Repercutindo
Semana passada o Jornalista Marco D’ Eça publicou a matéria abaixo, para a qual eu fiz o comentário que se segue. Acontece que por algum motivo – não acredito que seja censura – meu comentário não foi publicado. Por isso e porque não consigo falar com Marco ao telefone, é que repercuto aqui, em um blog de muito menor audiência, tanto a matéria quanto o comentário, pois acredito que seja importante dar minha opinião.
Bia Venâncio, José Sarney e Sarney Filho…
Sex, 28/08/09 por Marco D’Eca | categoria Geral
A prefeita de Paço do Lumiar, Bia Venâncio (PDT), esteve hoje com o presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney (PMDB), em Brasília.
Na capital, solidarizou-se com o senador e pediu emendas para o município de Paço do Lumiar.
A própria Bia reconhece as críticas que recebe pelo apoio que dá à família e a pressão sectária para se manter na “oposição”.
– Tenho sido alvo de muitas críticas, principalmente pelo meu apoio à família Sarney – lamenta.
Mas não recua e mantêm a relação que sempre cultivou.
– Não me preocupo. Sou mulher de coragem, acredito nesta família, sei dos benefícios e do que já fizeram pelo Maranhão – declara.
A prefeita de Paço do Lumiar esteve no gabinete de Sarney acompanhada do deputado Sarney Filho (PV), a quem sempre apoiou.
O parlamentar afirma que sempre confiou em Bia Venâncio.
– Sei do compromisso da Bia com o a população luminense. Estamos de mãos dadas com ela neste processo e iremos ajudá-la no projeto de desenvolvimento do município – afirmou.
Bia Venâncio assumiu a Prefeitura de Paço do Lumiar em janeiro. De lá para cá, sempre manteve relacionamento amistoso com a família Sarney.
E nunca escondeu seu apoio ao governo Roseana Sarney (PMDB) desde que este foi iniciado, em abril.
Apoio este agora mais claro do que nunca…
Caro Marco, todos sabem que tenho defendido Zé Sarney intransigentemente. Faço isso porque sei de tudo que há por trás dessa manobra sórdida da grande imprensa nacional, que tenta atingi-lo para enfraquecer a posição do presidente Lula e de sua candidata a sucessão, além de aproveitar a oportunidade para enxovalhar mais um pouquinho o já combalido poder legislativo nacional. Há quem diga, e eu acredito, que boa parte dessa crise tem sido fomentada na tentativa de tentar inviabilizar a implantação da refinaria de petróleo que a Petrobras irá instalar em Bacabeira. Não importa, por um ou por outro motivo defendo Sarney com convicção de que isso tudo é uma grande armação.
Tenho orgulho de dizer que faço parte do grupo liderado por Sarney, que aprendi com ele algumas coisas do que sei e algumas das quais pratico na minha vida como parlamentar. Já disse em outras oportunidades que Sarney não é nenhum santo, ninguém o é, principalmente nesse negocio de política. No entanto não escondo de ninguém que me dou o direito de discordar de quem quer que seja quando assim achar necessário. Agora é uma dessas ocasiões: Não vou dizer que é inadmissível que fatos como esse que você narra nessa matéria, diga-se de passagem, muito bem feita e igualmente bem remunerada pela assessoria de imprensa que você claramente presta a Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar. Não, isso é plenamente admissível sim, pois ninguém rejeita apoio. Nenhum político rejeita apoio político, principalmente numa hora como essa. Sarney não poderia fazer diferente. Receber a prefeita Bia (Aroso ou Venâncio?) faz parte da liturgia que Sarney tanto presa. Da minha liturgia faz parte o “jus espeniandi”. Reclamar para que não se diga depois que eu não avisei. Quem avisa amigo é. A prefeita Bia é do PDT, votou em Jackson e até outro dia, dizia coisas bem diferentes do que diz hoje, coisas que não vou reproduzir aqui.
São por fatos como esse que o povão, as pessoas não respeitam os políticos. Eles não conseguem entender como hoje somos de um lado e amanhã já somos de outro “desde criancinha” (coloquei o verbo “ser” na primeira pessoa do plural nesta frase, apenas por uma questão de deboche, para homenagear o grande Emanuel dos Santos Aroso).
Bem Marco, fica aqui o meu protesto. Protesto mais legitimo que o de qualquer um feito aqui em seu prestigiado e prestigioso blog, pois é embasado na coerência que eu tanto busco para minha vida, tanto política quanto pessoal.
Observação: Pouco tempo depois de postar aqui esse material, o Jornalista Marco D’ Eça postou o meu comentário em seu Blog e então passamos e conversar por lá. Se você se interessar por esse assunto veja-o com mais detalhes no http://colunas.imirante.com/platb/marcosdeca/