Não me canso do dizer que no esporte, seja ele qual for, tem que ter estrutura e principalmente um trabalho de base para que à modalidade possa crescer em todas as faixas etárias. Infelizmente essa não é a realidade vivida já há algum tempo no nosso Estado. Vejo que quem poderia realizar esse trabalho não esta nem um pouco preocupado. As nossas Federações parecem não estar nem aí para a realização de competições na categoria de base. Não temos noticias de realizações de campeonatos, torneios ou mesmo copas na faixa etária de sub 9, sub 11 e sub 13. Com a exceção de um grupo de professores abnegados pelo voleibol que realizam mensalmente os seus festivais com crianças nessa faixa etária e, diga-se de passagem, sem a gerência da federação, as outras parecem não estarem preocupadas com o crescimento de suas modalidades. Temos visto a grande quantidade de crianças praticando esportes dentro das escolas sem a oportunidade de participar de competições que quer queira ou não é a forma de alimentar a vontade de continuar praticando.
Falando agora especificamente do futsal, a Fefusma deveria aproveitar o momento da conquista do campeonato brasileiro na categoria sub 15 e começar a organizar as competições nas categorias menores. A Federação, com o seu local próprio, poderia estar promovendo copas ou mesmos torneios para essa faixa etária. Não haveria a necessidade do clube esta filiado. As categorias menores por falta de oportunidade de serem realizadas, com certeza movimentaria a modalidade, além do que revelaria bons atletas deixando aberta a oportunidade de jogarem e participarem de futuros campeonatos estadual pelos clubes filiados. Os grandes centros como São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais, além de mais alguns, as Federações realizam campeonatos em todas as categorias e por isso estão sempre disputando as finais de todos os campeonatos nacionais. Essa conquista do futsal maranhense no sub 15 tem que ser o inicio de um grande recomeço para o nosso futsal. Esses campeões atuais tem bola suficiente para se projetar e quem sabe num curto espaço de tempo substituir a geração vencedora como a que foi a da década de 90 onde o nosso futsal era respeitado em todo o Brasil.
Prezado Jorge,
A federação desde fevereiro divulgou seu calendario e contam as referidas competições, vale salientar que tal calendario foi divulgado em vosso blog
https://www.blogsoestado.com/gobel/2012/02/06/fefusma-divulga-seu-calendario-de-2012/.
Abs
Resposta: Realmente pelo calendário divulgado pelo Fefusma e colocado aqui no blog, ainda sim acho pouco a realização dos festivais para essas categorias. Conforme divulgado só aparece um festival para cada categoria no mês de outubro. Muito pouco, Presidente, para a quantidade de praticantes nesta faixa etária. Você há de concordar comigo que quanto mais se pratica mais gosto pela coisa a garotada vai pegando. Temos que botar essa garotada para jogar. Nesse ponto tudo melhora. A qualidade técnica dos garotos, a oportunidade de trabalho para os profissionais da área, a rivalidade sadia que tem que existir, a exeperiência de estar disputando uma competição. Tudo é 100% melhor.
Para colaborar ainda mais com a sua materia, os atuais campeões brasileiros disputam competições da fefusma desde 2010, pois os mesmos (todos os 10) disputaram o festival sub 13 em 2010, campeonato estadual sub 15 de 2011 e já em 2012 a mesma competição. Alem dos intercolegiais 2011 e 2012.
Infelizmente ainda não conseguimos alavancar o futsal feminino mas estamos oferecendo as competições
Abs
Alim
Resposta: toda esse informação passada por você só ratifica a minha resposta anterior ao seu comentário. Por isso e por todos os itens que ja falei é que sou a favor da realização de mais Copas, mais Festivais para a gurizada que esta louca para entrar em quadra poder ter a oportunidade que esses meninos tiveram. Todas essas competições que esses meninos participaram. conforme voc~e mencionou, contribuíram de uma forma decisiva para a conquista desse titulo brasileiro tão bem vindo para o nosso Estado.
abs
Acho também que tem que haver mais campeonatos para as categorias menores jogar. Eles quase não jogam. Meu filho treina na escola mais nunca participa de nada. Daqui a pouco perde o estimulo.