RIBAMAR FIQUENE – Na manhã desta quarta-feira (03), moradores da Rua Maranhão na Vila Mariana em Ribamar Fiquene foram surpreendidos com a água de péssima qualidade nas torneiras.
A água coletada em vasilhames, é de cor vermelha e com odor de sangue. ” Abri a torneira e a água saiu vermelha. Não tem explicação uma coisa dessas! Água vermelha na torneira, e não é só na minha casa, também está do mesmo jeito na casa dos vizinhos”, disse a moradora Elita Mendes.
O micro-empresário Léo Frazão denunciou o fato por meio da Rádio Sumaúma FM – emissora local -, lamentando o descaso da prefeitura quanto ao tratamento da água potável. “O município não tem um especialista para coletar a água e proceder o exame de qualidade, para o efetivo tratamento do líquido essencial que é distribuído a população”, disse o morador.
O secretário de Saúde, após a denúncia dos moradores, foi acompanhar a coleta em várias casas, para fazer o exame e saber a origem da água avermelhada. Também autorizou uma vistoria nos poços artesianos e nos reservatórios que abastecem a cidade, com o objetivo de descobrir o que está acontecendo com a água potável.
A prefeitura de Ribamar Fiquene desde de julho de 2012 não tem efetivamente um técnico especialista para realizar os procedimentos normativos do tratamento da água potável distribuída a população tanto da zona urbana quanto nos povoados Arraias e Lajeado.
O que está acontecendo nas residências do bairro Vila Mariana, é a comprovação da impureza na água que é distribuída nas torneiras da população, é um tipo de contaminação que compromete a qualidade da água e a exposição prolongada pode provocar uma série de doenças. Muita gente depende dessa água, que há muito tempo está em péssimas condições.
A desconfiança da qualidade da água recebida do sistema público e a falta de um canal de comunicação efetivo entre a população, o serviço de saneamento e as instituições de saúde pública locais, mostra a urgente necessidade de se reverem as formas de comunicação com a população, considerando que há um descaso da prefeitura de Ribamar Fiquene.
O direito do cidadão de receber as informações sobre a qualidade da água que consome é estabelecido pelo Decreto n. 5.440 (BRASIL, 2005), que define como devem ser esses procedimentos de informação à população, tanto pelos responsáveis pelos serviços de abastecimento de água como pelas autoridades responsáveis pela vigilância da qualidade da água.