No final do ano passado tomei a decisão de me afastar por quatro meses do cenário político, pois precisava fazer algumas coisas pessoais que me exigiriam dedicação exclusiva, como tentar amenizar meu recorrente problema de estomago.
Para todo viciado, afastar-se de seu vício é algo difícil, e para mim não é diferente. Sou viciado em política, não consigo ficar muito tempo longe dela. De uma forma ou de outra, apesar de licenciado da ALM, longe do plenário, dos trabalhos das comissões, vira e mexe, estava no meio da política, fosse em reuniões, bate-papos com amigos ou mesmo mergulhado em meus pensamentos.
2008 é ano eleitoral e muito tem que ser planejado e feito. Preciso me preparar para três meses de batalhas nos municípios onde sou votado.
Nos municípios cujos prefeitos são ligados a mim, a luta será a de ajudá-los a se reelegerem, ou os candidatos apoiado pelo grupo. Onde não contar com o prefeito, a peleja será convencer a população que os nossos candidatos podem fazer mais e melhor pelo município. Nos dois casos, apoiarei a candidatura de aproximadamente 1000 vereadores, uma media de 25 em cada um dos quase 40 municípios em que trabalho.
Precisamos urgentemente de uma reforma política que acabe com essa loucura de eleições de 2 em 2 anos. O país não agüenta mais isso, a economia não agüenta mais isso, nós não agüentamos mais isso. É desgastante em todos os sentidos. Além do que, feito dessa forma, arraiga e perpetua deformações difíceis de serem saneadas.
Bem, mas essa abordagem fica para outra oportunidade, pois hoje quero tratar especificamente de uma única eleição. A eleição da cidade onde eu nasci, cidade que amo de forma ampla, incondicional e irrestrita, não importando quem seja o seu mandatário, Mayor, Alcaide ou Prefeito, independentemente de quem seja seus Councilman, Representantes Del Pueblo ou Vereadores. São Luis!
Imagino que todos saibam que sou filiado ao PMDB, que faço parte do grupo político liderado pelo ex-presidente José Sarney, que tem hoje na pessoa de sua filha, a reconhecidamente carismática e popular senadora Roseana Sarney, nossa maior liderança eleitoral, e na discreta figura do senador e atual ministro das minas e energia, Edison Lobão, nossas maiores, para não dizer únicas lideranças.
Acredito que todos saibam das minhas posições e dos meus posicionamentos de independência. Sou leal, sou companheiro, sou solidário, mas jamais ao ponto de ser subserviente, lamber botas ou balançar a cabeça como vaca de presépio.
Tem uma frase que devido a minha forma esquisita de dislexia nunca consegui decorar, mas seu sentido é mais ou menos este: Ao meu rei ofereço tudo que é meu, até mesmo o sacrifício de minha própria vida. Só não coloco a serviço de meu rei a minha consciência e a minha honra, essas pertencem unicamente a mim.
Dito isso quero ressaltar que o nosso grupo político não tem nenhum nome que possa concorrer verdadeiramente na disputa pelo palácio La Ravardiere. Que fique bem claro, concorrer, porque para exercer a administração da cidade ou do estado, no nosso grupo estão alguns dos melhores quadros. Nomes como os dos deputados Gastão Vieira, Pedro Fernandes e até mesmo Raimundo Cutrim que já pode provar isso quando passou pela secretaria de segurança. E apesar de não serem de nosso grupo, não posso deixar de citar como também sendo capazes de bem dirigir nossa cidade, o ex-deputado Clodomir Paz, o deputado Flavio Dino e o ex-governador João Castelo.
Mas uma coisa pra mim está muito clara e sempre o foi, tanto que já comentei isso com diversas pessoas antes. Se o prefeito Tadeu Palácio e o governador Jackson Lago apoiarem o mesmo candidato, desde que o nome deste não cause muitos estragos internos no PDT e em seus aliados, não haverá segundo turno nas próximas eleições(Graaannnddeeee novidade!!!).
O melhor que nosso grupo pode fazer é concentrar nossos esforços em vencer as eleições onde realmente temos chances. Esse negócio de disputar pra marcar posição é coisa de amador. Se eu não tenho chance de ganhar, eu não jogo e pronto. Vou treinar e me preparar melhor, pra quando eu realmente puder competir com reais chances de vencer.
Em minha opinião, o ex-deputado Clodomir Paz, se integralmente apoiado pelo PDT, sem boicotes de quem quer que seja, é quem tem as melhores chances de vencer as eleições de São Luis em outubro, no primeiro turno. Isso se o ex- governador João Castelo, o pré-candidato mais bem posicionado nas pesquisas permanecer, como eu acredito que o fará, na direção da EMAP, empresa que dirige o Porto do Itaqui. Caso Castelo dispute a prefeitura pelo PSDB, certamente teremos segundo turno e quem decidirá qual será o próximo mandatário de nossa capital será o grupo do qual faço parte, que não tem chance de eleger seu candidato, mas tem tudo para decidir, dentre os adversários, quem vencerá as eleições.
Isso, essa arquitetura, essa engenharia, esse jogo, é o que eu mais gosto na política. Esse é mais um de meus vícios, para o qual também não busco tratamento.
Caro deputado Nagib, o senhor escreveu aqui um texto muito corajoso e bastante preciso e próximo da realidade. Gostaria muito de saber qual a opinião de seus amigos e correligionários sobre sua analise! Imagino que sua convivência dentro de seu grupo político, devido o seu estilo independente e pragmático, não deva ser muito fácil!
Deputado parabéns, que texto bem feito.
Agora quanto a eleição de 2 em 2 anos, sou a favor que tivessemos eleições TODO ano, pois “politico” so mostra a cara em ano de eleição, a economia se aquece, e quando o povo tem mais chance de cobrar pelas promessas de campanha.
Resposta: Amigo, tá bom de mudar suas escolhas, existem políticos que mostram a cara sempre, dizem o que pensam, assumesm posições…
Quantidade de eleição não significa qualidade. Qualidade vem com o tempo não com a rotatividade.
Enquanto o João do Farol quer saber o que acham os amigos do deputado Joaquim, eu gostaria muito de saber o que acham dessa sua analise os amigos do prefeito Tadeu e do governador Jackson!
Concordo com tudo que o senhor disse: Se Tadeu e Jackson não forem intolerantes e prepotentes apoiaram o mesmo candidato e este deverá ser o ex-deputado Clodomir Paz. Se Castelo for candidato haverá segundo turno, se ele não se desincompatibilizar Clodomir será o próximo prefeito de São Luis, eleito no primeiro turno.
Parabéns Deputado. É por essas e por outras que você tem minha admiração e respeito. É corajoso e não tem amarras. Também acho Clodomir Paz o melhor nome.
Resposta: Acredito que o Clodomir seja o pre-candidato que tem mais condições de aglutinar as forças do grupo do governo.
Não sou daqui do Maranhão, mas já moro aqui há algum tempo.
Acabei de ler seu texto no blog do Décio Sá. Já tinha ouvido falar de você mas nunca havia lido nada que você tenha escrito sobre política.
Pelo pouco que conheço da política local, acredito que você esteja corretíssimo em suas analise sobre as proximas eleições.
Tu estás a serviço de “quem” hein Joaquzinzão????? será da Oligarquia Sarneyzada????? faça-me o favor….. quem ´não te conhece que te compre.
Resposta: É desencorajador para alguém como eu que pensa que o ser humano nasce bom, integro, correto e que apenas com o passar do tempo pode ou não se degenerar. Você é a viva prova do meu equivoco.
Poeta, contista e cronista, que, quando sobra tempo, também é deputado
Acho que seu tempo deveria funcionar ao inverso…em primeiro lugar a ser deputado e quando sobrar tempo ser contista e cronista. por isso digo que defendo as eleições todo ano. tenho certeza que voce(junto com os outros) seria(m) mais produtivo(s)
Resposta: Acho que você não entendeu nada, mas tudo bem, eu explico de novo!
1) A afirmação Poeta, contista e cronista, que, quando sobra tempo, também é deputado, era uma brincadeira dos companheiros da Revista Guarnicê(de 1983 até 1986).
2) Se as eleições acontecerem todo ano, os deputados irão tentar se reeleger, passarão mais tempo dedicados à campanha e produzirão muito menos, você não acha!?
Como pode, um Partido Político com tantos membros exercendo mandatos eletivos, não ter condições de disputar uma eleição para ganhar, é sinal de que não representa o povo. É triste.
R.PINHEIRO
Resposta: Não acho nada de triste! Esse partido, assim como qualquer outro que perca, representa tanto e tão bem o povo quanto o que vence as eleições. Exemplo melhor disso é o PDT do Maranhão que nunca antes havia elegido um governador, mas sempre representou bem seus eleitores. As regras valem para todos amigo!
Deputado Joaquim,
Sinceras ou não suas palavras, sem ou com segundas intenções (políticas), esse surpreendente texto merece aplausos de todos. Já estar tudo registrado nos arquivos pessoais dos leitores. Creio que o povo esclarecido e imparcial aprove essa sua postura realista. Agora, indago: O que falta para esses “bons” nomes do grupo Sarney se tornarem competitivos para uma eventual disputa pela Prefeitura de São Luís? “A máquina”?, a disposição? o trabalho? a Mídia? ou não tem jeito para os nomes mencionados?
Continue assim deputado, pois novas sementes precisam ser plantadas e multiplicadas nos mais diferentes terrenos (não só aqui neste blog).
Sds.
Resposta: 1) Porque minhas palavras não seriam sinceras!? Qual poderia ser a segunda intenção (política) contida em meu texto, já que sou de um grupo que faz oposição ao prefeito e ao governador!? 2) Surpreendente porque, já que falo isso a quase um ano!?
3) A eles falta o que faltou por muito tempo ao PDT. Tempo. Esperar o povo se desinludir!
Joaquim
Tu não dizes, mas pelo se sabe de ti tens figurino político mais aproximado do perfil de um Flávio Dino, um aceno ao futuro dado de um presente vistoso e consistente, do que de Paz, um perfil reciclado mas ainda muito distante da modernidade que São Luis parece querer.
E parabéns pelo artigo honesto, franco,inteligente.
Resposta: Concordo plenamente com você. Realmente me identifico muito mais com o estilo político de Flávio Dino, de Gastão Vieira ou de Pedro Fernandes, mas desde cedo aprendi que política é a arte do possível, e acredito que o que é possível para essa eleição é Clodomir ou Castelo.
Já juntei muitas balas (doces), atrás do velho e bom fusca de seu querido e saudoso Pai (Dep. Nagib Haickel), quando das suas campanhas políticas em Santa Inês e Pindaré-Mirim, hoje já adulto, pude acompanhar uma parte do seu último mandato de Deputado Estadual e Presidente da Assemléia Legislativa do Estado;
Dep. Joaquim, você tem muita sabedoria herdada de seu pai, o que comenta em seu texto é realiadde, é atual, é inteligente, é sabedoria política…concordo em número, gênero e grau…
O Ex-Deputado Clodomir Paz, tem experiência, competência e determinação para postular o comando da capital que ele tanto conhece, além do mais, é do PDT, portanto, pertence ao time que permitiu e irá permitir que São Luis continui crescendo e se desenvolvendo cada dia mais e mais… Vamos de PAZ.
Chato tratar disso aqui, mas enfim…
Você falava de tratar de um problema recorrente de estômago. Sei que se submeteu a uma cirurgia de redução de estômago. Também me submeti. Caí de exatos 200 kg para os 102 kg atuais (alternando um pouco pra mais ou menos, mas nunca uma variação de mais de 3 ou 4 kg). Me operei em 2000. Enfrenta algum reflexo da cirurgia hoje?
Resposta: Me operei em 2001 e a única coisa que sinto é o fato de me sentir empachado de vez em quanto.
C oragem é isso aí que vc escreveu. O resto é babaquice. E esse Décio e assemelhados são uns capachos rotos e esfarrapados
É isso aí, Quincas, voce é mesmo porreta. Para mim é o melhor Deputado que tem na Assembléia. Mesmo sem estar lá todos os dias. Imagina se tivesse…Te admiro pela tua coragem, tua simpatia, cara booooooooooa!!!!! parece um bom amigo e companheiro. Adoro ler o que escreves.