Motoristas preparem-se. Vem aí o rodízio de carros.

1comentário

Os constantes engarrafamentos nas principais avenidas da cidade começam a ser discutidos na imprensa local.
Dias atrás, o jornal O Estado do Maranhão trazia em manchete: “O aumento da frota já faz as autoridades municipais de trânsito pensarem na implantação do chamado sistema de rodízio na capital maranhense”.
O brasileiro tem se mostrado único na adoção de soluções míopes para encarar problemas mais complexos.
Quando a onda de violência aumenta, e, principalmente diante de episódios bárbaros registrados pela mídia, em que há a participação de adolescentes, a redução da idade penal passa a ser discutida com paixão. Muitas vezes põe-se a culpa no crescimento vegetativo da população, para encobrir o rombo do sistema previdenciário.
Quanto ao problema do trânsito, esperamos que seja abordado e solucionado de forma racional.
O congestionamento de veículos que a cada dia se faz notar em São Luís, mostra entre outras coisas, a falta de planejamento urbano. Se pararmos para pensar, a malha viária de São Luís não sofreu quase nenhuma ampliação desde a brilhante passagem de Haroldo Tavares pela prefeitura municipal. Naquela época, com uma rara visão de futuro, Dr. Haroldo abriu as grandes vias de escoamento e preparou a cidade para os dias de hoje.
O grande problema vivenciado no momento, reflete o deficiente sistema de transporte público urbano. Exemplos das grandes cidades, como Paris e Londres, onde o sistema de transporte público funciona a contento, metrôs e ônibus cortam as cidades oferecendo serviço com qualidade, bem que poderia inspirar os gestores públicos a encontrarem solução para o problema.
Em Curitiba, exemplo mais próximo, o transporte coletivo é referência para diversas cidades no mundo.
Mesmo com a implantação dos terminais de ônibus em locais estratégicos, o transporte público de São Luís melhorou, mas atende precariamente a população que não possui carros.
Em São Paulo, cidade mais rica do País, quando foi implantado o sistema de rodízio, verificou-se um aumento significativo na quantidade de carros matriculados. Quem tinha apenas um carro, passou a comprar outro e emplacá-lo com placa de final diferente para poder circular livremente pela capital e se livrar das multas.
Implantar um sistema desse aqui em São Luís, cujo poder aquisitivo da população é muito menor que a de São Paulo, sem antes buscar outras alternativas, não estaria mascarando um outro objetivo? É a indústria das que multas que começa a colocar suas garras de fora. Fique atento motorista!

1 comentário para "Motoristas preparem-se. Vem aí o rodízio de carros."


  1. Arthur Kaufman

    Caro Zé Jorge
    Aqui em São Paulo temos o “orgulho” de viver na capital da indústria da multa. Imagine (além das multas por rodízio) enormes avenidas vazias com velocidade máxima de 60 km/hora e radares a cada 2 quarteirões. Isto em todas as cidades do interior paulista. O que melhor funciona em São Paulo é a Indústria da Multa!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS