17comentários

Tenho um bom amigo que me manda pelo menos 50 mensagens eletrônicas por dia, então resolvi compartilhar com vocês, sempre que for possível, algumas delas (apenas algumas…rsrsrsrs). Espero que apreciem.

Resumos

Sei que a vida moderna não deixa tempo para a leitura de bons livros. Assim, envio abaixo o resumo de clássicos da literatura que muito ajudarão a engrandecê-lo (a) culturalmente.

1) Gustave Flaubert: Madame Bovary. 778 páginas.
Resumo: Uma dona de casa mete o chifre no marido e transa com o padeiro, o leiteiro, o carteiro, o homem do boteco, o dono da mercearia e um vizinho cheio da grana. Depois entra em depressão, envenena-se e morre. Fim.

2) Leon Tolstoi: Guerra e Paz. Paris, Ed.Chartreuse. 1200 páginas.
Resumo: Um rapaz não quer ir à guerra por estar apaixonado e por isso Napoleão invade Moscou. A mocinha casa-se com outro. Fim.

3) Marcel Proust: Em Busca do Tempo Perdido. Paris, Gallimard. 1922. 1600 páginas.
Resumo: Um rapaz asmático sofre de insônia porque a mãe não lhe dá um beijinho de boa-noite. No dia seguinte (pág. 486 vol. I), come um bolo e escreve um livro. Nessa noite (pág.1344, vol. VI) tem um ataque de asma porque a namorada (ou namorado?) se recusa a dar-lhe uns beijinhos. Tudo termina num baile (vol. VII) onde estão todos muito velhinhos – e pronto. Fim.

4) Luís de Camões: Os Lusíadas. Editora Lusitânia.
Resumo: Um poeta com insônia decide encher o saco do rei e contar-lhe uma história de marinheiros que, depois de alguns problemas (logo resolvidos por uma deusa super gente fina), ganham a maior boa vida numa ilha cheia de mulheres gostosas. Fim.

5) William Shakespeare: Romeu e Julieta. Londres, Oxford Press.
Resumo: Dois adolescentes doidinhos se apaixonam, mas as famílias proíbem o namoro; as duas turmas saem na porrada, uma briga danada, muita gente se machuca. Então, um padre tem uma idéia idiota e os dois morrem depois de beber veneno, pensando que era sonífero. Fim.

6) William Shakespeare: Hamlet. Londres, Oxford Press.
Resumo: Um príncipe com insônia passeia pelas muralhas do castelo, quando o fantasma do pai lhe diz que foi morto pelo tio que dorme com a mãe, cujo homem de confiança é o pai da namorada, que, entretanto, se suicida ao saber que o príncipe matou o seu pai para se vingar do tio que tinha matado o pai do seu namorado e dormia com a mãe. O príncipe mata o tio que dorme com a mãe, depois de falar com uma caveira e morre assassinado pelo irmão da namorada, a mesma que era doida e que tinha se suicidado. Fim.

7) Sófocles: Édipo-Rei – tragédia grega. Várias edições.
Resumo: Maluco tira uma onda, não ouve o que um ceguinho lhe diz e acaba matando o pai, comendo a mãe e furando os olhos. Por conta disso, séculos depois, surge a psicanálise que, enquanto mostra que você vai pelo mesmo caminho, lhe arranca os olhos da cara em cada consulta. Fim.

8) William Shakespeare: Otelo.
Resumo: Um rei otário, tremendo Zé-goela, tem um amigo muito fdp que só pensa em fazê-lo de bobo. O tal “amigo” não ganha um cargo no governo e resolve se vingar do rei, convencendo-o de que a rainha está dando pra outro. O Zé-mané acredita e mata a rainha. Depois, descobre que não era corno, mas apenas muito burro por ter acreditado no traíra. Prende o cara e fica chorando sozinho. Fim.

Você economizou a leitura de pelo menos 7.000 páginas e R$ 500,00 em livros!!!
Não precisa nem me agradecer…

PS: Estou publicando este material a título de curiosidade, pois não concordo com a banalização da obra de arte de um modo geral, principalmente da obra de arte literária. JH.

17 comentários para ""


  1. Anônimo

    Já me acostumei com seus posts: Aos domingos crônicas serias, às quartas um toque de humor ou poesia. Muito equilibrado.

  2. Manoela

    Olá Joaquim, gostaria de ler uma dissertação sobre os “grampos telefônicos”. Um abraço.

    Resposta: A única coisa que eu sei sobre esse negócio de grampo telefônico é de ouvi falar e nem sei se é verdade… Ouvi dizer que esses sujeitos que passam o dia todo ouvindo conversas dos outros, não tem muito tempo pra dar assistência pra esposa…

  3. Manoela

    O que aconteceu com a Paula Tina? Fui acessar e seu nome não constava…. Que pena. Era muito engraçada.

  4. Anônimo

    Mas toma cuidado com o grampo!

    Prof. Caio

    Resposta: Porque professor Caio? Caiu algum dos seus bobes!?
    Não sei se o senhor já notou, mas eu sou Homem, um tanto calvo e não ando usando nada que precise de grampos.

  5. Anônimo

    Quanta prepotência ! será que ninguém tem acesso a obras clássicas ??? BABACA

    Resposta: Eu só me atrevo em responder um comentário imbecil como este pra que as outras pessoas possam ver como existe gente assim como você, sem o menor senso.
    O amigo(a) não está vendo que isso é uma brincadeira, uma gozação!?

  6. Eliane Ramos

    Bom Dia Joaquim, parabéns pelo resumo das pérolas clássicas. È importante de vez em quando fazer uma síntese e colocar para os mais jovens. Quem sabe, de repente tomam o gosto para a “leitura” como já diziam os mais velhos. Achei muito interesante o “resumo” das obras,
    fantástico. Um abraço.

    Resposta: Não fui eu quem fiz estes resumos. Recebi de um amigo, achei engraçado e postei, só isso.

  7. dyego

    RÁRÁRÁRÁRÁ..fala sério Eliane…vai nessa minha filha, vai nessa…

    Resposta: Veja só Eliane, o tipo de comentários que as vezes temos que postar… Fala sério mêirmão!

  8. Gio

    Querido Joaquim, este é meu comentário pra vc, sem objetivo de postar. Acho uma delícia para os leitores diários você deixar seu blog leve e divertido, pois falar sempre de coisas sérias nos privaria do seu senso de humor, às vezes contundente e quase sempre de uma criança grande e peralta rsrsrsrs.
    Ainda tenho leveza na alma pra rir dessas boas sacadas de humor.
    boOOOOOOm dia pra vc!!!

  9. Joana D`arc

    Eliane, estamos com raivinha, te defendemos desse machista e agora vens elogiar o que ele escreve??? não estamos te entendendo…..

    Resposta: Eliane, ta vendo só!?

  10. Ze Carlos

    O fã-clube que foi conquistado graças a sua audácia, está p……da vida com vc Eliane. Logo vc que rodou a baiana e falou as verdades para esse deputado arrogante e pedante vem elogia-lo tempos depois???? será que estou o que lendo é verdade ou é pesadelo??????

    Resposta: Eliane, ta vendo só!? São dessas coisas que eu lhe falava antes… Agora você deve imaginar como é que eu tenho que ter paciência…

  11. sueco

    Eliane,
    Você agora é pelega?
    Sueco

    Resposta: Eliane, estas ai são pra você… A única coisa que se pode fazer amiga é achar graça desses coitados…

  12. Tetê do Pindaré

    Virastes “Pelêga” hein Eliane????? Garota tu destes um tremendo ibope com a galera da esquerda, viraste um espécie de guerrilheira, porta voz dos fracos e oprimidos e agora c*** o pau???????

    Resposta: Eliane, estas ai são pra você… A única coisa que se pode fazer amiga é achar graça desses coitados…

  13. Sueco

    Eliane,
    O que foi que houve companheira, o quadro mudou?
    Sueco.

    Resposta: Eliane, estas ai são pra você… A única coisa que se pode fazer amiga é achar graça desses coitados…

  14. Eliane Ramos Teixeira

    Boa Noite Joaquim, permita-me que use o seu blog e responda aos amigos internautas.
    Gente quanta confusão vcs estão fazendo, obrigada pelos fãs que fiz e não sabia, mas eu pergunto: é feio ou pelêgo sermos justos? elogiar alguém, qdo lemos algo que aprovamos?
    Não virei a mais nova amiga de infância do Sr. Joaquim, mas vamos ter bom senso;o cara é ótimo poeta e tem bom gosto literário. Acredito que seja mais proveitoso e saudável os comentários feitos pelo mesmo sobre os clássicos da literatura, um estímulo para a juventude que visita o seu blog, juventude da Ilha que já teve o codinome de “Athenas Brasileira”. Que as fofocas sem sentido e de baixo nível que pululam frenéticamente nos outros blogs dos jornalistas miranteanos. Desculpem-me, mas sou muito sincera e defendo o que acredito. Beijos a todos

  15. Anônimo

    Joaquim, andei passeando por seu blog e notei que tem uma pessoa que usa vários nomes ou o anonimato pra te criticar de maneira sortida.
    Olha só o que mais eu notei. Neste texto que nem é de sua autoria e você deixa isso bem claro no começo e no final do post, há mais comentários, todos passionais e sectários, que em outros textos seus de excelente qualidade.
    Observei, felizmente, uma outra coisa sobre seu detrator, ele não é uma pessoa de alto nível nem intelectual nem cultural. Faz isso apenas para lhe chatear, e parece que às vezes ele consegue seu intento.
    Conselho: Não ligue pra isso e continue escrevendo e postando seus textos que eles são muito bons.

  16. Susu

    OK Companheira Eliane, vc nos convenceu. Não vamos execrar vc por causa do elogio feito ao poeta. Mas, tá bom né?

  17. Eliane Ramos

    Mais uma vez peço licença a vc Joaquim. Queridos companheiros, vcs andam abusando da paciência do poeta dono do blog não acham? quanto a mim, estou literalmente no clima de Àlvaro de Campos (Fernando Pessoa) em “Lisbon Revisited (1923)”:

    ” Não me venham com conclusões!
    A única conclusão é morrer.

    Não me tragam estéticas
    Não me falem em moral.

    Sou um técnico, mas tenho técnica só dentro da técnica.
    Fora disso sou doido, com todo direito a sê-lo ouviram?

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS