RIBAMAR FIQUENE – Tudo leva a crer que uma grande reviravolta poderá acontecer ainda neste primeiro semestre, nos bastidores político do município de Ribamar Fiquene.
Devido ao desmantelo que sucumbe a atual administração, o ex-prefeito Dioni Alves (PSDB) aparece no clamor popular como o nome mais viável na preferência da população para resgatar o município do atraso nos mais diversos segmentos da sociedade fiquenense.
Nessa terça-feira (28), Dioni Alves publicou no facebook, sua participação na reunião do Diretório Estadual do PSDB na qual o ex-prefeito de São José de Ribamar, Luís Fernando Silva filiou-se nos quadros do Partido da Social Democracia Brasileira, momento prestigiado pelo governador Flávio Dino.
Renovando a formação do diretório municipal do partido, Dioni Alves já anuncia a possibilidade de vir a lançar sua pré-candidatura à sucessão do prefeito Edilomar Miranda (PRB). Dioni conta para tanto, com o apoio dos aliados do PSDB e dos partidos que sempre marcharam com o grupo político municipal.
Na opinião pública não cessam as manifestações de apoio, principalmente porque um sentimento de revolta silenciosa no seio da população que nos últimos dois anos tem convivido com a falta de investimentos do poder público, para melhorar a qualidade de vida da população. “As pessoas conversam comigo, e tenho analisado o chamado. Eu estou pronto para ser o candidato do partido e do povo para disputar a eleição de 2016”, disse Dioni Alves.
Analistas políticos regionais se manifestam afirmando que, a união das lideranças que apóiam Dioni Alves representa o sentimento da militância. Outras opiniões destacam que Dioni representa a coragem e a esperança estampada no meio do povo como o único capaz de unir a militância e mobilizar o PSDB para uma vitória nas eleições de 2016. É bom de voto, tem serviços prestados e o povo acredita.
IMPERATRIZ – Depois de um resultado adverso, vitória do Sampaio por 2 x 1 no Castelão, em São Luís, domingo (26), o primeiro jogo da decisão do Campeonato Maranhense de 2015, jogadores do Imperatriz se reapresentaram na tarde deste terça-feira (28) para iniciar a preparação da equipe para o jogo da volta no próximo sábado, às 19h15, no estádio Frei Epifânio.
Somente a vitória interessa ao Cavalo de Aço para levantar o troféu de campeão estadual, 10 anos depois de ter conquistado o primeiro título no Nhozinho Santos, em 2005.
Nesta terça-feira (28), os jogadores fazem apenas treino físico na academia sob a orientação do preparador Fábio Nogueira. A quarta-feira será de dois expedientes com o técnico Vinícius Saldanha observando o conjunto para definir a melhor estratégia para a partida, principalmente porque o título só se confirma com uma vitória diante do Sampaio.
Em relação aos desfalques, apenas Otávio, que recebeu o terceiro cartão amarelo. Fagundes. Clayton Carioca, André e Jr. Chicão estão sendo avaliados pelo departamento médico, contudo não serão problemas, devendo participar normalmente dos treinamentos da semana.
Vinícius Saldanha destacou que agora é o segundo jogo, o final da decisão do título do campeonato, mas o importante é se preparar bem, para no sábado fazer por merecer a vitória. “Estamos analisando qual o melhor padrão tático e a estratégia. Não é fácil, mas nada é impossível. Temos alternativas para sermos agressivos e ao mesmo tempo não ficarmos expostos ao contra ataque. Vamos treinar para executar com eficiência as jogadas e surpreender o Sampaio Correa”, concluiu.
IMPERATRIZ – A construção do 14º Batalhão da Polícia Militar, situado no bairro Parque das Mangueiras, em Imperatriz, ainda não saiu do papel, embora a área tenha sido doada em março do ano passado pela prefeitura ao Governo do Maranhão. Na época, a então governadora Roseana Sarney garantiu recursos para iniciar a construção do novo quartel, porém a obra nunca foi iniciada pelo Estado.
De 8.400 metros, o terreno doado para construção da sede do 14º BPM, e que foi aprovado pela Câmara Municipal de Imperatriz, poderá “perder” a finalidade e retornar ao patrimônio imobiliário do município para construção de equipamentos públicos.
Preocupado com a situação, o vereador Weudson Feitosa dos Santos (PTdoB), o bispo Eudes, voltou a reivindicar providências ao secretário de Estado da Segurança Pública, Jefferson Portela; ao comandante-geral da Polícia Militar, cel. Marco Antônio Alves, e ao governador Flávio Dino.
Ele pretende viabilizar uma audiência com o secretário Jefferson Portela, para solicitar explicações sobre a construção do complexo do 14º BPM que atualmente funciona em sede provisória no bairro Recanto Universitário, na região da Vila Fiquene.
“A descentralização dessa unidade militar trouxe uma tranqüilidade à comunidade que reside nos bairros que compõem a grande Vila Nova, principalmente na área do Recanto Universitário que inicialmente o povo temia por causa do elevado índice de criminalidade”, disse o vereador Eudes, que faz um apelo para que medidas sejam adotadas no sentido de viabilizar a construção do novo batalhão no Parque das Mangueiras, área que disporá dos novos prédios do Fórum Henrique de La Rocque e do Ministério Público do Maranhão. (Assessoria)
IMPERATRIZ – Presidente da Sociedade Imperatriz de Desportos, José Carneiro Buzuca retorna de São Luís e confirma a venda de ingressos a partir de hoje, à tarde, para o clássico Imperatriz x Sampaio que no próximo sábado (2), decidem o título do Campeonato Maranhense de 2015, no estádio Frei Epifânio Dabadia.
A Federação Maranhense de Futebol em comum acordo com a diretoria do Imperatriz, inicialmente coloca a venda 4 mil ingressos nos valores de R$ 20,00 para arquibancadas/gerais e R$ 40,00 para arquibancada coberta para que os primeiros torcedores se antecipem na compra e garanta suas presenças no estádio para assistir a decisão. Pela euforia na cidade, o Frei Epifânio vai ficar pequeno neste sábado (02).
O presidente Buzuca confirmou que serão disponibilizados um total de 12 mil ingressos, sendo que 10% dessa quantidade serão colocados à disposição da torcida do Sampaio Correa. O restante deverá ser adquirido pela torcida do Cavalo de Aço.
É a primeira vez em 35 anos, que o Imperatriz no campeonato estadual, decide na cidade, na sua principal praça esportiva o título final de um campeonato promovido pela Federação Maranhense de Futebol. O Cavalo de Aço mais uma vez chega à final do certame maranhense após uma importante arrancada nos jogos da fase de classificação diante do Cordino e do Araioses e as duas vitórias que eliminaram o São José nas semifinais.
No primeiro jogo que decide o título realizado no Castelão, domingo (26), vitória do Sampaio 2 x 1. Na decisão deste sábado (02), às 19h15, ao Imperatriz só a vitória garantirá o título de campeão. O tricolor joga por um simples empate.
Imperatriz:
1988 – Campeão da Taça Cidade de São Luís
1993 – Vice-campeão Maranhense
2005 – Campeão Maranhense
2013 – Vice-campeão Maranhense
2015 – Vai disputar a final do campeonato no estádio Frei Epifânio, há muito tempo esperado por sua torcida.
IMPERATRIZ – Desde ontem (20), na capital maranhense delegação do Imperatriz mantém o rítmo de treinamentos, para o jogo da volta nesta quarta-feira (22), contra o São José valendo a classificação que vai garantir uma das duas equipes na decisão do título do Campeonato Maranhense de 2015.
Nesta terça-feira (21), Vinicius Saldanha realiza um mini coletivo e treina a defesa nos lances de bola aérea com o objetivo de melhorar o posicionamento do setor defensivo, para neutralizar as jogadas do ataque do São José que com o resultado adverso presume-se que vai pressionar a defesa do Cavalo de Aço.
Na Casa de Praia Hotel, bairro do Olho D’Água – São Luís – o clima na concentração dos jogadores do “Mais Querido” é de total tranqüilidade. Nada de já ganhou!… Todos estão convictos da importância do jogo e principalmente conquistar à classificação para decidir o título do campeonato. “A comissão técnica liderada pelo Vinicius Saldanha tem conversado com os jogadores sobre o comportamento técnico e tático da equipe, e principalmente a dedicação de cada um, neste segundo jogo no estádio Dário Santos”, disse o diretor de futebol Alexandre Santos.
Vinicius não pode contar com o zagueiro André que saiu contundido no jogo de sábado, além de ter recebido o 3º cartão amarelo. Por outro lado, o treinador do Cavalo de Aço contará com o retorno do meia de armação Diego Valderrama e do atacante Júnior Chicão que não jogaram na vitória de 4 x 1 sobre o São José. Para o lugar de André, o técnico Vinicius Saldanha tem duas opções Fagundes ou Lucas para compor o miolo de zaga com o “xerife” Clayton He-man.
“A vantagem que nos favorece é boa. Mas eu e os meus companheiros estamos solidários em um só propósito, dar o melhor, defender som determinação e atacar na hora certa, aproveitando os espaços deixados pelo adversário. Vamos respeitar o São José que é um time de bons valores e joga no seu campo”, declarou o goleiro Jean.
IMPERATRIZ – Um grave acidente aconteceu no início da noite desta segunda-feira (20) na BR-010. Um carro, que seguia no sentido Imperatriz, teria tentado fazer uma ultrapassagem em um caminhão carregado de gás, mas acabou colidindo com outro caminhão.
O motorista do carro, identificado apenas como Washington, e Mônica Francilene, de um ano, que estava no veículo, morreram na hora. A criança teve a cabeça esmagada entre o corpo da mãe e o banco do passageiro.
Duas mulheres, identificadas como Maria Francilene Albuquerque da Silva e Maria Aparecida Pereira da Silva, e o motorista de um dos caminhões, Iago Roberto Santana, tiveram ferimentos, foram socorridas por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhadas para o Hospital Municipal da Imperatriz. (Alan Milhomem/Imirante.com/Imperatriz)
IMPERATRIZ – COC promove debate sobre “Manifestação da Cultura dos povos indígenas no Maranhão”
Em comemoração ao Dia do Índio, o COC vai realizar uma palestra para debater as questões indígenas no Maranhão. A palestra acontecerá na quarta-feira (22) às 15h, e abordará o tema “Manifestação da Cultura dos povos indígenas no Maranhão”, com a representante indígena e assistente social da Casa de Apoio a Saúde Indígena e da Fundação Nacional do Índio, Suluene Santana. O evento é aberto ao público.
“Vamos ter a oportunidade de ouvir do próprio índio quais são suas dificuldades em manter sua cultura. Lançar esse debate na escola é importante por que as problemáticas vão além da questão da terra e do extermínio, que são as mais debatidas. Os desafios de afirmação de identidade começam desde o nascimento”, disse a professora Luciene Santana, idealizadora da iniciativa.
No século XVII, a população indígena no Maranhão, era composta por aproximadamente 250.000 pessoas, agrupados em cerca de 30 etnias. Hoje, são apenas 25 mil, divididos em poucos grupos etnicos Tentehar/Guajajara, Ka’apor , Awa/Guajá, Krikati, Pukobiê/Gavião, Ramkokamekra/Canela, Apaniekra/Canela, Krepunkatyê e os Krenjê.
As causas para a diminuição da população são as mais diversas. Vão desde escravização no período colonial, as doenças importadas, a miscigenação forçada, a imposição de modelos culturais, até ausência de políticas públicas de educação e preservação desses povos. Daí a importância de se discutir as problemáticas em torno da cultura autóctone.
O Governo do Maranhão e o Ministério do Meio Ambiente vão desenvolver parcerias institucionais para garantir que o Estado se integre aos novos modelos de gestão e fiscalização do meio ambiente e garantir que as áreas de preservação ambiental do Estado sejam respeitadas. Para iniciar as ações integradas, o governador Flávio Dino reuniu-se com a ministra Izabella Teixeira em Brasília nesta segunda-feira (20).
Um dos principais pontos levados pelo governador dia respeito ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, com a solicitação da melhoria da infraestrutura de acesso a recepção de turistas na localidade, bem como aumento do efetivo de fiscalização ambiental no território protegido pelo Ibama. A preocupação com as Áreas de Proteção Ambiental do bioma amazônico também foi destacada pelos entes federativos. A ideia é aumentar a presença do ICMBio (Instituto Chico Mendes) no Maranhão.
“Foi uma grande oportunidade para unificar as políticas ambientais de preservação. No Maranhão, não existia planejamento e estrutura que possa atender a realidade do estado. A partir do diálogo com o Governo Federal vamos implantar progressivamente a visão conjugada da proteção casada com o desenvolvimento,” disse o secretário de Meio Ambiente do Maranhão, Marcelo Coelho. Ele ressaltou que a recuperação ambiental das praias de São Luís também foi tratada pelo governador Flávio Dino na reunião com a ministra Izabella Teixeira. (Agência/Secom)
MARANHÃO – Instalou-se no Maranhão uma perigosa guerra moral que pode resultar na maior ilusão eleitoral da história do estado. O governador, que é político e jurista, utiliza-se de técnicas retóricas que confiscam para ele a moralidade, negando aos adversários políticos até mesmo a qualidade de ser humano. Faz com que seus inimigos pareçam perversos para que, quando atacado, se coloque em posição de vítima, injustiçado, mártir; fugindo assim da sua responsabilidade de administrar a máquina pública.
Depois de 100 dias de governo, Flavio Dino ainda fala em oligarquia, coronelismo, patrimonialismo e se coloca como o salvador, aquele que monopoliza a ética e os bons princípios. A moral se tornou uma arma para conquistar o poder e levar vantagens, enquanto distrai a atenção dos erros e falhas, que são muitas, desse início de gestão. São questões que confrontam diretamente com as crenças professadas pelo governador e seu grupo político.
Chamamos a atenção para algumas delas:
– Ilegalidades comprovadas na formação da Comissão Central de Licitação com desrespeito a Lei Federal de Licitação e ao Código Estadual;
– Inoperância no sistema penitenciário e de segurança que ocasionou no resgate de 4 criminosos e um total de 23 fugas apenas este ano em unidades prisionais do estado;
– 333 mortes violentas apenas em São Luis e 29 assaltos a bancos no interior do Maranhão;
– Nomeações de aliados que não são considerados ficha limpa para cargos comissionados na administração pública, desrespeitando Lei Estadual;
– Ausência de um plano ou ação para combater os impactos da crise econômica que vive o Maranhão, apenas em janeiro e fevereiro, segundo o Caged, mais de 6.300 postos de trabalho com carteira assinada foram fechados no Estado;
– Falhas no atendimento das UPAs, segundo relatório da Secretaria de Planejamento (Seplan), o Governo investiu menos do que a obrigação constitucional de alocar 12% da receita em Saúde;
– Graves equívocos que o Governo insiste em não regularizar, como a contratação sem licitação e supostamente direcionada no Detran;
– Contratação de parentes de aliados e lideranças políticas entre órgãos do Poder Estadual;
– Contratação, sem licitação, de empresa ligada a família do irmão do Governador;
– Pagamento de jetons que chegam a cerca de R$ 6.000,00 por reunião dos chamados Conselhões;
– Indeferimento de requerimentos da oposição que buscam informações sobre contratos suspeitos, que ocorreram sem licitação, envolvendo de um lado o Governo e do outro lado escritórios de advocacia de aliados políticos e ex-sócios de gestores da alta cúpula da administração estadual.
Para que o engodo continue, é necessário manter o inimigo forte e poderoso no imaginário do povo para alimentar o discurso do bem contra o mal e impor a culpa. Temos como exemplo o caso da contratação sem licitação da empresa da família do irmão do Governador onde, ao invés de explicar, Flavio Dino tergiversa em sua conta no Twitter: “Meu irmão tem uma carreira limpa e honrada, derivada de concurso público e de promoções por mérito. Difícil Sarney entender o que é isso.” Além de não cumprir a sua obrigação de explicar os fatos, o Governador culpou o ex-Presidente Sarney, que nada tem a ver com os privilégios que Flavio Dino concedeu à família de seu irmão. É a lógica de responder de qualquer maneira, ainda que de forma distorcida, desde que tenha respostas para os fatos que não tem argumentos.
Outro exemplo das contradições e da retórica vazia do governador ocorreu no programa Roda Viva, em rede nacional, antes de assumir o cargo, quando afirmou: “A partir do dia primeiro de janeiro o Estado comanda o sistema prisional.” Na vida real, sobre o recente episódio do resgate de presos, em sua conta no Twitter, o Governador ataca a gestão anterior e não explica os motivos de não ter assumido o comando do sistema: “Do jeito que a oligarquia fala, até parece que Pedrinhas era uma maravilha, organizada e pacifica. Só que todos lembram.”
A Saúde, antes organizada e funcionando, vê hoje seus prestadores de serviço e seus ex-gestores sendo acusados de malfeitos. Acontece que antes a saúde funcionava no Estado e hoje está no caminho do mais absoluto caos, como já observado nas UPAs que eram referencia em qualidade.
Muitas distorções também na criação de uma Superintendência de Combate a Corrupção. Esta nova área do Governo vai combater a corrupção na atual administração ou vai apenas servir para perseguir inimigos políticos? Um bom começo seria dar uma resposta a sociedade sobre o recente escândalo no Detran.
Uma guerra moral não é sustentável, sua sobrevivência depende do contraste entre as crenças professadas e os atos executados, do que é dito e do que é feito. É possível observar uma mudança nas expectativas da população quando observa-se que, depois de um breve período de popularidade de começo de governo, o instituto de pesquisas Exata, ligado ao Governador, detectou um declínio de 5 pontos nos poucos meses de fevereiro a abril.
A estratégia de desqualificação dos adversários quase sempre trai aquele que a implementa. É sempre oportuno lembrar o que disse Abraham Lincoln: “Você pode enganar algumas pessoas o tempo todo ou todas as pessoas durante algum tempo, mas você não pode enganar todas as pessoas o tempo todo.”
Nós, que hoje exercemos uma oposição responsável a esse Governo, queremos o desenvolvimento do Maranhão acima do ideário político-partidário que querem nos impor. Respeitamos a alternância de poder e a democracia. Contudo, o Maranhão espera uma conduta séria e responsável daqueles que comandam o Estado.
* Adriano Sarney, economista e administrador, Deputado Estadual (PV).
MARANHÃO – O secretário de Estado de Trabalho e Economia Solidária, Julião Amin, esteve reunido, na quarta-feira (15), com a deputada estadual Valéria Macedo e o prefeito da cidade de Porto Franco, Aderson Marinho Filho, além de seu secretário Municipal de Finanças, Vaner Marinho. A pauta da reunião foi baseada na viabilidade da instalação de um posto do Sistema Nacional de Emprego (Sine), na cidade de Porto Franco, visando fortalecer as políticas prioritárias e suprir as necessidades do município relacionadas à qualificação de mão de obra e intermediação de mão de obra rural.
Na ocasião, o secretário explanou os preparativos do Fórum Estadual de Aprendizagem Profissional e Inclusão de Adolescentes e Jovens no Mercado de Trabalho no Estado do Maranhão, evento organizado pela Secretaria de Trabalho e Economia Solidária (Setres), em parceria com o Ministério do Trabalho e a Superintendência Regional do Trabalho. O evento que ocorrerá, no período de 28 e 29, na Federação das Indústrias do estado do Maranhão (Fiema), será importante para a juventude e para o setor trabalhista do estado.
O secretário Julião Amin aproveitou a reunião e oficializou o convite à deputada e ao prefeito a se integrarem ao evento, como primeiro passo para a instalação do Fórum Regional na cidade de Porto Franco, visando o fortalecimento da parceria já traçada entre a secretaria e o município. (Assessoria)