Venho percebendo que aos poucos a população de São Luís vem tomando gosto pela prática do Cooper e dos exercícios físicos. É bonito de se ver na nossa principal avenida da orla marítima pessoas de todas as idades praticando suas caminhadas e aqueles em melhor forma correndo todo o percurso da litorânea. Uns vão por recomendações médicas, outros vão para entrar em forma e outros vão a convite daqueles que gostam de praticar o esporte e acabam se viciando no ato de correr. É isso mesmo, se viciando. Eu tenho um exemplo dentro de casa. Na minha família todos praticaram e ainda praticam o esporte. Tornou-se um hábito. Menos minha esposa que nunca havia praticado nada. Sempre nos apoiou em todos os momentos, mas praticar que era bom nada. Começou a andar e a correr na litorânea e hoje talvez seja a que melhor esteja em forma da minha casa. Portanto fazer as caminhadas e corridas na litorânea virou uma febre.
Nesse final de semana foi realizada por um grupo de corredores uma corrida com um percurso que dificilmente será quebrado pelos adeptos da corrida de rua. Comandados pelo professor Alexandre Nina técnico vitorioso de natação e um dos percussores das corridas de rua, já que realiza essa pratica há muitos anos com seus atletas, saíram às 20 horas de sábado da ponte dos Estreitos dos Mosquitos realizando um total de 100 km. Fato inédito e que somente o professor Alexandre Nina conseguiu realizar o trajeto completo. Foram treze horas de corrida sem parar. A chegada foi no domingo às 09 horas na porta da Escola de natação Nina localizada no Parque Shalom. O trajeto traçado passou pela Estiva, Maracanã, Av. Guajajaras, Cohab, São Luís Rei de França, Litorânea, Ponta D’areia, São Francisco, Areinha, Africanos, Av. dos Franceses, Ipase, Maranhão Novo, Cohama, e terminou no Parque Shalom. Conversei com Alex na sua chegada e perguntei o porquê dessa corrida. O que ele queria mostrar com essa realização.
– Corri pelos meus filhos que são as duas coisas mais importantes do mundo para mim Pedro e Julia estão acima de qualquer obstáculo na minha vida e depois para mostrar aos meus atletas que na vida a gente consegue tudo que almeja. Basta querer realizar. Às vezes é muito fácil para um professor, técnico ou qualquer profissional em qualquer área mandar fazer. Quando você mostra como fazer, o seu atleta começa a te olhar com outros olhos e com mais respeito, acreditando naquilo que você quer passar para ele. Ainda tenho um objetivo na minha vida que é participar de uma Olimpíada e esse sonho eu busco a todo instante. Eu tenho que acreditar nisso e fazer com que meus atletas acreditem também. Quando idealizei essa corrida com esse percurso, muitos me acharam um louco, mas quando se quer realizar alguma coisa, primeiramente você tem que acreditar na sua capacidade e depois não pensar nos obstáculos e sim achar que você pode ultrapassa-los com facilidade. Agora para que tudo isso possa acontecer você tem que estar muito bem preparado e treinado.
Esse é o professor Alexandre Nina. Um profissional dedicado que todo ano abastece a seleção brasileira com um maranhense seja na categoria que for. Que todo ano se torna campeão brasileiro com um dos seus atletas. Que todo ano alimenta esse fogo pelo querer mais e que sem duvida nenhuma conseguirá o seu objetivo maior que é de estar com um atleta seu, formado aqui na sua piscina disputando uma Olimpíada. Se ele acredita, quem sou eu para duvidar.
Através dos anos Alexandre Nina tem passado para todos nós, atletas ou não, os valores e conquistas que o esporte ajuda a alcançar. Além da sua rica trajetória consagrada nas piscinas, o competente técnico de natação, desde o ano passado, se propôs a mais um desafio, o de ser ultramaratonista, correndo 90 km. Este ano a meta era correr 100 km. Conquistou muitos adeptos, dentre os quais me incluo. Sábado passado dei minha pequena parcela de contribuição ao largar da Estiva e correr 23 km 580m ao lado de um animado e maravilhoso grupo comandado por Alexadre Nina, que foi o único a completar o percurso, numa incrível demonstração de que com determinação, foco, disciplina e amor superamos desafios.
Alexandre Nina é sinonimo de superação. Parabéns pelo feito.
Verdade Jorge!!Virou febre e que febre boa.Hoje posso me incluir nesse grupo de “viciados” e quem diria esportista.Sobre essa conquista de Alex, acho que todos nós que conhecemos ele não duvidavamos que ele conseguiria.Alex é sinomino de força,garra ,determinação e superação.Nossa familia sabe muito bem disso.Ele foi o maior responsavel por todas as conquistas dos nossos filhos na natação:seleção maranhense,seleção brasileira e campeonatos mundiais .Tecnico sempre otimista, com aquele assobio na beira da piscina, incentivando braçada a braçada.Não podiamos deixar de estar ao lado dele nessa façanha agora do outro lado do jogo:ele competindo e nós torcendo,incentivando.Alex,estaremos sempre com voce.Parabéns!!!!
Caro Jorge Gobel, você tem toda razão a corrida ja virou febre e alguns outros sintomas que refletem na vida do iniciante desta prática esportiva. Nos que estamos no dia dia desta atividade, notamos a mudança e as tranformações fisicas e mentais que da corrida causa . Jovens e adultos saindo do sedentarismo e descobrindo uma nova paixão.
Parabéns ao Alexandre Nina por ter atingido a meta de 100km.
Parabéns pelo foco, disciplina e superação!
Pegasus.