Seleção maranhense se prepara para o amistoso do ano

15comentários

Na cabeça dos dirigentes, comissão técnica e atletas maranhenses, esses dias que faltam para o pontapé inicial da partida contra a Seleção Brasileira de futsal devem estar sendo infinitamente demorados. Dia 29 de janeiro às 10h no ginásio do castelinho, a torcida maranhense terá a oportunidade de ver pela primeira vez na nossa cidade craques que só temos a oportunidade de ver pela televisão. Nada melhor que um belo presente para comemorar os 400 anos da nossa capital. Esse amistoso servirá de inicio de preparação para a nossa seleção que buscara esse ano o heptacampeonato mundial na Tailândia. A delegação do Brasil viaja no dia 17 janeiro para a Guatemala, onde fica até o dia 23. Após os dois compromissos diante dos centro-americanos, o time tem chegada prevista a Boa Vista (RR) no dia 24 de janeiro, jogando no dia 25 diante da seleção de Roraima. No dia 27 o destino será São Luis (MA), para atuar diante dos maranhenses no dia 29.

Seleção Maranhense

Muitos amigos me pediram para comentar sobre a convocação da nossa seleção. Existe um projeto dentro da Federação desde o ano passado de manter uma seleção permanente em função de que neste ano de 2012 haverá o campeonato brasileiro de seleções. Houve em 2011 uma programação com dois amistosos no interior. Louvável a atitude da Federação. Quanto a essa convocação para o jogo contra o Brasil, acho que para um pouco espaço de tempo de treinamento, não haveria a necessidade da convocação de quatro goleiros, quatro fixos e seis alas. Os pivôs, posição carente no futsal brasileiro, principalmente aquele de referência, só foram convocados três, totalizando dezessete atletas. Muitos para quem só poderá levar para um jogo doze jogadores. Mas nunca se pode julgar o que se passa na cabeça de quem realmente está envolvido com o projeto. Mas, em minha opinião não haveria a necessidade de tantos cortes. Todos que estão convocados pensam que terão a oportunidade de ficar entre os doze. Aí alguém vem dizer que vai depender da condição técnica de cada um. Nesse ponto eu discordo. Em raríssimas exceções, numa convocação, numa formação de plantel, o treinador já tem em mente quem vai querer utilizar. Só se realmente aquele atleta que não faz parte do seu plano tiver um destaque muito grande dentro dos treinamentos realizados. Isso é um problema que o Prof. Ricardinho e sua comissão técnica terão que resolver.

Os convocados;

Goleiros:
Pedro – grande goleiro com experiência com vários campeonatos brasileiros disputados deverá ficar entre os doze.

Thaygon – outro grande goleiro, apesar de achar que de vez em quando abusa com as jogadas com os pés, mas debaixo da trave tenho vistos bons jogos desse garoto.

Vicent – não posso falar nada por não conhecê-lo, mas deve ser um bom goleiro para estar convocado.

Diógenes – na mesma situação do Vicent.

Fixos:

Marvin – sempre gostei desse garoto jogando, tive a oportunidade treiná-lo quando ainda era um menino. Só acho que deve participar mais em determinados momentos da partida. Ser mais audacioso em determinados momentos do jogo.

Fernando: bom jogador tem uma boa marcação é forte e com um bom chute.

Fredson: Experiente e com um excelente passe. Muito bom jogador.

Tziu – vale pela experiência.

Alas:
Cleiton – também tive a oportunidade de tê-lo como atleta. Muito rápido. Seve para botar fogo no jogo.

Jr. Negão – esse garoto tecnicamente é um grande jogador. Disciplinado taticamente. Tem um bom passe. Jogaria no meu time.

Samuel – tranqüilidade em pessoa. Tanto dentro como fora de quadra. O seu time pode esta perdendo do placar que for que ele não se abala. Cracaço de bola. Precisa às vezes de levar uma chamada para acordar no jogo.

Pimenta – esse encedeia qualquer ginásio. Às vezes se torna até irresponsável nas jogadas realizadas. Mas todo time precisa de um Pimenta no seu plantel.

Leandro – capitão da equipe do S. E. Balsas têm a tranqüilidade e a técnica que um atleta de futsal na sua posição precisa de ter. Precisa somente melhorar no seu preparo físico que nas oportunidades que o vi jogando percebi que não é muito bom.

Maycon – Não tive a oportunidade de ver jogando. Esse garoto é do Açailandia e não vi nenhum jogo dessa equipe neste ano.

Pivôs:
Ayrton – não conheço é do Estrelinha Bom de Bola. Vi um jogo, mas com toda a sinceridade não me recordo dele.

Alan – também tive o prazer de trabalhar com ele. Bom jogador, forte, mas às vezes muito afobado o que acaba comprometendo o seu desempenho em determinadas partidas.

Claudio – Único pivô de referência. Experiente, leva vantagem sobre os outros de permanecer no grupo pela sua característica.

Teve alguns atletas que ficaram de fora e com certeza deve ter desagradado há muitos. Mas temos que respeitar o critério de escolha adotado pela Federação e Comissão Técnica. Se for uma boa seleção ou não, só podemos julgar depois do trabalho realizado.

15 comentários para "Seleção maranhense se prepara para o amistoso do ano"


  1. Leandro Gondim Silva

    Grande e Educado Professor Gobel (essas são as palavras, rsrsrsrs…) concordo com você em relação a esse elevado número de goleiros, pois quem é amante do futsal maranhense sabe muito bem que hoje, repito hoje, em nosso Estado dois nomes representam e bem o nosso gol (Pedro e Taygon), mas como você mesmo falou, é um projeto da FEFUSMA e não podemos também tirar os méritos dos dois goleiros convocados pelo professor Ricardo, porém Gobel o que me levou a esse comentário, foi simplismente a questão de alguns nomes que poderiam está fazendo parte desse grupo, pois iria não sei se estou usando o termo certo, coroar alguns atletas em um jogo como esse, como por exemplo o nosso grande pivô Gilson que tantas alegrias ja deu para o nosso futsal e ainda está jogando em um alto nível, (assim como o Claudio, convocado, que também é outra fera nessa arte de segurar a bola, segurar um ou até mesmo dois jogadores e tocar para um companheiro empurrar pra dentro do gol), outro nome que caberia, apesar de não estar mais jogando em nossas quadras, era o Lúcio, sei que este seria um pouco mais complicado, mas seria importante, pela experiência e até porque ja vestiu a amarelinha. Porém professor quero deixar claro que são apenas sugestões e sugestões que estão em plena atividade e que se aprofundarmos mais um poquinho nessa convocação veremos que além desses dois nomes que citei, ainda cabe mais ou quem sabe até dois que ficaram de fora.

    no mais Professor, um forte abraço e vamos torcer pelo espetáculo.

  2. ANDERSOM

    NAO EXISTE PROJETO, E SIM PANELA ESTÃO UTILIZANDO A MAIORIA DOS JOGADORES DO M.AC CUJO CAMPEONATO DEIXOU A DESEJAR, AONDE SO EXISTIAM DUAS EQUIPES, OUTRA DETALHE, PORQUE 10 HRS DA MANHÃ? … FEFUSMA GANHARIA O PIOR TROFEU. UM ABRAÇO GOBEL E VC FOI LHIGT NO SEUS COMENTARIOS!

    Resposta: os jogos da seleção brasileira aos domingos, são sempre realizados às 10h conforme pedido da CBFS.

  3. Georlinda

    São tão raros eventos brilhantes como estes (o último, salvo engano foi um brasileiro, há uns anos, com a paradinha de bola no peito de Falcão, Thiago goleiro jogando pelo Maranhão, muitos craques)….que temos que agradecer e curtir!!!! Deixo desejo de boa sorte ao goleirão Pedro….tá com moral!!!!

  4. Dulci Sousa

    Dessa vez tentarei não me estender como das outras vezes e irei copiar (posso? o Leandro Gondim e o Anderson…basta lê-los novamente…risos) como pode um MARAVILHOSO e SUPER PIVÔ está de fora de uma seleção????? Ahhhhhh…..Como pode um jogador que foi artilheiro e ajudou a equipe do Ajax ( AABB) a subir de categoria ( jogando no principal e no master ficar fora de uma seleção?ahhhhhhhhhhh…Como pode???? tanto pode como foi? Podem surgir vários comentários…..ele não joga mais??? ( será????kkkkkk), ele está velho????( kkkkkkkkkk esse meu velhinho é tão brilhante em quadra e fora dela). Para por fim a essas especulações…só posso dizer: AGUARDEM 2012,2013,2014…..2030 (risos)quem AMA a bola pesada não cansa, apenas descansa( lembrem-se disso). Ah…..caro Gobel….gostaria de saber a sua opinião sobre o meu, ou melhor, o nosso Pivô Gilson Sousa????Beijos…..risos.

    Resposta: prezada Dulci, sei da sua paixao eterna pelo grande Gilson. Sua trajetoria em quadra acompanhando seu marido ja vem de muitos anos. Eu mesmo quando ele atuava contra minhas equipes fui diversas vezes atacado por essa sua paixao pelo Gilson. Com toda sinceridade acho isso muito bonito da sua parte. Tem mesmo que defender aquilo que voce gosta. Agora a minha opinilao em relacao ao atleta Gilson, sem duvidas para o esporte de rendimento foi um dos melhores pivos de referncia que o nosso futsal ja teve. artilheiro nato com boa visao de jogo e excelente quando virava para o gol. Tanto e que se tornou artilheiro de quase todas as competicoes que participou. Mas infelizmente o tempo passa e as pernas ja nao conseguem obedecer o que a mente quer. Isso e natural. O que Gilson fez e foi dentro do futsal maranhense ningume vai esquecer. Vou buscar um frase que meu pai sempre dizia: OS HOMENS PASSAM E OS FATOS FICAM. Gilson sera sempre lembrado pelos seus gols, pela suas passagens pela selecao maranhense e pelos titulos conquistados.
    Isso ninguem vai tirar dele. Gilson sera sempre uma referencia para aqueles novos atletas que estao surgindo. Infelizmente os pivos de referencia com Gilson, estao dificeis de aparecer no nosso futsal.

  5. Roberto Junior

    Caro Gobel,

    concordo com você: convocar quatro goleiros para um amistoso é desnecessário.
    O atleta ficará muito mais desmotivado do que motivado ao final da partida, por não poder ao menos ficar na suplência do jogo.
    Gosto do Pedro e Taygon, porém, não são tão brilhantes como os goleiros que vi na década de 90.

    Desta década lembro o inesquecível goleirão ANDRÉ.
    Este sim, apesar de não saber nada com os pés, fazia defesas sensacionais, motivava sua equipe (independentemente do placar) com gritos de incentivo, sua garra de grande guerreiro e sua vibração inconfundível.

    Foi campeão ao seu lado naquela excelente seleção Intermunicipal. Lembra?

    Ele ainda joga futsal?

    Por favor, cite algum jogo do André contra o Girassol, era muito competitivo vê-lo duelar contra Esquerdinha, Testinha.Rsrs.
    Era cada chutaço e grandes defesas. O Costa tremia!!!

    Parabéns pela competência e imparcialidade peculiar.

  6. Thiaguinho

    Só tenho uma coisa a dizer a todos, gente quem vive de passado é museu!.
    Procurem evoluir, o futsal hoje em dia não é igual o dos antepassados, tipo como um caro amigo falou ai, década de 90 rsrs.
    Nem esse gilson nem como esse andré ai se quer tem ou teria chance de jogar um futsal moderno como hoje.
    Evoluiu demais, não tem nem comparação, ainda ficam falando esses absurdos.
    Cada um curtiu sua geração, agora pra entrar nessa tem que evoluir demais.
    Pois os nossos jogadores de hoje são mais rodados e mais experientes, começando pela molecada.
    Enfim, curtam esse novo futsal, esse sim, é bonito de se ver.

    Resposta: concordo com você em parte meu caro. O futsal hoje evolui muito. Ganhou mais força e marcação. A técnica hoje não é tão importante para muitos treinadores. Agora deixar de lembrar dos craques do passado isso não. Dizer que os atletas maranhenses de hoje são mais rodados e mais experientes também não. Acredito que os de hoje ainda tem muito a crescer e assim espero. Mas não podemos esquecer de muitos atletas que fizeram parte de uma geração vencedora e que elevaram o nome do nosso Estado a ficar entre os dez primeiros do país pelo ranking da CBFS.

  7. Ricardo Neto

    Caro Thiaguinho,

    respeite a história dos craques que fizeram história no futsal.

    Cito os atletas: André, Rejane, Marlos, Jorginho, Alan Neto, Gilson e os grandes treinadores: Gobel, Coqueiro, Roberto Brito, Izone.
    Enfim, todos estes e outros mais fizeram muito pelo futsal e escreveram belíssimas histórias, por conseguinte, serão SEMPRE LEMBRADOS.

    A todos estes o meu respeito e admiração pelo que fizeram e fazem ainda no nosso futsal.

  8. Gilson Lima

    Thiaguinho,

    eu te conheço. Não fala bobagem!!!!!!

    Onde que os nossos jogadores de hoje são mais rodados e Jexperientes que os demais das gerações anteriores?

    Fale-me, se souber, os clubes que eles já jogaram.

    Não atravessaram nem a ponte do estreito dos mosquitos. Pare de falar sem fatos e dados.

    Estes jogadores jogam ligas de bairros e campeonato da AABB. E disputam o campeonato maranhense, tão somente.

    Dizer que são mais rodados e experientes. Brincadeira.

    Faz o seguinte: vai pro Canadá pra virar notícia!!!rsrs.

  9. Leandro Gondim Silva

    Thiaguinho meu caro, você cometeu dois erros assim de um tamanho que eu não sei nem descrever, pois você falou apenas, eu disse APENAS, Gilson e década de 90.
    Meu caro, quem acompanha de verdade o salão maranhense, sabe que Gilson é artilheiro por onde passa (sem contar que ele ja vem desde a década de 90 e metendo gols, detalhe), quanto ao termo “museu”, eu sou bem claro quando falo que aqui no Maranhão não aparece tão cedo uma geração como essa dita cuja da década de 90 e até um pouco mais antiga (rsrsrs), lógico que não podemos desmerecer ninguém, sei que nos dias atuais temos bons nomes, excelentes atletas, porém meu caro, ter uma seleção maranhense que quando colocava os pés dentro de um ginásio a outra seleção respeitava (como era no passado), NUNCA MAIS TEREMOS.
    Alguns nomes das gerações passadas (que segundo você falou é MUSEU): Tafarel, Alin Neto, Batuca, Marlos, Jorginho, Adônias, Puff,Roy, Ricardo Urso,Elson, Denilson, Rejane, Marcinho, Gilson, Alisson Baresi,Claudio capeta, Cid Lima, Tiziu e muitos outros que se eu for citar vai demorar muito.
    Portanto Thiaguinho isso não é museu não pai, isso foi uma geração de ouro do salão maranhense.
    OBS: SÓ VOCÊ TOMANDO UMA GELADA COM UM DESSES CARAS EM UM BAR E ESCUTANDO MUITA RESENHA, PRA VOCÊ MUDAR SEUS CONCEITOS.

  10. Rafael Coelho

    Grande Leandro,

    quero ratifcar as suas: desta melhor geração que tivemos no futsal, devemos lembrar dos paredões ANDRÉ e MARÃO.

    Eles, também, fechavam o gol, realizando verdadeiros milagres. Concorda?

    Parabéns, pelas corretas colocações.

    E, você – Thiaguinho – procure saber quem foi ANDRÉ e GILSON. Depois, peça desculpas.

    RESPEITE QUEM SOUBE CHEGAR AONDE CHEGOU…

    Seja racional!!!!!!

  11. gahio

    Como pode um tecnico convocar Claudio e deixa o melhor pivô do maranhao fora dessa Seleçao Maranhense?
    Obrigado

  12. ANDERSOM

    VC Ñ STÁ VENDO QUE O CLAUDIO É IRMÃO DO DONO DO TIME E AINDA POR CIMA CAPITÃO, INCLUSIVE PODENDO INTERFERIR DIRETAMENTE NO COMANDO DO TIME.

    Resposta: Isso é o que você esta dizendo

  13. Dulci Sousa

    Só gostaria de fazer um adendo ao garoto Thiaguinho ( mal informado) quando ele diz “Nem esse gilson se quer tem ou teria chance de jogar um futsal moderno como hoje” só gostaria de informá-lo que acesse o site “futsal do brasil” e ele irá saber e ver quem jogou e foi (bi) campeão da liga norte 2010 ( nessa data esse futsal tão evoluido já existia) e em 2011 disputou a super liga. Como vê garotinho Thiaguinho esse passado que você fala foi só a alguns meses atras. Um grande abraço Gobel e obrigada pelas palavras.

  14. Roni Sa

    Pessoal,

    esse Thiaguinho deve ser mais um nerd, que só paquera com mulher em msn (rsrs) e sabe que o futsal existe por causa deste grahde amistoso no próximo domingo.

    Oh! garotinho de mente desnutrida, aprenda: o melhor goleiro que vi jogar no MA foi o André e o melhor pivô foi o Gilson.

    O André já parou, deixando uma excelente história, todavia, o Gilson (famoso beiço) continua sendo o homem gol do futsal maranhense,

    Creio que ele deveria estar na seleção.

    O que você acha Dulci Souza?

  15. ANDERSOMa

    FAÇA UMA OBSERVAÇAO NOS MEUS COMENTARIOS, E VERIFIQUE SE EXAGEREI QUANDO DISSE QUE CLAUDIO CAPETA É IRMÃO DE NHONHO DONO DO M.A.C E CAPITÃO COM RESPALDO PARA MANDAR E DESMANDAR, CUJO JOGADORES DECEPCIONARAM OS TORCEDORES,EX TIZIU, MARVIM, LEANDRO, RAFAEL E O PREPOTENTE RICARDO GALVÃO QUE NO FINAL DO JOGO PARECIA QUE TINHA GANHO UM MUNDIAL, POIS NA REALIDADE ENCARARAM UMA SELEÇÃO MESCLADA ONDE SOMENTE FALCAO E SINOÊ TEM VEZ, DERAM, NOVE JUTES A GOL UM BATEU NO TRAVESSÃO E OS SEIS ENTRARAM, ENTRETANTO PARA A FEFUSMA ELES MUITO CONTRIBUIRAM PARA O SEU CAIXA DOIS, AGORA EU PERGUNTO SERÁ QUE ELES RECEBERAM ALGUMA COMPENSAÇAO OU RETRIBUIRÃO COM O CAMPEONATO LOCA SE PORVENTURA HOUVER!!!

    Resposta: Acho que você esta um pouco enganado em relação aos atletas da seleção brasileira. Os que estavam aqui como Franklin, Ciço, Ari, Wilde, Shumacher, Gabriel (este não jogou por estar machucado), Falcão todos estiveram no último mundial e com certeza estarão no próximo. Agora Lukaian, Gadeia, os dois goleiro, Rafael, Sinoe brigaram com mais uns cinco pelas outras vagas. Portanto meu caro a base da seleção do Mundial da Tailandia esteve aqui para jogar com a nossa seleção.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS