RIBAMAR FIQUENE – A praia de água doce Ilha de Sumaúma, em Ribamar Fiquene, possui belezas naturais para atender aos mais variados gostos. É acessível aos visitantes, além de oferecer opções para quem gosta de músicas e badalações e, ainda aos que gostam de sossego e o lazer com a família.
Praia de Sumaúma tem um banco de areia de cerca de cinco kilômetros de extensão, espaço onde são edificadas as barracas, palco de apresentações artísticas, área para jogos futebol e volei de areia, agradável para um movimento intensivo, principalmente nos dias de feriados e finais de semana. “Essa beleza natural das águas cristalinas do Rio Tocantins é uma tranquilidade para todas as pessoas que buscam um ambiente como esse. É muito bom e sempre que posso venho com a família!”, disse o empresário José Luís de Sousa que mora em João Lisboa.
Todos os anos, neste período os banhistas de Ribamar Fiquene e de cidades da região desfrutam das belezas da Praia da Ilha de Sumaúma. Os veranistas lotam o local, que normalmente é preparado com toda estrutura para atrair as famílias, delas já tradicionais e outras que chegam pela primeira vez e logo se encantam nas águas do Tocantins.
Os barraqueiros Sarapó, Gilma, Wilma e Pedro declararam que somente no mês de julho deste ano, o fluxo de veranistas superou as expectativas com a passagem de mais 50 mil pessoas. A declaração foi confirmada pelos barqueiros que trabalham na travessia dos visitantes.
“Eu sou de Bom Jesus das Selvas e vim a Ribamar Fiquene por curiosidade de conhecer a Praia da Ilha de Sumaúma, pelos seguidos comentários de pessoas amigas. Não imaginei tão rara beleza e tanta gente bonita. Fiquei impressionado e voltarei sempre que tiver novas oportunidades”, disse Luís Sérgio Minelli.
Nesta semana, os barraqueiros e barqueiros estão otimistas que terão mais um final de semana bastante movimentado com a presença dos banhistas e visitantes. É comum a chegada de quantidade de ônibus com caravanas de turistas vindos de diversas localidades da região à Praia de Sumaúma.
A partir de agora, há uma observação em decorrência do esclarecimento feito CESTE quanto ao cumprimento da Resolução 376/2011 da Agência Nacional das Águas (ANA) que estabelece o período de veraneio de 10 de junho a 20 de agosto.