Sampaio vence Taça Cidade e dá adeus a série de vices!

poster blog

Foto (Biné Moraes): Time campeão da Taça Cidade de São Luís

A equipe do Sampaio Corrêa venceu a Taça Cidade de São Luís e deu adeus ao trauma dos vice-campeonatos. Apesar da ansiedade dos jogadores e dirigentes, o Tricolor conseguiu conquistar o primeiro título após dois anos. O troféu e a vaga para a Copa do Brasil de 2010 foi uma conquista dos jogadores, da comissão técnica e da diretoria, em especial o presidente Sérgio Frota.

Depois de um ano conturbado, os atletas do Sampaio conseguiram dar a voltar por cima. O autor do gol do título, o atacante Thiago Miracema, por diversas vezes foi alvo de criticas, mas soube manter a calma e confiança em seu trabalho. Foi ano também da recuperação do meia Kleo, que voltou a jogar um futebol de qualidade. Porém, entre os jogadores o goleiro Rodrigo Ramos era um dos mais ansiosos, pois estava há dois anos lutando por uma conquista com a camisa do Tricolor.

O técnico Edson Porto havia amargado o rebaixamento do Campeonato Brasileiro da Série C para a D e um vice-campeonato Estadual, queria muito conquistar um título com o Sampaio. Vencer a Taça Cidade para ele tornou-se muito mais uma questão moral que profissional. Não que ele precisasse provar algo para alguém, pois todos sabem que o treinador Porto é competente, trabalhador e honesto.

Agora, não dá para destacar a conquista da Taça Cidade de São Luís sem lembrar de Evandro Marques, que iniciou o ano como diretor de futebol, Batista Oliveira, Fernando Cadilhe, Dr. Adelson Lopes, Touro Weba, Nilson Garcia e principalmente ao presidente Sérgio Frota.

Acho que de todos, o presidente Sérgio Frota era o que mais merecia a conquista, pois lutou muito pelo Sampaio. Por ter sido vice-campeão maranhense por duas vezes e uma da Taça Cidade de São Luís, foi apelidado de “rei do vice” e “pé frio”, mas soube transformar as criticas em vitórias. O Frota não é torcedor de gravata e aventureiro que cai de pára-quedas na presidência de um clube de massa, mas um dirigente sério, competente e trabalhador.

Agora, a grande duvida será quanto à permanência de Sérgio Frota à frente do Sampaio. O dirigente já disse que só ficará se houver patrocínio do “Nota Premiada” e mais apoio dos tricolores. Porém, Frota disse que será difícil deixar o time depois do apelo da torcida para que fique. Para o bem do Tricolor e do futebol maranhense seria bom que ele fique, pois ajuda a melhorar a credibilidade do esporte.

Independente da permanência de Frota, o Tricolor está na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro da Série D e precisa preparar-se para as duas competições para que possa ter um ano vencedor.

Parabéns Sampaio por mais uma conquista!

Pereirinha fez um “papelão” na final

Com atitudes anti-desportistas, o presidente da Câmara de São Luís e dono do Iape, Isaias Pereira, o Pererinha tentou tirar o brilho da festa da final da Taça Cidade de São Luís. O dirigente ameaçou tirar o time de campo, seus capangas agrediram torcedores nas cadeiras e alegou que a arbitragem beneficiou o Sampaio. Muito mais importante que saber vencer é saber perder e Pererinha comportou-se como um “menino mimado” na decisão.

Ao retardar o início da partida com a nítida intenção de pressionar a arbitragem de Mayron Frederico que estava bem na partida, Pereirinha protagonizou uma cena no mínimo bizarra e ridícula. A sua ida ao vestiário só serviu para deixar o seu time mais tenso.

Outra prova do desequilíbrio emocional dele e de sua trupe aconteceu quando o Sampaio empatou o jogo, pois seus asseclas protagonizaram um grande tumulto nas cadeiras. No final do jogo seus capangas agrediram torcedores e um deles, um senhor, foi derrubado e por pouco não se machucou gravemente.

Dizer que o Sampaio foi ajudado pela arbitragem é outra grande bobagem, pois o Mayron Frederico foi muito bem na partida. Acho até que o arbitro falhou a favor do Iape ao deixar de expulsar Pires de campo após fazer uma falta em um jogador que ia em direção ao gol.

Dirigente tem que saber qual é o seu lugar, pois o fato dele pagar o time, pagar a banda e os torcedores, não o dá direito de tentar bagunçar a final da Taça Cidade. Se confirmada sua ameaça de deixar o futebol, ele estará fazendo um grande favor, pois cartolas como ele em nada acrescenta ao esporte. E como a torcida do seu time é formada por funcionários do seu gabinete não farão falta nas arquibancadas.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima