“Poeta, contista e cronista, que, quando sobra tempo, também é deputado”. Era essa a maneira como Joaquim Elias Nagib Pinto Haickel aparecia no expediente da revista cultural Guarnicê, da qual foi o principal artífice. Mais de três décadas depois disso, o não mais, porem eterno parlamentar, ainda sem as sobras do tempo, permanece cronista, contista e poeta, além de cineasta.
Advogado, Joaquim Haickel foi eleito para o parlamento estadual pela primeira vez de 1982, quando foi o mais jovem parlamentar do Brasil. Em seguida, foi eleito deputado federal constituinte e depois voltou a ser deputado estadual até 2011. Entre 2011 e 2014 exerceu o cargo de secretario de esportes do Estado do Maranhão.
Cinema, esportes, culinária, literatura e artes de um modo geral estão entre as predileções de Joaquim Haickel, quando não está na arena política, de onde não se afasta, mesmo que tenha optado por não mais disputar mandato eletivo.
Cinéfilo inveterado, é autor do filme “Pelo Ouvido”, grande sucesso de 2008. Sua paixão pelo cinema fez com desenvolvesse juntamente com um grupo de colaboradores um projeto que visa resgatar e preservar a memória maranhense através do audiovisual.
Enquanto produz e dirigi filmes, Joaquim continua a escrever um livro sobre cinema e psicanálise, que, segundo ele, “se conseguir concluí-lo”, será sua obra definitiva.
13 comentários em “Roma”
Você me surpreende mais a cada dia, a cada poema!
Adoraria ser a Roma para pegar fogo junto a você.
Resposta; kkkkkkkk
Poderia ser são Luís, que tal??
Mas dá pra entender que Roma é o apelido de seu Amor.
Roma, aguarde-me em Setembro. Acredito que vou visitá-la em Setembro. Roma, eu tinha planos de ir assistir Pavarotti ao vivo em Módena, cidade em que ele nasceu, apresentou todos os shows Pavarotti & Friends e , infelizmente, morreu em 06.09.2007. Então agora devo ir visitar a casa onde ele nasceu e que já deve ter se tornado um monumento. Aliás, toda a Itália é cheia de monumentos. Passear por alguns lugares da Itália é , além de outras coisas, ter o prazer de se deparar com muitas obras de arte ao ar livre.
Amor mais lindo que você tem por essa Italiana. Mulher sortuda de te-lo tão fogoso.
Não sei se você tem mais admiradores(as) como pessoa, como escritor, como político ou como homem…
Vai cantar São Luis, Pindaré e Santa Inês Ô Baiacú Velho, que é dessas plagas que tu tiras teus votos para te manter na mídia. Para de cantar Paris e Roma que nem te conhecem. Deixa de ser babaca.
Resposta: Ô seu imbecil, despeitado, recalcado, doente, invejoso… Olha que Oxumarê te castiga!
Como tenho certeza que você não sabe quem é esse orixá, vou lhe contar. Ele metade do tempo é um monstro chamado Oxumarê e a outra metade é uma linda mulher chamada Bessem.
Outra coisa, esse poema não fala de Roma, a cidade, fala de Roma, a mulher, o Amor. R+O+M+A = A+M+O+R.
São pessoas como você que me fazem ter certeza que estou certo.
PS: Acho que esse seu para deveria ser escrito pára, mas acho que você não deve saber a diferença.
Esse é o meu deputado, o meu representante, o sujeito que se coloca de maneira clara perante a vida. Cabra bom! Aprecio muito suas respostas aos comentários em seu blog. Quase tanto quanto os seus textos que são excepcionais. Parabéns!
Os artistas, ah! os artistas,são mesmo pessoas especiais. Eu nunca tinha percebido que Roma tem as mesmas letras de amor e sou uma mulher, isto que dizer que,sou suscetível ao amor e mais, como toda mulher, o amor me centra, me alegra, me dá um norte…
Acho massa teus poemas, mas gostaria também de ler algumas criticas suas sobre a politica local. Que achas?
Resposta: Quem sabe!?
Amor Ludus
Amor Eros
Amor Ágape
OMNIA VINCIT AMOR
Boa Noite Joaquim, estava lá para as tuas bandas, dos Emirados e com aquele mundo maravilhoso pela frente, não queria saber de internete. Mas que horror acredito até que um dos poemas mais bem escritos de uma geração nova de poetas malditos que vi foi tão criticado. Porque??? não entenderam que Roma não era Roma??? Benza a Deus. ( Todos sabem que te acho um purgante, mas te respeito pelo conjunto da obra)
Resposta: É seu direito ter opinião e escolha. Enjoy!
Qdo uma pessoa acha outra um purgante geralmente se afasta, e, qdo insiste em ver a obra rsrsrs eu acho que isso ai eh paixao reprimida rsrsrsrs
nao querendo implicar com a leitora Eliane mas… nao se fica perdendo tempo lendo algo que nao nos agrada, tem tantas opcoes, um monte de sites e livros rsrsrs