Estava vendo o blog do Zeca Soares e vi que a Secretaria de Esportes e Lazer estará buscando patrocinar o atleta de natação Frederico de Castro, que hoje tem uma grande chance de estar nas Olímpiadas do Rio de Janeiro em 2016, para que assim ele possa continuar levando a bandeira do Maranhão pelas piscinas do mundo afora. Nada mais justo para esse atleta que tive a oportunidade de acompanhar desde os tempos de menino quando ainda não tinha o sonho de se tornar um nadador olímpico. Fred como é conhecido por todos, começou a nadar nas piscinas da Escola de Natação Viva Água, mas foi nas mãos do Professor Alexandre Nina da Escola Nina Natação que conheceu a sua primeira medalha como campeão brasileiro de muitas outras que vieram durante toda a sua trajetória.
Hoje nenhum atleta profissional e Fred é um deles, sobrevive sem patrocínios. As despesas com treinamentos, alimentação e suplementação, competições nacionais e internacionais tornam o sonho de muita gente impossível de se realizar sem a ajuda de um patrocínio. Acho que pelo potencial de Fred ele já conquistou muita coisa com a pouca ajuda que consegue de amigos e pelo potencial que possui. De parabéns a iniciativa da SEDEL em tentar ajudar esse grande atleta maranhense que se tiver condições de treinamento, poderá sim estar representado o Maranhão nas Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016.
Vi alguns comentários no post do Zeca Soares, onde alguns queriam que a lei de incentivo favorecesse o Sampaio que esta fazendo bonito e representando bem o nosso Estado no campeonato brasileiro de futebol. O Sampaio sim pode ser beneficiado, mas na sua base. A Lei de Incentivo não foi elaborada para o futebol profissional. Porque a Diretoria de esportes amadores do clube não elabora um projeto para a sua base? Porque o Sampaio não participa das competições de futsal, basquete, vôlei ou qualquer outra modalidade amadora onde caberia um projeto para a lei de incentivo? Isso não é só para o Sampaio, serve para o Moto, Maranhão ou qualquer outro clube de futebol que organizado, poderá buscar esses recursos. Elaboram um projeto consistente e vejam se os recursos não são captados.
Volto a bater na tecla e de tanto bater já esta ficando chato. Quando é que nossos clubes vão perceber que a grande sacada está na base. Quando vão perceber que os craques surgem das quadras de futsal? Amanha começa o campeonato maranhense de futsal sub-20 e não tem nem Sampaio, Moto e Maranhão. Já teve o sub 17 e os clubes de futebol novamente ficaram de fora. Volto a dizer e ficar chato. Paulo Sérgio, Ranieri, Deca, Cleitinho, Pimentinha todos eles saíram do futsal. O que falta para esses dirigentes acreditarem nisso?
Taí uma boa pergunta.