Não me canso de falar que o futsal sempre foi e será um celeiro de craques. Temos vários jogadores que atuam no futsal fora do Maranhão e do país.
Tem um que atua há muito tempo na Europa. Lucio Rosa o nome da fera.
Lucio morador do bairro da COHAB foi um dos poucos atletas que me enganou. Enganou-me para a sorte dele e para azar meu, mas hoje muito satisfeito e feliz por ve-lo aonde esta e chegar aonde chegou.
Vou contar essa história:
Estava assumindo a equipe juvenil da A. D. Girassol e isso foi no ano de 1995. O plantel era muito bom, mas não conseguia ganhar um titulo. O Presidente Zé
Vasques pediu que eu assumisse o juvenil. Já haviamos sido campeão no adulto nos anos de 93 e 94. O juvenil tinha atletas do porte de Marcinho (o guerreiro do Moto Club), Cid Lima, Sérgio, Alim Neto, Marquinhos, João Marcelo, André Mamão (esse foi para a Turquia e depois voltou) Thomas (foi jogar no sul e hoje está de volta a São Luis), Tobinha, os gemeos Rommel e Romulo, Georvani (filho da Prof.ª Ivone) Juninho (esse faleceu prematura), enfim um plantel de primeira linha. Eu precisava de mais dois pivôs. Aí entra o Lucio na jogada. Ele chegou para fazer um teste juntamente com Ari. Dois meninos franzinos com 16 ou 17 anos se não me engano. Passaram duas semanas treinando com o grupo. Sempre gostei de trabalhar com no máxino 18 atletas e ja estavamos com 20. Chegou o dia do corte e o escolhido foi o Lúcio e mais um goleiro que não me falha a memória. Aí foi o meu erro. E esse erro só foi absolvido por mim dois anos depois. Mas essa parte eu conto lá na frente.
Fomos campeões estaduais juvenis em 95, disputamos a taça Brasil em 96 ficando em 5º lugar e depois fomos campeões novamente em 96 no estadual. O Girassol dominava o futsal maranhense. Em 96 entramos na fase de treinamento em busca do tetra campeonato no adulto. Já haviamos conquistado o titulo em 93/94/95. Chegamos à final contra o Maranhão Atlético Clube no Costa Rodrigues. Nessa altura do campeonato o menino franzino que havia estado comigo há dois anos arrebentava no time do MAC e eu já arrependido. Não deu outra. Final, Mac campeão e o menino Lucio arrenbentendo e sendo escolhido o melhor do campeonato e o sonho do tetra indo por água abaixo. Se não me engano logo nesse ano ele foi embora. E para minha sorte voltamos a conquistar o titulo adulto em 97.
Fico feliz em vê-lo bem. Acho que aquele que busca seus objetivos trabalhando com seriedade e encarando os fatos com resposnabilidade chega aonde o Lúcio chegou. Respeitado na Europa e principlamente tendo condições de proporcionar a sua familia um bem estar com qualidade. Assim como o Lucio tem o Alex, o Fabinho o Bill, todos viviendo do futsal.
E ele pelo que parece ele estará vindo aí. Em maio deverá reforçar equipe do Ajax no campeonato fortissimo da AABB. Sorte do Ajax e de todos que não tiveram a oportunidade de ver um grande craque do nosso futsal atuar pelas quadras do Maranhão.
Segue o bate papo pelo facebook.
Craque Internacional Lúcio Rosa manda aviso: “Depois da uefa, vestirei a camisa mais desejada da AABB”.
• Lúcio Rosa Em maio estaremos juntos!!
há 15 horas • Curtir • 2
•
Ajax Aabb Será um prazer tê-lo no AJAX. Tenho certeza da satisfação do nosso excelente grupo em jogar a seu lado.
há 15 horas • Editado • Curtir • 1
•
Lúcio Rosa O prazer é todo meu!
há 15 horas • Curtir • 1
• Jorge Gobel Esse foi um dos poucos atletas que me enganou. Foi para treinar no Girassol e não passou no teste e acabou dispensado. Me dei mal. Hoje é um craque consagrado e eu fico muito satisfeito por isso. Parabéns Lúcio pela bela carreira e quando chegar será um grande reforço para o Ajax.
há 12 horas via celular • Curtir • 2
•
Ajax Aabb O grande vencedor no Futsal Jorge Gobel já havia me contado essa história…nessa ele se deu mal. rsrsrs. O convite pra assistir às partidas do AJAX continua de pé, professor. Abç
há 11 horas • Editado • Curtir
Lúcio Rosa Prof. Jorge Gobel. Tudo bem ? Fiquei triste por não ter passado no teste mas, feliz por um dos melhores treinadores do Brasil ter me dado uma oportunidade. Obrigado Prof! Elogios vindo de uma pessoa que colocou o futsal do maranhão entre os melhores, me deixa muito feliz. Um grande abraço.
há 7 horas • Curtir (desfazer) • 2
Perfeito, Gobel. É por aí. Os clubes precisam olhar mais e os atletas se profissionalizarem cada vez mais. Muito boa a sua observação. Abração.
Histórias como essa têm que ser contadas de vez em quando, Professor Gobel. Rsrs O Futsal tbm tem essas resenhas e tu deves ter muitas pra nos contar aqui no blog.
Quanto ao Lucio, além de ser um craque das quadras ele é um cara bastante humilde; realmente o sucesso dele nas quadras do Brasil, da Europa (hoje ele joga num time da Georgia) e do Kuwait não subiram à cabeça e ele continua um cara super na dele.
O Lucio eh um craque e se juntará aos craques do AJAX no fortíssimo campeonato da AABB, o que nos orgulha muito.
Ele vai jogar a UEFA de Futsal (o time dele está no grupo do Barcelona-ESP e do Dínamo) e em maio estará no AJAX AABB.
Abraço!
Resposta: Certa vez meu amigo Evandro Bessa me sugeriu isso. De contar muitos casos sobre o futsal. Vou aos poucos colocando no blog.
Um abraço e obrigado pela participação.
Caro Gobel,
fiquei muito feliz em ler este fato sobre o nosso craque Lucio, ao qual nos remete as grandes lembranças dos confrontos espetaculares entre Cruzeiro do Anil x Girassol; Girassol x MAC, enfim, aqueles clássicos inesquecíveis, disputados por grandes atletas e grandes treinadores como você, Coqueiro e Izone.
Pois, tive o prazer de ser Campeão Intermunicipal em 99, comandado por você.
E nesta queria recordar com todos um fato: Na seleção de São Luis existiam 03 goleiros, dois do Girassol (time que vc treinava) e um do Cruzeiro do Anil (eu). Falava pouco com vc, por nunca ter treinado ao seu comando e pela rivalidade de quadra.
Com os treinamentos sob a supervisão do grande Marcial, acabei lhe respeitando mais ainda nesta seleção. Porque você, nosso comandante, foi imparcial e ético na escolha dos atletas, e me deu a honra de ser o goleiro titular, isento de qualquer paixão clubística. E, o Marcial me deu a condição física e técnica de conquistar, também, o troféu de melhor goleiro da competição. Muito obrigado, pela oportunidade de fazer parte daquela seleção campeã invicta.
Despeço-me, afirmando que precisamos do seu blog,com estas excelentes publicações; para que o nosso futsal seja sempre lembrado, respeitado e admirado por esta nova geração e as nossas (gerações) que sempre deram o seu melhor por este esporte.
Abraços,
André – Ex Goleiro do Cruzeiro do Anil, MAC, Schincariol, Girassol, Moto, Sampaio e Dragão.
Prof. Gobel parabéns pelo texto, tenho certeza que o Srº fez todos os amigos do futsal resgatar lembranças maravilhosas do futsal maranhense. Abraços!
Amigo, Gobel. Que lembrança gostosa!
Esse time do Girassol de 1995 era fantástico. Pois não pode haver outra denominação, você só esqueceu que o Girassol, a época muito bem treinado por V. Sa.enfrentou na final do estadual um time espetacular também a Unasa, que nesta competição já havia vencido o Girassol, que tinha: Denilson, Ubaldo, Fogoió, Chicão (técnico campeão brasileiro de Beach Soccer)Juraci(menos)e outros. O meu amigo Lúcio, vi surgir no extinto colégio Freitas Figuerêdo na Cohab, craque absoluto.
Que lembrança maravilhosa, deu saudade, esses times citados depois, viraram a SELEÇÃO MARANHENSE DE FUTSAL e deram muitas alegrias ao salonismo maranhense.
Juraci Filho, ex atleta da UNASA DE 1995.
Resposta: meu amigo Jurinha, bom te-lo aqui. Lembro-me bem dessa final. A Unasa terminou o primeiro tempo vencendo o jogo pelo placar de 4 X 1 e acabamos vencendo se não me engano por 8 X 5. Costa Rodrigues lotado e o Girassol campeão.
Um forte abraço. Depois eu conto a do controle remoto em Caxias do Sul.
Caro comandante e amigo gobel.
Fico feliz por ter feito parte desse time maravilhoso ,inclusive a taça brasil de futsal em manaus e fortaleza um torneio que participamos e brasília com serginho,cid ,tomas,marquinhos,alin neto e o falecido juninho craque do MAC e outros companheiros que no momento não me recordo,com meu amigo lúcio tive o prazer de de ser campeão maranhense 1999 com gilson,edu,lucio e eu de fixo timão com izone como técnico, fico feliz também por ter jogado em times como cruzeiro do anil,unasa,alumar,mac,moto club,araçagi e próprio girrasol,um grande abraço pra você amigo gobel para o craque lúcio e todos os companheiros que participaram desses incríveis momentos do futsal ao meu lado.
Um grande abraço ,e fiquem com Deus >>>>>>>>>>>
Caro mestre Gobel, se me permite fazer uma pequena correção, você não errou ao cortar o Lúcio, por que ele foi fazer o teste comigo com um outro atleta Juninho, que jogava comigo no meu time (do bairro), ele foi cortado e eu fiquei. O Lúcio foi direto pro MAC. Então, quanto ao Lúcio você nunca se enganou por que ele foi fazer teste no Girassol, porque se tivesse ido com certeza ele teria ficado e eu não.
Um grande abraço, do seu grande fã!
Como maqueano, essa partida foi inesquecível com o MAC conseguindo seu primeiro título no futsal, graças a esta grande equipe montada pelo prof. sóstenes salgado um dos grandes técnicos do futsal maranhense. O Lúcio foi um dos grandes jogadores dessa decisão sem esquecermos de Baduca e Gilson outros dois grandes craques das quadras. O Mac depois dessa fase se tranformou num dos grandes times do futsal maranhense encabeçado pelo abnegado “NHONHO” grande figura.
Que bela matéria Gobel. Relembrar essas belas histórias do futsal maranhense… Costa Rodrigues lotado, belos jogos. Oh tempo bom.
Lucio, craque. Simples defini-lo.
Bela honra em vê-lo jogar na AABB. Agora o Ajax, que já tem um excelente time, não vai perder mais. Com um reforço desses, pode dar o troféu antecipado para eles. Desse jeito, o futsal da AABB vai se profissionalizar.
Resposta: Já sugeri isso ao Presidente do Ajax
Caro Gobel,
concordo com todos os comentários e acrescento que para o surgimento do Lúcio no futsal, existiu uma contribuição do competente e vitorioso treinador Sóstenes, campeão maranhense pelo MAC em 96, superando a forte equipe do Girassol (que buscava o tetra).
Sóstenes é um treinador qualificado, estrategista, formador de boas equipes, com atletas jovens – como foi o caso do Lúcio em 96.
Ele voltará a treinar uma das melhores equipes da AABB. Aguardem!!!!
caro Gobel,
Parabéns por resgatar belas historias do futsal maranhense. Peço que relembre a carreira de um dos maiores goleiros do futsal, Marão, que deu um show na taça brasil em Caxias do Sul e ganhou o premio de melhor goleiro disputando com feras como Serginho e bagé, a época os dois goleiros da seleção campeã mundial.
Resposta: realmente Marão foi um grande goleiro.
nao esqueca tuas raizes, freitas figueiredo.