Agora é oficial. O diretor técnico da Federação Maranhense de Futebol (FMF), José Alberto de Moraes Rego, o Geografia, confirmou que há na entidade uma proposta de virada de mesa em favor do Moto se o clube não conseguir permanecer na Primeira Divisão. A desculpa para colocar o papão na Série A pela “janela” é que o programa Nota na Mão voltará e sem o clube na disputa a competição não terá “graça” e por isso, querem promover todos os clubes que estão disputando a Segundona.
O que não tem graça nenhuma é essa estória de que se o Moto não disputar o Campeonato Maranhense o futebol daqui acaba. O que está matando o esporte local é justamente é justamente falta de credibilidade dos dirigentes, principalmente, da FMF. O mundo da bola não tolera mais esses tipos de práticas imorais e nefastas.
Colocar o Moto na Primeira Divisão através de uma virada de mesa é até um desrespeito aos clubes que estão disputando a Segundona, pois tira o mérito deles de ter subido pela suas próprias forçar. E não acredito que algum motense consciente aplauda uma atitude dessa.
O Moto caiu porque o seu presidente Cleber Verde não investiu em jogadores, pois tinha a certeza que haveria uma virada de mesa em caso de rebaixamento. O Papão foi colocado para disputar Segundona no mesmo ano em que caiu como se fosse uma repescagem e mais uma vez seu presidente não investiu, porque acreditava que haveria uma armação para conseguir o acesso.
Cleber Verde ou outro presidente que assumir o Moto em 2010 só fará time que preste quando tiver certeza que há rebaixamento. Vejam os exemplos do Corinthians, Grêmio e Palmeiras que caíram e deram a volta por cima. Todos estes times foram campeões brasileiros e nem por isso o Brasileirão acabou quando eles foram rebaixados.
O principal problema do nosso futebol é justamente a falta de moralidade, pois talentos aqui tem muito. Os nossos dirigentes tem é que organizar as competições e fazer valer os regulamentos.
Olá Márcio, mais uma vez quero parabenizá-lo pela lucidez e independência com que critica os descalabros do nosso futebol.
Quero dizer também, que tenho um blog e também faço muitas críticas à maneira com que o futebol maranhense está sendo tratado. Um total desrespeito aos cidadãos de bem que querem torcer pelos seus times.
Coloco aqui, no blog, os links de alguns comentários que fiz e gostaria que você os tornasse público para os seus leitores, não só nos comentários, mas também publicando-os na sua coluna. Faço isso, para que todos saibam, que no interior a indignação é muito grande e nem todos estão alheios aos desmandos da FMF. O futebol maranhense, sem dúvida, agradecerá.
Os links:
+ Denúncia: Santa Quitéria pode abrir as penas para o Moto, diz radialista
//tvmirante.blogspot.com/2009/10/denuncia-santa-quiteria-pode-abrir-as.html
+ Os “caipira” são “abestado”
//tvmirante.blogspot.com/2009/10/os-caipira-sao-abestado.html
+ Maranhão: futebol de brincadeira
//tvmirante.blogspot.com/2009/09/maranhao-futebol-de-brincadeira.html