Por ter entrado pela janela no Campeonato Maranhense da Segunda Divisão de 2009, pois de acordo com o Estatuto do Torcedor a equipe só poderia jogar a Série B maranhense no ano seguinte ao seu rebaixamento, o Moto obedece calado todos desmandos da Federação Maranhense de Futebol (FMF) na “organização” da Segundona do Maranhão.
A FMF já encerrou o prazo de inscrição de times para disputar a Série B pelo menos umas três vezes, mas a todo o momento entra e sai time nessa competição. Não precisa ser vidente para prever que quem quiser jogar a Segunda Divisão poderá se inscrever até depois que ela começar. A entidade máxima do nosso futebol está interessada mesmo é no dinheiro que vai arrecadar com as inscrições de times novos, que custa R$ 30 mil reais, atletas e outras taxas.
A competição que até a última semana seria disputada por apenas quatro clubes: Moto (que entrou pela janela), Chapadinha, Santa Quitéria e Juventude, agora, poderá ter até oito times com as entradas de Viana, Codó, Pedreiras e Santa Quitéria (que também foi rebaixado esse ano e alega ter os mesmos direitos do Papão). Pior para o rubro-negro de São Luís que antes iria disputar um torneiozinho com quatro times no qual sobem dois, agora, poderá jogar um torneio com oito clubes no qual continuam subindo apenas dois.
Com tanta desorganização e desrespeito ao Estatuto do Torcedor da FMF, se me perguntarem quantos times jogarão a Segunda Divisão do Maranhão? A minha resposta será não sei…