Comentando a notícia

15comentários

O jornalista Décio Sá publicou em seu blog na última sexta-feira a matéria abaixo, para a qual eu fiz o comentário que se segue.
Repercuto aqui tal notícia porque acho necessário que se fale sobre oportunismo e sobre oportunistas de forma clara e direta.
Texto publicado no Blog de Décio Sá:

Joaquim ‘enciumado’ com visita de Arnaldo a Roseana

O deputado Joaquim Haickel (PMDB) foi à tribuna da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (19) para comentar a audiência que o prefeito de Altamira, Arnaldo Gomes (PT), teve esta semana com a governadora Roseana Sarney, acompanhado do deputado Marcelo Tavares (PSB).

Durante o encontro, o prefeito reivindicou do governo estadual a construção de uma ponte e uma estrada ligando aquele município a Vitorino Freire. “Política é uma coisa engraçada. O prefeito do PT que não votou em Roseana, fez campanha contra ela, vai reivindicar coisas que eu já reivindico há muitos e muitos anos”, ressaltou ele, dizendo que em 2000 o governo Roseana construiu a ponte e devido às fortes chuvas e à falta de manutenção, ela desabou no governo Jackson Lago (PDT). Depois que a obra foi refeita e caiu de novo, hoje uma balsa faz a travessia de carros entre Altamira e Vitorino Freire.

Segundo Joaquim Haickel, além da estrada Arnaldo Gomes pediu e conseguiu que o Estado adquira para o município um hospital que pertence ao ex-prefeito Rosalino Lima, (PMDB) correligionário do deputado e da governadora. “Acho que o prefeito está no papel dele, mas até parece que ele, que sempre foi adversário de Roseana, vai resolver todos os problemas de Altamira. Quem faz política há muitos e muitos anos em Altamira sou eu, e apoiei o atual prefeito quando ele não se elegeu e perdeu por 32 votos para o mesmo Rosalino Lima”, enfatizou o parlamentar.

Citando texto publicado pelo jornalista Décio Sá (reveja abaixo ou aqui), o deputado disse que, ao deixar a audiência bastante satisfeito com a atenção dada pela governadora, Arnaldo Gomes avistou Rosalino Lima numa sala, foi ao seu encontro e deixou o ex-prefeito perplexo.

Joaquim Haickel acrescentou que o petista venceu a eleição por apenas 166 votos, mas os dois ficaram de conversar posteriormente porque o ex-prefeito disse não ter nada contra o adversário e nem querer atrapalhar o Governo. “Eu gostaria muito que realmente fossem os novos tempos em Altamira e no Maranhão, mas não vou deixar passar a oportunidade de separar alhos de bugalhos, de separar o joio do trigo, de deixar claro que o prefeito do PT de Altamira, que era contrário à governadora Roseana, está reivindicando essas benfeitorias para o seu município, mas antes dele os deputados Joaquim Haickel e Stênio Rezende já haviam reivindicado essas obras”, ressaltou.

Ele concluiu dizendo que se essas obras forem realizadas pelo Governo do Estado, não será pela ida do prefeito ao Palácio dos Leões, “mas pela pressão da população que tanto precisa”.

Meu Comentário:

Meu caro amigo Décio, fique tranqüilo, eu não estou enciumado! Estou é indignado e apenas estou deixando bem claro o que acontece em Altamira. Você que conhece bem o professor Arnaldo sabe que em sua primeira tentativa de ser prefeito fui eu quem o apoiou, atendendo pedido de meu amigo e correligionário, ex-prefeito daquela cidade, Zeca Brás. Arnaldo e Zeca perderam as eleições por 32 votos. Em vão lutamos na justiça eleitoral tanto em São Luis quanto em Brasília para que fossem apreciadas as denúncias de irregularidades daquela eleição. Tinha no Arnaldo a esperança de que Altamira com ele iria mudar. Ledo engano! Plantei meu trabalho e minha esperança no solo menos fértil e enganoso que poderia existir.

A primeira providência tomada pelo professor Arnaldo depois que houve o rompimento de Zé Reinaldo e Roseana, foi me trair e se passar de malas e bagagens para o lado de quem poderia $ustentá-lo, à custa do governo.

Agora, depois de tudo, de me trair politicamente, de fazer campanha, de insultar a governadora, me aparece com cara de bom moço, de bom samaritano, pra tentar usufruir de prestígio que é devido a mim, pois os pleitos que ele fez agora, já havíamos feito, tanto eu e Zeca Brás, quanto o senhor Rosalino.

Isso é demais pro meu pobre estômago. São por essas e por outras semelhantes que a política não é respeitada nem levada a sério.

Faço o que posso para me manter coerente, e é nesse sentido que fui à tribuna da ALM para deixar patente e claro que quem trabalha por Altamira junto ao governo, em primeiro lugar sou eu e Zeca Brás, em segundo lugar é o ex-prefeito Rosalino e nem em terceiro lugar é o prefeito Arnaldo, um jovem que tinha tudo para mudar a historia de Altamira do Maranhão, mas optou por ser pior do que aqueles que ele critica e se opõe, enveredando pela prática da covardia e da traição.

Para finalizar, quero dizer que oportunismo não é crime. Em nosso país os maiores oportunistas são os maiores ídolos de nosso povo. Craques como o genial Pelé, como Roberto Dinamite, Romário, Nunes e até mesmo o galinho Zico de Quintino. Para ser oportunista corretamente ou você é um centro-avante ou você é um político coerente, que age nas oportunidades que se apresentam, mas com a devida moral, respeitando a ética e a coerência.

Não pode num dia estar num palanque insultando alguém e no outro estar beijando a mão de quem insultou. Isso não é oportunismo, é safadeza. E é esse tipo de coisa que infelizmente faz a classe política ser a classe mais desacreditada em nosso país.

Aviso aos navegantes: Não vou postar nenhum comentário grosseiro.

15 comentários para "Comentando a notícia"


  1. Paulo Sérgio

    Joaquim, quem quiser ser míope politicamente, que fique sem enxergar quem realmente faz ou batalhou. Mas depois não reclame…
    É muito ruim ver o esforço não ser reconhecido, mas, vc nunca mudará isso, não se desgaste.
    “O mundo está dividido entre pessoas que fazem coisas e pessoas que ganham os créditos. Tente, se você puder, pertencer à primeira categoria. Tem muito menos competição.”
    “Não gaste um minuto – nem um segundo – tentando provar para os outros o mérito do seu desempenho. Se o seu trabalho não se justifica por si mesmo, você não pode justificá-lo.”

  2. ari

    Grande Dep. Joaquim.
    Antes da visita desse ”pref.” à nossa governadora nunca tinha feito comentários em nenhum bolg, mas não aguentei o orpotunismo desse ”pref” Arnaldo. Aqui em Altamira do Maranhão que vc conhece muito bem, pois é votado desde 1982, com pouco ou muito voto o fato é que nenhum político fica tanto tempo sendo votado se não fosse apoiado por um dos político mas sérios do médio mearim chamado Sr. Zeca Braz. A verdade é que algumas pessoas não se conformam com a posição firme do Sr. Braz que não se dobra a nenhum grupo político só pq está no poder, pois ele tem opinião própria e coragem de trabalhar não dependendo de prefeitura para sobreviver. Aqui em Altamira o ”pref” Arnaldo está ficando muito ”forte” , mas não politicamemte e sim financeiramente. É bem provável que vc tire menos votos nessa eleição em Altamira, mas não será por falta de trabalho do Sr. Braz, mas por causa do ”poder” financeiro do ”pref” Arnaldo. Acredito muito no seu trabalho e sei que vc sempre lutará por melhorias p/ nossa cidade, como por ex. solicitando junto a nossa governado empenho na recontrução da ponte sobre o rio grajaú e a estrada Vitorino – Altamira. Um Grande abraço e continue sempre coerente.

  3. Jailson Mendes

    Caro deputado Nagib, me envergonho de está presente na Conferência Estadual de Comunicação nos ultimos dias 17 e 18 no Convento das Mêrces, lá estava o meu amigo Richardson de Penalva, onde o senhor fez pouca de sua representatividade, enquanto morador da Baixada Maranhense, me envergonho ainda mais de saber que mais de 2.000 eleitores votaram aqui em São João Batista, nas ultimas eleições, sendo o senhor estava apoiado pelo Dr. Zequinha Soares. O senhor que era pra defender o povo, queria desmoralizar e se auto-proclamar inocente no debate a questão de Comunicação no Maranhão.
    Pra seu governo, somos da Rede de Jovens Comunicadores da Baixada Maranhense, onde fizemos sim uma preparação para estarmos na conferência estadual, que foi a I Conferência Territorial de Comunicaçaõ dos Campos e Lagos Maranhense. Que aconteceu na cidade de Olinda Nova do Maranhão, onde só chega um sinal de televisão qiue é a Globo. Saiba senhor deputado que o senhor nos evergonhou com seu discurso. Estaremos esperanando em 2010, nas eleição para deputado, será o que senhor não terá vergonhar de ir pra São João Batista e pedir voto?

    Todos os nossos blogs estão a seu inteiro despor para o senho comentar o quiser, visite http://www.agenciadesjb.blogspot.com http://www.premiojc.wordpress.com.

    Obrigado

    Jailson Mendes

    Resposta: Caro Jailson,
    Vamos por favor, deixar as coisas bem esclarecidas. Em primeiro lugar, não se envergonhe, pois não há nada do quem você se envergonhar. Vergonha é coisa de quem não tem coragem de assumir os seus defeitos ou suas deficiências, coisa que eu tenho certeza não é o seu caso.
    Participei da Conferência Estadual de Comunicação no dia 17 no Convento das Mercês e dei uma palestra sobre a comunicação que temos e a comunicação que queremos. O Richardson me fez uma pergunta lida, o que me fez acreditar que alguém o havia instruído para tanto. Eu estava enganado e ao final da minha palestra fui até ele e me desculpei. É assim que aprendi a agir. Quando erro ou me equivoco, me desculpo e reavalio a situação. Sou uma pessoa como outra qualquer, mas tenho minhas opiniões e meus posicionamentos pessoais e políticos como qualquer um. Não fiz pouco da representatividade de ninguém, não costumo fazer isso e além do que representatividade é coisa da qual não se pode fazer pouco, representatividade se tem ou não se tem.
    Enganei-me em relação ao Richardisson, mas não me engano em relação a todo o resto, sobre o que falei naquela tarde. Se não era o que vocês queriam ouvir, sinto muito, mas o que disse é a mais pura verdade, coisa que muito pouca gente quer ver.
    Quanto ao fato de eu ser votado em São João Batista, pelo Dr. Zequinha, não vejo o que uma coisa tenha a haver com a outra. A sua concepção fechada de que eu não defendo o interesse de meus eleitores é um erro grave, pois você não é um dos meus eleitores, você não me conhece, não sabe do meu trabalho, logo não pode me avaliar, nem tem parâmetros para fazer isso de maneira correta e justa.
    Quanto ao fato de querer me proclamar inocente, isso é bobagem de sua parte, ninguém se proclama inocente, na vida de modo geral somos julgados constantemente, sendo que nós políticos com mandato eletivo, mais que as outras pessoas, somos julgados de quatro em quatro anos, nas eleições. O Povo de que você fala, em São João batista e em todo o Maranhão me julgará no ano que vem, e não será a minha vitória que também terá o poder de me conceder a inocência a qual você se refere, essa vem de dentro de nós, é a inocência de propósito, algo que está dentro de cada um de nós, que se forma conforme as nossas intenções se elas são boas ou não. As minhas intenções, posso lhe garantir, são as melhores, mesmo que você não concorde com elas, mesmo que você não consiga entendê-las ou aceitá-las.
    Por fim, quero lhe dizer que não sei pedir votos, acredito que voto deva ser dado por confiança, que devemos votar em quem confiamos minimamente.
    Em 2010 vou voltar em São João Batista e se as pessoas de lá confiarem em mim para representá-los ficarei muito honrado com isso.
    Bem, foi um prazer conversar com você. Apareça quando quiser, pois é assim que podemos mudar as coisas, ouvindo o que os outros pensam e falando para eles o que pensamos.
    Grande abraço,
    Joaquim Nagib Haickel.

  4. Luis Henrique

    Caro deputado,
    O posicionamento de José Sarney, líder de seu grupo político, é um exemplo de oportunismo ou safadeza?

    Resposta: A qual posicionamento de Zé Sarney você está se referindo? Ao de rechaçar traidores como Zé Reinaldo? Nem uma coisa nem outra, apenas uma boa oportunidade. Ao de apoiar Lula? Oportunismo dos dois, tanto de Sarney quanto de Lula, e olha que acho que bem mais de Lula que de Sarney. A qual outro posicionamento você se refere? Acenar para uma aproximação com o deputado Flavio Dino? É oportunismo e vale para os dois também. Resta saber quem vai ser mais corajoso e dar o primeiro passo.
    Agora, safadeza é o Weverton destruir o Costa Rodrigues, não é meu camarada?

  5. Alex

    Caro Deputado,

    Pelo que tenho lido, esse Décio é muito mau informado e o mais interessante é que ele é o maior oportunista que já se viu por aqui, oportunista dos mais chulos.

    Resposta: O bom jornalista é como o bom centro-avante, tem que ser oportunista e Décio, ao contrário do que você diz, é um dos mais bem informados de nosso estado.

  6. soares

    Deputado Joaquim é por respostas como a que o senhor deu ao Jailson Mendes que eu sou seu admirador e eleitor. É de homens como o senhor, com a sua postura, com a sua coragem que nós precisamos para nos representar.
    Parabéns ao senhor e parabéns para nós seus amigos e eleitores.

  7. Carlos

    CARO DEPUTADO JOAQUIM, SOU DE ALTAMIRA DO MARANHÃO E GOSTARIA DE DAR A V, EXª UMA INFORMAÇÃO DA QUAL O SENHOR NÃO TEM CONHEIMENTO. TRATA-SE DE UMA REUNIÃO REALIZADA COM O ENTÃO GOVERNADOR ZÉ REINALDO E O TODO PODEROSO MARCELO TAVARES. PRESENTES À REUNIÃO O ENTÃO PREFEITO DE ALTAMIRA, MANOEL GOIABA, SEU VICE E MAIS 5 VEREADORES, JUNTAMENTE COM DEP. STÊNIO REZENDE. ANTES DA REUNIÃO COM O PREFEITO MANOEL GOIABA, ZÉ REINALDO E MARCELO RECEBERAM ARNALDO, PARA LOGO EM SEGUIDA RECEBER A COMITIVA DO ENTÃO PREFEITO DE ALTAMIRA, QUE FOI ATÉ O GOVERNADOR PARA REINVINDICAR A CONSTRUÇÃO DESSA MESMA ESTRADA ALTAMIRA A VITORINO FREIRE E DA MESMA PONTE SOBRE O RIO GRAJAU QUE AGORA ARNALDO FOI REINVINDICAR. OCORRE QUE, NAQUELA OPORTUNIDADE, O GOVERNADOR ZÉ REINALDO, A PEDIDO DE ARNALDO E DE MARCELO TAVARES NÃO DEU A MÍNIMA CONFIANÇA PARA O PEDIDO DO ENTÃO PREFEITO DE ALTAMIRA MANOEL GOIABA. HOJE EU ACHO MUITO ENGRAÇADO MARCELO TAVARES IR AO PALÁCIO JUNTAMENTE COM ARNALDO FAZER UM PEDIDO DE UMA ESTRADA E DE UMA PPONTE, QUE ELE, NA ÉPOCA, TINHA TOTAIS CONDIÇÕES DE FAZER REALIZAR E NÃO O FEZ, POR SER O PREFEITO DA ÉPOCA PERTECENTE AO GRUPO DE ROSEANA SARNEY. QUANTA INCOERÊNCIA! SE ISSO É POLÍTICA, EU QUERO FICAR CADA VEZ MAIS LONGE DE PESSOAS COMO ESSAS.

  8. Luis Henrique

    Caro deputado,
    Em sua resposta ao meu comentário o senhor me perguntou algumas coisas e eu respondi.
    Como o senhor decidiu ou não tem coragem de publicar minha resposta, peço, por favor, que pelo menos tenha a hombridade de retirar meu primeiro comentário.

    Resposta: Acho que você ainda não entendeu, vou tentar explicar mais uma vez: Este blog é meu, de minha responsabilidade, se você quiser conversar, tudo bem, se você quiser expor suas idéias, sem problema, mas se você quiser insultar, ofender ou fazer propaganda de alguém ou de alguma idéia, crie um blog pra você. É simples!
    Quanto a minha hombridade, deixe isso comigo,eu sei quando e com quem devo tê-la.

  9. Luis Henrique

    Sr. Deputado,
    Eu pedi para o senhor publicar a minha resposta, não esse comentário aí.
    Quando lhe é conveniente o senhor publica. Essa é a questão!
    E assim fica desigual.

    Resposta: Amigo, desigual é você imaginar que possa me manipular!

  10. Neto duailibe

    Deputado, parabens vc e suas atitudes são maior do que essas pessoas que não tem compromisso cm nada.

  11. francisco

    e aí deputadp? e as sociedades com Fernando Boi Barrica, Edinho etc que o Wálter falou, vc nunca explicou, porque?

    Resposta: O que que tem para explicar? Somos sócios em alguns negócios. Sócios! Isso é público, registrado em cartório. Qual é o problema?

  12. francisco

    eu acho interessante a personalidade deste bloguiro imortal, quando se faz alguma crítica contra ele , o cara já tá com a resposta na ponta da língua, isto é no bico da canetas, quando são outros blogueiros que têm público ele responde todo polido, tem um aí que detonou o poeta político de todas as maneiras e ele se saiu convidando o cara prá comer KIBE, ahahah, é de lascar.

    Resposta: O nobre amigo vê chifre em cabeça de cavalo! Anda se olhando muito no espelho!?
    As minhas respostas a comentários em meu blog obedecem a coerencia e a logica que eu estabeleci para agir aqui. Os comentários que eu faço em outros blogs, em que pese eu procurar seguir a mesma coerência e a mesma lógica, nem sempre é possível, pois não posso e não devo chegar na casa dos outros sendo duro, enérgico e as vezes até mesmo ríspido como sou obrigado a ser com algumas pessoas.

  13. CAIPÓRA

    Joaquimzão esse tal de Francisco é um invejoso de marca, não consegue nem disfarçar… SE AVECHE HOME…

  14. pedro hugo

    eu não sei como uma pessoa consegui se auto entitular intelectual e apoiar roseana sarney só pode ser piada ou degradasão humana

    Resposta: Em primeiro lugar eu não me intitulo de nada, em segundo, quem eu apoio ou deixo de apoiar é problema meu, não seu ou de quem quer que seja. Em terceiro lugar, degradação humana é alguém que nem sabe escrever (quanto mais pensar) querer patrulhar os outros. Degradação humana é esse maniqueísmo doentio, coisa muito comum aos sectários.
    PS: Desculpe meu camarada, mas você vai ter que recorrer ao bom e velho dicionário.

  15. francisco

    vc pelo menos tem a coragem de assumir essas “sociedades”, coisas que seus mandatários não fazem, quanto a esse caipora, tána cara que é armação do blgueiro.Outra coisa, como vcs vão fazer prá eleger essa curriola toda?é um chapão? muitos medalhões vão ficar de fora, espero que vc com suaimortalidade consiga escapar, falo sinceramente pois vc é dos menos ruins, um abraço!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS