O Futuro na Política

7comentários

Passada a euforia e as surpresas do primeiro turno das eleições, depois da ressaca da vitória de uns, da derrota de outros e da falácia de alguns que insistem em alegar sua vitória e a derrota de outrem, fico me perguntando: o que vai sair, em termo de futuro, das urnas de 2 outubro de 2016?

A resposta que me vem, automaticamente, num movimento reflexo de meu cérebro, é: Nada! Não vai sair nada, como resultado prático de possibilidade de futuro desta eleição.

Vamos eliminar logo a discussão a nível nacional. Quem se sobressaiu nessa eleição? Em meu modesto ponto de vista, ninguém! Eduardo Paes e Fernando Haddad, prefeitos das duas maiores cidades do país e potenciais candidatos em 2018 à Presidência da República, amargaram derrotas pessoais retumbantes! A vitória da direita, de gente como Bolsonaro, é demonstração cabal do seu real tamanho nanico! O PT e o Lula sofreram uma tremenda desidratação e a vitória de Doria/Alckmin, no primeiro turno, em Sampa, não significa que o PSDB esteja se qualificando mais do que já estava em 2014. Alguém ouviu falar em alguma vitória mais expressiva de algum possível candidato à Presidência? Penso que não!

No que diz respeito ao Maranhão, o quadro não me parece diferente no tocante às opções de futuro na política.

Em 2012, quando da eleição de Edivaldo Holanda, imaginei que ele pudesse fazer uma gestão suficientemente dinâmica e boa, que o credenciasse a vir a ser uma opção para encabeçar um grupo que o quisesse vê-lo governador do Maranhão. Sua gestão não o credenciou a isso. Nos dois primeiros anos de gestão, sua maior reclamação foi que o governo estadual de então não ajudava o município de São Luís.

Levados pelo partidarismo, deixamos de analisar o contexto de forma isenta e correta. Dizer que quando Roseana estava no governo ela não ajudou São Luís, é uma tremenda injustiça! Ela foi a maior prefeita que essa cidade já teve. O que ela não fez foi transferir recursos financeiros para a gestão municipal, adversária política. Tenho certeza absoluta que qualquer um no lugar dela faria o mesmo.

Mas voltemos ao futuro! Quem são os nomes que, saídos dessa eleição, podem se configurar como opção política para nosso estado?

Tenho dificuldade em vislumbrar, e olhe que eu sou bom em fazer isso, quais sejam as possíveis lideranças estaduais que brotam da terra fértil dessa eleição.

Se Flávio Dino quiser ele será candidato à reeleição e tem grande possibilidade de vencê-la, até porque em seu time não existe nenhuma figura que tenha estatura para tanto. Teria Zé Reinaldo, mas eles não estão lá muito bem! Teria Weverton, mas seu voo só chega ao Senado, pelo menos por enquanto. Teria Humberto ou Brandão, mas são lideranças muito restritas aos seus redutos. Poderia ter Madeira, mas estão distantes. Poderia por fim ser Edivaldo Junior, mas este, que poderia encarnar a renovação da renovação não conseguiu passar isso nem para a população nem para os políticos. Edivaldo é uma excelente pessoa, mas para ser um bom executivo, essa pessoa precisa ter um pulso forte, coisa que nem Edivaldo tem, nem Jackson teve! Já Roseana teve e Dino tem, até em demasia!

Do outro lado não estão em situação mais confortável. Roseana é eternamente candidata, pois de seu grupo é só quem tem carisma para isso. Sarney Filho deve ser candidato ao Senado, assim como Lobão Filho. Luís Fernando se descredenciou quando desistiu no meio de uma jornada difícil, mas que seria certamente consagradora. Deve passar oito anos comandando Ribamar. Gastão claudicou muito e perdeu espaço, mas pode voltar a ser um de nossos melhores deputados federais.

Resta aos antagonistas do atual governo o nome de dois senadores, João Alberto que vem de importantes vitórias, ressurgindo eleitoralmente na política e Roberto Rocha, este apesar de fragilizado por algumas derrotas, mantêm suas cabeças de ponte e principalmente a vantagem de ter ainda quatro anos de um mandato de senador.

Será que me esqueci de alguém!? Penso que não!

Como não tenho mais espaço, deixo as conclusões para você caro amigo leitor, que também deve ser eleitor de algum dos citados.

 

PS: Eduardo Braide poderia ser uma esperança de futuro?

7 comentários »

As polêmicas da semana

0comentário

A grande polêmica da semana foi a realização das primeiras pesquisas de intenção de votos para prefeito de São Luís no segundo turno, que acontecerá no dia 30 de outubro.

Li no Blog de meu amigo Jorge Aragão que depois da pesquisa da Escutec, que dava vantagem ao candidato Eduardo Braide, com números indicando 44% para ele, enquanto o prefeito Edivaldo Junior tinha 40% das intenções de votos, mais quatro pesquisas estavam sendo feitas. Uma pela Econométrica, encomendada pelo Blog de meu amigo John Cutrim, uma pela Data M, encomendada pela TV Difusora, uma realizada pelo IBOPE, encomendada pela TV Mirante e uma feita pelo Instituto Prever, para a TV Guará.

Ao ler a notícia vi que os institutos citados e seus contratantes estavam alinhados um tanto, digamos, ideologicamente. Mas deixei de mão.

Mais tarde voltei a pensar no assunto e resolvi postar no meu perfil no Twitter o seguinte texto: “As novas pesquisas da eleição em SLz! Empate técnico: Ibope e Prever com Braide na frente e Econométrica e Data M com Edivaldo na frente.”

Esse comentário gerou uma enorme onda de manifestações contrárias a minha posição vindas de pessoas ligadas à candidatura apoiada pelo PC do B. O próprio John Cutrim, meus amigos deputados Othelino Neto e Rogerio Cafeteira e o secretário adjunto de comunicação do estado, Marco Aurélio “Péssima”, todos trataram de desqualificar de uma forma ou de outra, o que eu havia dito.

Em primeiro lugar como cidadão e como livre pensador e até mesmo como analista político e articulista de jornal, posso pensar o que quiser e expor meu pensamento desde que não fira nenhuma regra jurídica ou de respeitoso convívio social, esta segunda exigência não é legal, é uma imposição que faço a mim mesmo!

Em seguida os amigos John Cutrim, Zeca Soares e Jorge Aragão resolveram colocar combustível na polêmica e reproduziram em seus Blogs minhas postagens do Twitter, agregando inúmeros comentários contra e a favor à minha posição.

Aqui vale um registro triste sobre as redes sociais. Se as pessoas se ativessem aos comentários e não partissem para o insulto, esse ambiente seria muito mais positivo e saudável. Mas não é o que acontece. Quem não tem capacidade de argumentar, agride e insulta. Pobres tolos!

Pois bem! Não demorou muito o amigo Marco D’Éça coloca em seu Blog o vazamento de uma conversa sobre a pesquisa da Econométrica! Foi um pandemônio. Mais combustível na fogueira.

Resolvi sair da polêmica e fui brincar com meu netinho Theo e quando voltei a Web deparei com a publicação da pesquisa da Econométrica. Adivinhem! Exatamente como eu havia dito que seria: 47% para Edivaldo e 43% para Braide. Deveriam pagar para eu fazer pesquisas para eles!

Deixando de lado essa polêmica, me dedico agora a comentar outra, ainda sobre a disputa do segundo turno em São Luís. Algum sujeito muito sabido criou um perfil falso do ex-quase-tudo na política do Maranhão, Epitácio Cafeteira e o colocou para declarar voto para Braide, só para acusar o candidato do PMN, de fraude! Ora, se os próprios opositores de Braide como Othelino Neto e Rogerio Cafeteira dizem que ele tenta esconder seus apoiadores, por que ele iria fraudar o apoio de um político que está fora da cena eleitoral há muitos anos!? Uma coisa totalmente incoerente, a não ser para uma mente extremamente levada da breca, presepeira, safada e outros adjetivos correlatos…

Uma outra questão que poderia gerar uma polêmica, novamente, já que aconteceu antes coisa parecida, é o nível de aprovação do governo do estado. Segundo a tal pesquisa da Econométrica o governo tem: ótimo 6%, bom 24%, regular 44%, ruim 12% e péssimo 14%. Somando os semelhantes o quadro fica assim: aprovação 30% e desaprovação 26%.

O certo é que a grande maioria dos ludovisences, 44%, acham o governo estadual apenas regularzinho!

 

PS: Até a hora que eu enviei este material paro o editor de opinião do JEM, ainda não era conhecido o resultado da pesquisa IBOPE, mas aposto como eu previ corretamente. Caso contrário ficará provado que eu nada sabia desta pesquisa previamente! kkkkkkkkkkk!…

sem comentário »

As eleições em minhas redes sociais

0comentário

No Twitter: como eu disse antes, a eleição de São Luís será decidida apenas no segundo turno! Alguns institutos de pesquisa deveriam ser punidos por fraude!

Uma coisa eu não imaginei, que Eduardo Braide fosse para o segundo turno, apesar de ter votado nele!

Com o Eduardo Braide como candidato, não é difícil que a oposição ao prefeito vença no segundo turno!

Em que pese estar formalmente fora da política, tive algumas vitórias pessoais nesta eleição: São Domingos do Maranhão, Buriti Bravo e Primeira Cruz. Algumas outras vitórias com as quais fiquei satisfeito: Barreirinhas, Caxias, Codó, Grajaú, Imperatriz, Lago da Pedra e São José de Ribamar…

Algumas derrotas do governo nesta eleição foram emblemáticas: Imperatriz, Caxias, Codó, Barreirinhas, Buriti Bravo, São Domingos, Grajaú, Primeira Cruz, Lago da Pedra, Pinheiro, isso sem contar com o segundo turno de São Luís, que era tido como certeza, não haveria!

Braide, nesse primeiro turno, encarnou um sentimento de esperança. No segundo terá que passar mais que apenas isso!… Mas se tiver uns três debates!…

No Facebook: o crescimento de Braide se deveu ao fato de os demais candidatos não passarem confiança, credibilidade ao cidadão, ao eleitor! O que se viu nesse primeiro turno foi o povo escolhendo entre um bom camarada de um lado e a esperança de um bom prefeito de outro! O que são coisas bem diferentes! E olhe que a eleição é de prefeito e não de um bom camarada, o que o Braide também parece ser!

A melhor explicação sobre o segundo turno da eleição em São Luís é a metáfora da van: enquanto Edivaldo pilota uma van que já saiu do ponto lotada, Braide dirige uma van que está vazia, que só tem ele ao volante!…

Traduzindo: na van do Edivaldo os lugares estão todos ocupados, os espaços estão comprometidos de uma forma ou de outra e os passageiros se acomodam como podem, alguns até se acotovelam! Na van do Braide, como só existe o lugar dele sendo ocupado, é possível que as pessoas tenham mais espaços de acomodação, que possam construir uma situação mais confortável para irem juntos nessa caminhada!

Se fizermos uma conta simples sobre a quantidade de votos que tiveram os candidatos a prefeito e seus respectivos candidatos a vereadores, iremos descobrir que o eleitor votou de forma descasada, que o voto majoritário não combina com o voto proporcional, tanto que Braide obteve mais de 112 mil votos e não elegeu nenhum vereador. Com essa quantidade de votos poderia ter elegido uns 10 vereadores! Logo, os votos de Braide são dele, da mensagem que ele passou ao eleitor! Já os 240 mil votos de Edivaldo, são em boa parte dos vereadores, do grupo político que o apoia e do governo do estado!

O PCdoB alardeia que sai das urnas de 2016 como o grande vencedor das eleições. Se formos analisar criteriosamente onde e através de quem são as suas vitórias descobriremos que a grande maioria desses candidatos é composta de neo-pcdobistas, quase todos oriundos de outras legendas como PMDB, PSD, DEM, PTB e que só estão no PCdoB por causa daqueles ferozes leões do palácio do governo, exatamente como acontecia em governos anteriores.

A grande quantidade de derrotas dos atuais prefeitos demonstra claramente o descrédito que a classe política, de um modo geral, tem no meio da população.

As piores coisas que aconteceram nesta eleição foram a violência das facções criminosas aterrorizando os cidadãos e a tentativa descabida do governo do estado de dizer que essa violência era manipulada por políticos! Isso não corresponde com a verdade! Da mesma forma que não é verdade que na eleição de 2014, quando ocorreu aquela onda de violência que varreu o complexo de Pedrinhas, a então oposição, hoje no governo, teve alguma intromissão naquilo! Antes como agora, os políticos apenas se aproveitaram da fragilidade daquele e desse governo, no que diz respeito ao controle da bandidagem dentro e fora dos presídios.

 

sem comentário »

Os futuros vereadores de São Luís

1comentário

Muita gente tem cobrado minhas análises sobre a eleição de vereadores de nossa capital, coisa que fiz pelo menos nas últimas cinco eleições, uma vez que era deputado, estava envolvido na campanha eleitoral e tinha informações seguras e confiáveis sobre o desempenho dos partidos, das coligações formadas por eles e muitas vezes, até sobre os desempenhos individuais de alguns candidatos, fatos que me davam garantia de um percentual muito alto de acerto, tanto na quantidade de parlamentares eleitos por partido ou coligações e até mesmo, em muitos casos, dos nomes dos eleitos naquele pleito.

O fato de estar afastado da política partidária e eleitoral dificulta muito a realização de um levantamento confiável, portanto nesta eleição não farei esse estudo.

No entanto, estive observando a lista de candidatos a vereador de São Luís e posso assegurar que 80% dos nomes que nela constam são completamente irrelevantes, tanto do ponto de vista político quanto do ponto de vista eleitoral.

Dos 639 candidatos que eu encontrei na lista do TRE (não sei se todos continuam candidatos) imagino que apenas uns 20% deles, ou seja, algo em torno de 124 poderiam realmente ser citados como candidatos, e destes, acredito que apenas 10% do total, ou seja, 62, que eu relaciono abaixo, realmente poderiam estar em verdadeiras condições de disputar uma das 31 vagas à Câmara Municipal de São Luís.

Afonso Manoel, Aldir Junior, Aldo Rogério, Alan Ramalho, Alencar Gomes, Armando Costa, Astro de Ogum, Bárbara Soeiro, Barbosa Lages, Basileu, Batista Matos, Beto Castro, Carioca, Chaguinhas, Chico Carvalho, Concita Pinto, Cristovam, Coronel Ivaldo, Dr. Fernando Lima, Dr. Gutemberg, Edmílson Jansen, Eidimar Gomes, Estevão Aragão, Evan de Andrade, Gutemberg Braga, Hans Nina, Honorato Fernandes, Israel Ferreira, Ivaldo Rodrigues, Ivan Sarney, Josué Pinheiro, Kátia Lobão, Luciana Mendes, Manoel Rêgo, Marcelo Duailibe, Marcelo Poeta, Marcial Lima, Marco Aurélio, Marília Mendonça, Marlon Garcia, Marquinhos, Miguel Pinheiro, Nato, Nelsinho, Osmar Filho, Paulo Luiz, Pavão Filho, Pé no Chão, Pedro Lucas, Pedrosa, Pereirinha, Pintinho Itamaraty, Prof. Oduvaldo, Professor Lisboa, Raimundo Penha, Ricardo Diniz, Rômulo Franco, Sebastião Albuquerque, Sebastião Uchôa, Silvino Abreu, Umbelino Junior, Vieira Lima e Zé Raimundo Rodrigues são os nomes que reputo serem os mais aptos a vencer a eleição, tanto do ponto de vista político quanto do ponto de vista eleitoral.

Posso ter me esquecido de incluir nesta lista um ou outro candidato e posso inclusive desconhecer a situação eleitoral de algum que venha surpreender no dia da eleição, mas isso acontece.

Devo ressaltar algumas coisas interessantes desse pleito como a ausência de quatro dos melhores vereadores de nossa cidade nessa disputa, dois deles, candidatos a prefeito, Rose Sales e Fábio Câmara e outros dois, Roberto Rocha Junior e José Joaquim Ramos, candidatos a vice-prefeito. Logo são quatro vagas certas que se abrem.

O fato de candidatos de alto nível não colocarem seus nomes na disputa como é o caso de Bentivi, empobrece o pleito.

Existem, no entanto, nomes consagrados como o dos ex-deputados estaduais Pavão Filho, Afonso Manoel e Zé Raimundo Rodrigues e de vereadores veteranos de diversos mandatos como é o caso de Chico Carvalho, Astro de Ogum, Ivan Sarney, Pereirinha, Dr. Gutemberg e Sebastião Albuquerque que garantem um alto nível entre os que realmente disputam uma vaga na Casa de Simão Estácio da Silveira.

Na lista acima existem jovens que se eleitos, poderiam fazer muito por nossa cidade. É o caso de Nelsinho, Marcelo Duailibe, Hans Nina e Gutemberg Braga.

Há entre os citados um nome excelente que muito possivelmente não se elegerá, pois será muito difícil que seu partido faça o número necessário de legendas para eleger pelo menos um candidato. Falo do Pedrosa.

Por fim, devo declarar o nome daquele que em minha opinião e na de muitas outras pessoas, é um dos candidatos mais bem preparados para defender os interesses de nossa cidade e do povo que nela vive.

É pessoa de grande dedicação às causas humanitárias, sociais, culturais, esportivas e em defesa do meio ambiente. Experiente, tendo sido vereador anteriormente por três mandatos quando honrou as prerrogativas que lhe foram outorgadas pelo povo de São Luís, é autor de diversas e importantes leis que melhoraram a vida de nossa população.

Trata-se de Ivan Sarney, candidato em quem vou votar e a quem confio a missão de conclamar a todos, vereadores e a população de São Luís, a amar nossa cidade e a trabalhar para fazer dela um lugar melhor.

1 comentário »
https://www.blogsoestado.com/joaquimhaickel/wp-admin/
Twitter Facebook RSS