Recebi um e-mail do mesatenista Pedro Humberto, Presidente da Federação Maranhense de Tênis de Mesa. Esse esporte pouco divulgado e com atletas de um grande potencial precisa voltar a sua melhor fase. É incompreensível uma Federação chegar ao estágio que a FMTM chegou. Os apaixonados por este esporte precisam neste momento darem as mãos e deixar as picuinhas de lado e fazer com que esse esporte volte a ter seus momentos de glória. O tempo agora é de união e de todos procurarem ajudar a solucionar os problemas. Como ex—mesatenista fico torcendo para que esse esporte volte com a força que ele merece no nosso Estado. O primeiro passo foi dado com a criação do GAMT (grupo dos amigos do tênis de mesa) fundado por professores e ex- atletas da modalidade que já promoveram dois encontros com muito sucesso. O último foi no dia 14 no colégio Batista que conseguiu reunir atletas de todas as idades. A boa vontade e a paixão pelo o esporte são dois pontos favoráveis para o ressurgimento do tênis de mesa no nosso Estado.
A seguir o e-mail do Pedro Humberto.
Bom tarde, amigos do Tênis de Mesa,
Após um longo período de inatividade e muitas cobranças, estamos reorganizando e reativando a FMTM – Federação Maranhense de Tênis de Mesa órgão máximo do esporte no Estado.
O quadro apresentado pela Federação é o seguinte:
– Estamos em situação de SUSPENSÃO junto a CBTM – Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (desta forma, não é possível organizar eventos oficiais e nem participar de eventos interestaduais, promovidos pela Confederação).
– Estamos em débito com as anuidades junto a CBTM (ultimo pagamento de anuidade foi realizado pela Gestão de 2007. O atraso de 2008 a 2012 gera um debito de cerca de R$ 5000,00).
– Em situação de BAIXA, junto a Receita Federal do Brasil e outros órgãos.
– Estamos sem Eventos Oficiais no Estado, desde março de 2009.
Como solução para estes problemas citados esta sendo realizado um trabalho de Reorganização, Reestruturação e Reativação da FMTM – Federação Maranhense de Tênis de Mesa.
Após um longo tramite interno na RFB e na Receita Municipal, conseguimos Reativar o CNPJ da FMTM e a Inscrição Municipal, conforme anexo.
Até agora já foi possível realizamos:
– A efetivação de um Representante Legal (Ata de Eleição de março/2012)
– Uma Entidade Jurídica com Situação Cadastral junto a Receita Federal – ATIVA
– Criar uma Inscrição Municipal com Situação Cadastral – ATIVA
Estamos no momento:
– Elaborando e adaptando nosso Estatuto (de 1980) para o Novo Código Civil e a Lei de Incentivo aos Esportes.
– Negociando debito junto a CBTM.
– RETIRANDO A SUSPENSÃO da FMTM junto a CBTM para que possamos cadastrar atletas e enviarmos equipes para eventos interestaduais.
Realizaremos em breve, eventos esportivos com a finalidade de angariar recursos para pagamento da anuidade 2012 e despesas da reativação.
Em breve, teremos uma Federação Forte e Ativa para fomentar o Tênis de Mesa em nosso estado.
Parabenizamos o GATM (grupo de amigos do tênis de mesa), pelos eventos realizados, alimentando desta forma, a chama de nosso esporte na cidade.
Ciente de seu apoio agradeço.
Pedro Humberto Varão Moraes
Presidente da FMTM.