Mudanças no comando técnico do futsal nacional

0comentário
Edsen Nogeuira de Peranambuco novo diretor de seleções do Brasil
Edsen Nogeuira de Peranambuco novo diretor de seleções do Brasil

A busca por novos talentos no futsal. Esta é a principal meta da nova comissão técnica da Seleção Brasileira apresentada de forma oficial nesta terça-feira (29/1), em um hotel na cidade de Fortaleza (CE).Composta pelo diretor de Seleções, Edson Nogueira, pelo técnico Ney Pereira, o auxiliar Manoel Tobias, o preparador físico Harrison Muzzy e o supervisor Rudy Vieira. Estes são os membros que terão a responsabilidade de continuar trilhando o caminho das vitórias do futsal brasileiro e mostraram-se bastante motivados com os desafios que terão pela frente.

O grupo conta com o apoio do presidente da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), Aécio de Borba Vasconcelos. Ele explica como se deu o processo de escolha da nova comissão técnica após a anterior ter sido desfeita.

“Tínhamos uma lista de nomes e resolvemos estudá-los. Com o nosso diretor de Seleções, Edson Nogueira, observamos algumas características, como a hombridade, a decência e a integridade. Aprovados, passamos para a segunda observação: a competência; fechando com a experiência. Todos eles estão aprovados nessas questões”, afirma Aécio de Borba.

Quem é quem

A tarefa de apresentar cada um dos membros coube ao diretor de Seleções da CBFS, Edson Nogueira. Edson não poupou elogios a cada um dos membros escolhidos para dar sequência aos trabalhos na Seleção Brasileira e fez questão de apontar que todos possuem o aval da cúpula da diretoria da Confederação Brasileira de Futsal.

“O Ney Pereira já passou por grandes equipes e sempre foi campeão, vencedor. O Rudy Vieira nem precisa dizer. Passou 18 anos como supervisor da Seleção Brasileira, ganhou inúmeros títulos e hoje dirige a grande equipe do Carlos Barbosa há 12 anos. O jovem preparador físico, Harrison, já andou na China, no Japão, Portugal, Espanha, e hoje está aqui conosco, dando sua parcela de colaboração. Apresentar Manoel Tobias? O mundo conhece ele, sua história como atleta, cidadão, como amigo. E é com muito orgulho que estamos trazendo com o aval do Aécio e de toda a diretoria estes profissionais. Vamos trabalhar por muitos e muitos anos, com certeza”, diz Edson.

E o futuro?

A mudança deve afetar o modo de jogar da Seleção Brasileira, pelo menos é o que aponta o técnico Ney Pereira. Ele espera dar continuidade ao espírito vencedor brasileiro, alterando o dinamismo do jogo.

“Quando fui chamado com o Manoel para trabalhar comigo, sem que tivéssemos começado nada, já tinha em mente a mesma ideia. Uma equipe vencedora esta já é, mas com o perfil e um movimento diferente. Acredito que a gente possa fazer desta nova seleção que começamos no comando, uma equipe mais dinâmica. Também alterar um pouco a maneira de jogar da Seleção”, revela Ney.

Conforme o supervisor Rudy Vieira, o foco do novo trabalho segue na linha do garimpo por novos talentos. Porém, Rudy sabe que esse processo precisa ser cauteloso, com o suporte dos jogadores mais experientes aos jovens.

“O principal desafio da Seleção Brasileira hoje é com a necessidade de renovação. Porém, ela deve ocorrer com equilíbrio; temos que, aos poucos, criar um novo perfil. Devemos buscar essas novas peças, contar com o apoio dos atletas mais experientes e formar este novo grupo”, afirma Rudy.

Aval positivo

Confirmando o apoio da diretoria da CBFS, o vice-presidente de Competições, Renan Tavares, reforçou o pensamento positivo para o trabalho da dupla Ney Pereira e Manoel Tobias.

“O futsal brasileiro vem se mantendo no topo faz muitos anos e nós sabemos da responsabilidade dessa nova comissão técnica, mas também sabemos da capacidade e competência dos novos escolhidos. Nós estamos em um momento de renovação do futsal e ninguém melhor do que Ney Pereira e Manoel Tobias para encabeçarem esse processo. Tenho certeza que a Seleção Brasileira de Futsal vai continuar no topo”, pontua Renan.

Estreia marcada

O primeiro desafio da renovada comissão técnica será no dia 22 de março. O Brasil participa, em Uberlândia (MG), do Circuito Sul-Americano, que conta com a presença de Colômbia, Venezuela e Paraguai. A decisão de quem irá ficar com o título será no dia 24 de março.

Opinião do blog

Novamente a política tomou conta da CBFS. Com a entrada do Diretor de seleções Edson Nogueira, ele demitiu o Supervisor Reinaldo Simões, que estava no cargo há muitos anos. Com a saída do Reinaldo o resto da comissão técnica entregou o cargo que foi aceito pelo Edinho. O novo diretor não levou em consideração o titulo conquistado pelo técnico Marcos Sorato e sua equipe. Mais um treinador que deixa o comando da seleção após conquistar um titulo mundial. Assim foi com PC na conquista do titulo mundial disputado em 2008 no Rio de Janeiro. A qualidade do Marco Sorato contestada no início foi aprovada com a conquista do mundial nas circunstâncias que foi. Desfalque do Ciço antes da competição, contusão do Falcão no logo no primeiro jogo. Superação de todos e a conquista do título. Nunca gostei muito com o trabalho realizado pelo Sorato. Quando perdeu o Sul Americano achava que ele iria cair, mas a CBFS achou que era pouco tempo para formar outra comissão logo perto do mundial. Achava que o individualismo era predominante na sua equipe, além de que o sistema defensivo era falho, mas conquistou um título e isso é que realmente vale e credencia ou era para credenciar a continuação dele no cargo pelo menos até a próxima competição.

sem comentário »

o Direito de ir e vir

0comentário

ir e virA polemica foi lançada. O Maranhão Basquete precisaria ou não da maranhense Leticia Xavier no seu plantel? A primeira opção de escolha é sempre do treinador. Se ele quiser contar com determinada atleta ele vai lá faz o contato e convida. Se por opção dele essa atleta não faz parte dos planos e esquema pré-montado por ele, descarta e pronto. A vida segue. Em minha opinião, Leticia deveria sim fazer parte do plantel. É uma menina nova, tem potencial e essa experiência serviria muito para o enriquecimento técnico e tático dela que num futuro bem próximo seria explorado nas competições nacionais que por ventura ela estaria defendendo o Maranhão. Mas ……

 

Agora o que não pode é a comissão técnica do maranhão basquete ficar buscando explicação que não são verdadeiras como no caso de que a Escola da menina iria prejudicar os seus treinamentos. Que ela foi convidada e optou pelo Sport Recife. Assim é jogar a responsabilidade do vacilo em deixar uma atleta com o potencial da Leticia de fora de uma equipe do seu próprio Estado.

 

Isso sem contar que um dos objetivos desse projeto deveria ser de qualificar os profissionais locais, técnicos e professores da modalidade para que num futuro muito próximo os nossos atletas se sobressaíssem cada vez mais a nível nacional. Tendo mais atletas daqui mescladas com as de fora, não resta a menor dúvida que o aprendizado e a experiência adquirida pelas meninas maranhense só iria contribuir para o crescimento da modalidade. A Federação Maranhense de Basquete deveria aproveitar a presença do Prof. Antônio Carlos Barbosa e solicitar dele a realização de clinicas, cursos, palestras para os professores da modalidade. Essa está sendo uma oportunidade impar desse profissional passar toda a sua experiência adquirida nesse longo tempo de basquete. Isso sim seria uma maneira da federação buscar o enriquecimento da modalidade. Oportunizado a todos o direito de aprender.

 

 

Posso dizer isso com todo o respaldo, pois fui um dos primeiros técnicos juntamente como o Prof. Antonino Alves do voleibol a importar atletas de fora para fortalecer nossas equipes. No meu caso, primeiramente com o Girassol e depois com a seleção maranhense de futsal. No começo fui criticado que não valorizava os atletas de casa. Com o passar do tempo os que me criticavam começaram a fazer a mesma coisa porque viram a necessidade de mesclar. Com isso esses dois esportes na década de 90 se destacavam a nível nacional. O CTGM no voleibol e o Girassol no futsal. Isso não é saudosismo. São fatos que ontem, hoje e no futuro sempre aconteceram e acontecerão de forma positiva.

 

sem comentário »

Um grande desafio para Roberto

1comentário

imagesCAQ8UXF8 Era o que todos queriam. Toda a torcida do Moto Club, todos que gostam de futebol e também aqueles rivais ferrenhos como os bolivianos e maqueanos estavam torcendo para que a chapa do jornalista Roberto Fernandes e do empresário Ubaldo da Silva vencessem as eleições do rubro negro do canto da fabril. Para o bem do futebol e principalmente para o Moto, enfim uma esperança de uma grande Diretoria. A rivalidade entre os grandes novamente estará acessa. Quem ganha com isso é o nosso futebol, a nossa torcida e o nosso Estado que poderá contar muito em breve com os três grandes disputando o campeonato brasileiro.

Agora não preciso dizer da imensa responsabilidade e desafios que o Roberto e Ubaldo terão pela frente. Responsabilidade no sentido de viabilizar as soluções dos problemas do clube. E olha que não são poucas. A expectativa criada por todos logo após a aclamação da chapa na eleição não resta duvida de que o novo Presidente vai tirar o Moto Club do buraco que ele se encontra. Capacidade e credibilidade, essa palavra para mim será a grande aliada de Roberto, ele tem. Sempre se posicionou com uma opinião forte e séria. Nunca teve o rabo preso a nenhum partido ou politico e no seu espaço sempre teve a sua opinião e posicionamento mesmo às vezes indo de encontro ao grupo politico do sistema em que ele trabalha.

Agora em relação aos desafios só o tempo poderá dizer. A torcida está toda ao seu lado. Os conselheiros demostraram apoio, embora muitos foram ontem na eleição só para marcar presença. Na hora do pega para capar, pulam fora do barco. O novo Presidente deve saber com quem realmente poderá contar. A torcida será a sua maior aliada. Os três últimos presidentes que passaram pelo clube deixou um verdadeiro caos. Contas com a Cemar, pagamentos de funcionário e atletas, sede abandonada tudo na mais precária condição. Roberto terá que dar jeito nisso tudo. A confiança depositada por todos no novo Presidente e sua Diretoria é muito grande.

Tomara que Deus ilumine a cabeça de Roberto para que o Moto Club volte a estar no lugar que ele merece. A torcida precisa saber que ele terá que ter algum tempo para tomar pé daquilo que o Moto tem e deve. Precisa arrumar a casa delegando poderes aos seus auxiliares de diretoria para que os mesmos caiam em campo para buscar soluções para os problemas. A torcida precisa saber que o Moto terá que dar um passo de cada vez para não tropeçar e colocar tudo a perder. Que a formação de um grande time não será agora e que os resultados virão de acordo com o trabalho realizado.

O Moto Club, demorou, mas hoje tem um Presidente de respeito.
Boa sorte Roberto Fernandes.

1 comentário »

A hora da redenção do Moto Club

3comentários
uma marca a ser respeitada
uma marca a ser respeitada

A grandiosa torcida do Moto Club de São Luís deve estar com uma pontinha de inveja nesse início de ano. Todos os holofotes estão voltados para o Sampaio Correa e para o Maranhão Atlético Clube. Esses dois clubes estão colhendo frutos daquilo que foi plantado no ano passado. Conquistaram dentro de campo as vagas para as disputas da série C e D do Campeonato Brasileiro respectivamente. E o Moto? Coitado do Moto. Vai ter um a caminho muito árduo pela frente em 2013. Primeiro terá que disputar o acesso para a primeira divisão para o ano de 2014 e somente isso e além do que terá a obrigação de ganhar o acesso. Todo time grande que cai tem que ter a dignidade de subir como campeão do acesso. Isso é o mínimo que o torcedor motense espera em 2013.

Agora vou chegar aonde queria. Amanha é dia de eleição do Moto Clube. Talvez seja o dia da sua redenção. Dia de conselheiros e motenses de coração se juntar em beneficio de uma nação sofredora. Motense que é motense já vem sofrendo há muitos anos. Teve que aguentar presidente incompetente que achava que o clube seria um trampolim para buscar votos. Teve presidente sem condições de buscar recursos por não ter abertura nos meios que esses recursos pudessem ser viabilizados e por último teve presidente aventureira que chegou de paraquedas mais perdida que cego em tiroteio e que se bobearem ainda continua no cargo. Com isso a torcida pagou caro. Viu o time ir por agua abaixo e ser desmoralizado com o segundo rebaixamento em menos de três anos.

Com a eleição de amanha o futuro presidente terá muito trabalho, mas, com certeza com um bom planejamento ele conseguirá colocar o Moto no lugar em que ele merece. Organizar e estruturar o clube são o primeiro passo. Conquistar credibilidade. Essa talvez seja a palavra que o Moto mais precise nesse momento. Com credibilidade e transparência nas decisões tomadas pelo Presidente e sua diretoria o Moto terá condições de buscar grandes conquistas, não somente dentro de campo mais também nos patrocínios. Não adianta pensar em montar time agora e aí a torcida terá que ter paciência. Já esperou tanto que mais um ano não será assim tão difícil. Estruturar a sede, material, comissão técnica, departamento médico, formar a base e valorizar. Valorizar o futsal que muitos craques já saíram de lá e nunca foram aproveitados pelo clube. Convocar e contratar quem realmente esteja disposto a vestir a camisa do Moto.

Se tudo isso for realizado realmente só quem tem a ganhar é o futebol maranhense. O Moto sendo grande novamente, ganha o Sampaio, Maranhão e o torcedor maranhense. O nosso futebol no ano passado reconquistou o seu palco mais importante e o torcedor provou que quando tem bons espetáculos, comparece. Na campanha do Sampaio na conquista da série D nos jogos realizados no Castelão tinham torcedores do Moto e Maranhão. Podiam até estar torcendo contra, até porque a rivalidade existe, mas que compareceram isso eu não tenho a menor dúvida.

Se a chapa de Roberto Fernandes e Ubaldo saírem vencedores, tenho certeza que uma luz fim do túnel será acessa e bem forte. São duas pessoas com grande credibilidade na nossa cidade que estarão colocando os seus nomes em prol do ressurgimento do Moto. Eles sabem da responsabilidade que terão depois de eleitos e arregaçaram as mangas para colocar o Moto no lugar que ele merece, junto com o Sampaio e o Maranhão.

3 comentários »

Sport Recife se reforça com uma maranhense que não serve para o Maranhão Basquete

8comentários

leticia xavier Vai começar a Liga Feminina de Basquete e mais uma vez o nosso Estado estará sendo representado pelo Maranhão Basquete. Para este ano a Diretoria do clube buscou grandes reforços para tentar busca uma colocação melhor do que a do ano passado. Os reforços contratados estão mais qualificados e com certeza a equipe maranhense fará uma grande campanha.

A comissão técnica foi mantida. A grande novidade é a chegada do Antonio Carlos Barbosa, conhecido treinador brasileiro com passagens por grandes clubes e diversas vezes treinador da seleção brasileira. Vem para ser o Coordenador Técnico ou para alguns, o manager da equipe. Não sei até que ponto ele irá realmente atuar somente nessa função. Os resultados serão primordiais para não haver nenhuma mudança. Aí só o tempo e as sequencias dos jogos é que dirá.

Um fato que me deixou surpreso foi a convocação das maranhenses para completar o plantel. Não se discute o potencial de Iziane, Maria Claudia e Rayana que fizeram parte da equipe do ano passado. Agora Aline e Dalinaja as outras duas maranhenses que foram convocadas para esse ano, causou surpresa pelo fato de não estarem jogando na última temporada. Além disso, a comissão técnica deixou de fora a Ala/Pivô Letícia Xavier, convocada ano passado para a seleção brasileira e uma das indicadas para o Troféu Mirante. Letícia seria uma boa opção para compor o grupo assim como a Rayana, Alyne e a própria Dalinajara.

É mas parece que o Prof. Betinho juntamente com a Diretoria do Maranhão Basquete não quis contar com a atleta maranhense, mas assim que o Esporte Club Recife, primeiro adversário do Maranhão Basquete soube da não convocação da Letícia Xavier para jogar pelo seu Estado, imediatamente mandou busca-la para reforçar o seu plantel. Mais uma vez e agora por incrível que pareça no basquete o atleta do nosso Estado não tem valor. Conversei com Letícia antes de ela viajar, foi na última segunda feira dia 07, ela me confessou que estava indo por adorar jogar basquete e que não poderia deixar uma oportunidade dessas que o Sport Recife estava lhe proporcionando, mas que a vontade dela era realmente de ficar e poder defender as cores do seu Estado.

Dessa maneira o Maranhão Basquete já começou errado.

8 comentários »

Novas esperanças

2comentários

Novamente vou fugir um pouco daquilo que geralmente escrevo que é sobre esporte, mas como cidadão ludovicense e apaixonado por esta terra, por isso que há 33 anos troquei Brasília por esta ilha maravilhosa, não poderia deixar de dizer aqui sobre as boas perspectivas que esse ano novo nos reserva.

Gostaria de primeiro parabenizar o Prefeito Holanda Junior pelas suas declarações em sua posse. Só em dizer que está aberto para trabalhar juntamente com o governo estadual já nos enche de esperança de ver a nossa cidade crescer de uma forma homogênea onde os governantes realmente estarão preocupados com o nosso bem estar, com a nossa saúde, educação e segurança, pontos crucias para o ser humano viver de uma forma descente. Acredito que essa parceira não será prejudicada por certos abutres que estão loucos para colocar o seu bico e manter a nossa cidade nessa carniça que o último governo municipal deixou. Com clareza e se cumprir com todas as suas promessas eleitorais o jovem prefeito eleito saberá conduzir o seu mandato de uma forma independente e sem submeter a caprichos de alguns alucinados que o cercaram durante a campanha. Segundo o próprio Prefeito a corrupção será tratada como crime hediondo e isso já da para espantar aqueles que por ventura entraram no seu governo de uma forma de querer se dar bem como aconteceu no governo do Jackson Lago. Vamos dar um voto de confiança ao jovem Prefeito, apesar de continuar achando que alguns dos seus secretários como o de esporte não correspondem ao perfil traçado por ele. Juntos Governo estadual e municipal será uma grande vitória da população ludovicense. Vamos aguardar para acreditar e ficar na torcida par que isso realmente aconteça. Bons sinais já foram dados pelos secretários de saúde e de educação.

Agora vamos falar um pouco de futebol. Acredito que o Sampaio formará uma boa equipe para esse ano de 2013. Lembro-me que certa vez quando ainda estava no futsal do Girassol e o Presidente Zé Vasques Junior me disse que naquele ano não poderia investir tanto na equipe de futsal. Ai eu disse para ele: Presidente quem anda para trás e caranguejo. A sua equipe chegou num nível que não pode andar para trás. A mesma coisa eu digo para o presidente Sérgio Frota. O Sampaio chegou ao nível que de agora em diante tem que ser sempre melhor. Com um plantel mais qualificado buscando mais títulos e a vaga para a série B. Já o Maranhão Atlético Clube ganhou um grande reforço na sua Diretoria. Com a chegada do Carlos Eduardo Nhonho como Diretor de futebol não deixa de ser bom para o clube. Apaixonado pelo clube tenho certeza que procurará sempre o melhor para o Mac. Pode até errar, mas terá sempre as melhores intenções para com o seu clube.

Não poderia deixar de falar sobre o futsal. Conversei com o presidente da Fefusma e ele me garantiu que logo agora no início do ano a Federação irá adquirir o placar eletrônico do Guioberto Alves e o piso da quadra todo reestruturada. Boa noticia para essa praça do futsal.

Estamos confiantes que esse ano promete. Nós que nascemos aqui, vivemos aqui, trabalhamos aqui queremos a nossa cidade bonita. Não devemos em nada para nenhuma cidade do Brasil e quiça do mundo.

Um feliz 2013 para todos e espero estarmos juntos durante o ano todo.

2 comentários »
https://www.blogsoestado.com/gobel/wp-admin/
Twitter Facebook RSS