Falcão, craque da seleção brasileira, que estará em São Luis n próximo dia 29 enfrentando a seleção maranhense acaba de ser eleito pela terceira vez o melhor jogador de futsal do mundo. Somente o ex craque Manoel Tobias havia conseguido essa proeza. Nós teremos a oportunidade de assistir as jogadas sensacionais de Falcão no final do mês aqui na nossa cidade.
Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Campeão da Liga Futsal pelo Santos e da Copa América e do Grand Prix pela seleção brasileira, Falcão foi eleito o melhor jogador de futsal do mundo em 2011, em eleição realizada pelo site especializado Futsalplanet. Esta foi a terceira vez que o ala recebeu o prêmio, igualando-se a Manoel Tobias como o atleta mais vezes premiado.
Falcão marcou o gol do título do Grand Prix de Futsal 2011, em Manaus.
Falcão concorria ao prêmio com mais quatro atletas: o brasileiro Wilde (Barcelona-ESP), o brasileiro naturalizado italiano Marcinho (Lazio-ITA), o iraniano Mohammad Keshavarz (Giti Pasand-IRA) e o japonês Kenichiro Kogure (Nagoya Oceans-JAP).
Pelo Twitter, o camisa 12 do Orlândia vibrou muito com a escolha. Nesta segunda-feira, o jogador será apresentado em seu novo clube, com direito a uma grande festa no interior paulista.
– No dia do meu aniversário de casamento, recebo mais essa notícia de melhor jogador do mundo. Fico feliz demais em ter ganhado esse prêmio de um site que acompanha mais o futsal da Europa – postou Falcão, em seu perfil no Twitter.
Além de Falcão, mais dois brasileiros foram premiados pelo Futsalplanet. Técnico da seleção do Brasil, Marcos Sorato foi eleito o melhor treinador de seleção do mundo em 2011, enquanto a atleta Vanessa Cristina Pereira, do Chapecó, foi escolhida a melhor jogadora da última temporada.
Importante a notinha mostrando uma mulher competindo e vencendo uma premiação importante diante do brilho do magnífico Falcão…espero (de novo) que a situação do futsal feminino no Maranhão seja vista com seriedade e transparência e não caia na velha história de descaso (6 anos inerte) de anteriores gestões, pois, mais uma vez, um ano inteiro passou em branco, sem competição alguma na categoria adulta (Maranhense, Taça Brasil, Copa, Liga, etc), mesmo com o sopro de esperança dado em 2010 com a realização de um Campeonato Maranhense…consequência, não há times formados, atletas em atividade, perspectivas…Deixo aqui a esperança de ver, mais uma vez, o Maranhão dar o primeiro passo no desenvolvimento do futsal feminino e consequente fortalecimento da Federação e cumprimento da função social desse belo esporte.
Resposta: Concordo plenamente com você em relação a falta de competições para o nosso futsal feminino. Mas uma falta de interesse dos clubes em manter o futsal feminino é notória. Porque nos campeonatos estudantis existem muitas escolas participando? Inclusive com boas campanhas nas Olimpíadas Escolares. Acho que os maiores interessados poderiam fazer um movimento para que esse ano a Federação possa realizar as competições programadas para o feminino. Sem clubes interessados é que essas competições não podem ser realizadas.
Gobel, pensando por este lado, o Masculino também não existiria, pois, salvo engano, no Campeonato Maranhenses de 2011 disputaram apenas 6 equipes, sendo metade do interior, e apenas o MAC tinha um certo peso no nome (senso comum).
A Escola São José, que é referência no futsal feminino de base – campeã das Olimpíadas Escolares / Atual Campeão Maranhense Adulto (2010), sempre monta time adulto quando tem competição, o Moto tem uma base fixa, o Uniceuma, a UFMA (os três últimos em função dos jogos Universitários), o Fasca nunca deixa de participar pois tem forte elenco, o Tok de Bola, o Dragão, dentre outros, os grandes times do Interior como Codó, Timon, Açailândia, Imperatriz. Presenciei em 2011 jogos das ótimas equipes de Barra do Corda, Grajaú, Pedreiras, Tuntum, São João dos Patos (com infantil fortíssimo), que inclusive sempre estão em atividade por acontecerem torneios em diversos Municípios com premiações em dinheiro e boa organização, torneios estes em que as atletas Ludovicenses são obrigadas a jogar pelos municípios citados pois não há participação das equipes de São Luis…Este fim de semana mesmo ocorre um torneio disputadíssimo em Barra do Corda.
Ratifico o que eu disse anteriormente, falta a Federação dar uma sacudida, uma movimentada no futsal feminino, com criatividade e planejamento para que ele possa desenvolver-se….equipe tem, atleta tem, interesse também, não tem Competição e está se esgotando a esperança.
Obrigada pelo espaço e pela força dada ao futsal, pois, independentemente da categoria (base, feminino, masculino) este belo esporte tem potencial de desenvolvimento e capacidade de elevar o Maranhão no âmbito social e esportivo.
Resposta: concordo plenamente que a Federação precisa da uma força maior ao futsal feminino. Isso você tem toda a razão. Mas para haver competições para que as equipes possam disputar torneios a nivel nacional, os clubes ou instituições precisam esta filiadas a Federção. Agora que poderia haver torneios abertos oranizados pela Federação isso eu não tenho a menor duvida.