A Lei do Incentivo ao Esporte é para todos ou só para alguns?

6comentários

 

Vendo a entrevista do Presidente da CAPEI – Comissão de Análise de Projetos Esportivos Incentivados, Sr. Leonardo Cordeiro, dada ao jornal O Imparcial, veja o vídeo acima, fiquei com algumas dúvidas quanto a possível aprovação ou não dos projetos que entram para serem julgados pela comissão na Secretaria de Esportes e Lazer.

Em determinado trecho da entrevista, ele fala que o governo tem interesse de apoiar o esporte de uma forma geral e depois de certificado o projeto pela SEDEL, os beneficiados terão que procurar as empresas em busca do patrocínio. Até aí tudo bem e perfeito, mas logo depois ele diz que o projeto do Maranhão Vôlei deixou de existir porque a empresa que antes patrocinava o projeto não tem mais o interesse de continuar com o patrocínio, pois a equipe não conseguiu permanecer na Super Liga e caiu para a Série B do vôlei brasileiro. Como ele sabe que essa tal empresa não tem o interesse de continuar com o patrocínio, já que quem tem que correr atrás das empresas patrocinadoras são os beneficiados pela a aprovação do projeto?

Com esse pensamento, somente as equipes que estão na elite ou na Série A do desporto nacional terão seus projetos referendados pela CAPEI? Quer dizer com isso que o Moto Club, Imperatriz e o próprio Sampaio não terão seus projetos aprovados? Mas os amigos do Sampaio já não conseguiram a aprovação de um projeto pela CAPEI? Aí já não se entende nada.

Ou será que a lei é para uns e para outros não?

Como o Sampaio conseguiu a vaga na liga de basquete. Ele já disputou alguma competição estadual? Só falta agora entrar para a liga do vôlei também.

Aí já é outra história …

6 comentários para "A Lei do Incentivo ao Esporte é para todos ou só para alguns?"


  1. Alex

    A definição, infelizmente, é política. Sempre foi!
    Até onde sei os projetos aprovados são todos em decorrência de apadrinhamento político.

  2. ricardo

    Caro Gobel primeiramente é bom ficar claro que para um time jogar a liga de Basquete basta ele ser filiado na Federação local,coisa que o Sampaio é desde de 04 julho de 2015, e ser filiado na liga,coisa que tb o Sampaio é,segundo fique sabendo q o Sampaio estar disputando o Campeonato Masculino Maranhense de basquete sub 17 masc.Agora me responda qual o Campeonato de basquete Maranhense que o Maranhao Basquete disputou antes de entrar na sua 1 liga?Ja vou lhe responder NENHUM.Outra coisa importante vc saber,o Maranhao basquete de 1 mes ainda da sua folha salarial,deve atletas e comissão tecnica,como pode isso,ja que o projeto é incentivado..Isso foi um dos motivos do desligamento da Iziane.Sendo assim vc que gosta do Esporte ,dê graças a Deus, do Sampaio estar entrando na liga,pois é um projeto serio e organizado,ja mostrou na montagem do time.Abs

    Resposta:

    Meu caro Ricardo,

    Não estou aqui para discutir se o Sampaio ou qualquer outro time está credenciado para disputar a Liga de Basquete. Fiquei foi surpreso com o interesse do clube em participar de uma competição que os custos com a contratação de atletas com hospedagem, comissão técnica, deslocamentos com viagens enfim, custos altíssimos para um clube que nunca demostrou qualquer interesse de participar das competições “amadoras” e que de repente aparece como representante maranhense na Liga Nacional de Basquete Feminino. E de julho para cá conforme você mesmo disse, que ele está filiado à Federação de Basquete, já conseguiu aprovar um projeto de LEI DO ENCENTIVO junto a SEDEL. Já faz alguns anos que o Sampaio não disputa uma competição amadora como basquete, vôley ou futsal.
    Sei que o campeonato maranhense sub 17 já começou e que por sinal seu congresso técnico foi no dia 25 e a competição começou ontem dia 26. Não vi o representante do Sampaio, mas vi o Olho Dágua, Oito de Maio, São Luís, Educalis e o Jovens. O Sampaio não vi.
    Agora outra coisa que me deixou surpreso com o seu comentário foi que o Maranhão Basquete está em aberto com os compromissos com atletas, comissão técnica. Se existe isso realmente, suponha-se que ainda não prestou conta junto a Secretaria e se não prestou conta, como é que ele já está com o seu projeto certificado conforme o presidente da CAPEI afirmou?
    Não quero condenar a participação do Sampaio em qualquer competição que seja. O meu propósito é mostrar que as coisas quando querem correm rápido demais para uns e para os outros as vezes demoram meses e muitas das vezes não conseguem uma certificação junto a CAPEI.
    Somente isso.
    Um abraço

  3. ricardo

    espero a publicação aqui e sua resposta

    Resposta:

    Publicado e respondido.

  4. Ricardo

    Amigo Gobel
    O Educalis é o cujo o técnico esta jogando com o uniforme do Sampaio Correa na qual esta custeando todas as taxas da competição.
    Em relação a aprovação de projetos na SEDEL a secretaria não avalia o tempobda instituição federada e sim a qualidade do projeto.

  5. Jorge Santos

    Caro xará Jorge,
    Apos ler esses comentários eu fiquei pensando como pode um CLUBE que ainda deve e não prestou conta com a SECRETARIA, ter seu projeto certificado para o ano 2015-2016. Isso que me causa da mesma forma que sentiu, algo muito estranho.
    Concordo que qualquer CLUBE pode ter interesse em qualquer area ou desporto e não é a primeira vez que o SAMPAIO mostra interesse em outras areas, ja aconteceu tambem nas piscinas com o NADADOR FREDERICO CASTRO, no qual ajuda aos jovens praticantes de natação, aumentar o nível técnico e a performance atlética no Estado, assim como a DIVULGAÇÃO e EXPANSÃO do nome do Maranhão e do Sampaio por meio da imprensa nacional e internacional.
    Em ano olimpico o SAMPAIO CORREA merece todo incentivo afinal conta-se nos dedos (uma mão) os atletas maranhenses que estaram presentes nessa festa do esporte mundial, OLIMPIADAS.
    E com o surgimento do SAMPAIO CORREA clube de torcida, vamos ser presenteados com algumas atletas que poderam estar representando o Brasil no basquete feminino.
    A lei do inecntivo ao esporte (em poucas palavras) é o abatimento de 100% do valor incentivado até o limite de 1% do Imposto de Renda devido pela Pessoa Jurídica* e 6% pela Pessoa Física dinheiro esse que na atual situação do BRASIL (descaso politico, prefeitos foragidos, invetigações, desvios….)
    É um suspiro do esporte brasileiro.
    Sou MOTENSE, mas estarei na torcida.
    APALUSOS AO SAMPAIO.

  6. Gabriel

    Como seria bom se o Sampaio entrasse para a SUPER LIGA! Otima sugestão!
    Lembro que o Vasco em outros tempos aproveitando o ano olímpico montou um time forte em todas as areas desportivas.
    Bela iniciativa do sampaio basquete. Qual a sua opiniao em eelacao a esse investimento projeto com a ajuda da lei do incentivo? Acredito que como vv é da area deve ficar feliz com o lançamento de clubes em competicoes importantes no Maranhão.
    Torço pela criação de uma time para a liga de futsal brasileira e vc poderia estar na frente desse projeto pois viveu com autoridade e b itorias os melhors anos do futsal brasileiro e maranhense.

    Resposta: Acho o investimento perfeito. Qualquer agremiação que queira investir no esporte do Maranhão acho válido. O meu questionamento é puro e simples a forma que é feito. Porque só agora o Sampaio Correa demonstrou interesse de entrar numa Liga Nacional? A filiação na federação se deu agora em julho e a SEDEL já certificou conforme declaração do Presidente da CAPEI, onde muitos atletas, Associações e clubes padecem por muito tempo para ter seu certificado aprovado e na maioria das vezes não conseguem. Sobre a Liga de Futsal seria uma boa se tivessemos um representante maranhense sem dúvidas nenhuma.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS