A seleção Belga de futsal que jogará na quinta feira contra o selecionado brasileiro no ginásio do Castelinho fez ontem o seu primeiro treino em nossa cidade. Os belgas realizaram um trabalho de relaxamento muscular depois de muitas horas de voo até chegar a São Luís.
Conversei demoradamente com o auxiliar técnico da Bélgica, o brasileiro nascido em Belo Horizonte Rodrigo Coimbra, mais conhecido como Zico. Morando na Bélgica desde 2001, ainda atua como atleta defendendo a equipe do ASSE-Gooik que disputa a Liga Nacional. Atualmente encontra-se lesionado depois de ter operado o ligamento cruzado anterior. Zico chegou a defender um selecionado brasileiro no Campeonato Mundial Universitário de 1996 na Finlândia quando o Brasil se sagrou campeão tendo o Batata como seu treinador e Samuel Gobel como chefe da delegação naquela ocasião. Zico me disse estar muito satisfeito na Bélgica onde seu trabalho é bastante valorizado tanto quanto atleta como dirigente do selecionado belga. Perguntei a ele sobre o Lucio, atleta maranhense que é ídolo na Bélgica, ele me falou que por coincidência encontrou com ele no aeroporto e convidou-o para fazer parte desses dois amistosos, mas que infelizmente o Lúcio tinha que se apresentar para o seu clube, já que ele estava retornando ao futsal belga depois de uma temporada na Geórgia-EEUA.
Zico jogador da Seleção Belga entre 2007 e 2010, se naturalizou em outubro de 2007, Em julho de 2010 uma nova comissão técnica assumiu a Seleção com um projeto muito interessante e foi convidado a fazer parte desta empreitada pelo Alain Dopchie, atual treinador da Equipe A e Coordenador da Sub 21, e resolveu aceitar o desafio. Hoje além de ser o auxiliar da Seleção principal é também o treinador da Seleção Sub 21.
Zico me disse também que a expectativa do desafio de jogar contra a Seleção Brasileira é muito grande. Atualmente todos os atletas belgas estavam de férias por se tratar da estação de verão no país, mas que eles jamais poderiam deixar essa oportunidade passar em branco. “jogar contra o Brasil requer qualquer sacrifício e os nossos atletas toparam o desafio e abdicaram das suas férias para poderem estar aqui e realizar essas duas partidas que serão de grande importância para o futsal belga e que também servirá de preparação para a fase final do campeonato europeu que disputaremos em fevereiro na Bélgica. Zico terá também a oportunidade de rever o Nei Pereira, técnico do selecionado brasileiro, que foi seu treinador quando jogava ainda no Brasil.