhar com as divisões de base e o faz muito bem, mas ele não pode jogar uma competição profissional só com garotos.
Arlindo Azeve assim que avaliar o grupo pedirá reforços de qualidade para mistura com os atletas do clube. O problema será fazer os dirigentes do MAC abrirem o cofre, pois os novos e velhos cardeais não querem abrir a mão nem para dar “tchau”.
Os cardeais estavam esperando pela salvadora parceria do clube com o ex-jogador e empresário César Sampaio. Porém, este tipo de sociedade só beneficia o empresário, pois transforma o clube em uma espécie de barriga-de-aluguel para seus jogadores e o time fica apenas com um pequeno percentual e mais nada. Para o próprio bem MAC parece que o negócio não foi para frente.
Com relação a mudança de técnico, já havia adiantado que os dirigentes do Maranhão queriam utilizar Hiltinho Soares como quebra-galho. As suspeita tornou-se realidade com a apresentação de Arlindo Azevedo menos de 24 após Hiltinho comandar a apresentação do clube. Só espero que não façam o mesmo com Arlindo…
Categoria Sem categoria
Por Márcio Henrique • segunda-feira, 18 de janeiro de 2010
Depois de anunciar uma parceria milionária com o ex-jogador César Sampaio, a equipe do Maranhão começou a temporada com praticamente o mesmo time que jogou a Taça Cidade de São Luís e ficou em último lugar. O que demonstra falta de organização, planejamento e profissionalismo dos dirigentes do MAC. E quem pagará pela má gestão será mais uma vez o torcedor.
Para começar, acho uma grande falta de respeito o que a diretoria do Maranhão está fazendo com o técnico Hiltinho Soares, pois eles anunciaram que o “salvador” César Sampaio traria um treinador mais experiente para o clube e entregaram para ele. Hiltinho é um profissional competente, trabalhador e honesto e não merece ser tratado como técnico “tampão” ou quebra-galho.
Com relação ao grupo de jogadores, ele tem futuro, mas precisa ser trabalhado aos poucos. A diretoria do MAC poderia pegar como exemplo o trabalho que o Sampaio e o JV Lideral estão fazendo: montaram um time com atletas profissionais e utilizam as categorias de base apenas para completar o elenco.
Um bom exemplo que jogador de categoria de base tem que entrar nos times aos poucos para não ser queimado e o Felipe Coutinho do Vasco. O atleta já está até vendido para um clube da Europa, mas no ano passado não começou uma partida como titular.
O pior é que a diretoria do Maranhão insiste em cometer este erro e parece que submeterá o clube mais uma vez ao ridículo.
Categoria Sem categoria