Falta bom senso para o COB – ENEM X JOGOS ESCOLARES DA JUVENTUDE
Ambos os eventos tem confirmadas as mesmas datas neste ano, quem será que terá o maior número de participantes?
Dois maiores eventos que envolvem adolescentes entre 15 e 17 anos de idade, ainda em fase escolar em 2014 serão realizados no mesmo período.
Os Jogos Escolares da Juventude, considerado pelo COB – Comitê Olímpico Brasileiro, o maior evento estudantil do Brasil, reúne cerca dois milhões de atletas e uma participação de aproximadamente 3.900 cidades, levando-se em consideração todas as fases seletivas, conforme o próprio Comitê organizador. O evento reúne adolescentes em fase escolar de instituições públicas e privadas de todo o país. Este ano, a etapa para atletas entre 15 e 17 anos de idade acontece na cidade de João Pessoa, estado da Paraíba, entre os dias 06 e 15 de novembro.
Eis que, outro evento totalmente ligado a este mesmo grupo de adolescentes, acontece nos dias 08 e 09 de novembro – o ENEM. O Exame Nacional do Ensino Médio garante aos milhões de estudantes o acesso às Universidades públicas do país. Para 2014, conforme dados anunciados pelo ministro da Educação, Henrique Paim, o exame terá recorde de inscrições na história do país. Serão 8,7 milhões de candidatos o que significa um aumento de 21,6% em relação ao exame anterior.
Para o ministro tal crescimento deve-se a ampliação do número de vagas no exame e a esperança que os jovens possuem no ENEM como possibilidade de iniciar o ensino superior: “Esse crescimento demonstra exatamente que há um despertar em torno da questão educacional. Se nós considerarmos que nós triplicamos as vagas em universidades federais nos últimos 10 anos, a implantação da lei de cotas, a manutenção das bolsas do Prouni, o FIES e o Sisutec, cada vez há mais participantes do Enem a partir das oportunidades criadas”, disse o ministro.
A região com maior número de inscritos no exame é a Sudeste, com o equivalente a 35,27% do total de inscritos, seguida da região nordeste com 32,99% estudantes aptos.
O fato que tem causado estranheza por parte de professores de educação física e organizações ligadas ao desporto escolar no país, bem como de atletas que pleiteiam em suas cidades uma vaga tanto em Universidades como no Campeonato Escolar é não observância de datas e calendários entre o Inep, responsável pela realização da ENEM e o COB que promove os Jogos Escolares da Juventude.
Ambas as instituições foram consultadas sobre as datas de realização dos eventos, que envolvem a mesma faixa etária de estudantes do país, e pelas respostas encaminhadas pelas por suas assessorias de imprensa, cada calendário é criado isoladamente em períodos distintos.
O COB se manifestou dizendo: “Devido às necessidades para organizar o evento, que é muito complexo, as datas dos Jogos Escolares da Juventude são definidas com bastante antecedência junto às autoridades locais (Governos e secretarias de esporte) que sediam a competição. Infelizmente o COB não tem como prever a data do ENEM, nem aguardar essa definição para iniciar o trabalho de organização dos Jogos Escolares, o que tornaria inviável a execução do projeto. Lamentamos que em 2014 haja essa coincidência de datas”, informou o Comitê através de sua Assessoria.
O Inep foi mais objetivo simplesmente dizendo “as datas do Enem levam em consideração um calendário nacional. As provas serão realizadas na mesma data e horário em todo o país, conforme o edital prevê. Em caso de dúvida, a orientação aos estudantes é entrar em contato pelo 0800 61 61 61”, conforme resposta de sua Assessoria de Imprensa.
Bem, o que se sabe até agora é que os Jogos Escolares da Juventude, etapa 15-17 anos acontecerão entre os dias 06 e 15 de novembro, na cidade de João Pessoa, estado da Paraíba e que, nos dias 08 e 09 de novembro, em todo o Brasil serão realizadas as provas do Enem.
No sábado, entre as 13h e 17h30 (horário de Brasília) serão realizadas as provas de ciências humanas e ciências da natureza e, no domingo das 13h e 18h30 as provas de linguagens e códigos, matemática e redação.
Desejamos boa sorte a todos os estudantes nesta escolha entre educação e esporte.
Fonte: Esporte Escolar
Opinião do Blog: O Cob deveria usar de bom senso e adiar os jogos para depois do ENEM. A grande maioria dos colégios que participam dos jogos da juventude inscrevem os alunos na faixa etária limite de 17 anos. Esses alunos-atletas serão os mesmos que farão as provas do ENEM e nenhum pai deixará o seu filho participar dos jogos em vez de fazer suas provas para ingressar na universidade. Os Estados através das suas Secretarias de Esporte deveriam formalizar um documento junto ao COB reivindicando a mudança de data, podendo caso isso não aconteça acarretar um prejuízo enorme na qualidade dos jogos. Sabemos todos que o objetivo maior dos Jogos da Juventude e oportunizar o aparecimento de grandes atletas olímpicos.
Que os engravatados tenham bom senso.