Copa Evandro Bessa definida e a Copa Alim Maluf, será que já está ?
A Federação de Futsal do Maranhão (Fefusma) já definiu o início de duas das mais tradicionais competições promovidas pela entidade: as copas Alim Maluf e Evandro Bessa. Os dois torneios serão realizados no mês de maio e contarão com a participação de sete equipes. Destas, quatro são de São Luís e as outras três do interior do Estado.
De acordo com a programação da Fefusma, a Copa Evandro Bessa será realizada primeira com a presença das seguintes equipes: Santa Inês Esporte Clube, MEC/Açailândia e A.A. Balsas. Este ano, a cidade de Santa Inês foi a escolhida para sediar os jogos do torneio entre os dias 9 e 11 de maio. Os três times jogam entre si e, aquele que somar o maior número de pontos será o campeão.
Esta fórmula de disputa será a mesma adotada na Copa Alim Maluf, que será disputada apenas por equipes da capital. Afasca, Tok de Bola, Estrelinha Bom de Bola e Ippon/Santo Expedito irão brigar pelo título de 2013. O Ginásio Guioberto Alves, no Bairro de Fátima, será o palco dos jogos entre os dias 14 e 16 de maio.
Assim como no ano passado, os campeões dos torneios se enfrentam por uma vaga na Liga Nordeste de Futsal Adulto. A vaga maranhense para a competição nacional será decidida em jogo único a ser realizado no dia 18 de maio.
É com muita pena que vejo a Copa Alim Maluf sendo realizada sem a participação dos times chamados de camisa. Motos Club, MAC e Sampaio estão perdendo uma grande oportunidade de participar de uma competição tão importante do calendário salonistico da nossa cidade. Isso sem contar que o campeão tem a possibilidade de disputar uma competição a nível nacional caso sua equipe se torne campeão.
Se olharem com carinho que a pratica nas categorias de base e elas todas se iniciam com o futsal for valorizadas, se o nosso Estado já produz uma centena de bons jogadores que já atuam fora, imagina se apoiassem as equipes de futsal. Hoje com a Lei de Incentivo ao Esporte sendo usada, não cabe mais a desculpa que falta verba ou que essa verba é destinada somente para o futebol. Acho que falta iniciativa dos dirigentes de elaborar um projeto e correr atrás desse patrocínio. O MAC tem empresários fortes no seu comando que poderiam participar dessa lei. O Sampaio hoje tem um presidente que além de empresário é um vereador eleito pela sua torcida e o Moto tem um presidente com um grande respaldo moral e credibilidade incontestável.
Tenho certeza, que se esses Presidentes manifestarem o interesse de ainda querer participar dessa competição, a Federação abriria espaço para o bem do nosso futsal.