Há cerca de 30 anos, quando comecei a viajar para o exterior, sempre que chegava a alguma cidade, encantava-me com os livros e guias à disposição dos turistas. Na França, daquela época até os dias de hoje, ter em mãos os guias Michelin é segurança garantida para uma boa viagem.
Também de grande utilidade eram os guias da Fodor’s. Mais tarde vieram os outros guias ilustrados, por Países e por Cidades, com uma riqueza de informação sem igual.
Os guias da rede Relais & Chateaux e Relais du Charm complementavam as informações para quem buscasse melhor aproveitar dos encantos que uma viagem proporciona.
Mas, sempre que os via, perguntava a mim mesmo, quando a cidade de São Luis teria o seu próprio guia. Recentemente, a Folha de São Paulo adquiriu os direitos de reprodução e vem publicando belos exemplares sobre os mais importantes destinos turísticos.
Pois bem! Chegou a vez de São Luís.
Foi lançado, em edição bilíngüe, durante esta semana, o Guia de Arquitetura e Paisagem de São Luís.
Graças a um acordo de cooperação celebrado em 2004 entre o Governo Brasileiro e o Governo Espanhol, a Agência Espanhola de Cooperação Internacional, representada pela Junta de Andaluzia, desenvolveu juntamente com a Prefeitura de São Luís do Maranhão esse belo trabalho.
Fruto desse entendimento, apenas as cidades de Potosí, na Bolívia, conhecida pelo seu vasto patrimônio arquitetônico, com destaque especial para a Catedral Gótica e a Casa da Moeda; Havana, em Cuba, com seu Centro histórico repleto de monumentos barrocos e neoclássicos; Morelia, ex Valadollid, no Mexico, com sua rica arquitetura em estilo barroco; a cidade do Panamá, e agora São Luís do Maranhão, podem se orgulhar de disponibilzar para o mundo seus patrimônios arquitetônicos e culturais, suas riquezas e suas histórias.
O Guia de São Luís é um rico documentário sobre a cidade e seus arredores. Destaca a evolução de sua arquitetura, com seu rico acervo colonial e chama a atenção pela sua requintada apresentação, com fotos de Edgar Rocha que, com sua sensibilidade, é capaz de enxergar os feixes de luz que dão vida aos belos casarões de São Luís.
Os textos, elaborados pelas mãos de Valdenira Barros, Phelipe Andrés, Grete Pflueger, José Antonio Lopes, Marluce de Carvalho, Frederico Burnett, entre outros, enriquecem essa obra, que faz inveja a todas as outras capitais brasileiras.
Parabéns!
Gostaria de parabenizar Edgar Rocha pela sensibilidade e riqueza espiritual que o faz enxergar longe…. e a todos outros
artistas que ofereceram poesia e beleza a nossa cidade com seus textos.
Zé,
Somente pessoas com grande conhecimento intelectual crítico pode fazer paramentros entre o que existe e o que foi criado. Portanto você tem autoridade para deixar a equipe da Prefeitura de São Luís de parabéns, bem como todo morador que ama e vive nesse encanto de cidade chamada São Luís.
Ganhei de presente o guia e achei maravilhoso tanto pela sua concepção como o conteúdo.
Um bj no teu coração.