Não ia mais nem tocar nesse assunto, pois ele causou tanta polemica! Mas como o Décio Sá me deu uma colher de chá e repercutiu meu texto em seu blog, e provou sem sombra de dúvida que quem tem audiência é ele mesmo (no blog dele meu texto teve o dobro de comentários que no meu próprio), resolvi voltar ao tema e encerrar o assunto: Eleição para prefeitura de São Luis.
Gostaria de deixar bem claro que quando escrevo, antes de ser deputado sou escritor. Antes de ser escritor sou cidadão. Antes de ser cidadão sou homem (ser humano) e como tal, sou dotado por Deus ou pela natureza, como preferirem, de inteligência, cultura, moral, ética, livre arbítrio, responsabilidade, coisas que alguns têm mais que outros. Isso tudo por obra e graça da evolução, da genética, do desenvolvimento pessoal, da dedicação, dos estudos, de muitos fatores, intrínsecos e extrínsecas.
Quero deixar bem claro que em meu artigo de domingo passado chamado Paz! não conclamei meu partido a coligar ou apoiar qualquer candidato. Fiz apenas uma analise, partindo do meu ponto de vista, do quadro eleitoral de nossa capital. Na verdade nem declarei meu apoio a nenhum candidato, isso foi deduzido por quem leu meu artigo. Disse apenas o que acreditava que deveria acontecer, tendo por base o cenário político atual.
Em relação a uma candidatura do meu partido, o PMDB, só o meu particular e bom amigo deputado Gastão Vieira tem colocado seu nome a disposição do partido para disputar as eleições. Tenho certeza que Gastão, assim como outros colegas, seria um ótimo prefeito de nossa capital. Mas para ser prefeito temos que primeiro vencer as eleições.
No entanto acredito que só haja um nome, não no PMDB, mas em todo o nosso grupo político, que hoje é a oposição, com possibilidade de concorrer com reais chances, vencer as próximas eleições em São Luis, mas imagino que essa pessoa não deseje isso. Refiro-me à Roseana Sarney.
Alguém ai tem coragem de dizer isso pra ela!? Que só se ela for candidata a prefeita de São Luis nos poderemos vencer as eleições? Como é!? Cadê os corajosões!? Os patrulhadores!? Os lambe botas!? Os paspalhos!? Com certeza não vai aparecer nenhum, todos se borram de medo dela. E olha que nos últimos tempos tenho estado bem mais próximo a ela e tenho visto que ela não é braba assim como pintam.
Anos atrás eu discordei de meu grupo político quando ele apoiou uma determinada candidatura pedetista, mas depois reconheci que eu era quem estava errado. Nós não podíamos ganhar mesmo, então nos aliamos a eles e elegemos uma boa bancada de vereadores. Isso é política. Foi o mais acertado a se fazer.
Não é porque o PDT seja um partido ao qual eu me oponho que vou desconhecer que ele tem as maiores, quase todas as chances, desde que vá unido para eleição, de eleger o próximo prefeito.
Não vejo em que ou onde eu possa ter faltado com a fidelidade partidária. Defender o que pensa é ser infiel? Desde quando discordar abertamente é trair.
Parece que algumas pessoas, geralmente escravos, mesmo depois de libertos sentem a mórbida necessidade de sentir na pele, nos ossos, no corpo, a força do relho. Eu não sou escravo de ninguém e minhas idéias, meus pensamentos nunca serão.
Não desejo sair de meu partido, mas exijo que minhas opiniões, minhas idéias, meus pensamentos, mesmo que discordantes, sejam ouvidos e respeitados.
Estou pronto a respeitar e acatar a decisão da maioria de meu partido, como sempre o fiz, mas não esperem de mim, nunca, jamais, aceitar calado, sem expor minhas posições.
Argumentarei e discutirei sempre. Da forma independente e coerente que meu pai incutiu na minha cabeça que deveria ser feito sempre que discordasse de algo. Argumentarei sempre. Da forma elegante e tolerante que minha mãe dedicou-se a me ensinar. Não sei se aprendi!
Pra encerrar esse papo, acredito mesmo, firmemente, que no PDT, no governo, municipal e estadual, não haja melhor nome para concorrer à prefeitura de São Luís que o de Clodomir Paz. Mas isso é problema deles.
Agora me diz ai!? Qual o mal que há em eu dizer isso?
PS 1: Napoleão Bonaparte fez anotações nas margens de um livro que foi lhe dado de presente. Tratava-se de O Príncipe de Maquiavel. Numa das paginas, a de numero 48, lesse: O melhor, o mais sábio general é aquele que pode e sabe escolher seus soldados. Melhor que este, só aquele afortunado que podendo saiba escolher seus oponentes, os campos e as batalhas em que lutar.
PS 2: Quero pedir-lhes mil desculpas, mas como pretendo um dia ser um bom ficcionista, preciso me exercitar. É que eu não resisti e criei a passagem acima, em relação à NB. Mas cá pra nós, você acreditou, não foi!?
Deputado Joaquim em cada texto seu sobre política que eu leio renova-se a certeza de que o senhor é o nosso melhor parlamentar! Parabéns por sua incrivel coerência, não deve ser iuam coisa fácil de se ter no meio em que o senhor vive.
Mais uma vez parabenizo-lhe pela posição independente. Continue assim. Não se deixe abalar por críticas infundadas.
Meu amado amigo Joaquim, saiba que as pessoas na maioria das vezes dizem que já se cansaram de política e não acreditam mais em mudanças ou melhorias de forma alguma, pelo simples fato que não importa quem esteja ou não no poder, é sempre a mesma coisa, os políticos são o reflexo da sociedade, que se encontra cada vez mais competitiva e infelizmente egoísta, acompanhando alguns problemas da população de uns municípios que tive contato, descobrí como me decepcionar com a humanidade em menos de 02 horas, pq 99% das pessoas que entram em um gabinete (seja em qualquer esfera Administrativa Governamental ,(seja municipal,estadual ou Federal)só deseja pedir DINHEIRO para solucionar seus problemas pessoais, nunca ninguém pede pensando em solucionar os problemas da comunidade, é o Zé que quer um poço p/ o seu sítio pq não tem água, mas vai o pref, na melhor das intenções sugerir um poço p/ a comunidade do tal Zé, p/ ver se ele sai de lá satisfeito? Em suma, o egoísmo vem de baixo, se aqueles mais necessitados e
Caro Deputado….mete o relho neles.
Deputado Joaquim sua analise está perfeita, irretocável. Parabéns.
Deputado Joaquim, você que prega a necessidade de uma reforma política, se contradiz quando defende uma candidatura de um partido governista sendo que o seu faz oposição. Política se faz com transparência, lealdade e com idéais.
Resposta: Não estou defendendo candidaturas, estou apenas dizendo que o governo tem tudo para eleger facilmente o próximo prefeito desde que saiba escolher seu candidato.
Caro Dep. Joaquim, o político que apenas participa dos pleitos eleitorais com a visão restrita de apenas de vencer eleição, e, não tem o objetivo de divulgar novas idéias, defender novas maneiras de fazer política, não deve com certeza falar em nome de nenhum grupo político, pois, a arma da democracia é o debate de idéias e propostas, que de certo vão em contrário ao posicionamento de Vossa Excelência, que sem autorização de seu grupo político, e não se sabe para atender os interesses de quem, já quer ir para a disputa dessestimulando os seus companheiros de grupo político, que a menos que o senhor não esteja bem informado, possui vários nomes para a disputa eleitoral, com cacique eleitoral em São luis, e, com novas idéias e potencial para contribuir e muito para o debate que deverá ser travado e nessas eleições e estimulado pelos nossos representantes ploíticos.
Resposta: Divulgo minhas idéias sem precisar disputar eleições, não preciso de autorização de quem quer que seja para fazer isso.
Ué cadê meu depoimento continuação? Mandei 02 p/ concluir a hst.
Resposta: ???
Só alguém como você consegue falar de um assunto tão chato quanto política dessa forma tão agradável. Chega a ser um prazer ler sobre política quando o texto é escrito por você.
Tenho 26 anos e sou filiado ao PSB e gostaria muito que o senhor fosse do meu partido! Me identifico muito com a forma que o senhor faz suas colocações.
Se o texto inicial já não fosse tão perfeito não haveria nenhum problema porque os PS 1 e
PS 2 são simplesmente magistrais. Incrivelmente maravilhoso o seu jeito de pensar e de dizer.
Não sei até agora o que eu gosto mais nesse texto. Se o titulo, se sua opinião política, se a resposta aos seus críticos ou se a ficção no final. Parabéns!
dep.nagib eu nunca tive nenhuma admiração por nenhum outro parlamentar do grupo sarney mas o senhor mostrou que politica se faz com responsabilidade independentemente de grupo ou religião pois na politica e na vida pessoal o que importa mesmo que temos sem demagogia nenhuma pensar sepre no povo que nos honra com seu voto se todos os bajuladores que se alto intitulam intelectuais deveriam ter a mesma sabedoria que o senhor mostrou para o estado parabenizo-lhe pela sua atitude e por sua verdade expressa e escrita e falada. quero lhe dizer que a partir desta data serei um admirador seu como pessoa e como parlamentar.
O Deputado Joaquim Haickel, deveria fazer uso da tribuna da Assembléia que é o lugar adequado para tal comentário político.
Sua licença da AL, não é justificativa que nos pareça adequada para buscar outra mídia. Seu retorno tem data exata para acontecer.
Mas, por repercutir negativamente sobre tudo a seus eleitores, prefere recorrer aos Blogs e Jornais, ambientes restritos a uma camada mais aquinhoada da sociedade maranhense.
Parece-nos que o nobre Deputado, pretende pagar seu débito com a Patrulha do PDT, pelo fato de ter derrapado drasticamente, nas estatísticas eleitorais de 2006. Lembram?
Resposta: O amigo por falta do que falar, acabou falando só bobagem…
Joaquim, tenho duas observações apenas sobre a sua réplica. Primeira: não é só você que comunga do entendimento que, no seu grupo político, Roseana é um coringa isolado para a sucessão em São Luís. Todos reconhecem isso, especialmente esses que discordam de sua opinião. Segunda: lembra quando numa entrevista a mim concedida sobre a eleição para o governo do Estado em 2006, você disse que a oposição ( a Sarney) estava com a faca e o queijo na mão? Muitos na época o reprovaram, mas o tempo mostrou quem tinha olhos de águia. Parabéns.
O homem sábio não pergunta a alguém a que senhor este serve, pois sabe que apenas suas ações podem fornecer a verdadeira resposta.
O mais poderoso é aquele que tem a si mesmo em seu próprio poder Sêneca, o moço.
eu teajudo a calar a boca dos que vivem a te perguntar a que senhor v. serve. 🙂 Meu doce bárbaro, não se esqueça que v. também é julgado por suas ações. Essa é a coerência da verdade, pois serve a todos igualmente. Palavras mentem… Mas, as ações não mentem jamais. Por favor, seja senhor de si mesmo, sendo senhor absoluto de suas reações químicas. Esse é o único caminho. Não existe outro. Enganou-se quando imaginou que eu estava contra v. Eu não posso ser contra ninguém, mesmo que todos sejam e estejam contra mim.
Um abraço
Lúcifer