IMPERATRIZ – A região Sul do Maranhão acaba de ganhar mais uma área dotada de infraestrutura para receber indústrias e outros empreendimentos. Foi inaugurado, na tarde da última sexta-feira (13), o Distrito Agroindustrial de Balsas. A Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc) investiu cerca de R$ 3,2 milhões na obra que corresponde à primeira etapa.
A solenidade de inauguração contou com a presença dos secretários de Estado Luís Fernando Silva, que representou a governadora Roseana Sarney, e de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Mauricio Macedo. Participaram também o prefeito de Balsas, Luiz Rocha Filho; os deputados estaduais André Fufuca e Edilazio Júnior, a diretora da Agroserra e vice-presidente da Fiema, Cintia Ticianelli, que no ato representou o presidente da entidade Edilson Baldez; o presidente da Associação Comercial de Balsas, Roberto Portela; a superintendente da Fapcem, Gisela Introvini; o superintendente de Infraestrutura da Sedinc, Marco Muniz, entre outras autoridades e lideranças empresariais e políticas da região.
Localizado às margens da BR-230, no km 414, o Distrito Agroindustrial de Balsas possui uma área total de 150 hectares, dos quais 50 ha correspondem a 1ª fase, que foi concluída com 48 lotes.
O secretário Mauricio Macedo ressaltou que a implantação de distritos industriais no estado parte do propósito de dotar o Maranhão de infraestrutura para receber empreendimentos. “O Distrito de Balsas, que está sendo entregue hoje; o Distrito de Grajaú, que será entregue em janeiro e outros distritos que vamos construir ao longo o próximo ano têm a função estratégica de promover o desenvolvimento. Sob um novo modelo de gestão, vamos também privilegiar não só a indústria, mas também os setores de comércio e serviço e as micro e pequenas empresas”, afirmou.
“Estamos entregando hoje a primeira etapa e a partir do próximo ano vamos iniciar a segunda etapa já com um centro administrativo, além dos lotes empresariais”, declarou o secretário Mauricio Macedo.
O secretário Luís Fernando Silva, destacou que Balsas é uma frente de crescimento econômico que gera um grande equilíbrio para a balança comercial do Maranhão. “A governadora Roseana Sarney determinou ao secretário Mauricio Macedo que priorizasse a região de Balsas. A inauguração hoje deste distrito, tem um significado especial, representa uma mudança de perfil de produção para a região”, disse Luís Fernando, referindo-se a implantação de uma infraestrutura que estimula a verticalização das cadeias produtivas da região.
Anel da soja
Na ocasião, Luis Fernando Silva anunciou ainda a pavimentação de dois dos oito trechos do Anel da Soja, já em processo de licitação, com início previsto para 2014. No total, são 684 km de tensão rodoviária. O investimento de R$ 774 milhões. É o maior programa rodoviário já anunciado por um governo no Maranhão.
Texto – Assessoria