Quinta-feira (23/08) de decisão para as seleções brasileiras no Mundial Universitário de Futsal 2012, em Braga (Portugal). Pela chave feminina, as meninas encararam a Espanha, pela penúltima rodada, e conquistaram o titulo antecipado e o tricampeonato mundial com vitória por 3×2 restando 40seg para o fim da partida. Na disputa masculina, o time verde-amarelo não conseguiu superar a Ucrânia pelas quartas-de-final do Mundial 2012.
“Jogar contra a Espanha é sempre complicado. É uma grande seleção, uma potência. Elas tem goleiro-linha muito eficiente e que foi eficiente hoje por mérito delas, já que não aproveitamos bem as oportunidades que tivemos para ampliar e ter mais tranqüilidade na partida”, destacou Vanessa.
As meninas do Brasil entraram em quadra diante da Espanha precisando de uma vitória simples para garantir o titulo do Mundial com uma rodada de antecedência. Na primeira etapa, as brasileiras tiveram maior posse de bola, mas foi a Espanha quem chegou mais perto do gol dando trabalho à goleira Giga em uma sequência de três chutes. No segundo tempo, o Brasil começou mais objetivo e Vanessa, aos 26min, marcou 1×0. Tati ampliou: 2×0.
Nos cincos minutos finais, a Espanha passou a utilizar a goleiro-linha Isabel e pressionou a defesa brasileira. A tática deu certo e as espanholas chegaram ao empate com Sara e Lara. Restando 40seg para o fim do jogo, a bola sobrou com Vanessa que aproveitou o gol vazio e acertou um chute da intermediária brasileira garantindo a vitória por 3×2 e o tricampeonato.
“Quando você vê o gol livre a vontade é de chutar, mas sempre fica o medo também de errar, pela pressão do jogo, e perder a oportunidade de uma vitória, de um titulo. Mas tive a felicidade de acertar”, contou Vanessa.
A seleção brasileira feminina chegou ao terceiro título consecutivo do Mundial Universitário, mantendo a hegemonia na categoria. No sábado (25/08), a equipe encara Portugal às 16h15 (horário de Portugal) pela rodada final do Mundial 2012. “Agora é focar em Portugal, outro grande time. Elas não vão querer perder em casa. Nos já ganhamos o título, mas queremos comemorar com uma vitória no último jogo. Então será outra grande partida”, concluiu Vanessa.
Masculino – Já os meninos do Brasil também entraram em quadra nesta quinta (23/08) pelas quartas-de-final do Mundial Universitário de Futsal 2012. O duelo foi contra a Ucrânia que, de virada, venceu por 3×1 e passou às semifinais, eliminando a equipe verde-amarela.
O Brasil saiu na frente com Edison, aos 2min de jogo, aproveitando um erro da defesa ucraniana. As duas equipes fizeram um jogo de muita marcação, mas a Ucrânia foi mais objetivos nas finalizações. A seleção masculina irá disputar agora o quinto lugar do Mundial Universitário de Futsal 2012, nesta sexta (24/08), às 16h45 (horário local).
Mundial Universitário de Futsal 2012
Campanha da Seleção Brasileira Feminina 19/08 – Rússia 4×0 Brasil, local: Pavilhão Uminho 20/08 – França 02×13 Brasil, local: Pavilhão Uminho 23/08 – Brasil 3×2 Espanha, local: Pavilhão Uminho 25/08 – 16h15 (horário de Portugal): Portugal X Brasil, local: Pavilhão Uminho
Raio X do Jogo – Brasil 3×2 Espanha Seleção: Valéria (Val), Vanessa, Ariane (Ari), Patrícia (Giga), Cilene, Gabriela (Gaby), Jéssika Manieri, Tatiane (Tati), Caroline, Júlia, Kessany e Renata Comissão Técnica: Éder Popiolski (técnico), Wilson Sabóia (auxiliar), Rosilene Marques (preparadora física), Rafael Pereira (fisioterapeuta). Gols: Vanessa (26min); Tati (33min); Sara/Espanha (34min), Lara/Espanha (39min), Vanessa (39min).
Campanha da Seleção Brasileira Masculina 19/08 – Omã 1×3 Brasil, local: Pavilhão Uminho 20/08 – Brasil 1×1 Espanha, local: Pavilhão PEB 21/08 – Brasil 2×1 Cazaquistão, local: Pavilhão PEB 23/08 – Brasil 1×3 Ucrânia, local: Pavilhão PEB
Raio-X do Jogo – Brasil 1×3 Ucrânia Seleção: Alan, Alex, Diego, Douglas, Edison (Neguinho), Gustavo, Kleiton (Japa), Rafael Hernandes, Raphael (Rafinha), Caíque, Erick (Pitoco) e Jonatan (Moreno) Comissão Técnica: Lucas Chioro (técnico), Wilson Júnior (auxiliar), Davis Silva (preparador físico), Eduardo Zumach (fisioterapeuta). Gols da Partida: Edison (2min), Fedorchenko (8min), Sorokin (25min), Klochko (40min)