Passada a euforia da classificação, a equipe do Sampaio Correa agora tem que pensar grande. O principal objetivo do grupo foi conquistado e de uma forma brilhante. A conquista da vaga para a série B do futebol brasileiro é sem dúvida o grande marco do esporte maranhense neste ano de 2013. Justiça seja feita o Sampaio vem trazendo alegria para seu torcedor e orgulho para os maranhenses desde o ano passado quando se tornou campeão invicto da série D. Agora depois de tantas comemorações com direito a grande recepção dos seus torcedores no aeroporto Cunha Machado, a desfile em carro aberto e tudo o que os jogadores e comissão técnica tinham direito, a equipe agora tem que estar focada para a conquista do título. Se já chegou à semifinal com o primeiro objetivo alcançado, como equipe grande, tem que pensar grande também. Seria fantástico conseguir dois títulos brasileiros em dois anos consecutivos.
Dois personagens foram muito importantes para essa conquista. Sem dúvida nenhuma a vinda do Prof. Flávio Araújo depois da perda do campeonato maranhense para o Maranhão, foi de fundamental importância para a equipe boliviana. Em minha opinião, Flávio além de mostrar sua competência tem o que muitos bons treinadores não têm que é estrela. Ele é um vencedor. Sabe ter o plantel na mão e manter o foco o tempo todo no objetivo a ser conquistado. Nos da à impressão que os seus comandados acreditam naquilo que ele diz e procura fazer tudo isso dentro de campo. Mesmo naquele momento da competição quando o Sampaio não conquistou um bom resultado em quatro jogos consecutivos ele não perdeu o controle e soube dar a volta por cima. Flávio é um vencedor e tem todos os méritos da conquista.
O outro é o Presidente Sérgio Frota. Apaixonado pelo Sampaio, da sua maneira vem fazendo história no clube. Sérgio para muitos é arrogante, prepotente e autoritário, mas com esse seu jeito já conquistou um titulo brasileiro e esta prestes a conquistar outro em apenas dois anos. Certa vez encontrei com ele e um determinado lugar e ele me disse que levaria o Sampaio à elite do futebol brasileiro. Confesso que naquele dia desdenhei das palavras dele, mas do seu jeito, o seu objetivo foi alcançado, pois a série B hoje do futebol brasileiro não deixa de fazer parte da elite do nosso futebol.
Não poderia deixar de citar também a importância do plantel boliviano. Jogadores focados liderados pelo grande Rodrigo Ramos, Arlindo Maracanã e Eloir souberam valorizar as cores boliviana e passarem a fazer parte juntamente com os outros atletas da história do clube. E não poderia deixar de citar também a apaixonada torcida tricolor. Em todos os jogos se fez presente de maneira atuante empurrando o time nos momentos difíceis, acreditando na conquista todo o tempo.
A Diretoria tem uma árdua missão neste início de semana. Tentar buscar o efeito suspensivo da perda do mando de campo para o primeiro jogo da semifinal. O Adversário será o Vila Nova (GO) e será também outra pedreira. Sérgio e seu departamento jurídico não poderão perder a oportunidade de realizar o jogo no Castelão. É tão importante que essa partida seja realizada aqui ao exemplo que foi o primeiro jogo contra o Macaé onde o Sampaio garantiu a sua classificação.
Para nós é muito gratificante ver uma maranhense defendendo as cores do nosso país. Assim como Silvana Teixeira, Iziane e Maria Claudia, agora é a vez de Leticia Xavier. É muito mais gratificante ver que essa maranhense a gente conhece desde pequenina dando seus primeiros passos no esporte escolhido por ela. Leticia Xavier é o nome dela. Atleta de 17 anos que por não ter tido a oportunidade defender o seu
Estado na última Liga Feminina de Basquete, foi buscar em Recife defendendo o Sport Clube a chance de poder estar desfrutando desse momento tão mágico que é a conquista de um titulo pelo seu País. Leticia acaba de se tornar campeã invicta do 17º Campeonato Sul-Americano Sub-17 Feminino, disputado em Porto Viejo, no Equador. Na partida final, encerrada na madrugada deste sábado (dia 26), a Seleção Brasileira venceu a Argentina por 86 a 63 (36 a 30 no primeiro tempo).
Leticia começou sua trajetória nas Escolinhas do Colégio Reino Infantil sob o comando do Prof. Alexsandro Serra e do Prof. Espirro. Desde cedo os dois viram o potencial dessa menina que sempre foi muito dedicada na modalidade de basquete. Essa não foi a primeira vez que teve passagem pela seleção brasileira. A primeira convocação foi num período de treinamento na categoria sub 15. Passou quinze dias no Paraná participando desses treinamentos, mas não foi relacionada para a competição daquele ano. Continuou seus treinamentos no Reino Infantil e a oportunidade no ano passado de mudar de Estado onde pelo seu atual clube pode disputar algumas outras competições além da Liga Feminina/2012/13 conseguiu novamente se sobressair e buscar sua vaga na seleção brasileira sub 17.
Parabéns para Leticia, seus familiares e seus treinadores Espirro e Alex. Que ela continua buscando seu espaço no cenário nacional e que continue levando o nome do nosso Estado para além mar.
O Sampaio Correa foi punido pelo STJ com a perda de um mando de campo devido a várias garrafas atiradas no campo de jogo quando do empate de 0 X 0 frente ao Cuiabá no dia 22 de setembro ainda pela fase de grupo do Brasileiro da Série C.
Quanto custará para o Sampaio Correa a perda do mando de campo caso consiga a vaga para as semifinais do Campeonato Brasileiro da série C? Imaginem vocês se o resultado não fosse favorável à equipe boliviana no jogo do último sábado contra o Macaé? Quantos mandos de campo o time maranhense iria perder?
O torcedor é irracional. Nunca pensa no depois. Quer vive das emoções momentâneas. Se o time ganha, conquista um titulo, conquista uma vaga para uma final, ele extravasa, grita, se abraça com o amigo da torcida que esta de lado, solta foguetes e faz tudo que tem direito. Agora se o time perde ou como o Sampaio empatou para o Cuiabá dentro do Castelão vem à inconsequência. Xinga o treinador, o Presidente não sabe contratar, os jogadores são mercenários, jogam objetos dentro do campo e são capazes de prejudicar um planejamento e um orçamento do seu clube. Quanto o Sampaio não perderá em renda com a perda desse mando de campo caso consiga a classificação para a semifinal no próximo sábado? Quanto o Sampaio irá gastar para se deslocar para o local do primeiro jogo em caso de classificação para a semifinal? Aonde o Sampaio poderá jogar? Todos sabem que o torcedor boliviano esta sendo muito importante para a campanha do seu time, mas a irresponsabilidade de um ou de alguns não pode prejudicar o clube. No jogo contra o Macaé o Sampaio na frente do placar teve um individuo que jogou uma garrafa de água dentro do campo. Esse episódio ainda não foi julgado, mas aí é outra história para ser contatada depois do jogo de sábado.
O jogo ontem entre Sampaio e Macaé foi bom, mas poderia ter sido muito melhor. A vitória do time maranhense por 5 X 3 nos primeiros noventa minutos dos cento e oitenta a serem jogados valendo a classificação para as semifinais do campeonato Brasileiro da série C, deu certa vantagem no jogo da volta no próximo sábado no estádio do Moacirzão em Macaé, município do estado do Rio de Janeiro.
A torcida que lotou ontem as dependências do estádio Castelão foi para assistir a vitória do seu time. Jamais estava esperando que o placar fosse ficar até determinado momento do jogo de 5 X 1 para o time da casa. Nem o mais otimista torcedor boliviano esperava um resultado tão elástico até determinado momento do jogo. Por uma infelicidade do professo Flávio Araújo em mexer de uma forma equivocada tirando o Ribinha e colocando o Jhoildo, fez com que seu time recuasse e permitisse o crescimento de uma forma empolgada do time carioca. E deu resultado. O Macaé conseguiu marcar ainda dois gols para diminuir a diferença que era excelente para o jogo da volta. Alguns podem achar que a saída do Ribinha se deu ao fato de estar com o cartão amarelo. Concordo até que ele poderia ter saído, mas não colocar um zagueiro. Poderia ter colocado mais um homem do meio campo para fechar mais ainda a saída do Macaé e explorar ainda mais os contra ataques.
O importante foi a vitória e a diferença dos dois gols que o Sampaio conseguiu aqui. Para o Sampaio disputar a Série B no ano que vem precisa somente jogar da mesma maneira que vem jogando nos três últimos jogos. Os comandados do professor Flávio precisam esquecer esta vantagem e jogar como se fosse o último jogo da vida deles. A vantagem existe e não pode ser negada, mas a concentração e a vontade de vencer não podem deixar de existir nunca. Só poderão jogar com o regulamento e a vantagem em determinado momento do jogo lá em Macaé. O Sampaio pode perder até por um gol de diferença ou jogar por qualquer empate para obter o seu objetivo de estar na Série B no ano que vem. Flávio terá a volta do Arlindo Maracanã que certamente dará um equilíbrio maior para o meio campo e trará de volta a experiência que faltou aqui para administrar a vantagem dos quatro gols. Tem que recuperar o Jonas que no meu ponto de vista vem sendo uma peça importante na proteção do meio campo para a defesa boliviana. O jogador mais regular do Sampaio nos últimos jogos. A boa marcação no próximo jogo será fundamental no jogo de volta. O Macaé certamente partirá para cima e os contra ataques serão muito mais explorados pela Bolívia querida. Um passo muito importante foi dado. Mas todo o elenco e torcedores tem que saber que o objetivo ainda não foi alcançado. Foi dado um grande passo, mas falta fechar o caixão da equipe carioca. A empolgação só cabe ao torcedor. Esse tem todos os direitos de comemorar. Os atletas do Sampaio ainda terão que esperar ainda uma semana, concentrados no objetivo para poder soltar o grito da classificação.
É hoje. A torcida maranhense estará ligada na Mirante AM a partir das 16 horas para acompanhar a classificação do Sampaio Correa para a fase do mata – mata do Campeonato Brasileiro da Série C onde a Bolívia querida enfrentará a equipe do Fortaleza no estádio Castelão. A estimativa de público pelos cearenses é de mais de 30 mil torcedores. Isso não será novidade para os maranhenses, pois já estão acostumados a jogar com casa cheia. Ocupando a segunda posição no grupo A, para o Sampaio basta um empate para continuar buscando o acesso para a Série B. Em caso de vitória e dependendo do resultado do jogo entre o Treze X Santa Cruz, em caso de empate ou derrota dos pernambucanos, o Sampaio classifica em primeiro da chave e leva a vantagem de fazer o segundo jogo do mata-mata em casa.
Acho que todo o elenco, comissão técnica e diretoria tem consciência de que nunca esteve tão perto esse acesso. Sabe da responsabilidade de estar representando o futebol maranhense que durante muitos anos ficou no ostracismo a nível nacional. Sabe da missão difícil, mas não impossível de conquistar essa vaga para a Série B. Sabe da alegria que proporcionará para a torcida boliviana. O objetivo maior agora é conquistar a vaga para o mata-mata e depois, ficará faltando somente dois jogos para o acesso para segundona do campeonato brasileiro de 2014. Para quem já veio de tão longe, falta muito pouco para essa conquista. É assim que os jogadores do Sampaio deverão entrar em campo hoje.
O treinador Flávio Araújo, acostumado em subir de divisão dentro do futebol brasileiro, saberá montar um esquema para não ser surpreendido pelo seu adversário. A torcida alencarina estará empurrando o seu time o tempo todo e a prudência e concentração do Sampaio, será fator primordial para a conquista do seu objetivo. Acredito que os primeiros 20 minutos de jogos serão os mais difíceis. Passado esse tempo e aguentando a pressão, os maranhenses deverão equilibrar o jogo e aí sim impor o seu padrão de jogo e quem sabe partir para cima.
Estaremos todos na torcida. Boa sorte aos atletas. Todos deverão estar consciente daquilo que estarão representados hoje no gramado cearense. A torcida boliviana e quem gosta do futebol maranhense estarão torcendo para que o objetivo do Sampaio seja alcançado. Todos estarão torcendo para que em 2014 tenhamos um representante na Serie B do futebol brasileiro. Isso será bom para todos. Jogadores, torcedores e para quem gosta de acompanhar um bom futebol.
Avante Sampaio Correa. Avante Bolívia querida. Avante futebol maranhense.
Talvez o título deste post seja muito exagerado para as torcidas adversárias do Sampaio Correa e a gente sabe que no futebol a rivalidade sempre existiu e existirá, mas para a torcida boliviana certamente hoje será o dia mais importante do ano e com toda a certeza ela se fará presente hoje no Castelão para empurrar o seu time para cima do Rio Branco.
É muito simples. Hoje o Sampaio enfrenta o Rio Branco em um jogo atrasado do Campeonato Brasileiro da Série C. O Rio Branco último colocado no grupo A com 19 jogos, duas vitórias, dezessete derrotas e somou somente seis pontos em toda a competição. Em caso de vitória da equipe maranhense ela continua na briga e fica somente a um empate contra o Fortaleza para conseguir passar para próxima fase. Em caso de derrota hoje, coisa que ninguém imagina, o Sampaio dará adeus ao seu sonho de continuar na briga para subir para a Série B.
O Professor Flávio Araújo sabe de tudo isso e sabe também da sua responsabilidade em colocar um time hoje bastante ofensivo para impor logo o seu ritmo de jogo contra um adversário que não tem nada a perder. Vem para cumprir tabela em quem sabe motivado por uma mala preta que a gente sabe que existe no futebol brasileiro. Sim, mal preta porque tem muitos times interessados na derreta do Sampaio para poder continuar na briga pela classificação. Em caso de vitória hoje da Bolívia Querida que esta com 29 pontos saia do sétimo lugar para o segundo ficando na frente do Fortaleza, Luverdense e Águia de Marabá com 31 e Treze de Campina Grande e Brasiliense com 30 pontos. Tudo embolado. Mas os Deuses do futebol botaram o dedo na campanha do Sampaio que deixaram o jogo de hoje para decidir a sua sorte.
Hoje tudo dependerá somente dos seus atletas. Da vontade e determinação de ganhar o jogo de hoje. Não podem de jeito algum achar que o jogo já esta ganho e entrar sem a vontade de jogar com aconteceu em algumas partidas aqui no Castelão e no primeiro tempo do jogo do último domingo contra ABC. Flávio Araújo terá que conter a ansiedade dos seus atletas e saber que a paciência será fundamental para que as jogadas ofensivas possam acontecer. O Professor sabe que a ligação direta que aconteceu no último domingo não é o melhor caminho para o gol adversário e sabe também que hoje não pode entrar com três volantes de contenção porque só a vitória interessa ao seu time. A torcida hoje será fundamental para que tudo corra bem e a Bolívia consiga sair vitoriosa. E olha que não se pode reclamar da torcida boliviana que durante toda a competição apoiou incansavelmente o seu time.
Hoje é o grande dia para o futebol maranhense e o compromisso esta marcado, 20h30 no Castelão Sampaio Correa X Rio Branco. Boa sorte ao Sampaio, ao seu treinador e principalmente aos atletas que possam estar inspirados a jogar um grande futebol para buscar a vitória e pensar numa provável classificação para a próxima fase. Aí sim começará uma outra competição rumo à série B.
Foi sofrido. A torcida boliviana presente ontem no Castelão não perdeu em momento algum do jogo a esperança de ver seu time sair vencedor. A vaia ocorrida no término do primeiro tempo foi fundamental para acordar o time na volta da segunda etapa da partida.
O Sampaio entrou em campo ontem frente à boa equipe do CRB na obrigação de vencer. O técnico Flávio Araújo escalou três volantes e surpreendeu a todos para quem teria a obrigação de vence o jogo para continuar sonhando com uma classificação para a segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série C. Robson Simplício, Jonas, Arlindo Maracanã e Eloir não conseguiam manter a posse de bola e o Sampaio não trocava três passes no meio de campo para que a bola pudesse chegar ao ataque. Com isso os dois homens de frente, Edgar e o Leandro Kivel tinham que se virar para tentar dominar a bola na ligação direta que a equipe boliviana fazia. Eloir o homem de criação do time, muito apagado no primeiro tempo, pouco tocou na bola. Mesmo assim o Sampaio ainda achou um gol de pênalti muito bem cobrado pelo centroavante Leandro Kivel. Em relação a esse atleta, achei muito fraco. Saiu aplaudido pela torcida quando foi substituído no segundo tempo mais em função do pênalti sofrido e convertido por ele, do que sua atuação. Veio para ser o homem de referência, mas ontem saiu muito da área, não marcou a saída de bola do CRB e pouco produziu. Pode até ser que venha melhorar, mas ontem pelo que mostrou não gostei. De quem eu gostei muito foi o Jonas. Para mim melhor jogador em campo. O que esse atleta roubou de bola ontem não foi brincadeira. Precisa melhorar um pouco mais o seu passe.
N o segundo tempo parece que o time acordou. As vais da torcida na saída do primeiro tempo parece que surtiu efeito e o Sampaio voltou mais ligado. Apesar de não ter criado muitas chances de gol, o toque de bola no meio de campo melhorou, o Eloir entrou no jogo e a ligação direta que ocorreu no primeiro tempo deixou de acontecer com frequência na segunda etapa. Numa jogada infeliz do Mimica, o CRB conseguiu um pênalti muito bem marcado pela arbitragem. Diga-se de passagem, que o árbitro teve uma boa atuação ontem e os dois pênaltis marcados por ele existiram. Acredito que o zagueiro boliviano não teve a intenção de tocar no tornozelo do adversário quando os dois iam em direção à bola. Foi realmente uma infelicidade do zagueiro boliviano. Com o pênalti marcado, Mimica levou o cartão amarelo e posteriormente fez outra falta para cartão e acabou sendo expulso ainda no meio do segundo tempo. O técnico Flávio Araújo vendo o tempo passar e o time não produzindo nada, tirou o volante Robson Simplício e colocou no jogo Lucas. O futebol é um esporte fantástico. Num cruzamento na área o Lucas que tinha acabado de entrar perdeu um gol feito ao subir para cabecear sozinho e colocar a bola por cima do travessão do CRB. A mais clara situação de gol que o Sampaio teve no jogo todo. Três minutos depois o próprio Lucas conduz uma bola da esquerda para o meio e chuta em direção ao gol sem chances para o goleiro potiguar fazendo o segundo gol da Bolívia.
O time do CRB tem o bom jogador. O camisa 10 Alex Willian comandou as ações do seu meio campo. No mais o time é bem arrumado com um bom toque de bola, mas justiça seja feita criou muito pouca oportunidade de gol contra a meta do Rodrigo Ramos. O Sampaio está na briga pela sua classificação. Com os resultados de ontem o Sampaio só depende de si para buscar uma vaga para as quartas de final. Na quarta feira o jogo é contra o Rio Branco e a ordem é vencer ou vencer para que no domingo possa fazer o jogo decisivo contra o Fortaleza na casa do adversário. O Presidente Sérgio Frota precisa alertar o seu time quanto da importância do jogo. Não é porque o time do rio Branco é fraco e perdeu para todo mundo que o jogo já esta ganho. Aquele ditado popular que jogo se ganha jogando tem que estar na cabeça de todos os atletas bolivianos e quem vive no futebol sabe que a velha mala preta ainda existe e esta presente sempre nos momentos decisivos. Tem muito time interessado numa derrota do Sampaio no jogo de quarta feira. Portanto Presidente, toda atenção é pouca nesse momento decisivo para o Sampaio.
Classificação atual:
1º Santa Cruz – 34 pontos e 19 jogos
2º Fortaleza – 31 pontos e 19 pontos
3º luverdense – 31 pontos e 19 jogos
4º Águia de Marabá – 31 pontos e 19 jogos
5º Treze – 30 pontos e 19 jogos
6º Brasiliense – 30 pontos e 19 jogos
7º Sampaio Correa – 29 pontos e 18 jogos
8º CRB – 29 pontos e 19 jogos
Próximos jogos:
Dia 09/10 Sampaio Correa X Rio Branco (AC) no Castelão às 20h30
Dia 13/10 todos às 16hs
Fortaleza X Sampaio
CRB X Baraúnas
Luverdense X Águia
Treze X Santa Cruz
Brasiliense X Cuiabá
Ontem foi realizado a festa dos destaques dos Jems/2013 realizado pela Secretaria de Esportes e Lazer do Estado do Maranhão.
Um fato me deixou surpreso foi na modalidade de Tênis de Quadra quando não foi anunciado o destaque do infanto masculino. Para deixar bem claro a escolha dos alunos-destaque de cada modalidade e feito pelo coordenador de cada modalidade. Coube ao Sr. Marcelo de Abreu a incumbência de indicar o destaque do Tênis de Quadra já que ele foi o coordenador tanto da categoria infantil quanto da infanto.
Para a categoria infantil foram escolhidos os dois campeões. No masculino foi o Thiago Marques do Colégio Literato e no feminino a escolhida foi à aluna-atleta Silvia Almeida da Escola Crescimento. Já na categoria Infanto masculino houve a falta de critério do Sr. Marcelo Abreu. O escolhido no masculino foi o aluno atleta Rodrigo Leite do Colégio Batista Daniel de La Touche e no feminino foi à aluna – atleta campeã Elany Nascimento do D. Pinheiro da cidade de Imperatriz.
O que me deixou surpreso na indicação do aluno-atleta Rodrigo Leite na categoria infanto masculino foi que o mesmo na classificação geral ficou em terceiro lugar. Será que esse aluno teve mais destaque daquele que ficou em primeiro? Qual o critério adotado pelo Sr. Marcelo Abreu na escolha daquele que ficou em terceiro lugar geral da competição já que nas outras categorias ele escolheu sempre os campeões? O aluno que ficou em primeiro não foi o destaque porque, se não perdeu nenhuma partida? O que levou o Sr. Marcelo Abreu a escolher o terceiro colocado? São questões que o blog abre o espaço para o Sr. Marcelo de Abreu se pronunciar. Será que a escolha teve algo haver, já que o terceiro colocado é aluno da sua academia? O critério adotado nas outras escolhas forma sempre o primeiro lugar e no infanto masculino mudou para o terceiro, por quê? Só o Sr. Marcelo de Abreu para responder.
O espaço esta aberto para ele se pronunciar, afinal de contas, a imparcialidade tem que ser primordial. Não devemos nunca levar para o lado pessoal. O aluno que ficou em primeiro lugar além de ter sido campeão individual, foi campeão também nas duplas e executa seus treinamentos em outra academia de Tênis da cidade. O aluno-atleta Rodrigo que nem participou da competição de duplas, já que ele era o único representante do seu colégio na modalidade.