Num grande jogo de ontem à noite na cidade de Joinville a equipe da Orlândia do técnico Cidão venceu com um gol do ala André pelo placar mínimo de 1 X 0 o time da casa e deu um grande passo para a conquista do título máximo da Liga de Futsal de 2012.
Numa proposta de se defender e jogar nos contra ataques, a equipe paulista fez muito bem o dever de casa. Com o ginásio totalmente lotado com a torcida do time da casa, o Orlândia abriu o marcador ainda no primeiro tempo e soube segurar a pressão dos comandados pelo técnico Ferreti. O grande destaque do jogo foi o goleiro Guida do Orlândia que fez pelo menos cinco grandes defesas. Numa noite inspirada o guardião paulista impediu a vitória do time do Kronna. O pivô Wander Carioca da equipe paranaense tentou várias vezes e muitas delas a queima roupa, mas não consegui furar o bloqueio do grande goleiro Guida.
Quando faltavam 5 minutos para o término do jogo, o professor Ferreti ainda tentou jogar como o goleiro linha, colocando o excelente fixo Neto, jogador da seleção brasileira nessa função, mas mesmo assim não deu resultado. Placar final Intelli/Orlândia 1 X 0 Kronna/Joinville. Com esse resultado a equipe paulista joga pelo empate na segunda partida marcado para a próxima segunda feira dia 01/10 para conquistar o titulo inédito da Liga/2012. Para esse jogo o técnico Cidão deverá ter o retorno do craque Falcão e do pivô Jé que não jogaram a primeira partida por estarem contundidos.
Para os atletas do Kronna a missão de conquistar o titulo ficou um pouco mais difícil, mas não impossível. Para que isso aconteça à equipe paranaense terá que vencer no tempo normal e na prorrogação para conquistar o título inédito para o Paraná.
Acontece hoje à noite a partir das 21h com transmissão pelo Sportv e ESPN à primeira partida final da Liga de Futsal/2012. Entrarão na quadra do Ginásio Centre ventos Cau Hansen na cidade de Joinville as equipes do Krona/Joinville e Intelli/Orlândia (SP).
Foram colocados 3.200 ingressos à venda e os mesmos se esgotaram logo no primeiro dia. Além desse total a equipe do Kronna distribuiu mais 300 de cortesia. Lotação completa e a torcida da casa estarão presentes em peso para incentivar o Kronna para buscar a vitória nessa primeira partida.
Cansada de engolir eliminações precoces na Liga, neste ano o tricolor joinvilense investiu pesado para buscar o título. Trouxe o técnico mais vitorioso do futsal brasileiro – o mesmo que lhe tirou o título da Liga de 2007 – e buscou um elenco com qualidade para ser campeão. Neto, Ricardinho, Pixote e Valdin, campeões pelo Santos em 2011; Tiago e Leco, campeões pela Malwee em 2010; Keké – vice-artilheiro da Liga no ano passado; e Vander Carioca – todos determinados na missão de elevar o nome da Krona ao rol dos grandes vencedores do País. Essa será a oitava final seguida do técnico Ferreti. Sem duvidas alguma, um marco histórico na carreira vitoriosa do Ferreti.
Mas a Intelli não fez por menos para chegar até a decisão. Assim como os joinvilenses, o time do interior paulista fez um investimento pesado para montar um dos principais elencos do Brasil. Com a melhor campanha da Liga até o momento, a principal contratação foi Falcão, o melhor jogador do mundo não estará em quadra na noite desta quinta porque está lesionado. Além dele, o pivô Jé também ficará de fora do primeiro jogo. Mas os fisioterapeutas da Intelli garantiram que os dois estarão presente na segunda partida marcada para o dia 01/10 na cidade de São Sebastião do Paraiso (MG).
Mesmo assim, estrelas não faltam no time do técnico Cidão para assumir a responsabilidade de fazer a Intelli brilhar logo na primeira final de Liga que o time alcança.
O Corinthians acertou a contratação do técnico Miltinho, que já tem pela frente o desafio de ajeitar a equipe para as semifinais da Liga Paulista 2012. Milton Luiz Ziller Júnior substitui PC de Oliveira, que saiu do clube após a eliminação na Liga Futsal.
Miltinho iniciou a sua carreira de jogador de futsal no Corinthians em 1976, na categoria Infantil. Pelo alvinegro, na equipe Principal, conquistou inúmeros títulos em quadra: Metropolitano (1980), Estadual (1980) e Vice Brasileiro de Clubes (1981).
Formado em Educação Física pela FIG (1985), Miltinho passou a trabalhar como treinador em 1987. Entre as suas principais conquistas, além de inúmeros Estaduais, Regionais e Metropolitanos, o técnico foi bicampeão da Liga Futsal (1997 e 1999 pelo Atlético/Pax de Minas), além de ter disputado a final da competição em outros três anos; campeão da Copa Intercontinental – FIFA (1998 pelo Atlético/Pax de Minas) e da Taça Brasil de Clubes (2002 pela W@YTV/Minas). A última equipe comandada por ele foi o Gazprom-Ugra, de Moscou, na Rússia, onde conquistou a Copa da Rússia (2011/12).
Mudanças no Vôlei
O vôlei terá novidades a partir de 2013. Segundo o árbitro português Avelino Azevedo, a Federação Internacional de Vôleibol (FIVB) decidiu por fazer algumas alterações na regra da modalidade.
De acordo com o juiz, as recepções do saque não poderão mais ser feitas com toques, sendo assim, a antiga manchete volta a ter força no vôlei.
Outra alteração foi em relação ao cartão amarelo. Em 2013, a advertência não renderá mais ponto para o time adversário.
Estive ontem no estádio Castelão para assistir a partida entre o Sampaio e Mixto (MT). Uma bonita festa proporcionada pela torcida boliviana. Mesmo com o jogo da televisão e meu time jogando contra o Corinthians, não podia deixar de comparecer e confesso que vou tentar em todos os outros jogos do quadrangular final. Muita gente, uma boa renda e principalmente o objetivo maior alcançado que foi o acesso para a Série C do futebol brasileiro.
De parabéns os jogadores, comissão técnica, Diretoria e torcida. A campanha da Bolívia querida é de se tirar o chapéu. Está invicta na competição e tem o melhor ataque. Há aquele ditado que diz que um bom time começa sempre por um bom goleiro. Acho que no Sampaio isso cabe muito bem, mas também tem que ser dizer que nesse caso, além de um bom goleiro tem que se considerar também um excelente treinador. O Flávio com seu jeitinho mineiro, apesar de ser cearense, chegou e foi fazendo seu trabalho sem muito alarde, juntando o grupo o que tinha e pedindo a contratação do que precisava, implantando o seu sistema de jogo, unindo o grupo, pois se percebe a doação de todos numa partida de futebol. O técnico vencedor é assim , chega, fala pouco, não aparece para a imprensa e conquista o seu espaço entre os jogadores, torcida e diretoria. O presidente Sérgio Frota vai ter muito trabalho para mantê-lo no Sampaio para o ano que vem. Já começou a aparecer propostas de outros clubes para tira-lo daqui.
Ontem o placar foi de 0 X 0, mas poderia ter sido de 3 ou 4. O time do Mixto veio com uma proposta de jogar no contra ataque. Só que o meio de campo do Sampaio dominou o setor e impediu que isso se realizasse. O Adversário da Bolívia deu somente um chute no gol durante todo o jogo. Já pelo time maranhense Pimentinha infernizou a defesa mato-grossense. Toda a bola que chegava aos seus pés era perigo de gol. Quem não esteve numa tarde noite feliz foi o atacante Célio Codó. Perdeu pelo menos dois gols feitos. Mas não se pode crucificara o jogador. Ele durante toda a campanha do time foi importante e marcou gols importantes também. Não era o seu dia e todo o jogador passa por isso. Parte da torcida foi injusta com ele ao vaia-lo quando foi substituído pelo Junior Chicão.
O importante de tudo isso é que no ano que vem estaremos na série C. A CBF tem o interesse que essa competição seja realizada nos moldes da A e da B. Com vinte clubes, todos jogando entre si em jogos de ida e volta. Sendo assim o Sampaio vai ter que se preparar muito bem. Montar um bom time e tentar buscar o acesso para a série B. Serão 38 rodadas. Jogos de maio a dezembro. A Federação precisa já pensar no seu calendário para o ano que vem com a realização do campeonato estadual logo no mês de janeiro. Com o acesso da Bolívia querida o Maranhão Atlético Clube ganhou a sua vaga da série D. A Diretoria do Mac tem que sonhar alto e investir na montagem de um time competitivo. O futebol do Maranhão precisa voltar a ter credibilidade e passar a ser respeitado. O primeiro passo já foi dado. A torcida quando tem um bom espetáculo prestigia. Mais de 30 mil torcedores ontem no Castelão e para aqueles mais pessimistas quando disseram que na sua reinauguração deu a quantidade de pessoas que deu só porque foi de graça, ontem com o ingresso pago o Castelão lotou.
Parece que está surgindo uma luz no fim do túnel para o futebol maranhense. O dia do maranhense hoje amanheceu boliviano.
Com total apoio de 25 federações do futsal brasileiro, o atual presidente da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), Aécio de Borba Vasconcelos, foi eleito por aclamação para continuar no cargo no quadriênio 2013-2017. Em assembleia realizada com a participação dos presidentes das entidades, as federações votaram pela manutenção de Aécio de Borba no cargo e pela continuidade do trabalho que está sendo realizado na CBFS.
A chapa eleita é composta também pelo vice-presidente geral, Vicente Piazza; pelo vice-presidente de Competições, Renan Tavares; e pela vice-presidente de Administração, Louise Bedê.
Para Aécio de Borba, a união demonstrada durante o encontro será fundamental para impulsionar ainda mais o crescimento do futsal brasileiro.
“Não tenha dúvidas de que quando há uma aclamação é porque o consenso é geral. Tivemos a grande alegria de ver, na convocação realizada, um apoio unânime para que a gente prossiga na direção da entidade. Alegra saber que todas as federações se incorporaram na luta de recuperar o futsal. Não tenha dúvidas de que, com essa união demonstrada, teremos um novo período de prosperidade para o futsal”, afirma o presidente da CBFS.
Para o próximo quadriênio, Aécio de Borba tem como principal foco a manutenção do crescimento do futsal. O presidente comemora os números que o futsal está conseguindo alcançar, chegando a ser o esporte mais praticado pelo público brasileiro, e o terceiro em audiência pela televisão.
“A meta é continuar o crescimento do futsal, que desde quando esses dirigentes assumiram as federações tomou um vulto grande, tornando o esporte mais praticado do país. Nossa quantidade de atletas inscritos para certames nacionais já ultrapassou os 400 mil. Não tenha dúvidas de que os certames têm sido realizados religiosamente dentro do calendário previsto. Ainda teremos uma reunião na posse do dia 16 de março, onde todas as federações terão a oportunidade de ver tudo àquilo que a gente está projetando”, revela Aécio de Borba.
O Maranhão Atlético Clube não realizou uma boa campanha na sua estreia na Liga Nordeste de futsal realizada na cidade de Lagarto no Estado de Sergipe. Os jogos foram realizados no Ginásio Rosendo Ribeiro Filho no período de 10 a 16 deste mês.
Este ano após uma reivindicação da Fefusma para que as equipes maranhenses pudessem disputar a liga Nordeste e não a Norte como foi ate o ano passado, o Mac não foi feliz. Foram quatro jogos com duas vitórias e duas derrotas, deixando de classificar para as semifinais no confronto direto contra a equipe do Alecrim do Rio Grande do Norte quando perdeu pelo placar de 4 X 1. A outra derrota maqueana foi para o Alto Santo Futsal do Ceará também pelo placar de 4 X 1. As duas vitórias foram contra A.A Santa Rita (AL) pelo placar de 2 X 1 e no último jogo da fase de classificação venceu o Amamp Futsal (SE) pelo placar de 6 X 4.
O Maranhão levou para Sergipe os seguintes atletas:
Goleiros – Diógenes, Vicente e Pedro
Fixos – Tziu e Samuel
Alas – Fernando, Jonhi, Junior Negão, Rafael, Jefferson, Fredson, Rato e Francisco Junior
Pivôs – Ayrton, Alan e Claudio
Os jogos das semifinais foram disputados entre as equipes do Alto Santo (CE) que venceu a A.D Tigre (PE) pelo placar de 3 X 2 e a outra entre as equipes de Lagarto (SE) que empatou no tempo normal e na prorrogação com a equipe do Alecrim (RN) em 3 X 3. Como o Lagarto havia conquistado o primeiro lugar do grupo, pelo regulamento jogava pelo empate tanto no tempo normal como na prorrogação.
Campanha do MAC
Alecrim (RN) 4 X 1 MAC
MAC 4 X 1 Alto Futsal (CE)
MAC 2 X 1 A.A. Santa Rita (AL)
Amamp Futsal (SE) 4 X 6 MAC
Formação dos Grupos
Grupo A – Mac, Alto Santo (CE), Alecrim (RN), A. A Santa Rita (AL) e Amamp (SE).
Grupo B – Lagarto (SE), A.D. Tigre (PE), Cajuína (PI), Brejo da Cruz (PB) e Brumado (BA).
A Confederação Brasileira de Vôlei mais uma vez saiu na frente e demonstrou a sua preocupação com o seu futuro olímpico. Deixando para trás as outras Confederações, a do vôlei fez neste último domingo a convocação de 18 meninas e 18 meninos na faixa etária de 12 a 14 anos que se destacaram nas Olimpíadas Escolares disputadas na cidade de Poços de Caldas e encerradas no último domingo. Esses atletas estarão se apresentando no dia 10 de dezembro na cidade do Rio de Janeiro, mas precisamente em Saquarema, onde está localizado o centro de treinamento das seleções desta modalidade. Se esses atletas, pequenos na idade, mas grande no potencial estarão servindo a nossa seleção no futuro ninguém pode responder, mas uma coisa é certa, todos eles terão a oportunidade de mostrar aos técnicos da CBV suas qualidades. Com isso a CBV forma a primeira Seleção Escolar nesta faixa etária. Todos estarão convivendo com outros atletas de seleção num período de dez dias. Para nossa alegria tivemos uma atleta convocada para fazer parte dessa seleção. Trata-se de Nyeme Costa do Colégio Upaon-Açu. Vice-campeã, nas Olimpíadas Escolares na segunda divisão, ela foi o destaque da sua equipe.
Que isso sirva de exemplo para as outras Confederações, inclusive a de futsal que hoje possui um bonito centro de treinamento na cidade de Caucaia no interior do Ceará.
O Tênis de Mesa maranhense não poderia ficar de fora das comemorações dos 400 anos de São Luís. Com o surgimento da nova Federação, a sua Diretoria resolveu realizar o seu primeiro campeonato oficial da modalidade no ano de 2012. A modalidade depois de passar alguns anos com algumas pendências junto a Confederação Brasileira espera voltar agora com toda a força. Agora que tudo está resolvido os mesa tenistas poderão voltar a participar das competições nacionais. Esse campeonato além de ranquear os melhores de cada categoria servirá como homenagem da Federação ao aniversário de São Luís.
CONVITE
Estamos realizando nosso Primeiro Campeonato Oficial da Nova Federação, FMTM – Federação Maranhense de Tênis de Mesa, de onde sairá o Ranking Estadual e Convocações Oficiais e…, com muita alegria, convidamos VOCÊ para jogar Tênis de Mesa na Praça Principal do Shopping São Luís. Pelo site, WWW.fmatm.com.br, será possível inscrever-se no evento “Copa São Luís – 400 anos de Tênis de Mesa”, além de acessar os perfis de atletas importantes e um pouco da historia da modalidade em São Luís.
Esta Copa é uma singela Homenagem da FMTM – Federação Maranhense de Tênis de Mesa, de seus clubes, dos seus atletas e de toda a comunidade mesa tenística a nossa querida São Luís, pelos seus 400 anos. Participe, prestigie nossa cidade, talvez você não esteja disponível na festa de 500 anos.
INFORMAÇÕES GERAIS
– Local do evento – Praça Principal do São Luís Shopping – São Luís MA
– Data do evento – dias 15 e 16 de setembro
– Programação do evento – 15 setembro – sábado
– das 11h00 às 14h00 => Categoria Mirim (até 13 anos)
– das 14h00 às 17h00 => Categoria Infantil (até 15 anos)
– das 17h00 às 21h00 => Categoria Juvenil (até 17 anos)
– 16 / setembro- domingo
– das 13h00 às 17h00 => Categoria Adulto (após 17 anos)
– das 17h00 às 21h00 => Categoria Veteranos (acima de 40 anos)
Fugindo hoje um pouco do meu assunto preferido que é falar sobre esportes e principalmente sobre o futsal, venho hoje aqui me reportar sobre o primeiro show realizado no último sábado na Lagoa da Janssen, começando assim as comemorações dos 400 anos da nossa São Luís programado pelo governo do Estado.
No sábado à noite saí para jantar com minha esposa e depois de comermos ela sugeriu que passássemos pela Lagoa Ana Janssen para ver como estava o movimento. A principio não quis ir até porque imaginava que naquele horário, 22h, já deveria estar uma loucura de carros e pessoas, afinal de contas Gilberto Gil um monstro sagrado da MPB estaria lá para se apresentar. Puro engano o meu. Depois de parar o carro numa das ruas do conjunto Renascença II nas proximidades da Lagoa, me dirigi para a Arena do Beach Soccer, local preparado para o Show. Esperava uma muvuca danada. Para minha surpresa encontrei tudo muito bem organizado. Um policiamento ostensivo. Corpo de Bombeiros a postos. Tudo muito perfeito. Não poderia ter um lugar melhor para essa festa, não sei se os moradores da redondeza concordam comigo. Um local amplo, ventilado, com um som de primeira qualidade e dois telões de alta definição. Quando cheguei ainda tive o privilégio de encontrar os nossos artistas da terra cantando suas obras imortalizadas retratando a nossa Cidade. Carlinhos Veloz, Mano Borges, Berto Pereira, Erasmo Dibel e Chiquinho França. Deram um grande espetáculo. Quem foi muito bem produzido, vi algumas meninas de salto alto, viu que não precisa disso tudo. As pessoas se localizaram na areia, no gramado e no estacionamento que cerca a arena de beach soccer. De parabéns o governo do Estado em presentear a nossa cidade com um belo espetáculo. Os outros que ainda estão programados com certeza serão sucessos também. Só acho que a Policia Militar deveria prolongar a segurança para as entradas das ruas que cercam a Lagoa. Essas ruas estão muito escuras e quando vamos nos deslocar até o caro para irmos embora, essa escuridão facilita a ação dos assaltantes que nessas oportunidades aproveitam para roubarem.
Vamos aguardar a programação do dia 06 com a Orquestra Sinfônica Brasileira e no dia 08 o grande show do rei Roberto Carlos. Vai ter ritmos para todos os gostos. Nossa cidade merece e nós também merecemos essa oportunidade de assistir grandes shows com grandes artistas em comemoração aos 400 anos da nossa São Luís.