Copa Alim Maluf

5comentários
futsal adulto do Maranhão esta na UTI.
futsal adulto do Maranhão esta na UTI.

É com muita tristeza que venho ao blog anunciar o inicio da Copa Alim Maluf programada para começar hoje. Tristeza porque essa competição que já se tornou tradicional no futsal maranhense e que em anos anteriores havia muita briga, no bom sentido, para que as equipes pudessem disputar essa Copa e hoje se resume a três participantes. E olha que há alguns anos atrás o campeão só recebia um troféu e nada mais, diferentemente de hoje que ao campeão existe a possibilidade de disputar uma competição nacional que é a Copa do Nordeste.

A Copa Alim Maluf enchia o Costa Rodrigues. A Copa Alim Maluf era transmitida por duas rádios locais. Havia premiação em dinheiro além do troféu simbólico. Havia o interesse dos clubes em participar. Lembro-me do H. Baiano do Bairro da Liberdade que levava uma torcida apaixonada. Lembro-me do FASCA, hoje AFASCA, do Bairro do Anjo da Guarda que levavam famílias inteiras para torcer por seus atletas. A torcida do Moto, Sampaio e Maranhão. Depois falam que sou saudosista. Jogos inesquecíveis proporcionados pelo Girassol. Aí eu venho com a velha frase usada sempre por mim e de autoria do velho Samuca que diz assim: “os homens passam e os fatos ficam”. Eu diria: as boas competições passam, mas as lembranças ficam.

Hoje a Copa Alim Maluf se resume a somente três participantes. Ippon/Santo Expedito/CT Falcão, Imperial Tok de Bola e Afasca. Isso mesmo. Três equipes para uma competição tão tradicional como essa. É triste ou não é? Quem viu e quem vê. Essas três equipes merecem aplausos antes mesmo de começar a competição. Essas três equipes ainda dão a oportunidade do futsal adulto maranhense dar um último suspiro. O futsal adulto está na UTI já há muitos anos. Campeonato Estadual somente com equipes do interior, com três equipes. Isso não pode acontecer. Alguma providência tem que ser tomada. Por parte da Federação, dos clubes filiados e de quem realmente quer que o futsal cresça. Hoje essa modalidade é a mais bem estruturada do Estado. Tem casa própria. A Federação poderia buscar soluções para que mais tarde fique sem poder realizar a competição mais importante do seu calendário por falta de participantes. Nada como uma boa conversa com os clubes. Um bom acerto. Colocar os pingos nos is para buscar soluções imediatas para não deixar acabar. Se nada for feito, esse será o fim do futsal adulto do Maranhão que já esteve entre os seis melhores do Brasil pelo ranking da CBFS.

Mas com todos os problemas e aqueles que gostam de um bom futsal poderá ir hoje ao Guioberto Alves prestigiar um bom futsal. Vale lembrar que o campeão da Copa Alim Maluf estará disputando com o Balsas que foi campeão da Copa Evandro Bessa o direito de representar o nosso Estado na Copa Nordeste, competição esta patrocinada pela CBFS no próximo dia 31/05 no Ginásio Guioberto Alves.

Tabela da Copa Alim Maluf
Dia 21/05 – 20h15 – Ippon/Santo Expedito/CT Falcão12 X Imperial/Tok de Bola
Dia 22/05 – 20h15 – Afasca X Perdedor do jogo 1
Dia 23/05 – 20h15 – Vencedor do jogo 1 X Afasca

5 comentários para "Copa Alim Maluf"


  1. Futsal

    O Futsal do Maranhão está perdendo credibilidade e muito disso se deve a Federação, que chegou com um discurso de que iria mudar o futsal no Maranhão, para melhor. Mas fica difícil fazer uma reestruturação de um sistema sem que seja renovada grande parte de um sistema anterior. Mudou apenas o Presidente, que apesar de seu jeito arrogante faz muito para tentar resgatar os bons momentos do nosso futsal juntamente com seu pai. Porém, outras pessoas, dentro da Federação, trabalham em direção contrária…são transferências que os clubes fazem todas de forma corretas e quando vai se ver os atletas não são transferidos, para onde vai o dinheiro dessas transferências que não são feitas? São atletas transferidos para clubes sem nunca terem jogando ou entregado e assinado documentos para transferências, como se faz isso? Times jogando com atletas completamente irregulares, entre outras coisas. É preciso retirar essas “ervas daninhas” de dentro da nossa Federação.
    Gobel, se tu puderes, responda essas questões que eu levantei no final do comentário.

    • Gobel

      Pena que não tenho acesso a essas afirmações feitas por você. Só quem poderia responder algo sobre isso é a própria Federação.

  2. valber

    parabéns professor pelo seu post fiquei emocionado, fui campeão da 1 copa Alim Maluf pela equipe da Schin, pimentinha ainda engatinhava no futsal. realmente é muito triste. porque não buscamos pessoas com você, Izone, Sóstenes, Silvano Salgado que esta em Fortaleza, para assumir essa federação. é muito triste ver essa situação.

  3. Victor

    Gobel seria um ótimo presidente para nossa federação, longe de aspectos financeiros o que muitos olham, mas você ia comandar essa federação com o coração e com a cabeça de quem acredita no nosso futsal, é muito triste para nós que gostamos do futsal ver essa situação.

  4. Francisco Gaglianone

    O Futsal hoje é um esporte profissional, e infelizmente está na UTI não só no Maranhão, mas em todo o Nordeste. No Ceará, temos o SUMOV, com vários títulos nacionais e internacional, no Piaui tínhamos a ONIX e em Pernambuco a Votorantim, ambos fecharam as portas, hoje, apenas o SUMOV ainda sobrevive mas de maneira muito tímida, nem sombra do que já foi. Atualmente, a principal competição de Futsal é a Liga Nacional, todos os clubes são do Sul e Sudeste, a inscrição custa caro e não existe interesse das equipes que disputam a Liga, que clubes do Norte e Nordeste participem, pois aumentaria as despesas com as longas viagens. O Futsal ficou caro, em alguns casos, mais do que se gasta em clubes de futebol profissional do Nordeste, portanto esse fenômeno não é privilégio do Maranhão, e sim da conjuntura econômica e social que sempre privilegiou as regiões mais ricas do país. Hoje não se faz mais Futsal, pagando um salário mínimo, dando vale transporte, um par de tênis e depois do treino um salgado e um refresco na cantina do Costa Rodrigues.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS