Maranhão vence Balsas

1comentário

Num belo espetáculo proporcionado por todos que estiveram ontem no ginásio Guioberto Alves quando da decisão entre os vencedores das Copas Alim Maluf e Evandro Bessa, o Maranhão Atlético Clube levou a melhor frente à Sociedade Esportiva Balsas, com a vitória maqueana pelo placar de 4 X 3. Com essa vitória o Mac se credenciou para representar o nosso Estado na Liga Nordeste, competição patrocinada pela CBFS.

O jogo de ontem pelo seu inicio dava a impressão que o Mac iria ganhar com facilidade. Com amplo domínio de bola e procurando o gol a todo instante a equipe maqueana buscava o gol a todo instante. Com uma proposta defensiva o SEB não aguentou muito e sofreu logo o primeiro gol. Com um 1 X 0 para a equipe maqueana todos pensavam que o SEB iria partir para o empate Tremendo engano. Manteve a mesma postura defensiva e levou o segundo e o terceiro gol. Placar final do primeiro tempo Mac 3 X 0. Com o início do segundo tempo a postura do SEB continuou a mesma. Procurando jogar defensivamente e buscando o erro do adversário. Com isso o Mac se acomodou parecendo que entrou para os vinte minutos finais da partida de uma forma displicente e achando que já havia ganhado o jogo. Aproveitando uma falha na marcação o SEB logo no inicio achou um gol. Depois veio o outro e vendo que o Mac estava facilitando as coisas empatou a partida. Com 3 X 3 o jogo ficou aberto e indefinido. O SEB continuou com sua postura de jogar. Com menos de dois minutos para o encerramento da partida, numa escapada da equipe de Balsas o bom jogador Fernando fica cara a cara com o goleiro Vicente do Mac. O frio na barriga da enorme torcida atleticana que se fez presente ao ginásio foi grande. Numa defesa sensacional e decisiva do goleiro maqueano, a equipe de Balsas perdeu a oportunidade de virar o jogo. Depois desse lance decisivo o Mac partiu para cima até de certa forma desordenada e achou o seu gol através de Fredsom quando faltava um segundo para o final do jogo. Final do placar Mac 4 X 3 SEB.

Parabéns aos atletas, comissão técnica e diretoria. Parabéns especial ao Diretor Nhonho do Maranhão que conseguiu colocar uma grande quantidade de torcedores com muitas bandeiras e até um bandeirão que a cada gol do seu time subia as arquibancadas do ginásio Não havia lugar para mais ninguém. . Parabéns a equipe do SEB que mesmo com a derrota soube se comportar com dignidade. Isso prova a força do futsal maranhense e como o torcedor aprecia um bom espetáculo. Valeu pela transmissão da Mais FM. Via-se na arquibancada torcedores com seu rádio ligado. Presença da Policia Militar que apesar do ginásio lotado não se viu nenhuma confusão. O futsal maranhense merece esse momento.

1 comentário »

Hoje é dia de decisão

0comentário

Será conhecido hoje o representante do Maranhão na Liga Nordeste de 2012. Mac e Balsas entrarão em quadra no Ginásio Guioberto Alves, impreterivelmente às 20h15 para o inicio da partida. A Federação mandou um comunicado aos clubes que em função da partida ter a transmissão ao vivo pela a emissora de radio Mais FM, 99.9 kHz, esse horário estabelecido terá que ser cumprido à risca. A quadra para aquecimento estará liberada as 19h55 com a entrada prevista das equipes as 20h10.

Na partida de hoje as duas equipes entrarão em quadra sem vantagem, haja vista que no primeiro jogo realizado na cidade de Balsas no último sábado, houve um empate de 2 X 2. Em caso de não haver vencedor no tempo normal no jogo de hoje, haverá uma prorrogação de dez minutos divididos em dois tempos de cinco minutos cada. Persistindo o empate serão cobradas cinco penalidades alternadas. Se ainda assim permanecer empatados as penalidades passarão a serem cobradas de forma alternadas.

Hoje de qualquer jeito sairá o nosso representante nessa importante competição nacional. Atletas e todos os envolvidos na partida de hoje sabem da responsabilidade de proporcionar um grande espetáculo. Que o jogo de hoje vença aquele que melhor se apresentar. Sabemos que vários fatores pode influenciar o bom desempenho de uma equipe e a tranquilidade será primordial para isso.

Boa sorte ao SEB e ao MAC. Ficamos na torcida que esses atletas nos proporcione um belo jogo de futsal e quem vencer teremos a certeza que será um grande representante maranhense na Liga Nordeste.

Estaremos lá.

sem comentário »

Vamos com calma pessoal

0comentário

Amanha é o grande dia da decisão entre os campeões das Copas Alim Maluf e Evandro Bessa. Maranhão Atlético Clube e Sociedade Esportiva Balsas respectivamente levaram o titulo após uma conquista invicta de ambas as equipes. Rivalidade e disputa acirrada serão a tônica do jogo de amanha, onde o vencedor ganhará o direito de representar o nosso Estado na Liga Nordeste. Aliás, esse será o primeiro ano que um representante maranhense estará disputando essa competição. Sim, porque até o ano passado estávamos na Liga Norte e através de uma reivindicação junto ao Dr. Aécio de Borba quando da passagem da seleção brasileira em fevereiro aqui na nossa cidade, ele prontamente nos atendeu e colocou o Estado do Maranhão na disputa da região nordeste.

Vamos com calma pessoal, porque sei que no primeiro jogo os ânimos ficaram bastante acirrados com direito a três expulsões pelo lado do Mac, Tiziu, Francisco Junior e Ailton e uma pelo lado do SEB, Diego, atleta contratado para a disputa.

Acho que toda a final mexe com os nervos de todos. Torcida, atletas, comissão técnica e dirigentes tem o direito ficarem nervosos, ansiosos e tudo mais que tenham direito. Mas sabemos também que no esporte a disciplina e as regras do jogo estão aí para serem cumpridas. E isso cabe ao quadro de arbitragem designados para o jogo. Portanto o comportamento dentro de quadra dos atletas e comissão técnica está à mercê do julgamento dos árbitros que estarão ali para coibir qualquer descumprimento das regras do jogo.

Amanha Mac e Balsas, duas forças do futsal maranhense, tem tudo para realizarem uma bela partida. Que as confusões, brigas e tudo aquilo que possa prejudicar o bom andamento do espetáculo não interfiram e manchem as belas campanhas que ambas as equipes já realizaram.

sem comentário »

Mac a um passo da Liga Nordeste

0comentário

O Maranhão Atlético Clube esta com a mão na taça para representar o Estado na Liga Nordeste deste ano. Não que eu queira menosprezar a boa equipe do SEB, mas numa final jogando em casa e com a equipe experiente do Mac fica muito mais difícil para a equipe de Balsas vencerem aqui em São Luís.

O Maranhão estava receoso quanto ao resultado do primeiro jogo realizado no último dia 26 quando jogou fora de casa. Receoso pelo desgaste que é jogar no interior. Daqui para a cidade de Balsas são aproximadamente 820 km. É muito chão e muita despesa para uma equipe de futsal fazer um jogo. No mínimo o custo entre transporte, hospedagem e alimentação para quinze componentes da equipe, chega a R$ 3.500,00. Isso se você sair na noite anterior do jogo que não deixa de ser sacrificante para qualquer atleta. A delegação passa a noite toda viajando para jogar na noite seguinte. O placar do jogo em Balsas não poderia ter sido melhor. 2 X 2 eram tudo que o técnico Ricardinho queria. Conversando com ele dias antes da partida ele tinha receio do Balsas abrir muito o placar e a sua equipe tar que tirar o resultado aqui em São Luís. Com esse empate, basta uma vitória simples para o Maranhão conquistar o titulo e o direito de representar o nosso Estado na Liga Nordeste.

Agora a preocupação passa a ser da equipe interiorana. O jogo de volta esta marcado para a próxima quarta-feira, dia 30, às 19h30 no ginásio Guioberto Alves. A equipe comandada pelo Prof. Hallysson terá pela frente as mesmas dificuldades encontradas pelo Mac. À distância a ser percorrido, o desgaste da viagem, despesas de hospedagem e tudo mais. A equipe do SEB também conta com atletas de alto nível e que compõem a seleção maranhense. Para aqueles que apreciam um bom futsal, não poderão deixar de estarem presentes nesse jogo.

Será a disputa entre os vencedores da Copa Alim, Maluf, conquistada pelo Mac e a Copa Evandro Bessa, conquistada pelo SEB. Em caso de um novo empate, a partida terá uma prorrogação. Se persistir o empate o título será disputado em penalidades máximas.

sem comentário »

Rodada do Jems suspensa

0comentário

SECRETARIA DE ESTADO DO ESPORTE E LAZER
XL JOGOS ESCOLARES MARANHENSES

COMUNICADO

A DIREÇÃO GERAL DOS XL JEMs COMUNICA A TODOS OS PARTICIPANTES DO EVENTO QUE DEVIDO À GREVE DOS MOTORISTAS E COBRADORES DE ÔNIBUS QUE PARALIZOU TODO O SISTEMA DE TRANSPORTE COLETIVO EM SÃO LUIS, AS RODADAS PROGRAMADAS PARA ESTE FIM DE SEMANA (26 e 27/05), FICAM TRANSFERIDAS PARA OS DIAS (02 E 03/06) NOS HORARIOS E LOCAIS CONSTANTES DO BOLETIM DISPONIBILIZADO, HOJE, NESTE SITE.

Alim Rachid Maluf Neto
Diretor Geral JEMs/ 2012

sem comentário »

Pensar grande

0comentário

O Campeonato maranhense de futebol ainda é um dos poucos no país que não tem o seu campeão definido neste ano de 2012. Sampaio e Maranhão buscam o titulo deste ano. O Sampaio busca o tri campeonato e o Mac quer quebrar essa hegemonia tricolor. A rivalidade é saudável principalmente no futebol quando a briga, no bom sentido, está entre dois grandes clubes. O Sampaio tem um pequeno favoritismo. O favoritismo boliviano se da ao ritmo e a sequência dos jogos, mas na hora da bola rolando isso acaba e aí vai valer aquele que estiver mais focado e disposto a vencer os dois jogos que restam para o final da competição.

Mas não era bem isso que eu queria tratar hoje aqui no blog. Queria falar da participação do nosso único representante numa competição nacional. Embora seja a última série, ainda temos a chance de ver um time maranhense brigar por alguma coisa a nível nacional. O Sampaio Correa terá este ano uma responsabilidade muito maior que a do ano passado. A expectativa criada pela diretoria e torcida em 2011 era que estivéssemos neste ano disputando já a série C. No último jogo que seria o da classificação a equipe maranhense venceu o jogo em casa por 2 X 1 a equipe do Cuiabá (MT) e jogava pelo empate no jogo de volta fora, mas de uma forma surpreendente perdeu por 3 X 0 saído ainda na primeira fase da competição. Foi uma decepção total. Culparam treinador, atletas e diretoria. Que a lição do ano passado sirva para que nesta não cometam os mesmo erros. O treinador atual tem estrela. Conseguiu no ano passado levar o América de Natal, seu último clube antes de chegar ao Sampaio, para a Série B do brasileiro. Tem atletas experientes e com crédito com a torcida como é o caso do bom goleiro Rodrigo Ramos um líder dentro da equipe. Agora acho que a diretoria poderia ser mais ousada nas suas contratações. Está trazendo alguns jogadores que foram destaques no campeonato maranhense, mas será que é o suficiente para buscar uma vaga na série C. Será que a diretoria vai deixar para contatar quando se por acaso o barco estiver afundando? Porque não trás logo e da uma condição de elenco para o treinador? Às vezes o futebol maranhense perde fora de campo, na aposta errada ou mesmo na inexperiência. Acho que chegou a hora da Diretoria do Sampaio pensar alto, pensar grande.
O Sampaio estreia no dia 26 contra o Mixto (MT) fora de casa. Começar vencendo é muito bom principalmente fora de casa. Vamos ver o que vai acontecer. Ganhar, campeonato maranhense, copa união, taça cidade de São Luís, tudo isso é muito bom para o currículo de qualquer presidente, treinador e jogador, mas o que a torcida boliviana quer mesmo e de um modo geral a torcida maranhense é que o nosso futebol seja respeitado e comentado de uma forma positiva pelo Brasil a fora. A caminhada é longa, mas com um bom trabalho e todos focados num só objetivo as coisas se tornam mais fáceis.

Boa sorte ao Sampaio e que o futebol maranhense sai desse marasmo. O torcedor agradece

sem comentário »

Um bom momento que tem que ser aproveitado

3comentários

Não me canso do dizer que no esporte, seja ele qual for, tem que ter estrutura e principalmente um trabalho de base para que à modalidade possa crescer em todas as faixas etárias. Infelizmente essa não é a realidade vivida já há algum tempo no nosso Estado. Vejo que quem poderia realizar esse trabalho não esta nem um pouco preocupado. As nossas Federações parecem não estar nem aí para a realização de competições na categoria de base. Não temos noticias de realizações de campeonatos, torneios ou mesmo copas na faixa etária de sub 9, sub 11 e sub 13. Com a exceção de um grupo de professores abnegados pelo voleibol que realizam mensalmente os seus festivais com crianças nessa faixa etária e, diga-se de passagem, sem a gerência da federação, as outras parecem não estarem preocupadas com o crescimento de suas modalidades. Temos visto a grande quantidade de crianças praticando esportes dentro das escolas sem a oportunidade de participar de competições que quer queira ou não é a forma de alimentar a vontade de continuar praticando.

Falando agora especificamente do futsal, a Fefusma deveria aproveitar o momento da conquista do campeonato brasileiro na categoria sub 15 e começar a organizar as competições nas categorias menores. A Federação, com o seu local próprio, poderia estar promovendo copas ou mesmos torneios para essa faixa etária. Não haveria a necessidade do clube esta filiado. As categorias menores por falta de oportunidade de serem realizadas, com certeza movimentaria a modalidade, além do que revelaria bons atletas deixando aberta a oportunidade de jogarem e participarem de futuros campeonatos estadual pelos clubes filiados. Os grandes centros como São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais, além de mais alguns, as Federações realizam campeonatos em todas as categorias e por isso estão sempre disputando as finais de todos os campeonatos nacionais. Essa conquista do futsal maranhense no sub 15 tem que ser o inicio de um grande recomeço para o nosso futsal. Esses campeões atuais tem bola suficiente para se projetar e quem sabe num curto espaço de tempo substituir a geração vencedora como a que foi a da década de 90 onde o nosso futsal era respeitado em todo o Brasil.

3 comentários »

O que dizer o que fazer? Quem sofre é o torcedor

1comentário

Não se tem mais o que falar. Falta de planejamento, compromisso, interesse, má administração e o fazer por fazer. Esses são todos os itens que levaram uma das equipes mais tradicionais do futebol maranhense e nordestino e cair literalmente no poço. É realmente de dar pena a situação do Moto Club de São Luís. Lamenta-se pela história do clube e principalmente pelo seu maior triunfo que é a sua torcida. Os dirigentes atuais e ai se incluem os conselheiros e os que se julgam donos do clube não estão nem aí. Como deixar o clube chegar numa situação dessas. O finado Cesar Aboud, fundador e primeiro presidente do Moto, deve estar se lamentando no andar lá de cima com a situação vivida pelo seu time que ele tanto se dedicou.

É bom deixar claro que o Moto foi rebaixado fora de campo. Tem que ser lembrado que o clube perdeu seis pontos por ter jogado com atletas irregulares no inicio do campeonato, ou seja, o time já começou a competição perdendo seis pontos por pura falta de compromisso, profissionalismo e interesse da diretoria. Naquela altura do campeonato o Moto estava em quinto lugar com quatro pontos e com a perda dos seis acabou ficando com menos dois. Seis pontos que fizeram falta no final e que foram primordiais para o rebaixamento.

É bom lembrar que essa é a segunda vez que o clube é rebaixado. A primeira vez em 2009 na gestão do Cleber Verde, então deputado Federal e três anos depois a história se repete com Sarney Neto, ex-deputado e que com certeza queria voltar para a mídia aproveitando a popularidade do Papão do Norte.

Virada de mesa? Não cabe mais no futebol atual. Fechar a porta do Moto e acabar como o Expressinho, Ferroviário, Vitória do Mar? Não sei se a torcida sofrida do clube iria apoiar. Agora uma coisa tem que ser feita com a maior urgência. Ou melhor, já deveria ter sido feito desde o ano passado quando da disputa da Copa União. E alguns motenses sabem do que estou dizendo. Parar, estruturar a base, valorizar e jogar com a garotada, arrecadar fundos para dar condições ao clube de ter um elenco competitivo. Deixar de depender de rifas e vaquinhas da torcida para comprar comida para jogador. Voltar a ser time grande. Pensar grande. Divulgar de uma forma transparente os recursos arrecadados e doados pelo Governo e abdicados. Divulgando realmente o nome de quem ajuda. O maior tesouro do Moto é a sua torcida e os dirigentes fingem que não sabem disso.

Quem vai ter coragem de assumir uma barca furada como está o Moto atual? Quem vai assumir as dividas do clube? Não adianta vir qualquer um. Tem que ter bala na agulha. Não adianta chegar um liso e esperar apoio dos famosos conselheiros. Tem que ser um que realmente seja motense e queira tirar o clube da lama. Tem que ser um Sérgio Frota da vida que por bem o por mal vem mantendo o seu clube de coração nas disputas estaduais e nacionais e, diga-se de passagem, debaixo de muitas criticas.

Vamos aguardar passar esse temporal. Vai chegar um salvador da pátria. O Moto é maior que tudo isso e não merece de forma alguma ficar na situação que Cleber Verde e Sarney Neto colocaram o clube de rebaixado para a segunda divisão do futebol medíocre que é o nosso.

1 comentário »

A garotada merece

2comentários

Parabéns, mas meus parabéns mesmo a essa garotada sub 15 que venceu o campeonato brasileiro da primeira divisão do futsal brasileiro. É um título realmente para ser comemorado. A primeira divisão do futsal seja a categoria que for é de altíssimo nível e é o primeiro passo para entrar para a elite. São apenas oito estados na primeira e na divisão especial. Então o couro come mesmo. Por isso é que esse título tem que ser realmente comemorado. Parabéns a todos da comissão técnica que souberam conduzir a equipe nos jogos difíceis principalmente contra o Amazonas e o Rio Grande do Sul. Isso sem contar a partida final contra o Mato Grosso do Sul.

Parabéns ao Prof. Chicão que além de ser um técnico vencedor tem estrela. E todo professor precisa ter estrela e leitura de jogo. Isso Chicão tem. Além de tudo procura sempre está estudando seus adversários, seja através de vídeos ou mesmo assistindo os jogos. Os recursos de hoje fazem a diferença para aquele treinador interessado e buscador de títulos. Esses apetrechos o Prof. Chicão tem.

Aí se tem uma boa safra. Mais uma boa safra do futsal maranhense. Não vamos nos espantar se daqui a pouco alguns deles não estejam despontando em algum clube no sul ou mesmo no nordeste do nosso país. Só para lembrar-se de alguns bons atletas que surgiram, onde está Munhoz? Se perguntar a qualquer um desses meninos campeões qual é o sonho de vida, com certeza responderão que querem serem jogadores de futebol. A diretoria do Sampaio, Moto, Maranhão, São José deveriam apostar nessa garotada. Investir um pouco e acreditar que daqui alguns poucos anos esses meninos possam despontar e ajudar uma equipe maranhense no futebol nacional. Ou será que esses Diretores acham que o Neymar, Ganso e Cia da equipe do Santos não passaram por essa faixa de idade? Que não houve uma aposta do clube santista nessa garotada? Pensamento grande, retorno grande. Isso esta mais do que provado.

2 comentários »

Virou Febre

4comentários

Venho percebendo que aos poucos a população de São Luís vem tomando gosto pela prática do Cooper e dos exercícios físicos. É bonito de se ver na nossa principal avenida da orla marítima pessoas de todas as idades praticando suas caminhadas e aqueles em melhor forma correndo todo o percurso da litorânea. Uns vão por recomendações médicas, outros vão para entrar em forma e outros vão a convite daqueles que gostam de praticar o esporte e acabam se viciando no ato de correr. É isso mesmo, se viciando. Eu tenho um exemplo dentro de casa. Na minha família todos praticaram e ainda praticam o esporte. Tornou-se um hábito. Menos minha esposa que nunca havia praticado nada. Sempre nos apoiou em todos os momentos, mas praticar que era bom nada. Começou a andar e a correr na litorânea e hoje talvez seja a que melhor esteja em forma da minha casa. Portanto fazer as caminhadas e corridas na litorânea virou uma febre.

Nesse final de semana foi realizada por um grupo de corredores uma corrida com um percurso que dificilmente será quebrado pelos adeptos da corrida de rua. Comandados pelo professor Alexandre Nina técnico vitorioso de natação e um dos percussores das corridas de rua, já que realiza essa pratica há muitos anos com seus atletas, saíram às 20 horas de sábado da ponte dos Estreitos dos Mosquitos realizando um total de 100 km. Fato inédito e que somente o professor Alexandre Nina conseguiu realizar o trajeto completo. Foram treze horas de corrida sem parar. A chegada foi no domingo às 09 horas na porta da Escola de natação Nina localizada no Parque Shalom. O trajeto traçado passou pela Estiva, Maracanã, Av. Guajajaras, Cohab, São Luís Rei de França, Litorânea, Ponta D’areia, São Francisco, Areinha, Africanos, Av. dos Franceses, Ipase, Maranhão Novo, Cohama, e terminou no Parque Shalom. Conversei com Alex na sua chegada e perguntei o porquê dessa corrida. O que ele queria mostrar com essa realização.

– Corri pelos meus filhos que são as duas coisas mais importantes do mundo para mim Pedro e Julia estão acima de qualquer obstáculo na minha vida e depois para mostrar aos meus atletas que na vida a gente consegue tudo que almeja. Basta querer realizar. Às vezes é muito fácil para um professor, técnico ou qualquer profissional em qualquer área mandar fazer. Quando você mostra como fazer, o seu atleta começa a te olhar com outros olhos e com mais respeito, acreditando naquilo que você quer passar para ele. Ainda tenho um objetivo na minha vida que é participar de uma Olimpíada e esse sonho eu busco a todo instante. Eu tenho que acreditar nisso e fazer com que meus atletas acreditem também. Quando idealizei essa corrida com esse percurso, muitos me acharam um louco, mas quando se quer realizar alguma coisa, primeiramente você tem que acreditar na sua capacidade e depois não pensar nos obstáculos e sim achar que você pode ultrapassa-los com facilidade. Agora para que tudo isso possa acontecer você tem que estar muito bem preparado e treinado.

Esse é o professor Alexandre Nina. Um profissional dedicado que todo ano abastece a seleção brasileira com um maranhense seja na categoria que for. Que todo ano se torna campeão brasileiro com um dos seus atletas. Que todo ano alimenta esse fogo pelo querer mais e que sem duvida nenhuma conseguirá o seu objetivo maior que é de estar com um atleta seu, formado aqui na sua piscina disputando uma Olimpíada. Se ele acredita, quem sou eu para duvidar.

4 comentários »
https://www.blogsoestado.com/gobel/wp-admin/
Twitter Facebook RSS