MARANHÃO – O promotor de justiça Haroldo Paiva de Brito foi empossado, na manhã desta segunda-feira, 20, na função de diretor das Promotorias de Justiça de São Luís. A solenidade contou com a presença de servidores, promotores de justiça e membros da Administração Superior do MPMA. O titular da 1ª Promotoria de Conflitos Agrários foi eleito no dia 10 de outubro, com 69 votos, para um mandato de um ano.
Para a procuradora-geral de justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha, ao iniciar a sua quarta gestão à frente das Promotorias da Capital o novo diretor demonstra ânimo e disposição em trabalhar pela instituição, além das funções que lhe são outorgadas constitucionalmente. “O promotor Haroldo tem construído uma história de batalha por melhores condições de trabalho para membros e servidores, perfil que coincide com nossa postura de constante busca por aperfeiçoamento da prestação dos serviços ministeriais à sociedade”.
Ela também destacou o empenho do promotor de justiça João Leonardo Leal, que sempre buscou soluções por meio do diálogo e dedicou-se a uma gestão produtiva. “Plantamos a semente de um novo cenário institucional, minimizando os antagonismos e com foco no crescimento em todos os setores”, afirmou Regina Rocha.
João Leonardo Leal agradeceu a equipe de servidores da Diretoria das Promotorias da Capital pela dedicação, especialmente no processo de mudança da sede provisória da Cohama para o São Francisco. “A colaboração de vocês e também dos promotores foi fundamental para atravessarmos esse momento delicado. A experiência adquirida na gestão das Promotorias foi uma experiência valiosa. Desejo boa sorte ao novo diretor”.
No mesmo sentido, o presidente da da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem), José Augusto Cutrim Gomes, enfatizou o esforço coletivo do Ministério Público para aperfeiçoar o trabalho e servir a comunidade. “Desejo sucesso, paciência e sabedoria ao novo gestor”.
Em seu discurso, Haroldo Brito destacou o compromisso em contribuir com o MPMA. “Ingressei na carreira há mais de 20 anos, acumulando conhecimentos e experiência profissional. Me sinto um devedor dessa instituição e entendo que uma das formas de saldar essa dívida é contribuir além da minha atuação como promotor de justiça.
O diretor lembrou, ainda, que o número de servidores é reduzido, gerando a necessidade de otimizar a atividade daqueles que nos auxiliam. “Temos que cobrar a realização de concurso público para que tenhamos mais servidores nas Promotorias e demais setores de serviços auxiliares”.
Participaram da posse a ouvidora-geral do MPMA, Mariléa Campos dos Santos Costa; a promotora de justiça e chefe de gabinete da Corregedoria-Geral, Doracy Moreira Reis Santos, representando o corregedor-geral Suvamy Vivekananda Meireles; o diretor-geral da PGJ, Luis Gonzaga Martins Coelho; a diretora da Secretaria para Assuntos Institucionais, Fabíola Fernandes Faheína Ferreira; a diretora da Escola Superior do MP, Ana Teresa Silva de Freitas; a chefe de gabinete da PGJ, Sirley Aires Rodrigues; além de diversos promotores de justiça.
Fonte – Assessoria MPMA